2) cite qual a importância e pelo menos três benefícios da ginástica de condicionamento físico.

Muito se fala sobre os benefícios da atividade física para a saúde do corpo e da mente. Além de combater transtornos psicológico, como a depressão e ansiedade, eliminar gorduras ruins presentes no organismo, prevenindo acidentes cardiovasculares; a prática de exercício físico regularmente fortalece (e muito) os ossos e músculos.

Muitas atividades, inclusive, são indicadas para pacientes que portam algum tipo de doença que afeta os ossos. Vale ressaltar, no entanto, que se você possui alguma dor ou desconforto, é preciso se consultar com um ortopedista para avaliar o caso e indicar o tratamento correto (clique aqui para agendar uma consulta).

Benefícios da atividade física para os ossos

Como todos sabem, conforme ficamos mais velhos vamos tendo um desgaste da massa óssea. É um processo natural do envelhecimento, mas que pode ser adiado com uma alimentação adequada (clique aqui e veja os 5 alimentos que protegem os ossos) e prática de exercícios físicos, uma vez que o sedentarismo acelera o processo de desgaste da massa óssea.

E, certamente você já sabe, a falta de massa óssea é uma das principais causas da osteoporose. Por isso, se você quiser prevenir essa doença, envelhecer com saúde sem precisar se preocupar com remédios para os ossos, comece a praticar atividades físicas! (Clique aqui e veja com prevenir a osteoporose).

Como a prática de exercício combate problemas nos ossos e músculos?

Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos. Além disso, aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora o desempenho das articulações e reduz dores em geral.

Mas lembre-se: antes e depois dos exercícios é obrigatório alongar o corpo.

Pessoas que apresentam problemas graves nas articulações devem optar por praticar exercícios na água, pois ela ameniza o impacto dos movimentos.

Agora que você sabe que a atividade física vai além do emagrecimento, comece a praticar agora! Mas antes disso, procure a orientação de um dos nossos ortopedistas e faça uma avaliação completa!

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Educação física  foi veiculada na TV no dia 19/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A aula de hoje abordará a Ginástica de condicionamento físico,   bem como a compreensão e aprimoramento das capacidades físicas (equilíbrio, força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e coordenação motora) para o desenvolvimento da saúde, a condição física e a integração social.

2) cite qual a importância e pelo menos três benefícios da ginástica de condicionamento físico.

Assista o vídeo abaixo com a temática: Ginástica de Condicionamento Física

Educação Física – 6º ANO/Agrupamento F – Ciclo da Adolescência

Olá, tudo bem? Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre a Ginástica de condicionamento físico. Estudaremos as características histórico – culturais, conceito, objetivos, técnicas e tipos de capacidades físicas presentes nessa modalidade, bem como a compreensão dos benefícios para saúde e implementação de um estilo de vida mais ativo, resultando em uma condição física melhor para a realização dos movimentos do dia a dia.

CARACTERÍSTICAS HISTÓRICO – CULTURAIS 

Acesse o link e assista ao vídeo sobre características histórico – culturais  da Ginástica de condicionamento físico 

CONCEITUANDO A GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

É a ginástica indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas.

OBJETIVO 

 Os objetivos da Ginástica de condicionamento físico caracterizam-se pelo exercício orientado que visa à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou à modificação da composição corporal. São organizadas em sessões planejadas de movimentos repetitivos , com frequência e intensidade definidas. 

CONCEITUANDO CAPACIDADES FÍSICAS 

As capacidades físicas são definidas como ações musculares e qualidades motoras que estão relacionadas com a formação do nosso corpo e com a técnica dos movimentos, sendo seu desenvolvimento e aperfeiçoamento primordiais para a manutenção de uma boa condição física.

2) cite qual a importância e pelo menos três benefícios da ginástica de condicionamento físico.

TIPOS DE CAPACIDADES FÍSICAS 

  • Força: capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração muscular;
  • Agilidade: capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela depende da velocidade e da força. 
  • Flexibilidade: capacidade de realizar movimentos articulares na maior amplitude possível;
  • Resistência: capacidade de manter o esforço físico durante um longo intervalo de tempo;
  • Velocidade: capacidade de realizar ações vigorosas em um curto intervalo de tempo;
  • Equilíbrio: capacidade de sustentar o corpo em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência;
  • Coordenação motora: É a capacidade de realizar movimentos articulados resultando na interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. 

ATIVIDADE 01 

Que tal elaborar seus próprios equipamentos para praticar Ginástica de Condicionamento físico à partir de materiais descartados no meio ambiente? Descubra como é fácil e barato construir seus próprios equipamentos. Existe uma infinidade de materiais descartados no meio ambiente que podem ser reaproveitados e reutilizados para a elaboração dos seus equipamentos, pois além de ser uma prática divertida, é uma forma de colaborar com a “Preservação do Meio Ambiente”. Essa atividade é muito legal. Vamos pôr a mão na massa? Converse com seus familiares e peça ajuda de adulto para elaboração desses materiais sugeridos abaixo. Seguem abaixo algumas sugestões de uso de materiais que podem ser reaproveitados e reutilizados,  mas claro, sinta- se à vontade para confeccioná-los da forma que você quiser. 

  • PNEUS – Podem ser envolvidos com ligas de câmara de ar criando um pula pula;
  • CANOS DE PVC OU RIPAS – Podem ser utilizados para construir barreiras.
  • BARRA DE FERRO – Podem ser lixados e pintados para serem utilizados como base das barreiras e como suporte. Exercícios de agilidade; 
  • GARRAFAS PET OU RETRÓS DE LINHA –  Podem ser usados como referencial (marcação ou delimitação do espaço)  em exercícios de agilidade e velocidade; 
  • MANGUEIRAS DE ÁGUA (PRETA) – Para construir bambolês ou argolas – Exercícios de agilidade; 
  • CORDAS – Para exercícios de força; 
  • CABOS DE VASSOURA – Para exercícios de flexibilidade;
  • VIGOTAS – Para construir uma passarela de equilíbrio;
  • SACOS COM AREIA – Exercícios de força e resistência;

ONDE POSSO PRATICAR A GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO NESTE PERÍODO DE PANDEMIA? 

Em virtude do distanciamento social por motivo da pandemia, aqui vão dicas de onde você pode praticar essa modalidade. Essa atividade divertida pode ser praticada na garagem da sua casa, no quintal e pra quem mora em prédio, pode ser realizada dentro do apartamento utilizando os mobiliários como obstáculos (menos móveis com quinas ou  pontiagudos).

DICAS DE SEGURANÇA 

Para realização das capacidades físicas são necessários sempre cuidado e muita atenção.  É indispensável o uso de um bom tênis e roupas confortáveis, contudo o mais importante é o acompanhamento de um familiar adulto para auxiliá-lo durante a realização dos exercícios. Certifique-se  previamente e observe se o ambiente é seguro para realizá-las. Comece o circuito com exercícios elementares (simples) e a medida que você dominá-los intensifique o circuito e a velocidade da execução dos exercícios.                                                      

ATIVIDADE 02

Com base no que você aprendeu e leu nos tópicos acima, converse com seus familiares sobre a Ginástica de Condicionamento físico. Agora peça ajuda a eles para elaboração e construção dos materiais sugeridos acima. Use e abuse da sua criatividade.

ATIVIDADE 03

Acesse o link e assista ao vídeo sobre circuito de condicionamento físico 

CRIANDO O CIRCUITO  

Agora converse com seus familiares sobre como construir um circuito de Ginástica de condicionamento físico. Desafie alguns deles a realizar os exercícios das capacidades físicas. Experimente realizar os exercícios que você aprendeu contextualizando os obstáculos presentes na estrutura do espaço com os equipamentos que você construiu. Explore ao máximo os vários obstáculos, variando o percurso do circuito, aumentando os desafios e dificuldades, gradativamente.    

Ciclo da adolescência: Habilidade estruturante / Habilidades complementares (GO-EF06EF21) Experimentar a ginástica de condicionamento físico, Identificando, apropriando e analisando características histórico-culturais, valores, normas, objetivos e técnicas presentes nessa modalidade;(GO – EF67EF09) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde;