A cultura e a dança popular no brasil

Este artigo carece de reciclagem de acordo com o livro de estilo. Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior. (Agosto de 2018)

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forró, axé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rock, pop, pop rock, K-pop, heavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar o título do estilo. Por isso podemos deduzir que as danças brasileiras tem origem de diferentes lugares no mundo.

Origem e descendência dos Ritmos

  • Bolero - Descendência cuba.
  • Merengue - Origem e descendência caribenha.
  • Mambo - Descendência Cubana.
  • Rumba - Origem indígena - descendência porto-riquenha com desenvolvimento em Cuba.
  • Salsa - Origem e descendência varibenha.
  • Axé-music - Origem na capoeira - descendência baiana.
  • Samba - Origem Brasil - influência europeia e africana - descendência baiana.
  • Pagode - Origem no samba.
  • Samba de gafieira - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento no Rio de Janeiro.
  • Fox-Trot - Descendência americana.
  • Rock'n Roll - Origem no R&B e country - descendência e desenvolvimento americano.
  • Swing - Origem e descendência americana.
  • Hustle - Origem no swing com influência da discoteca.
  • Paso-Doble - Origem flamenca com desenvolvimento e descendência espanhola.
  • Forró - Origem nordestina - influencia europeia - descendência do xote e baião.
  • Lambada - Origem zouk com desenvolvimento no Brasil.
  • Zouk - Origem francesa com desenvolvimento na Europa e no Brasil.
  • Country - Origem e desenvolvimento nos Estados Unidos - descendência folclórica.
  • Tango - Origem Espanhola com descendência e desenvolvimento argentino.
  • Cha-Cha-Cha - Origem latina - descendência cubana.
  • Valsa - Origem europeia com descendência vienense e desenvolvimento no mundo inteiro, influência no reinado de Luís XV.
  • Xote - Origem indígena com descendência e desenvolvimento nordestino.
  • Vanerão - Origem alemã com desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
  • Choro - Origem de ritmos musicais populares no Brasil até ser desenvolvido para a dança.
  • Milonga - Origem no yango com desenvolvimento argentino.
  • Brega Funk - Origem Pernambucana - Desenvolvimento no Brasil.
  • Free Step - É a evolução do antigo rebolation, que é a evolução de uma outra dança, o Charleston.
  • Xaxado- dança típica do nordeste, originaria de Pernambuco.

  • Lista de danças do Brasil

Obtida de "//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dança_do_Brasil&oldid=60470624"

As danças populares são pertencentes às culturas populares e carregam uma carga histórica e reflexos dos seus integrantes e ambientes nas danças.

Como no mundo existe grande diversidade de povos e culturas, as danças populares se diversificam muito e caracterizam fortemente a cultura em que estão inseridas.

Assim, cada cultura tem características próprias que se desenvolvem para a formação da dança e ao longo do tempo podem ir se modificando, pois o ambiente e os indivíduos pertencentes podem mudar e refletir na dança.

Consequentemente, cada dança é a representação da vida dos seus integrantes, apontando assim seus anseios, medos, necessidades, ideais, religiosidades e perspectivas. Sendo assim, conheça as principais danças populares do Brasil e do mundo.

Danças populares do mundo

Danças populares do mundo – Flamenco

Essa dança surgiu na Espanha e é dançada em dupla. Possui muita movimentação de braços, punhos e expressões faciais bem marcantes.

Nesse estilo de dança quem mais se destaca são as dançarinas, pois elas sapateiam, se movimentam muito, utilizam os movimentos da saia e batem palmas para dar ritmo à dança.

Danças populares do mundo – Tango

Surgiu na Argentina e é conhecida por ser muito sensual e fortemente caracterizada pelos movimentos de perna que acentuam a sensualidade e dão beleza à dança.

Danças populares do mundo – Dança do ventre

Nessa dança, as mulheres são as protagonistas. Surgiu no Egito Antigo, muito ligada à religião, sendo performada em templos por sacerdotisas.

A dança é caracterizada pelos inúmeros movimentos corporais, com foco nos quadris, mãos e barrigas que desenvolvem movimentos muito bonitos. Alguns objetos e adereços são muito utilizados, como espadas, véus e taças.

Danças populares brasileiras

O Brasil possui uma grande diversidade de danças populares e isso se dá pela riqueza cultural que existe no país. Como muitos povos vieram para o Brasil no decorrer do tempo, muitas danças tem origem e influências estrangeiras.

A principal miscigenação aconteceu entre índios, africanos e europeus. Isso faz com que elas sejam ainda mais diversificadas e com inúmeras cores, movimentos e ritmos.

As danças populares brasileiras são baseadas principalmente em festas tradicionais, danças folclóricas ou religiosas. Um fato interessante é que as danças populares brasileiras são todas dançantes, alegres e coloridas, espalhando sempre bom um sentimento contagiante.

Danças populares brasileiras – Frevo

O frevo é típico de Pernambuco e surgiu por volta de 1910. Hoje em dia, é muito performado e incorporado aos ritmos do Carnaval.

É caracterizada pelas cores alegres e vibrantes, a sombrinha colorida, movimentos de pernas e braços, além dos diversos passos de capoeira, ballet clássico, saltos e malabarismos.

Danças populares brasileiras – Carimbó

Foto: Pierre Azevedo

O Carimbó surgiu no Belém do Pará e também é chamada de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó.

O ritmo foi trazido pelos escravos africanos, que depois incorporaram influências indígenas e europeias.

A vestimenta das mulheres são grande destaque, por possuírem saias muito coloridas, volumosas e rodadas. A dança é feita em dupla e a mulher utiliza a saia para desempenhar os movimentos e o homem dança batendo palma em frente a mulher.

Danças populares brasileiras – Maracatu

O maracatu surgiu no Pernambuco e remonta a época do Brasil Colonial, com uma miscigenação entre as culturas africana, portuguesa e indígena.

A dança é ligada a religião, trazendo algumas características de religiões africanas e muita espiritualidade.

Há uma junção entre música, canto e dança. Os figurinos são muito coloridas e extravagantes. Os instrumentos mais utilizados são caixas, ganzás, gonguês, taróis e tambores.

Danças populares brasileiras – Samba

O samba veio para o Brasil junto com os escravos e tem origem nos instrumentos trazidos por eles para o Brasil.

Foi mais difundido nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. Hoje em dia, o samba é o maior representante do Carnaval e o mais popular do Brasil.

No ritmo podem ser usados muitos instrumentos, os principais deles são cavaquinhos, pandeiro, tamborim, atabaque, e reco-reco. Além disso, existem diferentes tipos de samba, mas os mais famosos são o samba de roda e o samba de gafieira.

Danças populares brasileiras – Quadrilha

A quadrilha é típica das festas juninas, sendo caracterizada com teor caipira. Essa dança é mais próxima dos meios sertanejos, caipiras e nordestinos. Além disso, utiliza linguagem mais coloquial e ritmos muito dançantes.

A música é dançada em pares e tem a presença de um animador. Os principais instrumentos utilizados são a viola, violão, sanfona, o triângulo e a zabumba.

As roupas são bastante características, nas quais as mulheres vestem vestidos volumosos, rodados, com cores vivas e cheios de estampas.

Confira também: Conheça as danças africanas e suas tradições

Última postagem

Tag