2. onde as conexões com o grupo de cidades alfa são mais densas e menos densas?

A rede urbana pode ser definida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Assim, todas as cidades da rede urbana de um país ou do mundo estabelecem entre si algum tipo de relação, que depende da função que cada cidade possui.

Em virtude da variação da oferta de serviços, negócios, mercadorias, infraestruturas e potencial econômico, as cidades de uma rede urbana constituem-se em uma espécie de hierarquia, na qual uma cidade é mais ou menos atrativa dependendo do papel que ela exerce. Assim, uma grande cidade, por exemplo, que possui os setores de serviços (saúde, transporte, educação etc.) mais bem desenvolvidos, uma grande oferta de trabalho, opções de lazer e mercado consumidor, apresenta uma capacidade de atração maior do que uma cidade pequena que ainda é bastante dependente do meio rural. Essa capacidade de atração de uma cidade, também conhecida como polarização, é o principal elemento utilizado para classificar as cidades de uma determinada rede urbana, que se divide em:

  • Metrópoles Globais: Cidades com a melhor infraestrutura urbana do mundo e que, em virtude do seu papel econômico e político e da quantidade de serviços oferecidos, exercem grande influência a nível mundial, atraindo pessoas, mercadorias, informações e capitais do mundo todo. São exemplos de cidades globais: Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França), São Paulo (Brasil) e Pequim (China).

  • Metrópoles Nacionais: São cidades que possuem uma grande influência dentro de um país, polarizando praticamente todo o território. As principais metrópoles nacionais brasileiras são: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília.

  • Metrópoles Regionais: Têm capacidade de atração restrita à região em que estão localizadas, atraindo pessoas de cidades menores em busca de trabalho, moradia, educação ou tratamento médico que não encontram em suas cidades de origem. São exemplos de metrópoles regionais brasileiras: Goiânia, Belém e Campinas.

  • Centros regionais ou cidades médias: São cidades que dependem de outra cidade (metrópole regional ou nacional), mas que possuem uma oferta de bens e serviços capaz de polarizar uma ou várias cidades no seu entorno. Um exemplo disso é Santos, que exerce uma influência local no estado de São Paulo.

  • Outras cidades: Cidades de pequeno e médio porte que atendem as necessidades mais básicas da população de pequenas cidades e vilas.

Por Thamires Olimpia

Graduada em Geografia

As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.

Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.

2. onde as conexões com o grupo de cidades alfa são mais densas e menos densas?
Paris, França

A instituição responsável por classificar as cidades como global ou não, é a Universidade de Loughborough (Londres) em uma fase inicial e posteriormente aperfeiçoada pela Globalization and World Cities Study Group & Network.

Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial. Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão. Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.

________________

*Créditos da imagem: skyearth / shutterstock

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

2. onde as conexões com o grupo de cidades alfa são mais densas e menos densas?

Londres é uma cidade global alfa, sendo uma das cidades de maior influência do planeta.

2. onde as conexões com o grupo de cidades alfa são mais densas e menos densas?

Sidney é uma cidade global beta, ou seja, tem uma importância intermediária no cenário mundial.*

2. onde as conexões com o grupo de cidades alfa são mais densas e menos densas?

Miami é uma cidade global, porém com menores influências.

2. onde as conexões com o grupo de cidades alfa são mais densas e menos densas?

Assim como Miami, Buenos Aires é uma cidade global gama, possuindo menor expressão mundial.

A Rede Urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos. Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas.

O grau de integração de uma dada rede urbana de um país é um indicativo de seu nível de desenvolvimento. Em regiões economicamente mais dinâmicas, a tendência é uma maior interligação entre as suas diferentes cidades, geralmente mais adensadas e com uma melhor infraestrutura. Por outro lado, países considerados subdesenvolvidos apresentam uma integração limitada entre as suas cidades, apresentando uma organização territorial dispersa e pouco coesa.

A rede urbana expressa, dessa forma, a espacialização da divisão territorial do trabalho, em que cada cidade ou centro urbano exerce uma função complementar para o todo dessa rede. Diante disso, um sistema de transporte articulado e um sistema de informações avançado permitem um melhor funcionamento operacional.

A formação de redes urbanas pelo mundo não é uma novidade. Um exemplo foi a rede de cidades greco-romanas que perdurou até a Idade Média. Por outro lado, foi com o advento da Globalização e da Terceira Revolução Industrial que esse fenômeno alcançou uma escala mundial através da formação das chamadas cidades globais ou megalópoles.

Na economia financeira atual, a formação de cidades globais é algo crucial para o desenvolvimento de um dado país, pois são nessas cidades que se instalam os principais centros econômicos e onde a comunicação com os demais polos de desenvolvimento acontece. Forma-se, então, uma verdadeira rede de cidades globais, capazes de concentrar boa parte da população mundial e de garantir o funcionamento da economia globalizada. No mapa abaixo, podemos observar a distribuição dos principais polos econômicos do mundo na atualidade.

2. onde as conexões com o grupo de cidades alfa são mais densas e menos densas?

Os principais centros urbanos que estruturam a rede de cidades em nível global

Diante disso, podemos concluir que à medida que a globalização se expande, ampliam-se as centralidades em nível mundial, com o surgimento de cada vez mais cidades globais. Isso poderá proporcionar uma maior integração mundial das finanças internacionais, além de dinamizar ainda mais os parâmetros da globalização.

. . VESTIBULAR 2013 . (UPF) Um olhar recente sobre o comportamento do processo de urbanização na América Latina permite afirmar que: . a) em torno de 80% da população vive em áreas urbanas e apresenta cinco megacidades com mais de cinco milhões de habitantes: Cidade do México, Buenos Aires, Brasília, São Paulo e Montevidéu.. . b) a grande oferta de moradias verificada na última década, resultante de políticas governamentais e empreendimentos privados da construção civil, praticamente eliminou o

Top 1: Em geral as cidades que apresentam maior intensidade no ritmo ... - Brainly

Autora: brainly.com.br - Avaliação 112

Resultados de pesquisa correspondentes: Resposta: Verificado por especialistas. Em geral as cidades que apresentam maior intensidade no ritmo de crescimento se localiza em países ricos ou naqueles que ... ...

Top 2: Em geral as cidades que apresentam maior intensidade no ritmo de ...

Autora: brainly.com.br - Avaliação 106

Resultados de pesquisa correspondentes: Em geral as cidades que apresentam maior intensidade no ritmo de crescimento se localizam em países Receba agora as respostas que você ... ...

Top 3: em geral as cidades que apresentam maior intensidade no ritmo ... - Brainly

Autora: brainly.lat - Avaliação 108

Resultados de pesquisa correspondentes: Em geral as cidades que apresentam maior intensidade no ritmo de crescimento se localizam em países , ayuda po… ...

Top 4: Em geral as cidades que apresentam maior ... - ELIBRARY.TIPS

Autora: elibrary.tips - Avaliação 204

Descrição: Raquelpiress07. @Raquelpiress07 October 2019. 5. 1K. Report Em geral as cidades que apresentam maior intensidade no ritmo de crescimento se localizam em países ricos ou naqueles que estão em desenvolvimento? Cite exemplos.

Resultados de pesquisa correspondentes: Em geral as cidades que apresentam maior intensidade no ritmo de crescimento se localizam em países ricos ou naqueles que estão em desenvolvimento? ...

Top 5: População mundial: Ritmo de crescimento populacional desacelera

Autora: educacao.uol.com.br - Avaliação 185

Descrição: A taxa de crescimento populacional na Terra, que hoje possui 6,5 bilhões de habitantes, caiu nos últimos anos se comparada com o avanço populacional no século passado. Enquanto em 1979 o crescimento era de 2,1% ao ano, atualmente essa taxa não é maior do que 1,3% por ano. Porém os números mostram disparidades entre países desenvolvidos e em desenvolvimento segundo análises da ONU (Organização das Nações Unidas).Enquanto a população de países ricos cresce pouco (0,25% ao ano), a população de naç

Resultados de pesquisa correspondentes: Enquanto em 1979 o crescimento era de 2,1% ao ano, atualmente essa taxa não é maior do que 1,3% por ano. Porém os números mostram disparidades entre países ... ...

Top 6: Urbanização no mundo subdesenvolvido

Autora: mundoeducacao.uol.com.br - Avaliação 125

Descrição: A Urbanização no mundo subdesenvolvido caracteriza-se, sobretudo, pelo caráter acelerado em que é realizada, fator relacionado à industrialização tardia dos países de economias em desenvolvimento. Para entender a dinâmica da urbanização dos países, é preciso ter em mente que o aumento da população urbana está diretamente associado aos processos de industrialização, mecanização do espaço agrário e êxodo rural. Até a primeira metade do século XX, a maioria da população urbana mundial encontrava-se

Resultados de pesquisa correspondentes: Além disso, do total de habitantes em cidades no mundo subdesenvolvido, a maior parte encontra-se na América Latina, cujos países registram 70% da população ... ...

Top 7: Questões sobre Urbanização - Exercícios - InfoEscola

Autora: infoescola.com - Avaliação 116

Descrição: Lista de questões de vestibulares sobre o tema Urbanização. Ler artigo Urbanização.

Resultados de pesquisa correspondentes: o crescimento urbano no Brasil se deu de forma harmoniosa, não havendo grandes diferenças entre as regiões e as cidades industriais em franca expansão. ...

Top 8: PROVAS E GABARITOS SOBRE A URBANIZAÇÃO MUNDIAL.

Autora: geoconceicao.blogspot.com - Avaliação 134

Descrição: VESTIBULAR 2013 . (UPF) Um olhar recente sobre o comportamento do processo de urbanização na América Latina permite afirmar que: . a) em torno de 80% da população vive em áreas urbanas e apresenta cinco megacidades com mais de cinco milhões de habitantes: Cidade do México, Buenos Aires, Brasília, São Paulo e Montevidéu. b) a grande oferta de moradias verificada na última década, resultante de políticas governamentais e empreendimentos privados da construção civil, praticamente eliminou o

Resultados de pesquisa correspondentes: 17 de jan. de 2012 — Reduziram, também, o ritmo de crescimento da aglomeração nas ... que se caracterizou como um processo rápido e desordenado, em geral, ... ...