5 semanas de gravidez são quantos meses

A grande descoberta, os enjoos matinais, as emoções à flor da pele e as dores nas mamas costumam ser os fatores mais comentados das primeiras 5 semanas de gravidez — já que a barriga ainda está longe de ficar visível.

Show

O corpo da mulher começa a sofrer as primeiras mudanças e o coração, rins e sistema nervoso central do bebê começam a se desenvolver neste período. Também é a fase de início do pré-natal com o obstetra, de adotar uma alimentação mais saudável e de evitar cigarros e bebidas alcoólicas.

Quer entender mais sobre a 5ª semana de gravidez e as mudanças que ocorrem no bebê e na futura mamãe? Continue lendo!

O desenvolvimento do bebê

Nas primeiras 5 semanas de gravidez, o embrião desenvolve mais de 1 milhão de células por minuto, dentro de sua casinha repleta de líquido amniótico.

É como se um sinal fosse dado para que todos os órgãos do bebê começassem a se desenvolver, e com 1,25 mm, seu corpo ganhou o formato de um C e já tem uma parte superior e outra inferior.

O coração é o primeiro órgão a se desenvolver, seguido do cordão umbilical, fígado, sistema nervoso central, rins, ossos, músculos, orelhas, olhos e das células sanguíneas.

Também nesta fase, o embrião pode ser visualizado pela ultrassonografia transvaginal, que apresenta uma melhor resolução de imagem. No entanto, ele é tão minúsculo que às vezes pode ser um pouco difícil visualizá-lo.

Os sintomas da mamãe

As emoções estarão à flor da pele nessa fase! A futura mãe pode se emocionar por estar grávida, ou preocupada e insegura, imaginando se vai se sair bem neste novo papel. Tudo isso é normal e não há motivos para preocupações.

As dores na parte inferior das costas e as cólicas semelhantes às menstruais são bem comuns nas primeiras 5 semanas de gravidez — assim como o cansaço constante. Portanto, é recomendado tomar um bom banho quente (se for de banheira, melhor ainda!), tirar uma soneca no decorrer do dia ou até mesmo ouvir uma música bem agradável. O que vale é relaxar!

Devido às alterações hormonais provocadas neste período pelo estrogênio e pela progesterona, a vontade de urinar aumenta constantemente, já que o útero começa a crescer e pressionar a bexiga até o fim da gravidez.

As unhas podem ficar mais resistentes, as mamas se tornam mais doloridas e inchadas à medida que as glândulas de leite vão se multiplicando, e se iniciam as famosas variações de humor.

O olfato também começa a ficar mais apurado, os enjoos mais frequentes e para aliviá-los, é recomendado não ficar muito tempo em jejum, e se alimentar pelo menos a cada três horas, evitando gorduras e tomando bastante líquido.

As precauções e os cuidados

Chegou a hora de marcar a primeira consulta com o obstetra, e certamente esta será a visita mais longa de toda a gravidez. Ela dará início ao pré-natal, e é o momento de tirar todas as dúvidas. Por isso, saiba mais sobre as dúvidas que podem surgir na primeira consulta com o obstetra!

Consulta e exames

O médico pode fazer um exame clínico para verificar se o óvulo está corretamente implantado no útero e não em alguma trompa, afastando a possibilidade de uma gravidez ectópica.

Depois, fará uma série de perguntas sobre o histórico familiar da gestante e solicitará vários exames para avaliação da saúde e de possíveis problemas que possam atingir o bebê, como: urina, fezes, ultrassom, e sanguíneo (que pode identificar HIV/AIDS, hepatite, sífilis, hormônios da tireoide, rubéola, níveis de ferro, glicemia, toxoplasmose, etc).

Alguns hábitos e atitudes podem proporcionar uma experiência mais gostosa e segura tanto para você quanto para o seu bebê. Clique no banner e saiba quais são:

O exame de fator RH é o mais importante para evitar a eritroblastose fetal, que é quando o fator da mãe é diferente do bebê, e seu sistema imunológico o reconhece como um invasor, produzindo anticorpos contra ele. Para evitá-lo, a mãe recebe uma injeção intramuscular chamada imunoglobulina anti-D, que destrói as células do bebê que estejam em sua corrente sanguínea.

O obstetra também poderá medir a pressão sanguínea e o peso da futura mamãe, além de calcular a fase gestacional com base no primeiro dia da última menstruação, e a data provável para o nascimento do bebê.

Nas primeiras 5 semanas de gravidez o tubo neural, que liga o cérebro do bebê à medula espinhal, se fecha. Por isso é fundamental que a gestante comece a tomar suplementos de ácido fólico, uma substância que ajuda a prevenir defeitos neste tubo.

O ideal mesmo seria que ela iniciasse esta suplementação 3 meses antes de engravidar, mas se isto não for possível iniciar o quanto antes.

Também é importante agendar um check-up no dentista, pois, uma cárie ou uma doença na gengiva, se não tratadas, provocam um abscesso de bactérias que podem ser transmissíveis ao bebê ocasionando, na pior das hipóteses, até um parto prematuro.

Dica: Você sabe como identificar as contrações de Braxton Hicks?

Cuidados com a alimentação e outros hábitos

Agora também é o momento de redobrar os cuidados com a alimentação, por isso, é importante adotar uma dieta equilibrada e saudável. Afinal, ela será a fonte de nutrição e desenvolvimento do bebê que está para chegar. Nesta altura da gravidez, a barreira placentária ainda não existe, e bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados para não chegarem até o embrião.

Também é importante não tomar nenhum remédio sem antes consultar um médico — até mesmo os habituais, como os analgésicos. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do bebê.

Praticar exercícios físicos também é uma boa opção, pois fazem bem ao bebê e à mamãe — principalmente após o parto. No entanto, antes de praticar qualquer atividade, é recomendado obter autorização médica.

Vale lembrar que tinturas, alisantes ou qualquer outro produto químico que contenha amônia pode ser bem prejudicial ao bebê — substância contraindicada na gestação. Ela pode entrar na corrente sanguínea da gestante através do couro cabeludo, e ir diretamente ao feto.

Portanto, o ideal é procurar soluções alternativas como a henna, que é comprovadamente segura e é sempre indicado conversar com o obstetra para receber a orientação sobre quais produtos são liberados para uso nas primeiras 5 semanas de gravidez (e até mesmo um tempo depois).

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

E aí, gostou deste texto sobre a 5ª semana de gravidez? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você vai receber todas as nossas atualizações sobre este assunto na sua caixa de entrada!

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Explicamos-te como evolui o teu corpo na quinta semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Parabéns, tens uma gravidez de 5 semanas! Agora que a gravidez é um ponto assente, talvez tenhas um sem fim de sentimentos guardados: medo, euforia, excitação, incredulidade… Já estás na 5ª semana de gravidez e espera-te uma apaixonante viagem pela frente.

Fruto da tua ansiedade por queimar etapas, talvez sintas que as semanas passam mais devagar do que o habitual, mas não é assim: o teu corpo continua a preparar-se para albergar o teu bebé e este vai começar a desenvolver-se e a crescer a uma velocidade que nem sequer imaginas. Desfruta da viagem!

Uma vez implantado o embrião começa a desenvolver-se no interior do teu útero um ecossistema destinado a formar, proteger, nutrir e desenvolver o teu bebé.

Por um lado, a bolsa amniótica é uma bolsa cheia de líquido que aloja o embrião em desenvolvimento. A bolsa gestacional, por sua vez, nutre o embrião até que a placenta se estabilize e possa proporcionar nutrientes através da irrigação sanguínea.

Por fim, o cordão umbilical – que no início é bastante curto e ainda não desenvolveu circunvalações - vai ligar o bebé à placenta em desenvolvimento.

Na quinta semana de gravidez, o embrião mede entre 1 e 2 milímetros.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Durante estas primeiras e cruciais semanas, os seus órgãos vitais, ossos e sistema nervoso iniciam o seu desenvolvimento. O embrião dividiu-se em três camadas, que darão lugar ao futuros órgãos do bebé: a ectoderme, que vai dar lugar ao sistema nervoso central; a endoderme, que vai dar lugar aos intestinos, pâncreas, fígado e glândula tiroide; e a mesoderme, de onde surgirão os ossos, músculos e sistema sanguíneo. O embrião vai esboçar logo a cabeça, os olhos, as orelhas de restantes membros.

O tubo neuronal, que se irá transformar no cérebro e na medula espinal, também se começa a formar. Por outro lado, o tecido embrionário começou a formar a estrutura que vai acabar por ser o coração do bebé.

Idade do embrião: 3 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 5

Em seguida vamos mostrar-te um vídeo no qual poderás observar uma gravidez de 5 semanas, bem como uma ecografia do mesmo tempo. É incrível!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 5 semanas

O que muda no teu corpo nas 5 semanas de gravidez

Na 5ª semana de gravidez, e depois de obter um resultado positivo no teu teste de gravidez – e até antes, se já tinhas começado a sentir alguma mudança no teu interior – algo em ti vai mudar para sempre.

Emocionalmente vais iniciar uma viagem sem retorno onde vais sentir alegria, tristeza, exultação, medo, nervosismo…

Durante as próximas semanas vais perguntar-te constantemente se a gravidez está a correr bem, pois ainda não sentes o bebé dentro de ti.

Perguntares-te se vais saber cuidar do teu bebé e se vais ser uma boa mãe também entra dentro da normalidade, mas o melhor é relaxar e desfrutar de cada etapa da viagem.

Na 5ª semana de gravidez também se vão tornar mais evidentes alguns dos sintomas próprios da gravidez, como os enjoos e os vómitos, um olfato extremamente apurado, a aversão a certos alimentos e cheiros que antes toleravas bem, mais sono e sensação de cansaço, inchaço de abdómen, maior volume e/ou sensibilidade nos seios, etc.

São sintomas que podem desaparecer no fim o primeiro trimestre ou não e, neste caso, podes até ter de conviver com eles durante as próximas 35 semanas.

O certo é que vais ter mais necessidade de urinar com maior frequência, o que no início é consequência da progressiva dilatação do útero, que oprime a bexiga, e depois, como aumento do volume do útero enquanto avança a gravidez, vai ser cada vez mais acentuada esta necessidade.

Conselhos e bem-estar nas 5 semanas de gravidez

Tal como dizíamos, já estás na 5ª semana de gravidez. Apesar do vaivém de emoções e sentimentos ser o mais normal, a partir de agora vais ter de domar os nervos e a ansiedade.

Nada de fazer movimentos ou exercícios bruscos, cansares-te ou carregar demasiado peso. É importante saberes que a legislação protege as mulheres grávidas, permitindo às que desenvolvem trabalhos considerados de risco ser transferidas para outro posto. Deves cuidar-te mais do que nunca!

Há muitas crenças em torno de ser ou não recomendável praticar desporto na gravidez. O ideal é manteres-te ativa durante toda a gravidez e não deixar as rotinas diárias – sempre que estas não suponham um risco para a gravidez.

Continuar a ter atividade vai ajudar-te a manteres-te em forma, favorecer uma maior elasticidade do corpo – que se está a preparar para albergar e dar à luz um bebé de até 4 Kg – a não subir excessivamente de peso e a treinar o teu corpo para que a recuperação pós-parto seja mais fácil, além de acalmar os desconfortos da gravidez como os enjoos, as cãibras nas pernas, os pés inchados, a obstipação, as insónias e as dores de costas.

Caminhar, fazer jogging, nadar e praticar yoga são alguns dos desportos preferidos das grávidas e são os que não acarretam riscos sempre que se tenham em consideração algumas recomendações prévias e que se vá adequando a prática desportiva ao momento da gravidez.

Deverás aquecer e alongar de maneira adequada, beber suficiente água antes, durante e depois do exercício, vestir roupa confortável e que não pressione a caixa torácica, exercitar de forma regular e consistente, respirar adequadamente, concentrares-te na postura e ingerir refeições e lanches frequentes para manter a energia e evitar que caiam os níveis de açúcar no sangue.

Não se pode, no entanto, exercitar num ambiente quente e húmido, fazer gestos como saltos e rotações do tronco, levantar pesos demasiado pesados, realizar exercícios com risco de quedas como esquiar ou montar a cavalo, alongar demasiado ou ficares exausta com o exercício.

…..

 Se tiveres enjoos…

É um dos sintomas mais típicos da gravidez, comum a grande parte das grávidas.

Porque se sofre de enjoos e como os aliviar!

 Se és uma viajante, tem em conta que…

Adoras viajar? O trabalho obriga-te a fazê-lo? Pode ser interessante leres isto.

Descobre como viajar em segurança durante a gravidez!

 Direitos das grávidas que trabalham

Dizemos-te em seguida 10 direitos laborais que te assistem durante a gravidez.

Descobre os direitos das grávidas trabalhadoras!

 Hey! Ainda não estás a tomar ácido fólico?

Não falamos só de suplementos, mas também dos alimentos que o contêm.

Descobre a importância do ácido fólico para o desenvolvimento do feto.


Page 2

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 15 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 15ª semana de gravidez, o bebé já desenvolveu suficientemente o ouvido para captar sons e ouvir a voz da mãe.

Os seus antebraços, pulsos, mãos e dedos também já se diferenciam claramente. A futura mamã começa a notar os benefícios da gravidez, já que as hormonas melhoram o aspeto da pele e do cabelo.

Nesta semana o feto mede entre 10 e 11 centímetros do cimo da cabeça até às nádegas e pesa cerca de 70 gramas. Durante as próximas semanas o seu tamanho vai duplicar e, agora, o crescimento dos ossos e dos músculos avança a um ritmo muito rápido. No entanto, apesar de todas as suas articulações já estarem presentes, faltam três semanas para que o seu esqueleto comece a endurecer.

O bebé cobre-se de um pelo muito fino denominado lanugo.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 15 semanas

A medula espinal do feto já está totalmente formada e estende-se por todo o canal vertebral, com nervos que saem em cada vértebra.

A placenta sofre uma nova fase de desenvolvimento para cobrir todas as necessidades do bebé. O seu pescoço alonga-se e já pode levantar mais a cabeça e separar a cabeça do peito.

Os seus braços cresceram o suficiente para aproximar as mãozinhas da cara e, além disso, é possível vê-lo na ecografia a chuchar no dedo.

Idade do feto: 13 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 15ª semana

Cada vez maior e com traços mais bem definidos! Em seguida oferecemos-te um vídeo para que possas er o feto em movimento na 15ª semana, além da ecografia correspondente a esta semana. Não percas!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia 15 semanas

O que muda no teu corpo nas 15 semanas de gravidez

Tendo deixado para trás os sintomas e incómodos típicos do início da gestação, é possível que nas 15 semanas de gravidez a futura mamã se sinta estranhamente normal ou que não tenha a sensação de estar grávida. Se assim for, tenta desfrutar o momento, pois falta pouco para aparecer o cansaço típico do último trimestre e vais ter saudades desta estranha normalidade.

À medida que cresce a tua barriga, é provável que apareça uma linha vertical mais escura no meio da barriga. Chama-se linha alba e afeta cerca de 90% das grávidas, embora se costume notar mais nas de pele escura.

Também pode acontecer escurecer a pele à volta dos mamilos, bem como aparecerem sardas, sinais marcas de nascimento. Estas alterações de pigmentação costumam desaparecer quando o bebé nasce e devem-se às quantidades extra da hormona estrogénio durante a gravidez, a qual afeta as células produtoras de melanina na pele. Também são frequentes as manchas na cara devido ao aumento de melanina, pelo que deverás ter cuidados redobrados com o sol.

Durante estas semanas á não precisas de urinar com tanta frequência durante a noite nem vais ter tantas dores de costas, embora seja provável que tenhas insónias ou sonhos muito intensos que perturbam o teu descanso.

Poderás combater estes sintomas comendo, por exemplo, um pequeno lanche à noite que contenha ovos, leite, atum ou peru, todos eles fonte do aminoácido triptofano, que ajuda a dormir. Impregnar a almofada com gotas de óleo de lavanda, reduzir a cafeína e tomando uma infusão de camomila ou um banho antes de ir para a cama também pode ajudar bastante a ter um sono descansado.

Conselhos e bem-estar nas 15 semanas de gravidez

Na 15ª semana de gravidez já recuperaste os níveis de energia. Podes aproveitar para fazer planos e reservar momentos para o casal.

Pensa que depois não vão ter muito tempo para estarem descansados. Além do mais, passar tempo juntos vai servir para fortalecer os vossos laços, laços que, com o nascimento do bebé, se podem ressentir se o papá se sentir um pouco afastado do binómio bebé-mamã.

Este segundo trimestre é ideal para sair de viagem, por isso… porque não fazer essa escapadinha que já tinham pensada há tanto tempo?

Outro dos sintomas típicos da gravidez é a obstipação, que se deve principalmente a três fatores: a hormona progesterona, a qual trava o funcionamento do intestino, uma menor prática de exercício físico, o que faz com que o metabolismo abrande, e os suplementos de ferro que se costumam receitar para a anemia e que também provocam prisão de ventre.

Para aliviar o problema pode optar-se por comer mais fibras e beber água em abundância; remédios naturais como a casca das raízes da zaragatoa, ou experimentar a reflexologia, que ajuda a estimular o movimento intestinal.

Agora que provavelmente já comunicaste o teu estado no teu lugar de trabalho, deves saber que a lei ampara as mulheres grávidas. Assim, não se pode despedir uma mulher grávida, a menos que incumpra os termos do contrato, nem se pode aplicar uma redução de quadros durante a gravidez ou baixa de maternidade.

Uma grávida tem ainda direito a uma quantidade determinada de consultas pré-natais sem desconto de salário, e os seus sintomas de gravidez podem constituir causa suficiente para uma baixa médica.

Da mesma forma, o empregador tem mais responsabilidades com as suas empregas durante a gravidez, tais como proporcionar um ambiente laboral seguro, onde não levantar pesos, não estar de pé ou sentada muito tempo de seguida, não mexer em substâncias perigosas nem fazer horas extra.

 Se ainda não sabes o sexo do bebé e gostas de curiosadades…

Aceita-o como um jogo e põe à prova esta tabela maia para adivinhar o sexo do bebé. Achas que vai acertar se é menino ou menina? Ou já tens informação mais fiável?

Descobre a tabela maia para averiguar o sexo do bebé!

 Para eliminar esses pontos negros e borbulhas, se te incomodam…

Outra consequência das ditosas hormonas: as borbulhas e os pontos negros que já tinhas esquecido podem voltar a aparecer! Nada que não tenha remédio, por certo.

Descobre o que fazer se te aparecerem pontos negros!

 Se estás bem, é o melhor momento para a tua “Babymoon”

Os incómodos do primeiro trimestre regrediram e sentes-te bem para viajar? É o momento de uma escapadinha para desfrutar em casal.

Descobre destinos ideais para a vossa “Babymoon”

 Porque dançar é benéfico para o bebé…

A dança do ventre tem muitos benefícios para o teu estado, inclusivamente pensando no parto e no pós-parto. Aqui damos-te informação muito interessante e prática, se quiseres saber mais sobre este tema.

Os benefícios da dança do ventre para grávida e bebé!


Page 3

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 16 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Numa gravidez de 16 semanas o bebé já tem uma grande mobilidade nas suas mãos e é capaz de as abrir e fechar.

É quando aparece o pelo das sobrancelhas e as unhas nas mãos e nos pés. Os seus músculos já se desenvolveram o suficiente para que o feto faça algumas caretas. Agora a barriga da futura mamã já é evidente.

Nesta semana o bebé mede em média 11,6 centímetros desde o cocuruto até às nádegas e o seu peso é de 100 gramas.

A sua pele é muito suave e tem uma aparência avermelhada devido à pouca gordura que tem depositada.

O bebé também começa a desenvolver folículos pilosos. No seu cérebro formam-se as células nervosas, embora a sua atividade neuronal ainda seja muito imatura, tal como acontece com o intestino, qua apesar de poder dar conta, por vezes, de pequenas quantidades de líquido amniótico que o bebé engole, ainda é demasiado imaturo para funcionar adequadamente de forma regular.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 16 semanas

Por volta da 16ª semana de gravidez, na base da língua começa a desenvolver-se também a glândula tiroide, que produz a hormona tirosina, para o que necessita do iodo proveniente do corpo materno que atravessa a placenta.

Os rins do feto estão a começar a funcionar e vão continuar a crescer um milímetro por semana, aproximadamente, durante toda a gravidez. Os nefrónios são os responsáveis por filtrar o sangue e eliminar os dejetos do corpo.

Idade do feto: 14 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 16ª semana

Gostavas de ver uma aproximação de como é o teu bebé esta semana? Aqui tens a imagem de uma ecografia de 16 semanas, além de um magnífico vídeo como feto em movimento. Não percas!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia 16 semanas

O que muda no teu corpo nas 16 semanas de gravidez

Na 16ª semana de gravidez, o útero e o peito ficam cada vez maiores. Há apenas seis semanas o teu útero pesava cerca de 140 gramas e agora duplicou praticamente o seu peso e, com ele, aumentou também a placenta e o líquido amniótico.

Durante esta etapa algumas grávidas afirmam começar a notar os movimentos do bebé, embora o habitual seja um pouco mais adiante, especialmente se se trata da primeira gravidez.

A maioria descrevem-nos como borbulhas, gases, asas de borboleta o colibris a bater as asas.

Agora também podem marcar presença as cáries dentárias e as aftas, mais comuns durante a gestação devido ao défice de vitaminas como a riboflavina, piridoxina e folatos.

Também há grávidas que acusam um aumento de saliva, o chamado ptialismo, que parece ser devido a um aumento dos níveis de estrogénio.

Por outro lado, a grávida pode notar nos olhos secura, ardor, comichão ou até a sensação de ter um corpo estranho na pálpebra.

Tudo se deve às alterações hormonais da gravidez e pode acalmar-se com lágrimas artificiais, disponíveis em óticas e farmácias, e limitando o uso de lentes, especialmente se passarem muitas horas ao computador.

Conselhos e bem-estar nas 16 semanas de gravidez

Quando chegas à 16ª semana de gravidez, dormir torna-se mais difícil. Aprende a dormir de lado!

À medida que o abdómen cresce, esta é a posição mais aconselhável para não espalmar o útero. No entanto, se te mexes muito pela noite e tendes a dormir de barriga para cima, põe uma almofada atrás das costas para diminuir a pressão no útero e evitar as dores de costas na gravidez.

Já fizeste uma consulta de controlo no ginecologista? Lembra-te que, de agora em diante, terás de as fazer todos os meses.

Este é também o período no qual, se quiseres ficar mais sossegada, te vão fazer alguns exames pré-natais que despistam doenças genéticas, como o teste triplo e a amniocentese.

Pões sempre o cinto de segurança nas tuas deslocações de carro? Também é obrigatório para as grávidas!

….

 Se te sugeriram que ponhas uma cinta e não sabes o que fazer…

É aconselhável vestir uma cinta de gravidez? Serve para aligeirar a barriga e evitar as dores de costas? Contamos-te tudo!

Descobre tudo sobre a cinta para grávidas!

 Se queres ir correr…

Se és uma futura mamã desportista, tens de saber quais as precauções a tomar para poderes correr.

Sabe mais sobre os desportos na gravidez!

 Se quiseres oferecer-te um momento de bem-estar…

Estás no segundo trimestre de gravidez, é o melhor dos três! Sempre falando no que normalmente acontece. No entanto, no final do dia podes sentir-te cansada e sobrecarregada.

Descobre alguns truques para te sentires melhor!

 Para ter em conta se vais fazer a amniocentese

Recomendaram-te a amniocentese ou decidiste fazê-la para estar mais tranquila em relação à saúde do bebé? Falamos-te deste exame invasivo.

Descobre toda a informação que precisas de saber sobre a amniocentese!


Page 4

Explicamos-te como evolui o teu corpo na sexta semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Estás na 6ª semana de gravidez. Tu e o pai talvez se estivessem a perguntar se era mesmo verdade que estavam grávidos, e daí que tenham procurado alguma manifestação da gravidez.

Não te preocupes se ainda não notares nenhum sintoma próprio da gravidez: a sua ausência é totalmente normal e não significa que haja problema algum.

Deves saber, no entanto, que durante esta semana o embrião continua a crescer e a desenvolver-se a passos de gigante.

O embrião tem agora 14 somitos, os pilares do sistema músculo-esquelético do bebé e mede 4 milímetros deste o alto da cabeça até às nádegas.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 6 semanas

Esta 6ª semana de gravidez é crucial porque o coração está a começar a fazer os seus primeiros e potentes batimentos e porque o tubo neuronal – que será o cérebro e a medula espinal – está a começar a fechar-se.

Na sua cabeça vão aparecer pequenos buracos lado a lado que, depois, serão os seus olhos; a sua cabeça vai inclinar-se para o corpo e na sua cabeça e pescoço vão esboçar-se a mandíbula inferior e a sua laringe.

E ainda há mais! Na parte inferior vai desenvolver-se uma protuberância parecida com uma cauda que, depois, dará lugar às suas pernas. Na parte superior também vão aparecer os primórdios dos seus braços.

Nesta altura da gravidez, a bolsa gestacional continua a fornecer a maior parte da alimentação do bebé.

Tal se deve ao facto de o cordão umbilical, que contém vasos sanguíneos que entram e saem da placenta em formação, ainda não fornecer ao bebé todos os nutrientes de que este necessita.

Na 6ª semana de gravidez, o que vai começar a fazer circular o sangue à volta do corpo do bebé é o seu coração.

Idade do embrião: 4 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 6

Mostramos-te, em seguida, um vídeo e uma ecografia correspondentes à 6ª semana. É impressionante a rapidez com que se desenvolve o embrião.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 6 semanas

O que muda no teu corpo nas 6 semanas de gravidez

Além das mudanças mais evidentes, quando estás grávida de 6 semanas o teu corpo sofre grandes transformações no que se refere ao aspeto interno da estrutura óssea e de todos os órgãos.

Modificam-se, mesmo que seja de forma impercetível, o ritmo da respiração, o metabolismo, a circulação sanguínea, o funcionamento do fígado e dos intestinos.

Devido à agitação hormonal, também é provável que as tuas feições se suavizem, que a pele esteja mais esticada e o teu cabelo mais espesso.

Aos sintomas mais habituais da gravidez (enjoos, vómitos, intolerância a certos cheiros e alimentos, cansaço e sonolência, etc.) talvez se juntem agora a congestão nasal, a obstipação, o excesso de salivação ou o ardor de estômago.

Não desesperes: tudo se deve ao facto do teu corpo se estar a preparar para receber uma nova vida.

Conselhos e bem-estar nas 6 semanas de gravidez

Agora que já sabes que estás grávida de 6 semanas, provavelmente vais começar a perguntar-te em que dia vai nascer o teu bebé.

Para fazeres este cálculo, podes retroceder no tempo até ao primeiro dia da tua última menstruação e, a partir daí, contar 40 semanas ou 280 dias.

Se não, podes esperar uns dias para que o teu ginecologista de realize um scan que meça o bebé e que determine a sua data prevista de parto.

A este respeito deves saber que a maioria dos bebés nasce dentro das duas semanas anteriores ou posteriores à data prevista, se bem que se considera um bebé nascido a termo se nasce entre as semanas 37 e 42 de gestação.

Se fores uma das poucas mulheres que engravidou apesar de estar a utilizar métodos contracetivos, é pouco provável que o bebé tenha sofrido algum dano, mas deves apressar-te a deixar de tomar a pilula, parar as injeções contracetivas ou tirar o adesivo contracetivo, se estes forem os métodos que usavas.

Se, por outro lado, tens um implante contracetivo ou um sistema ou dispositivo intrauterino – DIU – deves ir o quanto antes ao teu ginecologista para que o retire.

A 6ª semana de gravidez é ideal para continuar a ter um estilo de vida saudável e manteres-te ativa. Dar passeios aproveitando a luz do dia é muito saudável, pois o sol é fonte de vitamina D e esta, por sua vez, ajuda o corpo a absorver o cálcio, que é vital para o desenvolvimento ósseo do embrião.

Dado que o tubo neural se está a começar a fechar, é igualmente recomendável continuar a tomar 400 mg diários de ácido fólico, um hábito que se deve manter até às 12 semanas de gravidez.

.....

 Conselhos para as que perderam peso por causa dos enjoos…

Algumas grávidas sofrem mais enjoos e vómitos do que outras. O que acontece quando és das que têm mais e perdes peso?

Falamos sobre os enjoos e os vómitos na gravidez!

 Se te dói a cabeça e não sabes se podes usar paracetamol…

Sentes-te mal, dói-te a cabeça ou tens uma contratura e não sabes se podes tomar algo? Vamos falar do paracetamol.

Descobre se podes tomar paracetamol na gravidez!

 E, ainda por cima, tens o nariz tapado?

O que faltava, já que te constipaste e não podes respirar pelo nariz! Enquanto esperas pelo que te diz o médico, vamos orientar-te.

Descobre como aliviar o nariz tapado durante a gravidez!

 Conselhos para as que trabalham com o computador…

Se trabalhas longas horas sentada diante do computador do escritório, convém-te ler isto.

Descobre como te deves cuidar quando trabalhas sentada com um computador!


Page 5

Explicamos-te como evolui o teu corpo com vinte e seis semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 26ª semana de gravidez o teu bebé já mede cerca de 35 centímetros da cabeça ao coxis e pesa cerca de 760 gramas.

A cara do pequeno afina-se e, na ecografia, já são de todo visíveis as sobrancelhas e a unhas das mãos e dos pés.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 26 semanas

Nestas semanas vai colocar-se na denominada “posição fetal”: a cabeça fletida sobre o tórax, os braços também fletidos, as mãos apoiadas no peito e os joelhos bem dobrados sobre a barriga.

Não tem muito espaço, mas isso não o impede de se mexer. De facto, encontra-se numa fase especialmente ativa. O líquido amniótico que o rodeava vai reduzindo proporcionalmente ao aumento do seu tamanho e agora os movimentos do bebé podem ser visíveis, até, na superfície do abdómen.

Idade do feto: 24 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 26

Alucinante! Mostramos-te um vídeo e uma ecografia desta 26ª semana. Assim, podes fazer uma ideia de como é o teu bebé nesta semana e quais os movimentos que realiza no interior da tua barriga. Não percas!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 26 semanas

O que muda no teu corpo nas 26 semanas de gravidez

Às 26 semanas de gravidez, o teu útero mede cerca de 26 centímetros e, a partir de agora, vai continuar a crescer cerca de um centímetro por semana.

A partir deste mês, o teu peso deve aumentar por volta de 350 gramas por semana, com um aumento máximo de cerca de 10 kilos no final da gravidez.

Se o teu aumento de peso supera estes valores, deves reduzir ou eliminar os açúcares, o arroz, a massa e a manteiga. Tem em conta que todos os kilos a mais vão armazenar-se em forma de gordura e vão ser difíceis de eliminar após a gravidez.

O teu bebé continua a crescer e, com ele, o útero e a placenta. Por isso, é muito normal que comeces a sofrer as temidas dores de costas e dores de cabeça. Vais começar a ter uma maior sensação de peso nas pernas. Mas não te alarmes, são desconfortos típicos desta fase da gravidez.

Conselhos e bem-estar nas 26 semanas de gravidez

Estando de 26 semanas de gravidez, já ampliaste o teu guarda-roupa? O importante é escolher roupa confortável, adequada para grávidas.

Deves prestar uma especial atenção à escolha dos sapatos, que devem ser confortáveis, de forma larga e com saltos nem demasiado baixos, nem demasiado altos.

No que respeita à roupa interior, escolher soutiens que te suportem o peito de forma adequada é essencial.

Já pensaste no nome do bebé? No caso de não o teres feito, deverias começar a pensar no assunto. Podes ver a nossa secção de nomes de bebés. Temos centenas para escolher!

….

Se estás a começar a preparar o seu quarto…

Ainda tens tempo de sobra, mas não é demais que vás procurando e imaginando como será o ninho do teu bebé. Damos-te ideias muito giras.

Propomos-te ideias para montar o quarto do teu pequenote!

Se estás esgotada e achas que não é normal…

Se te custa chegar ao final do dia sem te sentires exausta e tens muita vontade de te deitar no sofá o quanto antes, talvez precises de ajuda médica.

Descobre quando deves ir ao médico se te sentes muito cansada!

Um conselho para o caso te teres cãibras…

As cãibras são frequentes durante a gravidez, especialmente nas pernas. Como se podem controlar?

Descobre porque é que surgem as cãibras noturnas na gravidez e o que fazer!

Podes tomar um descafeinado?

Se és cafezeira e te apetece muito tomar café mesmo estando grávida, talvez te perguntes se te podes permitir um descafeinado. Vamos ajudar-te!

Descobre se podes tomar café descafeinado durante a gravidez!


Page 6

Explicamos-te como evolui o teu corpo na segunda semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

É durante esta segunda semana de gravidez que se dá a ovulação, ou seja, quando o folículo se rompe para libertar um óvulo maduro disposto a ser fecundado na trompa de Falópio.

Em períodos regulares de 28 dias, este é o momento com maior índice de fertilidade, pelo que, se estamos à procura de uma gravidez, este é o momento ideal para intensificar as nossas relações sexuais.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Assim que o óvulo é expulso, passa a superfície do ovário e dirige-se para a trompa de Falópio, cujas paredes se contraem e relaxam de modo a arrastar esse óvulo através do tubo, o que marca o início da sua viagem em direção ao útero, onde se irá implantar o feto.

Juntamente com o óvulo maduro, libertam-se alguns fluidos do folículo ovárico, bem como hormonas como a progesterona, que por sua vez estimula o espessamento da membrana do útero.

O bebé na ecografia: segunda semana

Continua o caminho para a fecundação. Oferecemos-te a imagem de uma ecografia de duas semanas, para que possas ter uma ideia do que se poderia observar, neste caso a bolsa gestacional.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de duas semanas

O que muda no teu corpo nas 2 semanas de gravidez

Nas duas semanas de gravidez, espera-se ter um só óvulo maduro que inicie a viagem em direção às trompas de Falópio e, mais tarde, caso seja fecundado, em direção ao útero.

No entanto, se por um lado ambos os ovários contribuem para o crescimento de folículos e, por outro, algumas mulheres libertam mais de um óvulo em alguns meses, pode dar-se o caso de se fecundar mais de um óvulo. Se tal acontecer, passadas 39 semanas, darás à luz gémeos.

Transtornos que te podem afetar

Cerca de 25% das mulheres afirmam notar dores pélvicas durante a ovulação devido à irritação ou ao sangue segregado quando se rompe o folículo de liberta o óvulo.

A vagina também pode estar mais lubrificada devido ao aumento do corrimento, que se torna também mais transparente, viscoso e elástico.

Outros sinais que ajudam a corroborar a hipótese de estarmos na segunda semana de gravidez e quase a ovular é a temperatura corporal basal – a que temos quando nos levantamos - aumentar um pouco.

É entre os dias 12 e 14 do ciclo que existe a maior probabilidade de engravidar.

Trata-se de um curto período de tempo onde os níveis de estrogénio se elevam até alcançar o seu ponto máximo e onde as mulheres também geram a hormona masculina testosterona, responsável pelo aumento da líbido, pelo que é provável que nestes dias as mulheres estejam mais predispostas a ter relações sexuais.

Conselhos e bem-estar nas 2 semanas de gravidez

Na segunda semana de gravidez é muito importante – dado que é neste momento que acontece a ovulação – manteres hábitos alimentares e de vida saudáveis, que deverás manter durante todo o período de gravidez, pós-parto e amamentação.

Além disso, deves continuar a tomar suplementos como o ácido fólico e alimentos ricos em iodo e em vitamina B.

Quais os exames a realizar

Durante as consultas pré-concecionais, bem como no início da gravidez, é muito provável que o teu ginecologista meça o teu índice de massa corporal (IMC), o que é uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso.

Um IMC abaixo de 19 é considerando peso baixo, de 19 a 24 peso normal, de 25 a 29 excesso de peso e de 30 a 39 obesidade.

Evidentemente, ter um peso saudável é importante ao longo de toda a vida, mas é ainda mais se se pretende ter um bebé, dado que este pode nascer prematuramente ou ter um baixo crescimento se a mamã tiver falta de peso, ou correr o risco de pré-eclâmpsia – hipertensão durante a gravidez -, diabetes gestacional ou ter um tamanho maior do que o aconselhável se a mamã tiver excesso de peso.

Informação importante para ti

Apesar da futura mamã poder continuar a levar uma vida mais ou menos normal durante a gravidez, é verdade que algumas paixões, como viajar, devem ser adaptadas ao seu estado.

A primeira questão que convém referir é que durante o primeiro trimestre existe um maior risco de aborto espontâneo e de problemas de desenvolvimento do bebé, pelo que há que ter especial atenção de modo a evitar temperaturas extremas e atividades frenéticas, bem como deixar para outro momento aquelas viagens a países onde as doenças ou infeções causadas por insetos possam ser um alto fator de risco.

Neste período é seguro voar, sempre que não haja complicações na gravidez, embora também seja verdade que viajar pode aumentar os enjoos matinais.

O esperma pode sobreviver no interior do corpo da mulher durante até cinco dias. Durante o período de uma mulher, desenvolvem-se entre 15 e 20 folículos nos ovários.

Se já se tiverem dois filhos do mesmo sexo, existe 75% de probabilidade de conceber outro bebé do mesmo sexo de novo.

…..

5 semanas de gravidez são quantos meses

 Se tens dúvidas sobre o preço do teste de gravidez…

Pode ser a primeira vez que vais comprar um teste de gravidez caseiro. Sabes quanto é que custa e quais as opções que existem?

Descobre o preço dos testes de gravidez!

5 semanas de gravidez são quantos meses

 Conheces a análise da beta HGC para confirmar o teste?

É uma análise mais precisa para confirmar a gravidez. Explicamos-te em que consiste.

Tudo sobre a análise da beta HCG para confirmar a gravidez!

5 semanas de gravidez são quantos meses

 Ideias para poderes comunicar a tua gravidez…

Algumas mamãs preferem ser precavidas e deixá-lo para mais tarde. Mas se quiseres gritar aos quatro ventos assim que confirmes, damos-te algumas ideias originais.

Ideias para comunicar a tua gravidez de forma original!

5 semanas de gravidez são quantos meses

 Métodos para saber desde cedo o sexo do bebé…

Temos de admitir que não são métodos científicos, por isso pensa que são meramente orientadores. Mas não custa experimentar!

Descobre diferentes métodos para saber o sexo do bebé!


Page 7

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 12 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Quanto mede

Nesta semana, o embrião mede entre 5 e 6 centímetros.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 12 semanas

Quanto pesa

O seu peso oscila entre 8 e 14 gramas.

Como cresce

A 12ª semana de gravidez marca o final do primeiro trimestre. Na 12ª semana de gravidez o seu coração bate muito rapidamente, a umas 160 pulsações por minuto, o que é o dobro da rapidez da mãe.

A partir das 12 semanas de gravidez, tanto o crescimento e desenvolvimento do bebé, como os seus movimentos, ainda impercetíveis para ti, multiplicam-se exponencialmente.

Os seus membros estão completamente formados e cresceram, a sua cabeça tem uma forma muito mais arredondada, a sua boca já se pode abrir e fechar, as suas orelhas já estão praticamente onde devem e os seus intestinos, que até agora estavam presos à base do cordão umbilical, deslocam-se para a cavidade abdominal, onde já há espaço para eles.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 12ª semana

Em seguida oferecemos-te um vídeo e imagens muito interessantes, onde poderás observar o feto em movimento na 12ª semana de gestação. Impressionante!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 12 semanas

Como são os seus órgãos

Nesta altura, os rins começam a produzir pequenas quantidades de urina muito diluída e a bexiga começa a encher-se.

Durante esta 12ª semana formam-se as cordas vocais e as unhas dos dedos dos pés e das mãos começam a definir-se. Também aparece o primeiro vestígio de pelo em todo o corpo.

O sistema nervoso fetal está a desenvolver-se e a hipófise segrega muitas hormonas.

Na 12ª semana de gravidez, a maioria das estruturas internas já estão formadas e, a partir de agora, continuam a aperfeiçoar-se e a crescer.

O aparelho genital externo do bebé começa a definir-se, embora não seja ainda possível distinguir o sexo do feto com os ultrassons.

Com esta semana termina o período de “embriogénese”, durante o qual o embrião está mais exposto aos perigos que poderiam prejudicar a correta formação dos diferentes órgãos. O cérebro continua o seu desenvolvimento.

O que pode fazer

Nesta etapa, o bebé já é capaz de bocejar, soluçar e engolir.

O que muda no teu corpo nas 12 semanas de gravidez

Como mudas por fora

Na 12ª semana de gravidez podem aparecer algumas manchas na pele, o chamado melasma da gravidez.

No abdómen também se pode originar uma linha mais escura, conhecida como a linha alba. Não tens de te preocupar, pois ambas são causadas pelo aumento de estrogénios (hormonas típicas da gravidez) e tendem a desparecer ao cabo de pouco tempo.

Como mudas por dentro

O aumento do fluxo sanguíneo aumenta o sangue nos vasos sanguíneos e as hormonas produzem mais glândulas sebáceas. Por isso a tua pele terá um aspeto mais fresco e saudável.

No entanto, o aumento da produção de gordura também pode causar alguns problemas, como o acne.

Pode acontecer, também, que as sardas fiquem mais escuras ou que apareçam pequenas linhas vermelhas no peito e nas pernas, o que se chama de véu e é devido aumento da irrigação sanguínea na pele.

Transtornos que te podem afetar

A boa notícia é que neste momento já é raro persistirem os enjoos. Em cerca de 60% das gestantes desaparecem na 12ª semana e, em 30%, na 16ª semana de gravidez. Apenas em 10% dos casos persistem até ao final da gestação, embora de forma esporádica.

Conselhos e bem-estar nas 12 semanas de gravidez

Quais os exames a fazer

Na 12ª semana de gravidez a maioria das mulheres realiza a primeira ecografia das três principais que se fazem numa gravidez saudável, de modo que verá os movimentos do seu bebé pela primeira vez.

Um momento especialmente emocionante também para o futuro papá e que irá servir para fizar definitivamente a idade gestacional do feto e a data prevista de parto, que apenas de cumpre à risca em 5% das vezes.

Ecografias que deverão reconhecer os quatro membros, as mãos e pés do bebé, a coluna, aspetos do desenvolvimento do cérebro, o estômago repleto de fluido e a bexiga.

Na 12ª semana de gravidez a ecografia também irá examinar a viabilidade fetal (o batimento do coração) e determinará a espessura da translucência da nuca, uma zona que fica atrás do pescoço que se considera um marcador de alterações genéticas como a síndrome de Down ou a de Turner.

Quando esta medida é superior a 3 milímetros – a medida que se considera normal na décima segunda semana de gestação – pode existir um maior risco de síndrome de Down.

Em consequência, o médico poderia recomendar realizar uma amniocentese a partir da 15ª semana de gravidez para confirmar o diagnóstico.

Informação importante para ti

Recomendamos-te que, tanto se conduzires como se fores acompanhante, leves sempre o cinto de segurança.

Mas, além de o fazeres, deves fazê-lo corretamente para evitar possíveis danos no feto em caso de colisão. Poderás utilizar um adaptador específico que impede o cinto de ficar mal colocado.

….

 Se nunca fizeste uma ecografia e estás curiosa…

Pode ser a primeira ecografia que fazes, ou talvez só te tenham feito a de confirmação da gravidez, mas não viste nada claramente. O que é que vais poder ver nesta ecografia?

Descobre o que se vê na primeira ecografia das 12 semanas!

 Já te marcaram o triple screening?

Serve para detetar possíveis anomalias no feto de forma precoce e realiza-se nesta altura. Já o deves ter programado. Queres saber mais?

Descobre como se realiza o triple screening e o que pode detetar!

 Um conselho para não ganhar peso excessivo…

O ginecologista ralha contigo porque estás a aumentar muito de peso? Pois então necessitas de saber quanto podes aumentar de peso em toda a gravidez em função do teu índice de massa corporal inicial

Descobre quanto peso podes aumentar!

 Mas se não sabes quando vão passar estes enjoos…

Porque é que outras grávidas nesta semana já têm os enjoos esquecidos e tu ainda continuas a vomitar? Vai ser por muito mais tempo? Deve interessar-te isto…

Descobre o que é a hiperémese gestacional e possíveis tratamentos!


Page 8

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 13 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 13ª semana de gravidez entras oficialmente no segundo trimestre. Os incómodos típicos so início da gestação regridem e o bebé prossegue com o seu rápido desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao cérebro e ao controlo muscular.

Todas as suas articulações já estão formadas, o que lhe permite um amplo leque de movimentos.

Na 13ª semana de gravidez o bebé mede entre seis e oito centímetros do cocuruto até às nádegas e pesa aproximadamente 23 gramas.

Os braços e as pernas alongam-se rapidamente, as articulações das ancas maturam e os dedos dos pés separam-se.

O seu corpo não tem gordura e os seus ossos começam a notar-se sob a sua delicada pele.

Neste momento, o bebé está muito ativo na bolsa amniótica, onde flutua e tem espaço suficiente para se mexer com liberdade.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 13 semanas

Agora a teste do bebé está elevada. Nela podem ver-se as uniões das placas de osso que compõem o crânio. Os hemisférios cerebrais esquerdo e direito começam a ligar-se e as primeiras a madurar serão as fibras motoras, as que controlam os movimentos.

Depois serão os nervos sensoriais, que são os que controlam a alimentação. O desenvolvimento do cérebro acelerar-se-á significativamente durante as próximas três semanas e ficará completo em cerca de dez.

Idade do feto: 11 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo semana 13

Gostavas de saber como é, aproximadamente, o bebé que esperas? Vamos mostrar-te algumas imagens extraordinárias de um feto em movimento na 13ª semana de gravidez. Clica no play!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 13 semanas

O que muda no teu corpo nas 13 semanas de gravidez

Na 13ª semana de gravidez, e à medida que o útero cresce, podes começar a notar picadas na pélvis. A dor normalmente nota-se na virilha ou no baixo ventre, em qualquer um dos lados, e pode ir até às ancas.

Não te assustes, pois em breve vais aprender a sentares-te e a deitares-te em posições que te assegurem um maior conforto.

De todos os modos, se o desconforto se prolongar, for acompanhado de cãibras, se houver hemorragias, se sentes ardor ao urinar ou se tiveres febre, não hesites em consultar o médico.

É importante notar que o sistema imunitário se debilita durante a gravidez. Tal acontece para impedir que o corpo da futura mamã rejeite o bebé em desenvolvimento, o que, por outro lado, faz com que a mulher se torne mais propensa a ter tosse e infeções.

Também as hormonas da gravidez podem piorar os sintomas de nariz tapado e enjoos.

Nesta altura, o aumento de peso já é evidente. Se não engordaste em excesso, deverás der aumentado um máximo de dois quilos, tendo em conta que boa parte deste aumento será líquido.

Esta tendência a reter líquidos deve-se ao desequilíbrio hídrico causado pelas mudanças hormonais. Os tecidos retêm mais água e sentir os pés e os tornozelos inchados é um dos sintomas mais evidentes deste desequilíbrio hídrico.

Lembra-te que se trata de incómodos passageiros que se podem eliminar facilmente restabelecendo uma boa circulação sanguínea: reduzindo o sal na comida, não permanecendo sentada mais de duas horas, evitando saltos altos ou eliminando as calças apertadas. Estas são algumas das medidas que te podem ajudar a reduzir o problema da retenção de líquidos.

Também vais notar mudanças no peito. Os seios incham, as areolas mamárias e os mamilos escurecem por causa do maior fluxo sanguíneo e as veias superficiais poderão começar a notar-se mais.

Conselhos e bem-estar nas 13 semanas de gravidez

Já tens 13 semanas de gravidez! O teu ginecologista deve ter-te dito que o mito das grávidas comerem por dois é falso.

Evidentemente que a gravidez não é momento para dietas restritivas, mas deves manter uma alimentação sã e equilibrada.

As necessidades calóricas durante este segundo trimestre oscilam entre 2100 e 2500 calorias diárias, dependendo do índice de massa corporal e da atividade física da futura mamã.

Como já dissemos anteriormente, é saudável continuar a praticar algum desporto, sempre que este não seja exagerado ou ponha em risco a segurança do bebé e da futura mamã.

É necessário evitar atividades que acarretem um alto risco de quedas, com alto grau de equilíbrio e as que impliquem repousar nas costas durante muito tempo ou dobrar a parte superior do corpo, bem como desportos como o mergulho, andar de bicicleta ou a cavalo, escalar, esquiar ou praticar snowboard e ski aquático, patinagem no gelo ou bungee jumping.

No caso de sofreres de placenta anterior ou risco de parto prematuro o desporto é completamente desaconselhado.

Antes da 13ª semana de gravidez não é recomendável, por se tratar do período de máxima formação dos órgãos do bebé, mas a partir de agora já te poderás vacinar contra o vírus da gripe.

…..

 Há perguntas que não tens coragem de fazer ao ginecologista?

Tens vergonha de perguntar algumas coisas ao teu ginecologista? Perguntas sobre sexo ou sobre algum tema íntimo que te preocupa? Damos-te resposta às 10 dúvidas mais comuns sobre temas “delicados”.

As 10 perguntas que tens vergonha de fazer ao teu ginecologista!

 O que é que acontece se desmaiares?

O desmaio na gravidez não é um acontecimento raro e é devido a causas muito concretas. Queres saber o que fazer para os prevenires e o que deves fazer se acontece?

Falamos do desmaio na gravidez!

 Conselhos para as futuras mamãs que não param…

Estás acostumada a levar uma vida fisicamente ativa e agora tens saudades do movimento? É saudável praticar exercícios, atividades e desportos adequados à gravidez. Mas com precauções!

Descobre as atividades físicas que podes fazer estando grávida!

 Quando as costas de dão luta…

As dores de costas não costumam faltar durante a gravidez, antes ou depois. Se não tens a sorte de te teres livrado delas, aprende a fazer automassagens.

Aprende mais sobre as dores de costas na gravidez!


Page 9

Explicamos-te como evolui o teu corpo na terceira semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

A 3ª semana de gravidez é fulcral dado que é nesta que acontece a fecundação do óvulo, o qe vai marcar o início de uma das viagens mais especiais para qualquer mamã e papá.

Já falta pouco para que a mulher comece a notar alguns dos primeiros sintomas de gravidez, embora ainda tenha de esperar mais uma semana para comprovar se deixou de ter o período, o sinal mais evidente de uma possível gravidez.

Apesar de serem muitos os espermatozoides que tentam fecundar o óvulo – cerca de 250 milhões por ejaculação, dos quais 300 irão alcançar a trompa de Falópio - , apenas um conseguirá transpor a capa externa do óvulo para o fecundar.

Quando isto acontece, a capa exterior do óvulo engrossa rapidamente de modo a manter afastados os restantes espermatozoides.

Assim que o óvulo é fecundado começa um processo de divisão celular, dando lugar a um zigoto (de apenas 0,1 mm de diâmetro e 16 células), depois a uma mórula (chamada assim devido à semelhança a uma amora) e, por fim, ao blastocisto, uma espécie de bola de 58 células.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Tudo isto em apenas três dias. Passados outros cinco dias, as células começam a separar-se em dois grupos: as exteriores vão formar o que será a placenta e as interiores irão transformar-se no embrião.

Este vai começar a viajar pelas trompas de Falópio e em sete dias irá chegar ao útero, onde irá permanecer durante as próximas 37 semanas.

Uma vez implantado, a placenta – ou órgão temporário que administrará o oxigénio e os nutrientes ao embrião - começa a desenvolver-se.

Convém referir que, após a fecundação, os núcleos do óvulo e do espermatozoide se fundem, contribuindo cada um com 23 cromossomas com a informação genética de ambos.

Tal significa que o embrião já tem 46 cromossomas com a informação genética com que contribui cada um dos progenitores. E isto acontece logo na terceira semana de gravidez!

Idade do embrião: uma semana

O bebé na ecografia: 3ª semana

Já sabes que esta é uma semana fulcral, na qual acontece a conceção. Queres ver a imagem da ecografia correspondente? Aqui a tens!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia da 3ª semana

O que muda no teu corpo nas 3 semanas de gravidez

Se estás na 3ª semana de gravidez, deves saber que, nesta fase imediatamente posterior à fecundação, o embrião em desenvolvimento irã informar a glândula pituitária, no cérebro, da sua existência, desativando o ciclo menstrual, o que acontece através da produção da hormona gonadotrofina coriónica humana (GCH).

Por seu lado, esta mantém os níveis de progesterona altos, o que é essencial para a sobrevivência do embrião e para o desenvolvimento da gravidez.

Embora ainda não haja uma evidência clara de gravidez, pois ainda não te deu tempo para verificar se o período foi ou não suspenso, há alguns sinais que indicam que tudo vai pelo bom caminho.

Para começar, algumas mulheres têm uma pequena hemorragia no momento da implantação, embora não tenhas de te preocupar, pois costuma ser uma quantidade mínima de sangue.

Ainda é cedo para notar um aumento no tamanho dos seios, embora algumas mulheres o notem.

O que, no entanto, se pode fazer notar, é uma maior sensação de sonolência ou cansaço, irritabilidade, mudanças no estado de humor e uma certa sensação de enjoo, bem como alterações do gosto, frequentemente aliadas a uma sensação de desagrado face a alguns odores – e uma abundante produção de saliva.

Conselhos e bem-estar nas 3 semanas de gravidez

Apesar de ainda estares apenas na 3ª semana de gravidez, nunca é demasiado cedo para começares a pensar de que maneira os teus hábitos e o teu comportamento podem influenciar o crescimento do pequenito!

Deves eliminar, ou pelo menos reduzir, o consumo de algumas substâncias nocivas, tais como o tabaco, o álcool e a cafeína.

Tal como recomendam os especialistas, a futura mamã deve limitar o consumo diário de chá e café porque durante a gravidez aumenta a sua sensibilidade à cafeína e aumentam também os seus efeitos no sono e no ritmo cardíaco.

Se os futuros papás conviverem com animais de estimação, devem aumentar as medidas de precaução e higiene para evitar o contágio de infeções que podem afetar a saúde tanto da gestante como a do bebé.

Por um lado, encontramos a toxoplasmose, uma infeção parasitária que se pode contrair através do contacto com as fezes de gato e que produz sintomas semelhantes aos da gripe ou ser assintomática, além de uma mulher poder gerar anticorpos devido a uma exposição prévia. A toxoplasmose pode encerrar sérios riscos durante a gravidez, tais como o aborto espontâneo ou malformações no feto.

Por outro lado, outros animais de estimação como os cães, os pássaros e as tartarugas podem transmitir Infeções por Salmonella que, embora não prejudiquem o bebé, podem fazer a grávida adoecer.

Se querias ficar grávida, é muito provável que por esta altura já tenhas pensado em fazer um teste de gravidez.

Se és das impacientes, deves saber que se já passaram mais de dez dias do possível dia de fecundação, o teste de gravidez já pode dar positivo. Mas atenção, porque o facto de, neste momento, dar negativo, não significa que não estejas grávida mas sim que talvez ainda seja demasiado cedo para se poder detetar uma gravidez com o teste de urina.

É o que se denomina de falso negativo. Durante a terceira semana de gravidez também é demasiado cedo para detetar qualquer sinal de conceção através de uma ecografia.

A probabilidade de ter gémeos é de 3,5 em 1.000, probabilidade que se eleva até 1 em 38 quando se está num tratamento de fertilidade.

O óvulo contém sempre um cromossoma X e o espermatozoide pode ter um X ou um Y, pelo que é o papá quem determina o sexo do bebé.

 Tudo tem um cheiro esquisito?

O olfato da grávida também é afetado pelas mudanças hormonais. Se te transformaste num “perdigueiro” talvez seja por isso.

Como muda o olfato na gravidez!

 Sabes quando é fiável fazer um teste de gravidez?

Se resististe à tentação de fazer o teste até esta semana, lê esta informação.

Descobre quando deves fazer o teste de gravidez!

 Um conselho para não ganhar peso excessivo…

Sabes quanto é que podes aumentar de peso durante toda a gravidez? Depende do teu índice de massa corporal inicial.

Descobre quanto peso podes aumentar com esta calculadora!

 Mas se não sabes se o que tens é um sintoma de gravidez…

Sabias que, além dos sintomas mais conhecidos da gravidez, existem outros nos quais podes não ter reparado? Explicamos-te tudo!

Descobre os sintomas de gravidez menos conhecidos!


Page 10

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 23 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

A 23ª semana de gravidez é um marco no que se refere ao desenvolvimento dos sentidos, em especial, no que concerne o ouvido e o equilíbrio.

O seu cabelo e as suas sobrancelhas adquirem a pigmentação registada no seu ADN e todos os sistemas – o digestivo, o circulatório e o respiratório – estão a preparar-se para o seu funcionamento fora do útero.

Na 23ª semana de gravidez, o bebé mede em média 28,9 centímetros desde o cocuruto até às nádegas e pesa à volta de 500 gramas.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 23 semanas

Os seus movimentos agora já são muito enérgicos, pelo que a futura mamã vai sentir os seus pontapés sem lugar de dúvidas. Nesta altura, o bebé espreguiça-se, boceja, dorme sestas… A sua coordenação muscular também está muito mais desenvolvida.

Como dizíamos, os órgãos do ouvido interno já amadureceram o suficiente para poder enviar sinais ao cérebro, pelo que em breve o bebé vai começar a responder a muito mais sons.

Com o tempo, vai ser capaz de perceber as frequências de som cada vez mais altas, mas não só, pois à medida que se desenvolve o seu sistema nervoso, o bebé pode aprender e recordar a partir da sua própria experiência.

(Também te interessa: Nomes mitológicos para meninos e meninas)

Idade do feto: 21 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 23

De certeza que tens vontade de ver como é, aproximadamente, o teu bebé durante esta semana. Aqui tens uma ecografia e um vídeo correspondentes à 23ª semana, para que o possas ver em movimento. Maravilhoso!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 23 semanas

O que muda no teu corpo nas 23 semanas de gravidez

Na 23ª semana de gravidez o útero mede cerca de 22 centímetros e chega acima do umbigo. O teu peso deveria ter aumentado pouco mais de 4 kilos e meio.

Nesta fase é normal que sintas algum desconforto e que te sintas a esticar de lado e na zona da púbis. Este desconforto pode confundir-se, por vezes, com contrações uterinas.

Além disso, todos os teus órgãos abdominais se comprimem, o que te pode provocar mal-estar gástrico, tal como acidez ou gases.

O teu ritmo cardíaco aumentou consideravelmente, pelo que se sentires em algum momento que te falta o ar descansa, se notas que estás a suar demasiado, bebe água e, sobretudo, não te esforces em excesso.

A instabilidade emocional continua a ser a tónica habitual, pelo que deves manter a ansiedade, o stress e a tristeza controlados, para teu bem e o do bebé.

A estas emoções terás de juntar o instinto maternal que cada uma já tem bem desenvolvido nesta altura da gravidez. O vínculo que já criaste com o teu bebé é enorme, e já te surpreendes a pensar nele muito frequentemente, além de cuidar especialmente em tudo o que afeta a tua saúde, alimentação, atividades físicas e rotinas.

O instinto de proteção é um facto natural, embora também seja verdade que se trata de um vínculo que algumas mulheres só desenvolvem posteriormente, quanto ainda estão grávidas ou mais tarde, quando já têm o seu bebé nos braços.

Conselhos e bem-estar nas 23 semanas de gravidez

Agora que estás grávida de 23 semanas, praticar um desporto compatível com o teu estado de sa´de constitui uma grande vantagem durante o período de gravidez, pois faz com que os teus músculos fiquem mais tonificados e as articulações mais flexíveis.

Uma vez superado o mal-estar do início da gravidez e aproveitando que agora irradias energia, é um bom momento para organizares a papelada e pôr as contas em ordem, desfazeres-te de roupa que sabes que não vais voltar a usar ou aproveitar para visitar aqueles familiares e amigos que há tempo que não vês. Tudo isso, claro, alternado com momentos de descanso e relax.

Durante esta época, é provável que te sintas trôpega, um efeito secundário habitual na gravidez que pode ser devido à hormona relaxina, que faz com que as articulações afrouxem, o centro de gravidade se desloque e o equilíbrio falhe de vez em quando, ou que leva à falta de concentração própria da gravidez, que faz com que nem sempre se antecipem os problemas ou obstáculos no caminho.

Para minimizar possíveis riscos de tudo isto, podes optar por usar sapatos rasos em vez de saltos, evitar as superfícies escorregadias, ter especial cuidado com as escadas e ao levantar objetos, bem como desimpedir os corredores e zonas de passagem para evitar que tropeces, entre outras precauções.

Esta semana não costuma ter nenhum exame diagnóstico concreto, embora possa ser um bom momento para medir o colo do útero com a sonda vaginal em gestantes com alto risco de prematuridade, como é o caso de gravidezes múltiplas, ou das mães que tiveram um parto prematuro prévio.

Um colo do útero ou cérvix curto (com menos de 25 milímetros) indica que existe uma alta probabilidade de teres um parto prematuro.

….

Se os gases te atormentam…

Sentes mal-estar, flatulência ou gases no estômago? Explicamos-te porque acontecem e o que podes fazer para aliviar esta sensação.

Descobre o que podes fazer para evitar os gases na gravidez!

Um conselho para as que se preocupam com a sua pele…

Se, além de futura mamã, és uma mulher que se preocupa com o estado da sua pele, e concretamente com o possível aparecimento de estrias por causa da gravidez, temos informações para ti.

Descobre se podes usar cremes anti-estrias durante a gravidez!

Se te preocupa o facto de te poderem despedir estando grávida…

Não sabes se te podem despedir estando grávida? Sabes quais os direitos laborais que tens? Aqui tens um pequeno guia para te orientares.

Sabe os teus direitos laborais enquanto grávida!

Se te apareceram manchas na cara…

São as típicas manchas de gravidez que podem aparecer na pele do teu rosto. Sabes se desaparecem ou se atenuam? Aqui tens a resposta.

Descobre os cuidados que deves dedicar à tua pele se sofreres de melasma gestacional!


Page 11

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 24 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 24ª semana de gravidez, o bebé não pára de se mexer dentro do útero. Flutua no líquido amniótico, faz piruetas, espreguiça-se, boceja… Ainda assim, passa a maior parte do tempo – cerca de 20 horas por dia – a dormir serenamente. Apesar de continuar acelerado em relação ao da futura mamã, o seu ritmo cardíaco começa a abrandar um pouco.

Na 24ª semana de gravidez o bebé mede cerca de 30 centímetros do topo da cabeça às nádegas e pesa cerca de 600 gramas.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 24 semanas

A sua pele começa a desenvolver uma capa exterior protetora de células que contém queratina e que ajuda a reduzir a quantidade de água que perde no líquido amniótico. O seu contorno, cada vez mais arredondado, vai adquirindo, pouco a pouco, as formas típicas de um recém-nascido.

Os pulmões do bebé funcionam cada vez melhor, embora ainda não estejam preparados para o mundo exterior. As células começam a delinear as ramificações dos pulmões e a produzir surfactante, uma substância que contribui para o adequado funcionamento dos pulmões.

De vez em quando, a sua caixa torácica pode ver-se sacudida por soluços, o que não cria nenhum problema, apenas constitui um treino fisiológico que irá permitir ao bebé estar preparado para regurgitar o leite quando nascer.

A 24ª semana de gravidez é considerada a idade legal de viabilidade do feto. Tal significa que, a partir deste momento, o bebé é viável e, se nascer prematuramente, os médicos são obrigados legalmente a oferecer-lhe cuidados e tratamentos orientados a salvar a sua vida numa unidade de cuidados pediátricos especiais.

Não obstante, quanto mais avançada estiver a gravidez na altura do parto, menos riscos haverá de sofrer de algum problema associado ao nascimento prematuro, como é o caso das infeções.

(Também te interessa: Cinta da gravidez: quando se deve utilizar?)

Idade do feto: 22 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 24

Oferecemos-te a imagem de uma ecografia de uma gravidez de 24 semanas, bem como um vídeo da mesma semana, para que descubras o aspeto aproximado do bebé que esperas. Maravilha-te!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 24 semanas

O que muda no teu corpo nas 24 semanas de gravidez

Na 24ª semana de gravidez, muitas zonas do teu corpo, como o peito, os glúteos ou a barriga, vêem-se sujeitos a uma forte distensão dos tecidos. Por este motivo, é muito habitual que surjam as temidas estrias, que se podem prevenir através de uma alimentação controlada, ginástica diária e cremes específicos.

Durante esta etapa, é provável que tenhas sentido uma sensação de sufoco. Também é provável que notes que suas mais. Tudo isto se deve ao facto de transportares mais peso do que o habitual e de haver mais sangue a circular no teu corpo.

Se estás grávida no verão, vais notar que esta pode ser uma situação bastante incómoda e tens de encontrar formas de te refrescares frequentemente.

Por outro lado, se a tua gravidez é de inverno, vais surpreender-te a vestir roupas leves enquanto os outros andam bem agasalhados.

O importante, em qualquer dos casos, é manteres-te sempre hidratada, bem como lavar com frequência e secar bem algumas pregas que se podem formar nas virilhas e debaixo dos seios para evitar que estas zonas tão sensíveis se irritem.

A partir deste momento, se te sentires mais cansada, pálida ou até tonta, é provável que tal se deva à anemia, um sintoma muito comum nesta fase da gravidez.

Os níveis de ferro no sangue baixam porque diminui o número de glóbulos vermelhos que circulam pelo teu corpo, o que se deve às cada vez mais exigentes necessidades do teu bebé, que cada vez necessita de mais ferro para se desenvolver.

Conselhos e bem-estar nas 24 semanas de gravidez

Estás de 24 semanas e talvez já te tenhas questionado sobre que precauções deves tomar se quiseres viajar estando grávida. Fazê-lo de avião, carro, comboio, autocarro e barco não é contraindicado. Apenas está proibido andar de mota. No entanto, alguns destes meios de transporte poderão causar-te enjoos e, neste caso, deves evitá-los.

O teu centro de gravidade, como já deves ter reparado, deslocou-se progressivamente para a frente à medida que a gravidez avança e, agora, situa-se no abdómen. Este fenómeno faz com que aumente a curvatura da base da coluna, o que, juntamente com o aumento global de peso, pode causar dores de costas.

Para as aliviar, pode praticar yoga ou pilates, que trazem muitos benefícios físicos e emocionais durante a gravidez e, além disso, ajudam a tomar uma maior consciência e controlo da respiração. Também pode ser útil fazer exercícios abdominais e alongamentos, bem como evitar pesos.

Em relação às viagens, lembra-te que:

- Se viajas de comboio, nas principais estações ferroviárias existe um Pronto Socorro.

- Se viajas de barco, todos os barcos têm um médico.

- Se tens de viajar de avião, convém teres algumas informações antes de partir, pois cada companhia tem condições específicas para as mulheres grávidas.

- De carro, utiliza sempre o cinto de segurança, pois o seu uso também é obrigatório durante a gravidez. O mais adequado é o que tem três pontos de encaixe, com uma faixa apoiada entre os seios e a faixa abdominal apoiada debaixo da barriga. Para teres a certeza de que está bem colocado, podes usar um adaptador específico para grávidas.

Se te diagnosticaram diabetes gestacional…

Realizaste todos os testes de glucose e as análises do segundo trimestre detetaram que sofres de diabetes gestacional? Este artigo interessa-te.

Descobre o que acontece se surge diabetes gestacional!

Sabes se há alimentos proibidos para ti?

Sushi, presunto, picantes… Quando esperas um bebé, deves ter em conta tudo isto antes de levares estes alimentos à boca.

Descobre quais os alimentos que deves evitar durante a gravidez!

Um conselho para escolher o berço do bebé

O berço vai ser o seu “ninho”, onde vai descansar e passar muitas horas do dia e da noite. Sabes quais as características que deve ter o berço ideal?

Descobre quais os requisitos que deve ter o berço do teu bebé!

Exercícios para fazer na água

Sentes-te bem no meio aquático? Então propomos-te alguns exercícios perfeitos para realizares durante a gravidez.

Descobre os exercícios de hidroginástica que podes fazer grávida!


Page 12

Explicamos-te como evolui o teu corpo com quatro semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé.Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Se estás na 4ª semana de gravidez, deves saber que esta é uma semana crucial, pois é agora que podes confirmar que estás grávida.

É provável que já tenhas começado a notar os primeiros sintomas de gravidez, tais como os enjoos, o cansaço ou um olfato extremamente sensível, mas não só, pois no teu interior o embrião já se começou a desenvolver.

Durante esta semana o futuro embrião já estará implantado de forma segura na membrana do útero, que a partir de agora segregará hormonas que ajudam a levar a gravidez. A cavidade amniótica e a placenta também se começam a desenvolver, mas enquanto a última acaba de se formar, a bolsa gestacional é a encarregue de alimentar o embrião.

O embrião, por sua vez, é formado por duas capas de células que se vão dividir muito rapidamente para formar o início do corpo do bebé.

Esta bola celular ou blastocisto, que no início mede 0,5 mm vai crescer a um ritmo de um milímetro por dia.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Idade do embrião: 2 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 4

Em seguida oferecemos-te algumas imagens que não te vão deixar indiferente: uma ecografia da 4ª semana e um vídeo, para que possas ver o que acontece em movimento. Não percas!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia das 4 semanas

O que muda no teu corpo nas 4 semanas de gravidez

No final das 4 semanas de gravidez, deveria vir o período. Se tal não acontece, ao fim de alguns dias deve fazer-se um teste de gravidez.

Recomenda-se, ainda, fazer o teste pela manhã, ao acordar ou depois de ter estado pelo menos quatro horas sem urinar para garantir a máxima presença de hormonas, cuja dose é a que determina se o resultado é positivo ou negativo.

Alguns dias antes de saíres da dúvida com o teste é provável, no entanto, que tenhas notado alguns sintomas típicos da gravidez, como por exemplo o sono, a fadiga, os enjoos ou o cansaço, sintomas que costumam aparecer especialmente durante a manhã e que se devem à adaptação do organismo à gravidez.

Esta fase de adaptação costuma concluir-se no final do primeiro trimestre de gravidez, embora também não seja uma data exata e dependa de mulher para mulher.

Também é possível que notes dores pélvicas – semelhantes às dores pré-menstruais, o que pode dar lugar a dúvidas -, inchaço abdominal e uma maior sensibilidade nos seios, que podem até aumentar de tamanho. Todos estes sintomas são completamente normais.

Também é comum – apesar do alarmismo que suscita numa mulher que já sabe que está grávida - durante a quarta semana de gravidez haver um ligeiro sangramento, consequência da progressiva implantação do óvulo fecundado no útero.

Este sangue pode ser rosado, vermelho brilhante ou acastanhado. A este respeito convém assinalar que cerca de 25% das mulheres sofre uma hemorragia no início da gravidez e quase todas chegam ao final da gestação, embora por vezes um sangramento possa significar um aborto espontâneo.

Seja como for, deve avisar-se o médico ou a enfermeira perante qualquer hemorragia gestacional.

O teste de gravidez é a prova estrela das quatro semanas de gravidez. Deves saber que, na maioria dos casos, este costuma das positivo já durante esta semana ou até antes da ausência de menstruação… a não ser que os teus ciclos hormonais sejam irregulares e durem mais de 30 dias, o que costuma acontecer nas mulheres com síndroma de ovários poliquísticos.

Se esta semana coincidir com uma consulta no ginecologista e este decidir fazer uma ecografia, esta já vai mostrar as paredes do útero (ou endométrio) mais grossas, apesar de ser quase impossível visualizar a vesícula gestacional.

Conselhos e bem-estar nas 4 semanas de gravidez

Tal como já referimos, a 4ª semana de gravidez é crucial para determinar se esperas ou não um bebé, o que te pode causar impaciência ou até ansiedade, um nervosismo que devemos ter controlado para o bem-estar do embrião e da futura mamã.

Além dessa inquietude, como dizíamos, é possível que apareçam alguns sintomas um tanto desconfortáveis como os enjoos, que podem acalmar-se bebendo água com gás, iogurtes, tisanas de camomila, tomar o pequeno-almoço na cama e, se possível, meia hora antes de se levantar.

Agora que a gravidez é um facto, tanto tu como o pai deviam deixar de fumar – se ainda não o fizeram – pois evitar o tabaco reduz o risco de aborto espontâneo, a morte do bebé no nascimento, o parto prematuro, o baixo peso ao nascer e a morte súbita.

Também convém reduzir, e até evitar, a ingestão de bebidas alcoólicas. E o café?

A Food Standards Agency aconselha as mulheres grávidas a não tomarem mais de 200 mg de cafeína por dia, o que equivale a duas chávenas de café instantâneo, uma de café filtrado ou duas chávenas de chá. Antes de passares de cabeça para o descafeinado, convém saberes que este pode subir o colesterol.

A importância de uma dieta saudável e equilibrada vai garantir o maior bem-estar do bebé e da futura mamã, mas não só, há que contar que o excesso de peso antes da gravidez ou o facto de engordar demasiado durante a gestação acarreta riscos associados ao aparecimento de diabetes gestacional ou à hipertensão durante a gravidez.

Tal pode implicar ter de fazer uma cesariana no momento de dar à luz, além de uma maior probabilidade do teu filho desenvolver diabetes ou obesidade no futuro.

..…

 Conselhos para te alimentares de forma saudável desde já…

Não esperes mais. Deves alimentar-te bem desde o início da gravidez. Vamos ajudar-te!

Falamos de alimentação saudável na gravidez!

 Se sangrares um pouco não te assustes!

O sangramento de implantação é normal e não supões nenhum problema para a gravidez. Dizemos-te o que acontece.

Descobre o porquê do sangramento de implantação.

 Se fazes xixi com mais frequência…

Começaste a ir à casa de banho mais frequentemente? Calma, é um sintoma da gravidez.

Descobre porque urinas com mais frequência!

 Mas se não sabes o que dirá o ginecologista na primeira consulta…

Positivo! E agora? Para já, descobre o que vai verificar o ginecologista na primeira consulta.

Dizemos-te o que não queres perguntar!


Page 13

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 14 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 14ª semana de gravidez, o bebé já adquiriu uma aparência completamente humana. Os seus traços faciais já estão completamente definidos, os olhos e as orelhas já estão na sua localização final e aparecem as sobrancelhas e os seus primeiros cabelos.

O feto já depende totalmente da placenta, que já tem um tamanho maior do que ele, para a sua alimentação. A futura mamã já recuperou os habituais níveis de energia.

Agora, o feto já mede entre oito e nove centímetros e o seu peso é de cerca de 43 gramas.

O cérebro continua a desenvolver-se rapidamente e a sua cabeça representa quase metade do seu tamanho total. A partir desta semana, o ginecologista já pode medir as partes básicas do bebé, como a cabeça, o abdómen e o fémur, por separado.

O sistema nervoso central do bebé, que inclui o cérebro e a coluna, já tem os seus componentes básicos e as ligações entre células nervosas individuais tornam-se mais organizadas.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 14 semanas

Na 14ª semana de gravidez, a bexiga do bebé enche-se e esvazia-se a cada 30 minutos. Primeiro engole o líquido amniótico, filtra-o através dos rins e depois liberta-o em forma de urina.

O bebé produz agora uma pequena quantidade de leucócitos, embora ainda dependa de ti para combater as infeções, e os seus glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, que serve para transportar o oxigénio às células do corpo. O seu sistema sanguíneo já é capaz de criar e dissolver coágulos sanguíneos.

Idade do feto: 12 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 14ª semana

O desenvolvimento do feto no primeiro trimestre de gravidez foi algo extraordinariamente rápido. Talvez te tenham feito uma ecografia há algumas semanas e pudeste ver o bebé que cresce na tua barriga… Mas mudam tão rápido! Na 14ª semana já se assemelha ao que podes ver neste vídeo e nesta ecografia.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia 14 semanas

O que muda no teu corpo nas 14 semanas de gravidez

Já estás de 14 semanas! Já tens barriga? Se ainda não tens, não vai demorar a notar-se. Já estás no segundo trimestre de gravidez e isso vai tornar-se visível em breve. Entras na etapa mais tranquila da gravidez. O normal é não notares grandes mudanças no teu corpo, exceto o aumento da tua barriga, que cada vez será maior e maior.

Podes notar que suas mais. Tal é devido ao aumento de glândulas sudoríparas, provocado pelas mudanças hormonais próprias da gravidez.

O aumento da sudação faz com que seja necessário prestares mais atenção à higiene pessoal. O aumento da sudação aumenta, também, o risco de contrair infeções e doenças da pele. Como tal, torna-se indispensável a utilização frequente de produtos com um pH neutro.

Devem evitar-se completamente banhos e duches prolongados e com água demasiado quente, bem como as saunas e os banhos de vapor que, devido a uma dilatação excessiva dos vasos sanguíneos, obrigam o coração a aumentar inutilmente o seu trabalho.

Recomenda-se colocar na banheira tapetes antiderrapantes.

Nesta fase é muito provável que aconteçam as temíveis mudanças de humor. O pai deve estar consciente das mesmas e encará-las serenamente. O amor pode tudo!

Conselhos e bem-estar nas 14 semanas de gravidez

Na 14ª semana de gravidez é bom conhecer alguns truques úteis para evitar as varizes, muito comuns durante a gravidez e que se devem ao aumento do volume de sangue e relaxamento dos vasos sanguíneos devido ao aumento da hormona relaxina.

Para diminuir a possibilidade de ter varizes durante a gestação, há que evitar ficar sentada ou de pé na mesma posição durante muito tempo, fazer exercício diariamente e dormir com as pernas um pouco elevadas, o que se consegue colocando uma almofada aos pés da cama.

Agora que a placenta fornece ao feto todos os nutrientes de que necessita, deves saber que as proteínas são essenciais tanto para o desenvolvimento do bebé e da placenta como para alimentar as mudanças que acontecem no corpo da futura mamã.

Durante a gestação, é necessária uma ingestão diária de 60 gramas de proteínas, que se encontram na carne, nas aves, no peixe, no leite, no queijo, nas ervilhas, frutos secos e sementes.

….

 Se não souberes o que jantar para não te sentires pesada…

O jantar durante a gravidez, como em qualquer outro estado, deve ser leve, nutritivo e fácil de digerir. Dizemos-te quais os melhores alimentos para um jantar adequado no teu estado. Aproveita estas ideias!

Propomos-te jantes leves para grávidas!

 Para as que não podem esperar para saber como será o seu bebé…

Não te podemos assegurar de que cor serão os olhos do teu pequenito, nem de quer irá herdar o carácter ou a inteligência, mas as leis da genética fazem o seu trabalho!

Descobre como poderia ser o teu bebé segundo a genética!

 Para quando te sentires triste sem saber porquê…

As mudanças hormonais tão intensas durante a gravidez podem pregar-te algumas partidas. Uma delas são as mudanças de humor ou a tristeza, que por vezes nos fazem olhar para nós próprias com menos confiança. Vamos dar-te algumas dicas para te ajudar a dar a volta à situação!

Como melhorar a sua autoestima?

 E se já te começam a apertar as calças…

Já se nota a barriguinha e o botão das calças já não apertam? E só agora começou! Se ainda não queres comprar roupa de pré-mamã, experimenta fazer algumas alterações às peças de roupa que tens e dar uso ao teu talento para a costura!


Page 14

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 17 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 17ª semana de gravidez o bebé tem muito espaço para se mexer e não para quieto. Estica-se, retorce-se e muda constantemente de posição, passando de barriga para cima para barriga para baixo, e vice-versa. Abre constantemente a boca e aprendeu a engolir. Periodicamente engole o líquido amniótico no qual está mergulhado e elimina-o através do xixi.

Na 17ª semana de gravidez o feto mede cerca de 13 centímetros do cocuruto até às nádegas e pesa cerca de 140 gramas. Os seus rápidos batimentos cardíacos já se conseguem distinguir dos da mãe e são suficientemente fortes para que o médico os detete através do estetoscópio. Por outro lado, os seus pulmões continuam a ramificar-se: as células que cobrem as vias respiratórias produzem de maneira constante um fluido que abandona os pulmões quando o bebé efetua movimentos respiratórios, um movimento regulado pelas cordas vocais situadas na laringe.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 17 semanas

Dentro da boca, as papilas gustativas amadureceram, embora o bebé não possa ainda notar qualquer sabor pois as ligações nervosas ainda são imaturas.

Idade do feto: 15 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 17ª semana

Em seguida, mostramos-te uns vídeos nos quais poderás observar tanto uma ecografia da 17ª semana em movimento como a evolução e desenvolvimento do feto nesta semana próxima da metade da gravidez. Não percas!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia 17 semanas

O que muda no seu corpo nas 17 semanas de gravidez

Na 17ª semana de gravidez o teu útero fica cada vez mais redondo, alarga-se em direção da parte superior do abdómen e não tem uma posição fixa. Quando estás de pé podes notá-lo mais porque roça as paredes do abdómen. O teu aumento de peso durante a gravidez, que neste momento deveria ser de entre dois quilos e meio e quatro quilos, não é unicamente devido à presença do bebé, mas também devido à reserva energética de previsão da amamentação. Desde as primeiras semanas que notaste que o teu peito mudou. As hormonas estão a prepará-lo para que produza leite. A irrigação sanguínea dos seios aumenta para os preparar para amamentar.

A futura mamã continua com a sua viagem de altos e baixos emocionais. Nesta altura, é provável que preocupações em torno das mudanças que se avizinham, como será ser mãe ou como mudará a relação de casal ou a economia doméstica depois do bebé nascer preocupem a mamã, dando até lugar ao temido stress, prejudicial para a futura mamã e para o bebé. O nível da hormona do stress, o cortisol, pode filtrar-se no líquido amniótico e afetar negativamente o desenvolvimento fetal, pelo que deves aprender a gerir as tuas emoções. Podes aliviar o stress tentando relativizar os problemas, mantendo-te ocupada, nadando, tirando tempo para relaxar e falando das tuas preocupações com pessoas queridas.

Conselhos e bem-estar nas 17 semanas de gravidez

Um dos sintomas mais incómodos da 17ª semana de gravidez são as cãibras noturnas, bastante frequentes a partir da segunda metade da gravidez. Trata-se de contrações involuntárias dolorosas nos gémeos que se devem à compressão dos nervos das pernas por parte do útero, que já aumentou bastante de tamanho, à insuficiência da circulação sanguínea periférica e aos níveis baixos de cálcio e potássio circulantes. O melhor é massajar a zona com contraturas e fazer alongamentos passivos para que passem, bem como uma dieta rica em potássio com alimentos como as bananas ou as passas para as evitar.

Durante esta etapa, é muito importante manteres-te bem hidratada, pois devido às mudanças hormonais parte dos fluidos que ingeres derrama-se nos tecidos corporais em vez de permanecer na corrente sanguínea. Uma boa maneira de te manteres hidratada é comendo fruta, especialmente melão, uvas e morangos, pois a sua água absorve-se bem no corpo, o seu açúcar ajuda a água a permanecer na corrente sanguínea e é fonte de nutrientes, vitaminas e eletrólitos, necessários para manter o equilíbrio do organismo.

Nesta altura da gestação, além de um maior nível de energia e excitação, podes experimentar um aumento súbito da líbido. O aumento da irrigação sanguínea na zona pélvica combinado com uma maior lubrificação da vagina torna este momento especialmente interessante para manter relações sexuais. Os níveis de progesterona e estrogénio tornam as mamas e a vagina hipersensíveis, o que se traduz numa maior excitação e uma maior rapidez para alcançar o orgasmo por parte da mulher grávida.

Na 17ª semana de gravidez um problema comum a todas as futuras mamãs é o das estrias que se formam nos pontos nos quais existe uma maior tensão da pele e que se poderão prevenir através da aplicação de cremes anti-estrias, muito nutritivos, uma vez que, depois de formadas, as estrias são muito difíceis de eliminar.

 A pensar em nomes para bebés…

Talvez ainda não saibas o sexo do bebé e terás de esperar pela próxima ecografia. Mas de certeza que já começaste a pensar em nomes para bebés.

Preparámos-te uma lista de nomes para bebés!

 Para as que estão muito preocupadas com o andamento da gravidez..

Ficas mais sossegada se puderes ouvir o batimento do coração do teu bebé sempre que quiseres? Existem aparelhos que o permitem ouvir em casa.

Descobre para que serve um doppler fetal e se os especialistas o recomendam!

 Um conselho para as grávidas que têm cãibras

Agora que estás num dos melhores momentos da gravidez, numa doce espera sem incómodos e sem estares muito pesada, é provável que sofras de cãibras.

Descobre porque acontecem as cãibras noturnas e na gravidez e o que fazer!

 Cultivar as tuas emoções é importante

Não só o teu organismo físico precisa de cuidados na 17ª semana de gravidez… Também a tua esfera emocional!

Descobre os cuidados que deves dedicar às tuas emoções na gravidez!


Page 15

Explicamos-te como evolui o teu corpo com sete semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Já estás na 7ª semana de gravidez!

Durante estas próximas semanas o embrião vai assumir uma forma cada vez mais parecida com a de um bebé.

A guiar este desenvolvimento são três grupos de células: o primeiro irá formar a pele e o sistema nervoso; o segundo, os vasos sanguíneos e os músculos, e o terceiro todo o sistema digestivo.

Não é inacreditável que tudo isto esteja a acontecer dentro de ti?

Na sétima semana de gestação o embrião cresce muito, pois no início da semana mede entre 4 e 5 milímetros do cimo da cabeça às nádegas e no final da mesma duplicou o seu comprimento chegando aos 12 ou 13 milímetros.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 7 semanas

O embrião continua a ter uma cabeça muito grande comparativamente ao resto do corpo, mas no seu interior o coração dividiu-se em duas câmaras.

Os pulmões têm um brônquio primário para permitir a passagem do ar, o cérebro divide-se em dois hemisférios e vai aumentando o seu tamanho, e começam a aparecer as fossas nasais e as órbitas dos olhos.

A placenta continua o seu processo de estabilização, embora ainda não esteja preparada para servir de fonte de alimentação.

Durante esta semana, os órgãos vitais do embrião, como os pulmões e o intestino, começam a desenvolver-se, o fígado começa a produzir glóbulos brancos e o pâncreas começa a segregar insulina.

Idade do embrião: 5 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 7ª semana

Gostavas de ver como é um embrião de 7 semanas? Oferecemos-te agora a oportunidade de o ver em movimento e também numa ecografia correspondente à tua semana de gravidez.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 7 semanas

O que muda no seu corpo nas 7 semanas de gravidez

Nesta 7ª semana de gravidez a flutuação de hormonasque está a acontecer no teu interior pode levar-te a estar mais sensível, irascível ou irritável.

As mudanças de humor também serão constantes e, provavelmente, não vais entender algumas delas, mas deve saber que tudo isso é normal.

Por muito irracional que possas parecer, tu e o pai devem redobrar esforços na comunicação, para manterem a empatia e explicarem um ao outro como se sentem. São momentos que podem pôr à prova a solidez do casal e vale a pena falar do assunto.

Nesta semana pode marcar presença outro dos sintomas próprios da gravidez, o ardor de estômago. O refluxo gastroesofágico, um desconforto que tem a sua origem na passagem dos sucos gástricos muito ácidos do duodeno e estômago para o esófago é causado pela compressão do estômago por parte o útero e pela abertura do esfíncter esofágico inferior. Devido ao aumento da relaxina e da progesterona, a válvula que fecha a entrada do esófago para o estômago permanece aberta nas grávidas, provocando um aumento do refluxo, que ainda irá aumentando à medida que também aumenta o tamanho do útero.

Sem deixar de lado os ardores ou refluxos, é importante referir que as gestantes que têm hérnia do hiato costumam apresentar estes sintomas de forma mais precoce e severa.

De qualquer dos modos, o melhor será evitar pratos picantes ou muito condimentados e tentar não fazer refeições muito copiosas.

É preferível fazer várias refeições ligeiras por dia. Se os sintomas forem intensos, consulta o teu médico, que te poderá recomendar um antiácido com hidróxido de alumínio, trissilicato de magnésio ou ranitidina.

Conselhos e bem-estar nas 7 semanas de gravidez

Na 7ª semana de gravidez, durante a primeira ecografia, já se poderá ver o embrião em forma de ponto branco e, no seu interior, o coração a bater. Os aparelhos de ultrassons mais modernos também permitem ver o coração a cores e ouvir os seus batimentos.

O ideal é realizar esta ecografia por via vaginal, pois por via abdominal é ainda cedo para ver o embrião.

Em relação ao calendário de exames diagnóstico e consultas médicas, deves saber que em alguns centros de saúde esta é a semana na qual se faz a primeira consulta ao obstetra.

Nesta, abre-se a história clínica da gravidez, recolhendo os antecedentes médicos pessoais e familiares, bem como a história obstétrica précia: vão perguntar-se por gravidezes e partos anteriores, bem como acerca da existência de abortos ou gravidezes ectópicas.

Também te irão questionar acerca de possíveis hábitos tóxicos e alergias a medicamentos. É também o momento no qual podes expor ao especialista a existência de doenças hereditárias ou malformações na família, tanto materna quanto paterna.

Na primeira consulta vão medir-te a tensão e pesar-te. E este ritual vai repetir-se sempre que fores a uma consulta. O ideal é ganhar entre 1 e 1,5 kg por mês.

Em geral, as mães que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) normal são aconselhadas a engordar entre 9 e 14 kilos durante a gravidez; as que têm um excesso de peso até 8 kg e as que são obesas terão de tomar precauções para não engordarem mais de 6 g durante a gravidez.

Nesta altura é natural que os papás se comecem a debater com uma dúvida: quando vão participar aos outros esta bela novidade.

Convém assinalar que se trata de uma decisão muito pessoal, mas também é verdade que optar pela prudência até superar o primeiro trimestre de gravidez (as 12 primeiras semanas, nas quais acontecem entre 15 e 20% dos abortos espontâneos) pode ser uma boa opção.

De todas as formas, partilhar a novidade com os familiares e amigos mais próximos, aqueles com quem depois poderão esclarecer dúvidas ou falar das emoções do momento, ou até falar sobre uma gravidez que não tenha corrido bem, pode ser um excelente caminho.

Ainda assim, também é com que saibas que, no trabalho, não estás legalmente obrigada a comunicar a gravidez até 15 semanas antes da data prevista do parto, mas adiantar esta informação aos teus superiores diretos e a alguns dos colegas de trabalho pode tornar mais tranquilas as frequentes idas à casa de banho (por enjoos, vómitos ou necessidade de urinar mais frequentemente) ou contar com uma maior compreensão se te tens de ausentar em algum dia de trabalho devido a uma consulta ou por não estares bem disposta.

…..

 Sabes se deves comunicar a tua gravidez na tua empresa?

Aqui explicamos-te quais são as tuas obrigações.

Questões laborais importantes na gravidez!

 Se te preocupa a ecografia transvaginal…

Sabes como se realiza este exame? É demasiado invasivo ou perigoso para o embrião? Explicamos-te tudo!

Descobre em que consiste a ecografia transvaginal!

 Quando é que começam a doer os seios?

A dor ou desconforto nas mamas constitui outro dos sintomas de gravidez mais frequentes!

Descobre quando começam a doer as mamas!

 Sabes o que é uma gravidez ectópica?

É importante que estejas informada sobre todas as eventualidades da gestação.

Explicamos-te os sintomas da gravidez extrauterina


Page 16

Explicamos-te como evolui o seu corpo com 27 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Parabéns, chegada à 27ª semana de gravidez, chegas também ao terceiro trimestre de gravidez! O teu bebé pesa cerca de um kilo e mede cerca de 36 centímetros.

Enquanto o pequeno se está a preparar para nascer, tu deves estar preparada para dar à luz da melhor forma possível.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 27 semanas

O teu ritmo cardíaco está vinculado ao do teu bebé e o teu stress, o teu nervosismo e todos os teus estados de ânimo influenciam-no diretamente.

Durante estas semanas, vais notar movimentos todos os dias. Podes até aperceber-te quando o teu bebé está com soluços. O soluço do bebé é muito curioso porque acontece como se fossem pequenos espasmos, mas sem ruído, pois não há ar nos pulmões.

Os pulmões já estão formados, mas no útero o teu bebé nãos os utiliza. Obtém oxigénio da placenta, através do cordão umbilical, e do que engole do líquido amniótico.

No entanto, os pequenos músculos do seu peito, os seus pulmões e o seu diafragma já estão a começar a praticar com pequenos movimentos peitorais. Estão a treinar para a sua vida cá fora!

Idade do feto: 25 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 27

Queres ver como é um bebé na semana da gravidez em que estás? E queres vê-lo em movimento? Pois aqui tens um vídeo e uma ecografia que te vão dar uma ideia bastante aproximada!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 27 semanas

O que muda no seu corpo nas 27 semanas de gravidez

Na 27ª semana de gravidez o teu humor sofre oscilações? É algo completamente normal nas futuras mamãs como tu e é provável que tenda a piorar à medida que se aproxima a data do parto.

Por um lado, existe o irresistível desejo de teres o teu filho nos braços, por outro, a tensão que acompanha esse acontecimento.

Nos momentos de maior ansiedade tenta concentrar-te no teu filho e começa a interessar-te pelos cursos de preparação para o parto.

Os cursos, além de te ensinarem as melhores técnicas para enfrentar o trabalho de parto e de te proporcionarem um pleno conhecimento do que está a acontecer no teu corpo, vão permitir-te conhecer outras mulheres que estão a passar pela mesma etapa de vida que tu. Com elas, vais partilhar as tuas preocupações, dúvidas e medos. E vais sentir-te muito menos sozinha.

A partir de agora, as mudanças hormonais podem variar de semana para semana. É normal que tenhas os pés e as pernas inchados. Se o inchaço durar muito ou passar para a cara, fala com um especialista. A formação de estrias nos seios e na barriga são também muito comuns neste período.

Conselhos e bem-estar nas 27 semanas de gravidez

Estás de 27 semanas e não pensaste ainda no enxoval para o teu filho? É momento de começares a fazê-lo! Começa por elaborar uma lista das coisas que deves comprar, deixando-te aconselhar quer pelo teu médico, quer pelos teus parentes e amigos.

Na próxima semana, lembra-te de marcar a consulta ginecológica de controlo. Também vais fazer análises de sangue e urina completos.

Podes começar a sentir as famosas contrações de Braxton Hicks. Trata-se de pequenas contrações do útero que se começam a sentir pela 30ª semana de gravidez.

Se tens mais de cinco contrações numa hora, recomendamos que fales com o teu médico. O parto pode antecipar-se.

De todos os modos, não te preocupes. Às 27 semanas de gravidez o bebé já está completamente formado e encontra-se em condições para nascer saudável. No entanto, teria de permanecer na incubadora, com cuidados específicos e sob vigilância.

…..

Se pensas fazer uma eco 3D ou 4D…

Sabes se é necessária ou se apenas se realiza com fins emocionais? Toda a informação de que necessitas:

Descobre em que consiste uma ecografia 3D ou 4D!

Será que “aquilo” são soluços dentro da barriga?

O bebé tem, efetivamente, soluços dentro da barriga, e não é nada de excecional, apenas uma espécie de treino. Descobre mais aqui.

Descobre porque é que o bebé tem soluços na barriga!

Já procuraste cursos de preparação para o parto?

Está na hora de te inscreveres num curso de preparação para o parto. Há muitos e muito variados. Ajudamos-te a descobrir o teu.

Descobre o que deves ter em conta ao escolher o curso de preparação para o parto!

Tens contrações e isso assusta-te?

Tem calma, não são as verdadeiras. São as preparatórias e chamam-se contrações de Braxton Hicks. Sabes porque é que acontecem?

Descobre o que são as contrações de Braxton Hicks e para que servem!


Page 17

Explicamos como evolui o teu corpo com 28 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

O teu bebé já mede 35cm e pesa pouco mais de um quilo.

A sua superfície cerebral, que até agora era lisa, começa a ter sulcos. Os cabelos crescem e o seu corpo torna-se mais suave e arredondado, como consequência do aumento do tecido adiposo situado sob a pele.

Na 28ª semana de gravidez, o teu bebé mede cerca de 36,6 centímetros e pesa pouco mais de um kilo.

A sua superfície cerebral, que até ao momento era lisa, começa a ter sulcos.

Os cabelos crescem e o seu corpo torna-se mais suave e arredondado, em consequência do aumento do tecido adiposo situado debaixo da pele.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 28 semanas

O seu cérebro cresce a um ritmo muito consistente e a transmissão dos impulsos nervosos é assegurada pela mielina, uma substância que reveste os nervos.

O bebé ainda está coberto por uma fina capa de pelugem, o lanugo, que cobre toda a pele exceto as palmas das mãos, as plantas dos pés e o contorno dos lábios.

Os seus sentidos estão cada vez mais despertos. Vais adorar saber que já reconhece a tua voz e que lhe responde, o que também vai acontecer com a música.

Idade do feto: 26 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 28

Já de 28 semanas! Queres ver como é um bebé em desenvolvimento nesta altura da gravidez? Aqui tens uma ecografia e um fantástico vídeo para que o vejas em movimento. Não percas!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 28 semanas

O que muda no teu corpo nas 28 semanas de gravidez

Com 28 semanas de gravidez, a tua barriga está cada vez maior.

Neste momento, os teus rins filtram um litro mais de sangue do que o habitual e liberta-o dos excessos de água e dos resíduos, fazendo aumentar a necessidade de beber.

O útero, ao pressionar a bexiga e o pavimento pélvico, pode fazer com que sintas o estímulo de urinar com maior frequência e, talvez, te possa provocar incontinência urinária.

Se o teu Rh for negativo, vão administrar-te nesta semana, provavelmente, uma injeção “anti-D” para evitar que, se o teu bebé tiver Rh positivo, o teu corpo produza anticorpos contra os glóbulos do bebé.

À medida que a gravidez avança, o crescimento do útero tende a deslocar o estômago e o intestino. Esta pequena movimentação favorece a passagem de sucos gástricos do estômago para o esófago. Por isso, é muito comum que, chegada esta altura da gravidez, comeces a sentir ardor no estômago.

Conselhos e bem-estar nas 28 semanas de gravidez

Estás a frequentar um curso de preparação para o parto? Às 28 semanas de gravidez, é conveniente que o faças.

A inscrição num destes cursos vai ser uma experiência única. Vai ajudar-te a compreender o que vai acontecer no momento de dilatação e quais as técnicas físicas e psíquicas mais adequadas para participar ativamente nas diferentes fases que antecedem o nascimento do teu filho.

Estes cursos são também dirigidos ao pai e têm o objetivo de o envolver e ensiná-lo a ajudar, tanto a nível psicológico como prático, na gravidez, no momento do parto e no pós-parto.

Já fizeste a consulta ginecológica de controlo? Caso contrário, estás quase a realizá-la, juntamente com as possíveis análises de sangue e urina que te vão ser prescritas pelo médico.

Para proteger a tua segurança quando vais ao volante, ou quando viajas como acompanhante, deves levar sempre o cinto de segurança apertado. A DGT recomenda que as futuras mamãs se assegurem de que o cinto está colocado na posição adequada, pelo que existem adaptadores específicos que impedem o cinto de se colocar mal comprometendo o desenvolvimento do feto em caso de acidente.

….

5 semanas de gravidez são quantos meses
Para o caso de quereres preparar a mala da maternidade…

Já tens a lista das coisas que deves levar para o hospital para o nascimento do teu bebé? Para te ajudar, damos-te esta lista para a começares a preparar.

Descobre o que deves levar para o hospital para o nascimento do teu bebé!

5 semanas de gravidez são quantos meses
Se és das que suam muito durante a noite…

O aumento da sudação é normal durante a gravidez, culpa das hormonas. Mas o que acontece se for demasiado incómodo?

Descobre o que podes fazer se suas demasiado à noite!

5 semanas de gravidez são quantos meses
Um conselho se não sabes o que hás-de beber…

Já sabes que as bebidas alcoólicas estão proibidas na gravidez, mas e em relação ao resto? Informamos-te aqui.

Descobre o que podes e o que não podes beber durante a gravidez!

5 semanas de gravidez são quantos meses
Se te queres mexer, mas com pouco esforço…

Existem exercícios específicos para grávidas, que mantêm a futura mamã ágil e ativa sem lhes criar um esforço excessivo. Vamos ensinar quais.

Descobre os exercícios sem esforço que podes fazer!


Page 18

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 8 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 8ª semana de gravidez o embrião mede entre 8 e 11 milímetros, aproximadamente.

A sua cabeça, onde já se perfilam as orelhas e os olhos e onde se começa a formar a ponta do nariz, é ainda muito grande em comparação com o resto do corpo.

Por isso, embora a sua coluna se vá endireitando pouco a pouco, a cabeça ainda permanece inclinada para a frente.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 8 semanas

Esta semana também vão formar-se o lábio inferior e a mandíbula. Por outro lado, a cauda do embrião começa a desaparecer e vai acabar por ser substituída pelos quatro ossos unidos que vão formar o cóccix ou a parte inferior da coluna do bebé.

Na 8ª semana de gravidez, os olhos e as orelhas do embrião começam a crescer, os dedos dos seus pés e mãos começam a formar-se, embora ainda permaneçam unidos, e os cotovelos já são visíveis.

Durante esta semana, uma ecografia poderá confirmar a idade gestacional do feto e poderá também servir para detetar o batimento do coração, onde já se podem diferenciar as válvulas aórtica e pulmonar, e os cerca de 160 batimentos por minuto.

Trata-se de um momento muito importante para o desenvolvimento do feto.

Nesta fase, o seu cérebro é uma estrutura unida à medula espinal, mas que agora se começa a torcer e a formar cinco áreas diferentes entre o cérebro posterior, formado por ponte, medula e cerebelo, e o cérebro médio, onde habita o tálamo e os dois hemisférios cerebrais, que ainda são muito moles.

A placenta assume agora a função de alimentar o feto através do cordão umbilical. Irá receber comida, oxigénio e água.

Idade do embrião: 6 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 8ª semana

Em seguida poderás ver uma ecografia de 8 semanas, bem como um fantástico vídeo, no qual poderás ver o embrião em movimento. Não percas esta maravilha!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 8 semanas

O que muda no seu corpo nas 8 semanas de gravidez

Durante a 8ª semana de gravidez, o útero começa a crescer, embora seja provável que a futura mamã ainda não note nenhuma mudança física.

Na 8ª semana de gravidez, concretamente, o teu útero tem já o tamanho de uma toranja, enquanto antes da gravidez as suas dimensões seriam como as de um punho.

A partir de agora vai começar a crescer gradualmente e, embora passe despercebido, vai contrair-se continuamente. À medida que o embrião for crescendo, é possível experimentar cãibrasdesconforto no baixo ventre e nas costas, bem como nas pernas.

Além de experimentares plenamente alguns dos sintomas da gravidez como os enjoos, a intolerância a determinados cheiros, os ardores ou um acentuado cansaço, é provável que também sofras mudanças repentinas no teu estado de ânimo. Calma, tudo se deve às mudanças hormonais que estás a viver agora.

É comum a muitas futuras mamãs a incómoda dor ciática que, a partir das nádegas, chega às pernas.

Trata-se de uma inflamação do nervo ciático, causada pela pressão que o útero, que está em crescimento, exerce sobre o mesmo.

Se também sofres deste problema, tenta permanecer deitada sobre o lado oposto ao dorido para assim diminuir a pressão no nervo.

Conselhos e bem-estar nas 8 semanas de gravidez

Na 8ª semana de gravidez a tua alimentação deve ser rica em ferro, cálcio, iodo, zinco, ácido fólico, vitamina D e ácidos gordos ómega 3.

Para trazer estes nutrientes para o teu organismo, a tua alimentação deverá ser rica em legumes, verduras, frutas, carnes magras, ovos, peixe, frutos secos e laticínios.

A este respeito, é importante referir que deves ser especialmente cuidadosa com a alimentação, tanto no que comos como na forma como preparas a comida: deves lavas as mãos frequentemente com água e sabão, manter os alimentos no frigorífico até ao seu consumo, servir a comida muito quente, congelar as sobras imediatamente e reaquecê-las uma só vez, lavar escrupulosamente os utensílios e superfícies de trabalho e ajustas a temperatura correta no congelador e no frigorífico.

Como já referimos antes, o cansaço é um dos incómodos normais da gravidez. Há uma perda repentina de energia que pode durar todo o primeiro trimestre e que deveria regredir a partir da 13ª semana de gestação.

Durante estas primeiras semanas deverias alternar períodos de descanso e de atividade. O cansaço também pode ser devido a uma anemia, algo que podes verificar numa análise ao sangue. Para evitar a anemia deves ingerir alimentos ricos em ferro, como os vegetais de folha verde escura, a carne vermelha, os cereais integrais e legumes, sumo de laranja e de ameixa.

As tonturas são outro dos sintomas típicos da gravidez, especialmente quando a futura mamã se levanta e, à medida que a gravidez avança, adquire mais volume.

Tal é devido ao facto do coração ter de trabalhar com mais força contra a gravidade para fazer com que o sangue chegue ao cérebro. Tenta levantar-te por fazes, de deitada a sentada, e depois de pé.

As tonturas também podem aparecer se tiveres um nível baixo de açúcar no sangue ou se permaneceste de pé durante muito tempo, pois o sangue pode acumular-se nos pés. O melhor é permanecer em movimento quando estiveres de pé para evitar que isto aconteça.

A partir deste momento o teu ginecologista vai dizer-te que as consultas ao médico vão acontecer a cada quatro ou seis semanas, sempre que não exista nenhum antecedente ou incidente que justifique uma consulta menos espaçada.

…..

 Sofres de ansiedade?

Ter ansiedade e mudanças de humor nas primeiras semanas é normal, como sempre, devido às mudanças hormonais. Vamos ajudar-te-

Descobre como combater a ansiedade na gravidez!

 Se não sabes quais os exames que tens de fazer durante o primeiro trimestre…

Ainda não te informaste e tens dúvidas sobre quais os exames que tens de fazer? Explicamos-te aqui!

Descobre os exames médicos do primeiro trimestre!

 Guia de alimentação saudável para grávidas

Aqui oferecemos-te um guia super completo para saberes como te deves alimentar durante a gravidez.

Descobre o teu guia de alimentação saudável para grávidas!

 8 maneiras de anunciar a gravidez

Não sabem como fazer o anúncio de forma original? Aqui tens algumas ideias.

Descobre formas curiosas de anunciar a tua gravidez!


Page 19

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 18 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

A partir da 18ª semana de gravidez, podes sentir pela primeira vez o movimento do teu filho. Na 18ª semana de gravidez o bebé é maior do que a placenta pela primeira vez e vai continuar a superá-la em tamanho de forma gradual.

De facto, no final da gestação, o bebé irá pesar mais seis ou sete vezes do que ela. Agora, os órgãos reprodutores estão em pleno desenvolvimento, tanto interna como externamente e, no caso das meninas, nos seus ovários já se estão a formar os folículos que contêm os óvulos.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 18 semanas

Numa gravidez de 18 semanas, o bebé mede 14,2 centímetros do cocuruto até às nádegas e tem um peso médio de 190 gramas.

Os seus movimentos dentro da barriga serão cada vez mais vigorosos e evidentes. Tem em conta que o ritmo da sua atividade física e das suas horas de sono, que são cerca de 18 por dia, estão em estreita relação com as variações hormonais da mãe. Pela noite, entre as dez e as doze, vais notar que se mexe mais.

As suas pernas e pés vão acabar de se modelar e a cartilagem do corpo vai transformar-se, pouco a pouco, em osso. O seu coração, dividido em quatro câmaras e quatro válvulas, prossegue o seu desenvolvimento, tal como o sistema respiratório.

Enquanto está no útero, o bebé pratica os movimentos respiratórios, chave para desenvolver os músculos do peito e permitir que os pulmões cresçam, os quais só estarão completamente formados na 35ª semana.

O que acontece do crescimento de gémeos na 18ª semana de gravidez? Os fetos de gémeos, em geral, crescem mais ou menos ao mesmo ritmo, pelo menos até esta semana.

Agora, o ritmo de crescimento pode diferir até 15% entre eles, mas com um seguimento médico adequado e tendo em conta que o desenvolvimento dos principais órgãos já aconteceu, não há lugar para preocupações.

Idade do feto: 16 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 18ª semana

Em seguida vamos mostrar-te um interessantíssimo vídeo com imagens de um feto de 18 semanas em movimento, além de uma ecografia desta mesma semana. Não podes perder!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia das 18 semanas

O que muda no teu corpo nas 18 semanas de gravidez

Estás grávida de 18 semanas: o teu peso aumenta constantemente e os movimentos do pequeno começam a ser percetíveis graças também à ligeira diminuição das paredes uterinas.

Por outro lado, o teu centro de gravidade, devido ao aumento de dimensões do útero, desloca-se ligeiramente para as pernas, os músculos relaxam-se, os ossos da pélvis tornam-se mais flexíveis e poderás começar a sofrer de dores de costas.

A tua barriga e os teus peitos crescem bastante a partir destas 18 semanas de gravidez, assim que, se até agora não usaste roupa de grávida, talvez a comeces a necessitar.

O teu útero pode já ser suficientemente grande para arredondar a tua barriga.

Muitas mulheres têm afrontamentos durante a gravidez, o que é devido ao aumento da progesterona, que faz com que os vasos sanguíneos dilatem e se encham de sangue e calor.

Quando se está grávida também se acelera o metabolismo, o que gera um calor extra. Um efeito secundário deste calor é a comichão, especialmente na barriga, que se deve ao alongamento da pele. Uma comichão que se pode acalmar com o uso de um creme hidratante.

Conselhos e bem-estar nas 18 semanas de gravidez

Na 18ª semana de gravidez talvez já tenhas de fazer frente a alguns sintomas pouco agradáveis, como o ardor de estômago e as hemorroidas.

Para o primeiro, que é acompanhado de um sabor amargo, podes experimentar comer menores quantidades de alimentos e assegurar-te que os mastigas bem, evitar os pratos com muita gordura e que sejam picantes, bem como o álcool e o tabaco.  Por outro lado, beber leite, ingerir infusões de menta, camomila e gengibre, mastigar alho cru, comer pastilhas elásticas, permanecer de pé depois das refeições e elevar a cabeceira da cama são medidas que podem ajudar a aumentar o teu bem-estar.

Como sabes, a digestão torna-se mais lenta por causa das alterações hormonais, o que também provoca prisão de ventre. Para a combater, o melhor é alimentares-te com uma dieta equilibrada composta em 50% por cereais, 25% por vegetais, 15% por alimentos de origem animal e 10 por legumes.

Esta semana pode ser um bom momento para planificar as aulas pré-natais, pois embora estas não comecem até ao sexto ou sétimo mês de gravidez, tens de te inscrever com antecedência.

Estes cursos podem ser dados de forma gratuita no centro de saúde ou hospitais, embora também possam ser privados.

Neles, aprendem-se os sinais que indicam o início do parto, as técnicas de respiração e relaxamento, opções analgésicas e intervenções médicas, e também se aprendem conselhos práticos para cuidar do bebé durante as suas primeiras semanas de vida.

Lembra-te de marcar num calendário logo que sintas os primeiros pontapés do bebé. Este dado vai ser muito útil, juntamente com os cálculos do ginecologista e com os resultados das ecografias, para assinalar com maior precisão a data do parto.

….

 Estás a pensar na vacina da gripe…

Não gostas da ideia de te vacinares durante a gravidez? Muito pelo contrário! Os especialistas recomendam que as grávidas tomem a vacina da gripe durante a campanha de outono-inverno. Porquê?

Descobre porque é que a vacina contra a gripe é importante para ti!

 Se te apareceram manchas nas axilas…

Apareceram-te zonas mais escuras nas axilas e não gostas de levantar os braços? Culpa as hormonas! Queres saber se desaparecem e quando?

Descobre porque é que aparecem manchas nas axilas e como se eliminam!

 Gostas do sotaque americano?

Ainda não tens nome para o bebé mas gostas do sotaque britânico? Aqui tens alguns nomes dos quais poderás gostar?

Lista de nomes americanos para meninos e meninas!

Um conselho para as tuas relações sexuais…

Confessamos-te que o segundo trimestre é, sem dúvida, o melhor da gravidez no que diz respeito ao sexo. Porque não aproveitar? Lê este conselho!

Descobre quais as precauções a tomar em relação ao sexo na gravidez!


Page 20

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 19 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 19ª semana de gravidez as orelhas e os olhos do bebé, ainda fechados, já estão no seu sítio!

As suas impressões digitais começam a formar-se na gema dos seus deditos e o seu cordão umbilical torna-se mais forte e grosso, ao mesmo tempo que continua a transportar sangue e nutrientes ao bebé em crescimento.

Nas 19 semanas de gravidez, o bebé mede cerca de 15,3 centímetros do cocuruto até às nádegas e pesa cerca de 240 gramas.

Está quase completamente formado e o funcionamento dos seus órgãos está muito avançado.

O seu cérebro e medula espinal continuam a desenvolver-se e a sua pele começou a cobrir-se por um pouco de gordura e por um fino pelo protetor chamado lanugo.

A partir desta semana, conhecer o sexo do bebé é muito mais fácil e os resultados são muito mais fiáveis.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 19 semanas

Durante esta semana o bebé começa a soluçar, os seus olhos efetuam movimentos esporádicos sob as pálpebras e ele não para quieto dentro da barriga da mamã.

Muitas grávidas, especialmente as de primeira viagem, não notam os primeiros movimentos até à 18ª o 20ª semana, ou até depois.

Para o notar, além de teres de relaxar para tomar consciência do próprio corpo, podes experimentar pôr música alta ou deitares-te de lado, segurando a barriga.

Idade do feto: 17 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 19ª semana

Se quiseres saber qual o aspeto aproximado do bebé que esperas, oferecemos-te estas imagens e vídeo, para que tenhas uma ideia. Descobre agora mesmo!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia das 19 semanas

O que muda no seu corpo nas 19 semanas de gravidez

Na 19ª semana de gravidez, as pernas começam a inchar e podem aparecer varizes. Evita estar muito tempo de pé ou cruzar as pernas quando te sentares.

Também é provável que tenha mudado até a tua forma de respirar e que os quilos acumulados e a barriga elevem um pouco o diafragma, obrigando-te a respirar mais como peito.

Também é possível que tenhas visto reduzida a tua capacidade de concentração, o teu grau de atenção e a tua resistência física, mesmo que seja uma mudança mínima.

Nesta etapa, vais também notar um aumento do corrimento vaginal de cor branca e amarelada de consistência mais espessa do que o habitual.

A isto chama-se leucorreia e é causada pelo aumento do fluxo sanguíneo na mucosa vaginal. Por sua vez, a vagina assume uma coloração violácea típica da gravidez, chamada sinal de Chadwick. Os lábios maiores e menores da vagina ficarão mais espessos do que o habitual.

Outro dos efeitos secundários do aumento do volume sanguíneo da gravidez, bem como nos casos em que a mulher padece de anemia, são as palpitações cardíacas. É um sintoma que costuma assustar bastante a futura mamã e por vezes é necessário ir ao cardiologista. Em qualquer caso, o melhor será evitar situações stressantes.

Conselhos e bem-estar nas 19 semanas de gravidez

Na 19ª semana de gravidez, interessa-te saber que comer muitos alimentos ricos em vitamina E, tais como saladas e verduras de folha verde, frutos secos, abacates, ovos e gérmen de trigo, pode reduzir o risco do bebé desenvolver alergias e asma.

Se te quiseres exercitar, a água pode ser o melhor elemento, pois vais sentir-te mais leve.

Além dos cursos para grávidas – disponíveis em quase todos os ginásios – podes realizar alguns exercícios por tua conta, como correr sem sair do lugar, pedalar de pé na água ou com um rolo debaixo de cada braço ou fazer exercícios de braços enquanto estás de cócoras na água.

Todos estes exercícios devem ser realizados num local onde a água apenas te fique pela cintura, e servirão para tonificar braços e pernas, bem como para reforçar as costas e barriga.

Entre as semanas 19 e 20 de gravidez, poderás fazer a ecografia morfológica, que serve para avaliar a estrutura e biometria fetal, bem como para diagnosticar anomalias no desenvolvimento fetal. No caso de se diagnosticar uma malformação incompatível com a vida, está contemplada a possibilidade de interromper a gravidez até à 22ª semana. Nesta ecografia também costuma ver-se claramente o sexo do bebé.

….

 Se tens dores de estômago…

Ter refluxo ou ardor de estômago é uma sensação muito incómoda, e afeta um grande numero de grávidas. Se é o teu caso, este artigo interessa-te.

Informação interessante sobre o ardor de estômago na gravidez!

 Se te perguntas qual será a cor dos seus olhos…

Podes não lhe dar uma excessiva importância, mas se te perguntaste como serão as suas feições, ou a cor dos seus olhos, isto pode interessar-te.

De que cor serão os olhos do bebé?

 Se achas que tiveste contrações mas não tens a certeza…

Perante qualquer dúvida, a primeira coisa a fazer é consultar o médico ou ir às urgências, mas damos-te algumas pistas sobre as contrações do segundo trimestre.

Descobre o que significa ter contrações no segundo trimestre e o que fazer!

 Porque é que a natação para grávidas é uma boa opção…

O meio aquático é ideal para as futuras mamãs! Explicamos-te todos os seus benefícios, para ti e para o teu bebé.

Descobre os benefícios na natação na gravidez!


Page 21

Explicamos-te como evolui o seu corpo com 9 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 9ª semana de gravidez a futura mamã começa a notar a barriguinha, embora o embrião ainda meça apenas 3 centímetros.

Nesta semana, as suas mãos e dedinhos das mãos já começam a aparecer a as suas pernas crescem até dar lugar aos pés. Além disso, o seu rosto vai começar a adquirir um aspeto mais parecido com o nosso e, embora ainda não o notes, o bebé vai começar a fazer pequenos movimentos.

Na 9ª semana de gravidez o embrião mede entre 13 e 17 milímetros, aproximadamente, desde o cocuruto até às nádegas.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 9 semanas

O que vai continuar a encolher cada vez mais é a bolsa gestacional, que em breve será desnecessária pois será a placenta a encarregue de alimentar o bebé.

Os seus ossos vão começar a desenvolver-se e vão continuar a crescer até à adolescência, as vértebras e costelas já estão no seu lugar e o esqueleto do bebé irá calcificar e endurecer gradualmente.

Os olhos, que até agora estavam dos lados da cabeça, começam a deslocar-se para a parte frontal. As pálpebras vão unir-se, embora ainda permaneçam fechadas até à 26ª semana de gestação, aproximadamente, e os lábios, já formados, serão, juntamente com a pele que os rodeia, onde se concentrarão mais nervos.

O ouvido externo vai começar a tomar forma, os cotovelos podem mexer-se e… ainda há mais!

Nesta semana todos os órgãos principais do sistema digestivo do bebé se começaram a desenvolver, embora ainda não possam realizar nenhuma função digestiva.

Idade do embrião: 7 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 9

Em seguida vamos mostrar-te um vídeo do embrião em movimento, bem como a evolução e desenvolvimento do feto nesta semana. Não percas!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 9 semanas

Como muda o teu corpo nas 9 semanas de gravidez

Durante a 9ª semana de gravidez, a futura mamã começa a notar a barriguinha. Também é provável que nesta altura os enjoos estejam no seu apogeu, embora possas pensar que é provável que regridam dentro de poucas semanas, exatamente quando o primeiro trimestre chegar ao fim.

Vais continuar a experimentar, mesmo assim, um sem fim de mudanças no teu interior, tais como ardor de estômago, gases, náuseas, mudanças de humor, etc.

O teu corpo continua a adaptar-se pouco a pouco à presença do teu bebé, daí que continues a ter dores pélvicas e ligeiras contrações, o que indica que o teu útero continua a crescer.

Na 9ª semana de gravidez é provável que apareçam os tão falados desejos, pois é nesta altura que a grávida sente que o corpo lhe está a dizer o que quer comer.

Os especialistas referem que tal se deve ao facto do nosso organismo ser consciente de que alguns alimentos não são bons para o desenvolvimento do bebé, pelo que os rejeita, tal como acontece com as comidas gordurosas ou com o sabor e cheiro do café, chá, tabaco e álcool.

Também é provável que, perante um défice de nutrientes, te apeteçam alimentos que antes não apareciam na tua lista de preferências ou que recorras a estranhas combinações de alimentos durante um tempo que apenas tu poderás entender.

Deves saber, ainda assim, que durante o primeiro trimestre de gestação podem aparecer as dores de cabeça de forma recorrente, especialmente se trabalhas ao computador.

Tal é devido ao cansaço dos olhos e à tensão acumulada pelo facto de permaneceres imóvel mais tempo do que o desejado.

Conselhos e bem-estar nas 9 semanas de gravidez

Neste período concentram-se vários exames diagnóstico como a análise de sangue e urina, determinação de hormonas tiroideias, teste combinado do primeiro trimestre ou ecografia.

Toma o teu tempo entre consultas para pensar em todas as dúvidas que gostarias de fazer ao teu ginecologista.

Na 9ª semana de gravidez já falta pouco para que a hormona responsável dos enjoos e vómitos decresça e para que esses sintomas, dos quais sofrem cerca de 75% das mulheres grávidas, desapareçam.

Deverás saber que os enjoos, especialmente os matinais ou os associados ao cansaço, são habituais e que podem acalmar-se apanhando um pouco de ar, concentrando-te na respiração e na postura corporal ou bebendo pequenos goles de água de forma frequente.

De todas as formas, deverás ser capaz de ingerir e manter líquidos e alimentos no corpo. Caso contrário, é conveniente que vás ao médico.

Esses mesmos enjoos serão os que, juntamente com os vómitos e o cansaço, te vão impedir de viajar à vontade durante o primeiro trimestre de gravidez, que é aquele em que, como referimos, deves evitar temperaturas extremas e atividades frenéticas, bem como países onde se concentrem um grande numero de insetos que possam transmitir infeções.

Também deves beber sempre água engarrafada, evitar bebidas com gelo e não comer saladas ou frutas que não se possam descascar, pois podem ter sido lavadas com água contaminada.

Além destas anotações, e sempre que te sintas bem, podes viajar sem qualquer problema.

Lembra-te, isso sim, que para favorecer a circulação sanguínea e evitar que se inchem tornozelos e pés, é aconselhável parar a cada duas horas para esticar as pernas, tomar um snack e ir à casa de banho, se viajares de carro, e levantares-te a andar pelo corredor se viajares de comboio ou avião.

……

 Fizeram-te alguma destas análises?

As análises que detetam infeções são imprescindíveis durante a gravidez. Explicamos-te quais são e o que detetam.

Descobre quais são as análises que detetam infeções!

 Se não tens a certeza de quantas semanas estás…

A contabilização das semanas de gravidez e a data exata da conceção podem ser muito confusas. Ajudamos-te aqui.

Descobre como podes saber de quantas semanas estás!

 Se te disseram que a gravidez vai piorar a tua visão…

Mito ou realidade? Aumenta a miopia ou o astigmatismo? Falamos da visão na gravidez.

Descobre como a gravidez afeta a visão!

 O que sabes sobre a amniocentese?

Trata-se de um exame invasivo que se realiza, caso necessário, um pouco mais à frente. Mas se estás a pensar no assunto…

Descobre toda a informação sobre a amniocentese!


Page 22

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 29 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 29ª semana de gravidez, a tua barriga sobe e fica logo abaixo da tua caixa torácica. Isto, juntamente com a pressão das costelas, do diafragma, e do próprio útero, provoca um certo desconforto.

O cérebro, bem como os sentidos do bebé, continua a desenvolver-se e, agora, já é sensível à luz, à tua voz e a alguns sons do exterior. As suas papilas gustativas começam também a distinguir alguns sabores.

Na 29ª semana de gravidez, o bebé mede em média 38 centímetros desde o cocuruto até aos tornozelos e pesa cerca de 1,150 Kg.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 29 semanas

O lanugo (pêlo muito fininho) que até agora cobria o seu corpo começa a desaparecer. A maior parte perde-se antes do nascimento, embora em alguns casos o bebé ainda possa nascer com alguns pêlos nas costas.

Por outro lado, as dobras do cordão umbilical começam a cobrir-se de um fluido gelatinoso cuja função é evitar que este fique comprimido quando o bebé se vira e contorce.

Durante esta etapa, o seu cérebro continua a crescer e a sua superfície começa a adotar as formas e pregas que irá ter durante a infância e idade adulta.

Esta 29ª semana também assinala um marco no desenvolvimento do bebé pelo facto de os seus pulmões terem amadurecido o suficiente para, no caso de nascer prematuramente, e apesar de necessitar de assistência para respirar, as possibilidades de sobrevivência fora do útero melhorem significativamente.

A partir da 29ª semana vai começar a dar a volta e a colocar-se apoiado no colo do útero.

Idade do feto: 27 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 29

Continuamos a avançar! Queres ver o aspeto aproximado do bebé durante esta semana? Em seguida, mostramos-te a imagem de uma ecografia e vídeo para que possas ver o bebé em movimento. Apaixona-te!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 29 semanas

O que muda no teu corpo nas 29 semanas de gravidez

Na 29ª semana de gravidez, o teu fluxo sanguíneo também se terá multiplicado por dez, tal como o tamanho do teu útero. É normal, por isso, que experimentes uma maior sensação de cansaço e dores nas pernas, tal como dores de costas.

É no terceiro trimestre que costumam desencadear-se certos incómodos típicos da gravidez, tal como as dores de costas, uma resposta natural ao aumento de peso e ao afrouxamento das articulações, e a ciática, ou dor aguda na base das costas que se prolonga até à perna que ocorre quando o nervo ciático fica entalado numa articulação da base das costas.

Neste último trimestre, o teu bebé apenas tem de aumentar de peso e crescer, pelo que será bom que te comeces a acostumar a ver crescer bastante a barriga.

(Também te interessa: Calculadora de peso na gravidez)

Conselhos e bem-estar nas 29 semanas de gravidez

Na 29ª semana de gravidez já estabeleceste, provavelmente, a tua dieta, mas interessa saber que os especialistas recomendam fazer entre cinco e sete refeições e lanches diários.

Em especial no que respeita aos ovos, queijo, carnes magras ou peixe, e legumes ou cereais integrais, que são os mais contribuem para o desenvolvimento do bebé e que devem estar presentes em cada refeição.

Algumas grávidas sofrem do síndroma das pernas inquietas ou, o que é o mesmo, sentem uma necessidade incontrolável de mexer continuamente as pernas, especialmente quando estão a descansar.

Apesar de não se conhecer a causa exata, vincula-se a um desequilíbrio do neurotransmissor dopamina, cujos níveis podem ser afetados por uma falta de ferro.

Calma. É algo que desaparece após a gravidez, e por agora podes atenuar estas sensações consumindo ferro suficiente, descansando os teus pés sobre um monte de almofadas quando fores dormir e evitando estimulantes, como a cafeina, ou praticar exercício antes de dormir.

Já começaste as aulas de preparação para o parto? Independentemente disso, e embora ainda não tenhas decidido se vais optar por amamentar ou não, pode ajudar-te frequentar um grupo de apoio à amamentação, onde te podem dar alguns conselhos de como amamentar o teu bebé para que ambos se sintam bem e para que ele agarre a mama.

Além disso, podes assim ter acesso ao testemunho de outras futuras ou recentes mamãs que certamente te ajudará.

….

5 semanas de gravidez são quantos meses
Se achas que o sexo se está a tornar complicado…

O volume da barriga no terceiro trimestre, adicionado ao peso da mamã, faz com que as relações sexuais possam decrescer. Mas se te continua a apetecer, podes informar-te aqui.

Descobre como é o sexo na gravidez.

5 semanas de gravidez são quantos meses
Para as que sofrem de infeções urinárias…

Se também sofreste este mal-estar durante a tua gestação, vai interessar-te saber as suas causas e que podes tratar e prevenir casos futuros.

Descobre tudo sobre a infeção urinária na gravidez!

5 semanas de gravidez são quantos meses
Para as que necessitam de ferro na sua alimentação

Se as análises detetaram uma anemia por carência de ferro e o teu ginecologista te prescreveu suplementos, também te interessa saber como te podes alimentar melhor.

Descobre quais os alimentos que te ajudam a aumentar as reservas de ferro!

5 semanas de gravidez são quantos meses
Um conselho para que respires corretamente

O oxigénio é fundamental para o desenvolvimento do bebé que esperas. Respirar bem também contribui para o bem-estar da futura mamã. Descobre como respirar na gravidez.


Page 23

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 32 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 32ª semana de gravidez, o comprimento do teu bebé é de cerca de 41 centímetros e pesa, aproximadamente, 1,8 kilos.

Este é o momento no qual, geralmente, até os bebés mais preguiçosos se colocam de cabeça para baixo, a posição mais favorável para encarar a viagem que vai permitir o nascimento do bebé (apenas 4% dos bebés permanece de nádegas).

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 32 semanas

Todos os órgãos (estômago, intestino, pulmões, coração, rins) estão a realizar o “ensaio geral” para poder funcionar perfeitamente ao nascer.

Nos dois meses que faltam antes do parto, o feto ainda vai aumentar meio kilo por mês, aproximadamente, até completar os 3,5 kilos médios que pesam os bebés ao nascer.

Idade do feto: 30 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 32

Em seguida mostramos-te um vídeo e a imagem de uma ecografia correspondentes a esta semana de gravidez nos quais poderás observar o feto em movimento e a sua evolução e desenvolvimento. Não percas!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia de 32 semanas

O que muda no teu corpo nas 32 semanas de gravidez

Também o oitavo mês de gravidez chegou ao seu termo!

Às 32 semanas de gravidez, o teu corpo está pronto para o nascimento do bebé, e até ao momento do parto é necessário manteres-te em forma, tanto física como psicologicamente.

No que se refere ao primeiro aspeto, não deves esquecer-te de fazer os exercícios físicos e respiratórios especiais para este período, enquanto, no que respeita ao aspeto psicológico, tenta fazer com que o teu tempo seja passado rodeada das pessoas que te são mais queridas e mantendo ativa a tua vida sexual, se não existirem contraindicações.

Geralmente a sexualidade, nesta última etapa da gravidez, dirige-se mais à ternura e às carícias, mas não existe nenhum tipo de proibição se tudo se desenrolou corretamente.

De qualquer modo, lembra-te que a ejaculação interna causa pequenas contrações (produzidas por substâncias como a prostaglandina no esperma) e que, se te encontras muito perto do parto, o pode acelerar.

Conselhos e bem-estar nas 32 semanas de gravidez

Nas 32 semanas de gravidez já deves ter decidido como queres que seja o teu parto. Uma das técnicas mais singulares e inovadoras é o parto na água.

Não são muitos os locais onde podes ter este tipo de parto, no entanto podes ter um curso de preparação para o parto que inclua uma parte aquática.

Os defensores do parto na água argumentam que, na água, se pode obter um maior relaxamento, os feixes musculares movem-se com mais facilidade, as contrações do parto são menos dolorosas e o bebé encara o mundo exterior de uma forma menos traumática.

Nestas semanas leva-se a cabo, geralmente, a terceira e última ecografia (que avalia o crescimento do bebé e, especialmente, a sua posição), e realizam-se, se o ginecologista achar adequado, novos exames de sangue e urina, a análise microbiológica vaginal e a velocimetria doppler que verifica se o aporte sanguíneo é regular.

O terceiro trimestre é um período especialmente delicado para a segurança da futura mamã e do feto quando viajam de carro.

O volume da barriga faz com que muitas mamãs sintam que o cinto de segurança as incomoda, se bem que o seu uso é obrigatório durante toda a gravidez.

A DGT insiste no facto do cinto de segurança ter de estar colocado de forma correta para evitar lesões e comprometer o desenvolvimento do feto em caso de acidente. Atualmente, a DGT recomenda o uso de adaptadores específicos para assegurar a correta colocação do cinto de segurança na gravidez.

…..

Se ainda não deu a volta…

Ainda tem tempo de dar a volta? Aqui tens a informação de que necessitas sobre este tema.

Descobre o que acontece se o bebé ainda não deu a volta para nascer!

Conselhos se não sabes se o teu bebé se mexe o suficiente…

Precisas de saber se o bebé se está a movimentar o suficiente dentro da barriga? Ou achas que é um movimento excessivo? Calma!

Descobre o que é ou não normal nos movimentos do bebé!

Proximamente: o teste do estreptococo

Em alguns hospitais fazem-no mais cedo, noutros mais tarde, mas não falta muito. Explicamos-te no que consiste um dos últimos exames da gravidez.

Descobre em que consiste o teste do estreptococo!

Atenção! O que diz a terceira ecografia?

É a última ecografia “oficial” da gravidez. Sabes para que serve e porque se realiza? Contamos-te tudo.

Descobre o que se avalia na terceira ecografia!


Page 24

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 33 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 33ª semana de gravidez, com todos os seus órgãos praticamente desenvolvidos e com um aspeto muito semelhante ao que terá no momento do nascimento, o teu bebé mexe-se de uma forma cada vez mais limitada.

Talvez comeces a sentir os soluços do feto.

Na 33ª semana, o bebé mede cerca de 42,4 centímetros do cocuruto até ao calcanhar e pesa cerca de 1,9 kilos.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 33 semanas

Os seus ossos continuam a endurecer paulatinamente graças ao cálcio proveniente da dieta da mãe e que atravessa a placenta.

Nesta etapa, as unhas das suas mãos já alcançaram a ponta dos dedos e as suas papilas gustativas já se desenvolveram, de modo que pode distinguir alguns sabores que a sua mamã ingere.

Por seu lado, o líquido amniótico que o bebé engole passa pelo seu estômago e intestinos. O resto – o mecónio – armazena-se no seu cólon e é expelido após o parto.

Importa saberes que, além de fornecer nutrientes, o líquido amniótico que o bebé engole e recicla é importante para um saudável desenvolvimento dos intestinos.

Idade do feto: 31 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 33

Como estará o teu bebé na barriga durante esta semana de gravidez? Já quase não tem espaço! Para que possas fazer uma ideia aproximada, mostramos-te uma ecografia e um vídeo muito interessantes.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Ecografia 33 semanas

O que muda no seu corpo nas 33 semanas de gravidez

Nesta altura, a mamã ainda costuma ganhar entre meio kilo e um kilo por semana, embora o ritmo vá diminuindo à medida que se aproxima o final da gravidez.

Às 33 semanas de gravidez pode começar a apresentar-se a tão temida dor ciática, que pode representar um obstáculo importante para a mobilidade e bem-estar da mãe.

A barriga esticou-se, o que faz com que fique um pouco ressequida, e, por isso, apareçam as comichões. O umbigo agora fica protuberante e pode até notar-se sob a roupa da futura mamã.

Na 33ª semana de gravidez, além de aumentarem o seu volume, as tuas mamas preparam-se para a amamentação.

O próprio feto colabora neste processo, pois durante as últimas semanas distribui, através da placenta, hormonas que, absorvidas pela mãe, ativam a produção de leite, que estará “preparado” imediatamente depois do parto.

Precisamente para te preparares para dar mama, se for esta a tua opção, deves prestar mais atenção à higiene dos teus seios, especialmente dos mamilos, que deverás massajar com produtos específicos e secar com uma toalha seca e um pouco áspera para os tornares mais fortes e resistentes.

Se os teus mamilos sobressaem pouco ou são planos, deves tentar estimulá-los puxando-os ligeiramente, sem forçar, para lhes dar a forma adequada. Deves saber, ainda assim, que o facto de ter os mamilos planos ou invertidos não é, por si só, um impedimento nem uma contraindicação para dar mama.

Chegado o momento, pede ajuda a especialistas na matéria, que te podem ajudar a dar mama ao teu bebé da melhor maneira.

Conselhos e bem-estar nas 33 semanas de gravidez

Estando de 33 semanas de gravidez, deves continuar a esforçar-te por manter um estilo de vida saudável.

Convém saber, por exemplo, que a fibra é muito importante durante esta última fase de gestação, pois ajuda o sistema digestivo a trabalhar de forma mais eficaz.

Os especialistas recomendam que as mulheres grávidas ingiram cerca de 25 gramas de fibra por dia, uma quantidade que se pode alcançar facilmente comendo três ou quatro peças de fruta, vegetais em todas as refeições, pão integral e arroz integral. Ao saciar mais rapidamente, se apostas por comer fibra, vais evitar comer em excesso.

A fibra ajuda a controlar a diabetes e a reduzir o colesterol, bem como o risco de doenças coronárias.

A partir de agora, pode sentir dores na zona lombar, que, por vezes, irradia para a nádega, coxa, e toda a perna até chegar ao pé, o que se conhece como dor ciática.

Esta acontece devido à compressão da raiz nervosa do nervo ciático causada pela excessiva curva que a tua barriga provoca nas tuas costas, na zona lombar e que, por sua vez, faz com que o osso sacro mude de posição e pressione o nervo ciático. Para mitigar a dor podes fazer exercícios de Pilates, ir a um fisioterapeuta ou praticar natação.

Nas próximas semanas também é provável que tu e o pai se assustem perante um falso alarme de parto, especialmente se se trata da primeira gravidez.

É útil familiarizar-se de antemão com os sintomas que surgem no início do parto.

Também podem entrar em contacto com os especialistas que vos seguem para tirar dúvidas e, se acabarem por ir a apitar para o hospital, não te preocupes: não vão ser nem os primeiros nem os últimos. Lá podem monitorizar-te e vais saber se realmente chegou o momento de dar à luz ou se ainda faltam alguns dias.

…..

Se te faltar cálcio…

O cálcio é um mineral fundamental para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes, bem como para a amamentação. Dizemos-te quais os alimentos que podes comer para aumentares as tuas reservas.

Descobre quais os alimentos com mais cálcio!

Se tens comichão no corpo todo e estás desesperada…

A comichão na pele é algo habitual quando esta se estica tanto. Dizemos-te como podes aliviar a comichão.

Descobre como aliviar a comichão!

Ups, ninguém te disse isto…

Podes não ter vontade de ter relações sexuais com penetração, mas… e masturbares-te? Sabes se pode ter algum perigo?

Descobre se a masturbação é contraindicada durante a gravidez!

Aumenta as tuas reservas de Omega 3

Os ácidos gordos moega 3 são muito benéficos para o teu pequeno. Explicamos-te porquê e onde os podes encontrar.

Descobre quais os alimentos que contêm Omega 3!


Page 25

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 34 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Na 34ª semana de gravidez, as enzimas digestivas do bebé já estão ativas, pelo que, se nascesse agora, os seus intestinos já poderiam processar a comida.

O seu ouvido está muito desenvolvido e começa a reconhecer os sons que lhe são familiares, especialmente a voz da mãe.

Se esperas gémeos, a data do parto pode estar perto, pois poucos chegam à 37ª semana de gestação.

Na 34ª semana de gravidez o bebé mede cerca de 44 centímetros desde o cocuruto até ao calcanhar e pesa em média 2, 146 Kg.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 34 semanas

O desenvolvimento dos seus sentidos já está mais do que avançado. É o caso do ouvido, com o qual reconhece os sons que lhe são familiares ou repetitivos. Também se assusta e vira-se para os ruídos altos ou repentinos, o que até pode fazer com que o seu ritmo cardíaco aumente.

Convém saberes que 80% das necessidades energéticas do bebé são cobertas pelos hidratos de carbono, especialmente em forma de glucose, e 20% pelas proteínas.

A gordura, por outro lado, não se utiliza como fonte de energia, embora seja verdade que se usa para o crescimento.

As suas necessidades minerais, vitaminas e cálcio são satisfeitas através das reservas e da dieta da mãe, embora seja possível que, durante a gestação, os seus níveis de ferro e ácido fólico fiquem um pouco baixos, pelo que o médico pode recomendar a toma de um suplemento.

Durante estas semanas o bebé vai adotar a posição que terá ao nascer. Geralmente, até finais do sétimo mês de gravidez vira-se de cabeça para baixo, que é a melhor e mais frequente posição.

No entanto, pode haver exceções que podem tornar necessária uma cesariana: apresentação de cara (permite o parto por via natural), apresentação de testa (devido a uma maior dimensão do diâmetro com o qual o bebé se apresenta no canal de parto, pode ser necessário fazer uma cesariana) e apresentação de ombros (precisa também, quase sempre, de uma cesariana).

Idade do feto: 32 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 34

Se te estás a perguntar como será o teu bebé na barriga durante esta semana de gravidez, oferecemos-te aqui uma ideia aproximada. Mostramos-te uma ecografia e um vídeo muito interessantes, com o bebé em movimento. Incrível!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Gravidez de 34 semanas

O que muda no seu corpo nas 34 semanas de gravidez

A 34ª semana de gravidez, tal como as seguintes, pode mostrar-se mais cansativa em relação às anteriores, pois evidenciam-se com maior intensidade os desconfortos experimentados até agora.

Poderás sentir-te mais cansada, devido ao peso do corpo e de uma respiração mais ofegante devido à altura do útero, que pressiona o diafragma e os pulmões.

As insónias também são cada vez mais frequentes.

A partir das 34 semanas de gravidez, o tamanho da barriga vai ser devido cada vez mais exclusivamente ao bebé, o que se explica com a progressiva diminuição do líquido amniótico que agora está a ajudar os pulmões e os intestinos do bebé a maturarem e a controlar a sua temperatura, além de lhe fornecer as proteínas de que necessita.

Nesta altura, a quantidade de líquido que rodeia o bebé está no seu ponto mínimo e a placenta já deixou praticamente de crescer.

Um efeito da cada vez menor presença do líquido amniótico, bem como de que o bebé tenha cada vez menos espaço no útero, é que os seus pontapés e movimentos se vão tornar mais óbvios.

Nesta etapa, o útero chega a estar cerca de 14 cm acima do umbigo e tal faz com que os órgãos digestivos como o intestino, o fígado ou o baço se desloquem para cima e que, por isso, sintas dor, pressão ou comichão na zona das costas.

Este quadro conhece-se como neurite intercostal e é devida à irritação dos nervos saturados entre as costelas. Para aliviar a dor, podes aplicar calor natural na zona com uma manta elétrica, ou uma bolsa térmica natural e tomar um paracetamol se o incómodo persistir, sempre com receita médica.

Conselhos e bem-estar nas 34 semanas de gravidez

Estás grávida de 34 semanas e agora vais notar que as consultas pré-natais com o médico se tornam cada vez mais frequentes.

Nelas, uma das coisas que se verifica sempre é o risco de sofrer de pré-eclâmpsia, cujos sinais de alarme são uma pressão arterial alta, a presença de proteínas na urina e um inchaço extremo, especialmente na cara e/ou tornozelos.

Durante a reta final, não te podes esquecer das técnicas de relaxamento e respiração que aprendeste nas aulas de preparação para o parto ou nas de yoga ou pilates, se for o que praticas.

Dedicar diariamente alguns minutos para tomares consciência do teu próprio corpo e respiração trará consigo muitos benefícios, tanto nas semanas vindouras como no momento de parto, que também beneficiará com a prática de, a partir de agora, dedicares 5 minutos pode dia a massajar a zona perineal – situada entre a vagina e o ânus - com um óleo, o que pode reduzir o risco de rotura ou de ter de realizar uma episiotomia.

Se estás à espera de gémeos, ter um parto prematuro é o mais provável. De facto, embora a tua data prevista para o parto seja na semana 37, quase em metade dos casos a sua chegada adianta-se ainda mais.

As mulheres que esperam gémeos têm mais risco de pressão arterial alta, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, insuficiência placentária e parto prematuro, se bem que também é verdade que algumas parem de forma natural e até chegam às 40 semanas.

Se, por outro lado, os bebés partilham placenta ou bolsa amniótica, o que pode fazer com que algum dos bebés não cresça tão bem como o outro, é provável que o médico sugira uma cesariana entre as semanas 34 e 37.

Um conselho se queres evitar o corte no parto…

A episiotomia é uma incisão que se efetua no parto em caso de necessidade. Mas se tomares algumas precauções na gravidez, pode ser evitada.

Descobre como a massagem perineal ode evitar a episiotomia!

As posições nas quais se pode apresentar o bebé no parto…

Informamos-te sobre todas as posições que se podem dar, e quais as implicações de cada uma delas no parto.

Descobre como se pode apresentar o bebé no parto.

E se a tensão subir demasiado?

A pré-eclâmpsia é uma complicação grave da gravidez. A equipa médica que te acompanha deve dar-te todas as diretrizes, mas é sempre bom informares-te.

Guia prático sobre a pré-eclâmpsia na gravidez!


Page 26

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 35 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana

5 semanas de gravidez são quantos meses

5 semanas de gravidez são quantos meses

Às 35 semanas de gravidez as pupilas do teu bebé começam a dilatar-se e a focar.

Agora também pratica alguns gestos como deitar a língua de fora frequentemente, o que faz parte do desenvolvimento dos reflexos de que necessita para mamar. Nesta semana, os pulmões do bebé terminam o seu processo de amadurecimento.

Na 35ª semana de gravidez, o bebé mede cerca de 45 centímetros do cocuruto até ao calcanhar e pesa cerca de 2,383 Kg.

Os seus órgãos e sentidos continuam a desenvolver-se.

5 semanas de gravidez são quantos meses

Grávida de 35 semanas

No caso dos seus olhos que, apesar de se abrirem na 26ª semana, continuarão a crescer até depois no nascimento e, agora, piscam e são capazes de fazer movimentos mais elaborados.

Interessa-te também saber que o desenvolvimento do cérebro nas últimas semanas é muito rápido. O bebé tende a dormir com maior frequência e, durante as suas sestas, vai procedendo à formação definitiva do seu sistema nervoso.

Idade do feto: 33 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 35

Em seguida oferecemos-te imagens que te vão surpreender. Aqui tens um vídeo com um feto de 35 semanas em movimento, bem como uma ecografia da mesma. Poderás fazer uma ideia bem melhor de como é o bebé agora mesmo!

5 semanas de gravidez são quantos meses

Bebé de 35 semanas.

O que muda no seu corpo nas 35 semanas de gravidez

Estás grávida de 35 semanas e o teu aumento de peso e de volume é evidente.

Também o é o facto de te notares menos ágil: durante estas últimas semanas de gestação vais mover-te mais lentamente do que o costume e pode haver uma série de complicações que dificultem tarefas como sair da cama, levantares-te de uma cadeira, apanhar algo do chão ou atar os sapatos.

Não tenhas vergonha de pedir ajuda aos outros sempre que sentires necessidade.

Durante esta etapa, é possível que a obstipação se complique até ao ponto de causar fissuras e sangramento.

Para a evitar, deves continuar a beber entre um e dois litros de água por dia, comer alimentos ricos em fibra, passear pelo menos uma hora e recorrer à ingestão de laxantes, enemas ou evacuantes.

Agora, as varizes nas pernas podem tornar-se mais evidentes, tal como acontece com as estrias, que adotam uma cor mais avermelhada e podem fazer muita comichão, o que podes aliviar passando creme na zona da barriga.

Nesta fase de gravidez, e perante qualquer temor de o parto acontecer prematuramente, é possível que comeces a analisar todos os sintomas que experimentes.

A maioria das dores deve-se à obstipação e ao alongamento dos ligamentos, não ao parto, se bem que é verdade que podes ter as contrações de Braxton Hicks.

Estas acontecem quando o útero se põe duro como aquecimento para o parto, e também ajudam a dirigir mais sangue para a placenta nas últimas semanas de gravidez.

Para ficares mais sossegada, expõe ao teu médico todas as tuas dúvidas.

Conselhos e bem-estar nas 35 semanas de gravidez

Chegada às 35 semanas de gravidez, e embora cada vez seja para ti menos apetecível, deves continuar a manter um estilo de vida ativo e, sobretudo, saudável.

Continuar a tua rotina diária de atividade física vai ajudar-te a manteres-te em forma e com um maior nível de energia até ao final da gravidez.

Nesta etapa, a maioria das mulheres opta por nadar e caminhar, atividades quem além do exercício físico que acarretam, ajudam a relaxar e a distrair.

Lembra-te que te deves manter bem alimentada e hidratada para realizar atividade física e que, ao menor desconforto, deves interromper o exercício de forma imediata.

Se a futura mamã desenvolve diabetes gestacional ou se já tinha diabetes antes, vai necessitar de cuidados especiais de uma equipa médica formada por tocólogos e endócrinos especializados, pois a diabetes apresenta riscos durante a gestação e o parto que podem afetar tanto o bebé como a mãe.

Para o evitar, dever-se-á controlar exaustivamente o açúcar no sangue, pois as necessidades de insulina variam durante a gravidez e, no caso de haver diabetes gestacional, a grávida deverá adaptar a sua dieta, incluindo hidratos de carbono e fibra em detrimento das gorduras e do açúcar.

Pode até ter de se injetar com a insulina para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Se estás a planear o pós-parto, deves ter pensado já no que necessitas para amamentar o bebé.

Em termos gerais, ser-te-á de grande utilidade ter alguns soutiens de amamentação, dos que se abrem pela frente, creme para os mamilos, que alivia no caso destes gretarem, discos para o peito, laváveis ou descartáveis, para absorver as perdas de leite entre tomas, uma almofada para amamentar, que, apesar de não ser imprescindível, assegura a comodidade entre tomas, e uma bomba para tirar leite - e os correspondentes frascos ou bolsas – para extrair e armazenar o teu leite.

Já fizeste a visita médica de controlo? Lembra-te que está marcada para esta semana (a um mês da anterior), e que deve ser acompanhada também pela análise complexa de urina, o eletrocardiograma e a ecografia.

….

Uma técnica para relaxares em 10 minutos…

A proximidade do nascimento do teu bebé pode deixar-te mais inquieta do que o habitual, especialmente tendo em conta que dormir à noite não é tarefa fácil. Ajudamos-te!

Aprende a relaxar!

Se estás a pensar dar mama ao teu bebé…

Não precisas de preparar nenhum modo para a amamentação materna, tudo irá seguir o seu curso normal. Mas isto pode servir-te de ajuda.

Descobre como te podes preparar para dar mama ao bebé!

Sabes se a inteligência é hereditária?

Sabias que existem múltiplas inteligências? E que o bebé já é inteligente ao nascer? Contamos-te tudo ao pormenor.

Descobre como o bebé é tão inteligente mesmo antes de nascer!

5 semanas de gravidez são quantos meses
Ainda te deves manter ativa, sendo assim…

Atividades como nadar ou caminhar são ideais para estas últimas semanas, nas quais deves manter uma certa atividade. Interessa-te.

Descobre quais as atividades físicas que podes realizar!