32 semanas vc são quantos dias atrás

Impossível falar em crescimento e desenvolvimento do prematuro sem falar nos termos "idade cronológica" e "idade corrigida". Mas afinal, o que elas significam?

Idade cronológica

A "idade cronológica" é a idade real que o bebê tem, o tempo de vida dele depois do nascimento. Por exemplo: um bebê que nasceu dia 10 de Abril terá 3 meses de idade cronológica no dia 10 de Julho.

Idade corrigida

A "idade corrigida" é a idade ajustada ao grau de prematuridade. É a idade que o bebê teria se tivesse nascido de 40 semanas.

Como faço essa conta?

Se tomarmos como exemplo um bebê que nasceu há 2 meses atrás (o equivalente a mais ou menos 8 semanas) com 29 semanas de gestação, dizemos que sua idade corrigida atual é 37 semanas. Como? Somamos sua idade gestacional em semanas (29 semanas) ao tempo (também em semanas) transcorrido após seu nascimento (8 semanas), e teremos como resultado 37. É como se hoje ele tivesse 37 semanas de gestação. Teoricamente não deveria nem ter nascido ainda.

A idade corrigida desse bebê será sempre 11 semanas a menos do que sua idade cronológica: quando ele tiver 5 meses (20 semanas) de idade cronológica, terá pouco mais de 2 meses de idade corrigida.

Por que utilizar a idade corrigida?

Não dá pra exigir que um bebê prematuro sente, engatinhe, fale ou ande no mesmo período em que um bebê a termo. Não podemos esquecer que os prematuros são "mais novos" do que o que a sua idade real mostra. Até porque cada criança é única e tem seu tempo para realizar cada um desses marcos do desenvolvimento infantil.

Também devemos levar em consideração que quando o prematuro nasce, ele é submetido à várias situações adversas ainda na UTI e, o que influenciará também o seu padrão de crescimento.

Sendo assim, utilizamos a "idade corrigida" para avaliar de forma mais adequada o desenvolvimento físico, intelectual e comportamental do prematuro, que poderá ser diferente do padrão típico de um bebê que nasceu de 40 semanas.

Essa diferença no desenvolvimento tende a desaparecer durante os 3 primeiros anos de vida. Porém, alguns bebês podem apresentar atrasos no longo-prazo. O importante é manter acompanhamento periódico com o pediatra, para que ele possa investigar qualquer sinal de alerta e encaminhar o bebê para atendimento especializado.

Até quando se utiliza a idade corrigida?

A maioria dos autores recomenda utilizar a idade corrigida na avaliação do prematuro até aproximadamente 2 anos de idade, para que se tenha uma expectativa realista, sem subestimá-lo frente aos padrões de referência. Para os prematuros de extremo baixo peso (nascidos com menos de 1kg) e com menos de 28 semanas, recomenda-se corrigir a idade até os 3 anos.

* O perímetro cefálico deve ser corrigido até os 18 meses de vida do prematuro;

* O peso até os 24 meses e

* O comprimento/altura até os 3 anos e 6 meses.

Pais e mães: nos primeiros anos, seu prematurinho PODE ficar abaixo dos padrões de normalidade nos gráficos de crescimento (peso, comprimento, perímetro cefálico) da caderneta de vacinação e de outras curvas de crescimento, mesmo utilizando-se a idade corrigida. Nada de pânico! Como dissemos antes, devemos considerar que quando o prematuro nasce, ele é submetido à várias situações adversas no mundo externo e, portanto, seu padrão de crescimento tende a ser diferente do esperado enquanto ele estava no útero. Isso pode acontecer principalmente com bebês que apresentaram restrição de crescimento intra-uterino.

Portanto, repentido: o importante mesmo é manter acompanhamento com o seu pediatra de confiaça, para que ele possa investigar qualquer sinal de alerta no crescimento e desenvolvimento do pequeno e então encaminhá-lo a um especialista.

Mas a gravidez não dura 9 meses? Como saber de quantas semanas estou?

Quando você descobre que está grávida, procura seu gineco/obstetra. Nessa primeira consulta, ele vai querer saber quando foi o 1o dia do seu último ciclo de menstruação. A partir desse dia, chamado de DUM (data da última mesntruação), conta-se 40 semanas e chega-se a data provável do parto (DPP).

Estamos acostumados a ouvir e falar em "9 meses de gestação", não é? Mas afinal: se uma gestação a termo dura em média 40 semanas, então ficarei grávida por 10 meses?

Na realidade, não. E a explicação é simples. Essa confusão acontece porque 1 mês do nosso calendário pode ter entre 28 e 31 dias (Fevereiro e Julho, por exemplo). Você pode então contar 9 meses a partir da sua DUM, mas contando em semanas, você poderá acompanhar cada detalhe da evolução do seu bebê. E olha que de uma semana pra outra acontece muita coisa... é tudo muito dinâmico e tem sempre novidades. Você vai se surpreender!

Já que o melhor é pensar em semanas, como fica a contagem da gravidez em meses?

Já que 1 mês nem sempre tem 4 semanas, sugerimos a seguinte tabelinha como referência:

  • 1 mês = 5 semanas
  • 2 meses = 9 semanas
  • 3 meses = 14 semanas
  • 4 meses = 18 semanas
  • 5 meses = 22 semanas
  • 6 meses = 27 semanas
  • 7 meses = 31 semanas
  • 8 meses = 36 semanas 
  • 9 meses = 40 semanas 

Lembrando que essa tabela é apenas um guia; a mesma contagem pode variar de uma fonte para outra (a nossa fonte foi o site americano Baby2See).

E quando se fala em trimestre?

Quando se fala em trimestres de gravidez, sugerimos a seguinte divisão: o primeiro trimestre vai até o final da 12a semana de gravidez; o segundo, vai do início da 13a semana até o final da 28a; e terceiro trimestre começa a contar a partir da 29a semana de gravidez, até o final.

Aff... tantos números!!! Calculadora, sua linda! Obrigado por existir na vida das gestantes e mães prematuras! :)

32 semanas vc são quantos dias atrás

A gravidez é um dos momentos mais mágicos e empolgantes na vida de muitas mulheres. Por isso, poucas coisas na vida podem ser comparadas com a felicidade do resultado do teste de gravidez positivo. É natural, assim, que as futuras mamães queiram acompanhar o desenvolvimento do bebê e entender o que está acontecendo. Nesses casos, algumas ferramentas, tais como o calendário de gravidez, podem ser muito úteis. Com um calendário gestacional bem organizado, além de conseguir calcular a gestação, descobrindo a data aproximada do parto, você fica bem informada e menos ansiosa.

Para que serve o calendário de gravidez?

Saber o tempo da gestação vai auxiliar no planejamento e acompanhamento do progresso de desenvolvimento do bebê, desde a concepção até o dia do nascimento. Também vai te ajudar a entender melhor os sinais, sintomas e as mudanças no seu próprio corpo ao longo da gravidez.

Esse tempo gestacional, bem como a previsão do parto, são calculados pelo médico durante as consultas. Entretanto, nem sempre é fácil e simples entender as contas feitas. Por esse motivo, o calendário de gravidez é um bom aliado para auxiliar na compreensão da gravidez ou até mesmo aliviar a curiosidade dos futuros pais.

Como funciona o calendário de gravidez?

Basta a descoberta da gravidez para a maioria das mulheres desenvolverem um bom raciocínio matemático, mesmo as que não costumam ser tão boas com cálculos. Independente do momento em que você recebeu a confirmação da gestação, saber o tempo dela vai ser muito importante para toda a organização e preparação para o que está por vir.

32 semanas vc são quantos dias atrás

O primeiro passo para fazer um calendário de gravidez é calcular a idade gestacional e a data provável do parto. Para fazer o cálculo, médicos e profissionais da área da saúde utilizam o primeiro dia da última menstruação (DUM - data da última menstruação). Esta é uma convenção, pois não é possível que todas as mulheres saibam exatamente o dia da ovulação no ciclo anterior. Em contrapartida, de forma geral, as mulheres se lembram (ou, atualmente, anotam em aplicativos de controle do ciclo menstrual) a data de início de seu último período menstrual. Dessa forma, ainda que tecnicamente a mulher não estivesse grávida nessa época, o primeiro dia da última menstruação é considerado como o dia 1 no calendário de gravidez.

Por que organizar o calendário de gravidez?

Não é possível determinar exatamente qual foi o dia em que a concepção ocorreu ou em que dia será o parto. Porém, ter as datas aproximadas é fundamental para organizar a rotina, acompanhar a gestação e se preparar física e mentalmente também. Por isso, o calendário de gravidez é uma ferramenta importante para as futuras mamães, especialmente as de primeira viagem.

Obviamente, o médico ginecologista, bem como os demais profissionais envolvidos, devem estar preparados para atender a mulher ao longo dos meses. Isto é, dando informações, tirando dúvidas e avaliando o desenvolvimento do bebê. Dessa forma, muitas pessoas podem se questionar do porquê ter um calendário de gravidez.

Ter acesso às informações pertinentes relacionadas à gestação é fundamental, caso a mãe precise passar por consulta com um médico novo ou em um hospital sem o prontuário. De igual modo, o calendário de gravidez também é essencial para que a mulher consiga realizar o auto acompanhamento e o autocuidado. Embora cada gravidez seja diferente uma da outra, ter uma noção da idade gestacional pode deixar a busca por informações mais fácil, dando mais tranquilidade para a gestante.

Como calcular a gestação em semanas?

Convencionalmente, a gravidez é calculada em semanas e não em meses. A conta, dessa forma, pode parecer um pouco confusa. Contudo, lembre-se de considerar que as semanas de gestação são contadas a partir do último período menstrual.

32 semanas vc são quantos dias atrás

Assim, para fazer seu calendário de gravidez, anote a data da sua última menstruação em um calendário. A partir desta data, a cada 7 dias o seu bebê terá mais uma semana de vida. A ovulação e concepção acontecem cerca de 14 dias depois da última menstruação. Sabendo disso, se você está com, por exemplo, 10 semanas de gestação, significa que a concepção ocorreu há 8 semanas.

Como calcular a gestação em meses?

Diversas alterações ocorrem de modo relativamente rápido quando se fala de gravidez, tanto no organismo feminino quanto no feto. Em um único mês, são muitas mudanças importantes. Por esse motivo, o calendário de gravidez e a contagem em semanas acaba definindo com maior precisão o momento de cada uma delas. Além disso, os meses são variáveis, ou seja, não têm uma duração fixa, podendo ter de 28 a 31 dias.

Entretanto, muitas pessoas podem acabar se perdendo nessa contagem semanal. Por isso, para contar as novidades relacionadas à gravidez para amigos e familiares, talvez seja uma boa ideia converter a idade gestacional de semanas para meses. Para fazê-lo, basta consultar as semanas em mês:

0 a 4 semanas de gestação: 1º mês; 4 semanas e meia a 9 semanas de gestação: 2º mês; 9 semanas a 13 semanas e 2 dias de gestação: 3º mês 13 semanas e 2 dias a 17 semanas e 5 dias de gestação: 4º mês; 17 semanas e 5 dias a 22 semanas e 1 dia de gestação: 5º mês; 22 semanas e 1 dia a 26 semanas e 4 dias de gestação: 6º mês; 26 semanas e 4 dias a 31 semanas de gestação: 7º mês; 31 semanas a 35 semanas e meia de gestação: 8º mês;

35 semanas e meia a 40 semanas de gestação: 9º mês.

Outra forma bastante prática é converter o número de semanas em dias e dividir o resultado por 30, obtendo-se, assim, o tempo aproximado em meses. Exemplo: gestante com 32 semanas e 5 dias. O cálculo é o seguinte: (32 x 7) + 5 = 229. 229 : 30 = 7,6. Podemos afirmar, assim, que esta gestante está aproximadamente com 7 meses e meio.

O ultrassom é um exame de imagem de extrema importância para acompanhar e avaliar a saúde e o crescimento do bebê. Com a realização do exame, é possível verificar com maior exatidão a idade gestacional e a data provável do parto. Essa é uma forma de ajudar as mulheres que não lembram o dia da última menstruação. Também serve para corrigir o tempo de gestação calculado pela DUM.

O cálculo da idade gestacional pela DUM pode ser impreciso em gestantes com história de ciclos menstruais mais longos, maiores de 32 dias, pois estas mulheres costumam apresentar ovulação mais tardia. Nestes casos, é muito frequente descobrirmos, pelo ultrassom, que a idade gestacional é na realidade menor que a calculada pela DUM. É o que chamamos de erro de data.

O ultrassom é eficaz para ajudar nesse cálculo somente a partir da 5ª semana. Idealmente, o exame utilizado para cálculo da idade gestacional é a ultrassonografia obstétrica transvaginal realizada entre a 7ª e a 10ª semana, quando existe maior precisão na medida do CCN (comprimento cabeça-nádega) do embrião. É importante lembrar ainda que a data provável do parto é sempre uma média. Nem mesmo o ultrassom consegue determinar exatamente em que dia o bebê nascerá, sendo apenas uma estimativa.

Outros modos de calcular a idade gestacional para fazer o calendário de gravidez

Existem outras formas de estimar a idade gestacional, embora elas sejam menos precisas. São aplicadas somente em situações em que a DUM não é conhecida e não existe a possibilidade de realização de exame ultrassonográfico.

32 semanas vc são quantos dias atrás

Exame de gravidez: dosagem de beta-HCG quantitativo: os níveis de beta-HCG no sangue no primeiro trimestre se correlacionam com o tempo de gravidez. Raramente é utilizado para cálculo da idade gestacional, pois é pouco preciso, havendo considerável variação entre diferentes gestantes. Altura uterina: é avaliada através de exames clínicos e indica o tempo de gravidez. Em média, esse método pode ser realizado a partir da 20ª semana. Atualmente, também fica reservado para casos em que a DUM é desconhecida e não é possível realizar a ultrassonografia.

Como fazer o calendário de gravidez?

Com a idade gestacional calculada, separe os meses e semanas seguintes em trimestres para fazer o seu calendário de gravidez:

Primeiro trimestre

Compreende os três primeiros meses gestacionais e muitas mulheres consideram esta a fase mais desafiadora da gravidez. Náuseas e enjoos matinais, desejos, sono, cólicas, constipação e seios sensíveis são alguns dos sintomas comuns do primeiro trimestre de gravidez. O primeiro trimestre é o período de formação dos órgãos do embrião, motivo pelo qual se deve ter cautela na utilização de alguns medicamentos que podem ter efeito sobre esta importante etapa.

Segundo trimestre

É a partir do segundo trimestre, que englobam do quarto ao sexto mês de gravidez, que o desenvolvimento da gestação se torna mais visível. Isso porque a sua barriga começa a efetivamente crescer e você começa a sentir os movimentos do bebê. Nessa fase gestacional, os órgão, agora já formados, continuam a se desenvolver. As características faciais começarão a tomar forma, inclusive as orelhas que estarão desenvolvidas o suficiente para ouvir sons. Alguns dos sintomas que gestantes no segundo trimestre costumam sentir são tontura, taquicardia (palpitações), sensação de respiração acelerada, calor e sonolência.

Terceiro trimestre

Mesmo no terceiro trimestre, que compreende o período a partir do sétimo mês de gravidez, o bebê continua a crescer, podendo chegar a mais de 3 quilos ao final da gestação. Nessa fase, a habilidade de ver e ouvir já foi desenvolvida. Portanto, o bebê pode reagir a estímulos. Três sintomas muito comuns no terceiro trimestre da gravidez são a indigestão, desconforto físico, dores lombares decorrentes do peso do abdome e a falta de ar. É importante lembrar que a duração da gestação varia de mulher para mulher, sendo poucas as que dão à luz exatamente na data estimada. Tenha em mente que você pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento, especialmente entre a 38ª e 42ª semana.

[starbox]

32 semanas vc são quantos dias atrás

32 semanas vc são quantos dias atrás
32 semanas vc são quantos dias atrás
32 semanas vc são quantos dias atrás
32 semanas vc são quantos dias atrás

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Você pode entrar em contato através do nosso telefone 5511 3149-3190, ou se preferir, utilize outro canal de contato abaixo.