A lista do aumento da farmacia popular 2022

Os medicamentos vendidos no Brasil passarão, nesta semana, por novo reajuste de preços. De acordo com o Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), o aumento acordado pelo governo federal é de 10,89%.

A modificação passa a valer, possivelmente, a partir desta quinta-feira (31/3). A definição do valor é de incumbência da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), comissão interministerial coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, explica nota do Sindusfarma.

Mais sobre o assunto

O reajuste pode afetar cerca de 13 mil apresentações de medicamentos existentes no no mercado varejista brasileiro.

As farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos preços acima do permitido pela CMED.

Consulte aqui os preços máximos permitidos para medicamentos.

Cálculo

A Resolução nº 01 da CMED explica que o cálculo usado para elaborar o ajuste anual tem por base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada em 12 meses, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o fator de produtividade (Fator X), que é estabelecido a partir da estimativa de ganhos prospectivos de produtividade da indústria farmacêutica; fator de ajuste de preços relativos entre setores (Fator Y), que visa ajustar o os preços relativos entre o setor farmacêutico e os demais setores da economia; e o fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Fator Z), que visa ajustar os preços relativos entre os mercados com menor concorrência e os mais competitivos dentro do ramo farmacêutico.

Na Resolução também encontra-se a fórmula utilizada para o cálculo do ajuste, que é a seguinte: Variação Percentual do Preço do Medicamento (VPP) = IPCA – X + Y + Z.

Os fatores Z e X foram igualados a zero pela Anvisa no início deste ano.

Impostos e farmácia popular

Leopoldo Veras, membro do Comitê Técnico da Aliança para Saúde Populacional (Asap), aponta a inflação, custos, ajustes de preços e produtividade como fatores para o aumento. Mas impostos como ICMS, PIS/Pasep e Cofins são também essenciais na conta. “Os tributos pesam 32% na composição do preço final para o consumidor”, diz ele.

De acordo com Veras, a população de mais baixa renda é quem mais sofre com esse tipo de aumento. “Essas pessoas precisam retirar dinheiro de alguma outra necessidade para se manterem aderentes ao tratamento, ou acabam abandonando o tratamento em muitos casos” explica.

Ele pede também que a quantidade de produtos dentro da farmácia popular do governo, que faz medicamentos chegarem até de graça para os consumdiores, deve aumentar. “Apesar dos avanços com a farmácia popular do governo, a lista pode ser considerada restrita para a diversidade de linhas de tratamento que incorporam o hábito prescritivo dos médicos e as atualizações constantes por tratamentos mais inovadores, que reduzem o risco para o paciente”, aponta Veras.

A lista do aumento da farmacia popular 2022

Em 2004, Lula lançou o Farmácia Popular, que beneficiou 43 milhões de brasileiros com medicamentos

Leia mais

O arroz tá caro, o feijão tá caro e agora os medicamentos ficarão ainda mais caros. Em “celebração” ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, nesta quinta (31), Bolsonaro autoriza reajuste de 11% no preço dos remédios, o maior da última década. O aumento deve atingir cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado brasileiro, afirma o Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma).

A fórmula de cálculo levou em consideração a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que foi de 10,54%. O governo já havia autorizado um reajuste de 10,54% no ano passado, mais que o dobro da inflação acumulada à época, de 4,52%.

Nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT, as correções foram bem mais modestas: em 2015, a alta foi de até 6%; em 2014, até 3,52%; em 2013, de até 4,59%, e, em 2012, até 2,81%. Mais do que isso: Lula criou o programa Farmácia Popular, programa responsável por distribuir uma série de medicamentos de forma gratuita para milhões de brasileiros.

O aumento robusto permitido por Bolsonaro vai impactar ainda mais o bolso do trabalhador, que já está esmagado pelos constantes reajustes nos preços dos alimentos, do aluguel e na escalada sem fim do valor do gás de cozinha e dos combustíveis. Com Bolsonaro, torna-se impossível viver de forma decente e digna no Brasil.

É sabido há tempos que o presidente atual não tem apreço algum pela saúde do brasileiro. No início do mês, ele sancionou a lei que institui o rol taxativo de medicamentos da Agência Nacional de Saúde, desobrigando os planos a arcarem com fármacos que não constem na lista. A medida impacta pelo menos 50 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil, em especial, pessoas que fazem uso de medicamentos e terapias diferenciados.

Na última semana, o presidente, que foi contra a vacina já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sancionou lei que permite ao Sistema Único de Saúde (SUS) receitar e aplicar medicamento que tenha uso distinto daquele aprovado pela agencia reguladora. Além disso, a campanha genocida de Bolsonaro pelo uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid impulsionou o faturamento de ao menos cinco empresas produtoras de remédios no país. Esse discurso foi responsável por aumentar em 44% o risco de morte em decorrência do coronavírus nas cidades que o elegeram.

Toda e qualquer política implementada por Bolsonaro nesse setor é a favor de ricos e poderosos e contra a população em geral. Caminho diametralmente diverso ao adotado por Lula e Dilma, que elegeram como política prioritária das suas gestões o acesso a medicamentos.

Em 2004, o então presidente Lula lançava o programa Farmácia Popular, uma iniciativa de distribuição de medicamentos que beneficiou 43 milhões de brasileiros. O programa constituiu uma rede de 35 mil farmácias, entre unidades do governo federal e unidades da iniciativa privada conveniada, que vendiam medicamentos com até 90% de desconto. Remédios para tratar colesterol alto, osteoporose, rinite, glaucoma e outras doenças. Em 2015, o programa já atendia 4.566 municípios do país, 82% do total.

O programa Saúde Não Tem Preço (SNTP), dentro do Farmácia Popular, distribuía 11 tipos de medicamentos para hipertensão e diabetes. Foram beneficiados cerca de 2,3 milhões de diabéticos e 11,6 milhões de hipertensos que não podiam pagar pelos medicamentos ou comprometeriam sua qualidade de vida se tivessem de manter o tratamento por longos períodos. Graças ao programa, foi possível evitar até 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos.

Desmonte

A partir do golpe de 2016, a distribuição de medicamentos gratuitos e a venda com desconto têm sido progressivamente fragilizadas. Em 2017, Michel Temer fechou as 400 farmácias públicas e diminuiu o ritmo de inclusão de novas unidades privadas, com isso, mais de 7 milhões de pessoas ficaram sem atendimento. Em meio a pandemia de covid-19, Bolsonaro deu continuidade ao desmonte e reduziu orçamento e o alcance do programa.

Com Bolsonaro na cadeira da presidência, toda e qualquer política pública criada nos governos anteriores estão sob risco de desmoronar.

Do site lula.com.br

Leia mais

Descubra quais são os remédios que podem ser encontrados na Farmácia Popular  

lista de remédios da Farmácia Popular 2022 é realmente grande, pois conta com medicamentos de todos os tipos e que são vendidos com descontos que variam de um para o outro.  

A lista do aumento da farmacia popular 2022

Para auxiliar na busca pelas medicações mais procuradas é necessário apenas entrar no site farmaciapopular.net e realizar a pesquisa de acordo com a categoria de remédio desejada. 

Veja abaixo uma lista contendo remédios da Farmácia Popular 2022 

  • Aerodini 100 mcg, spray aerossol e frasco com 200 doses 

Medicação indicada para controlar e prevenir espasmos dos brônquios durante crises asmáticas, bronquite crônica ou enfisema. 

  • Aerofrin 100mcg, aerossol com 200 jatos 

Medicação indicada para casos de desordens respiratórias, como asma brônquica, bronquite crônica ou enfisema. 

  • Aerogold 100mcg, em pó aerossol para inalação, frasco com 200 doses 

Medicação indicada para controlar e prevenir espasmos e contrações dos brônquios durante crises asmaticas, bronquite crônica e enfisema. 

Medicamento usado no tratamento de anemias devido a deficiência do ácido fólico no organismo proveniente de alcoolismo, doenças hepáticas, anemia durante a gestação, no uso indiscriminado de anti conceptivos ou síndrome de má absorção. 

A eficácia desse medicamento é medida através do aumento de hemoglobina no sangue, porém isso ocorre de forma gradual ao longo de algumas semanas de modo que os resultados se modificam de acordo com cada paciente. 

  • Bebida Energética Vigorax 

Esse produto produz aumento da clareza do pensamento, retarda a fadiga e tem leve ação afrodisíaco por ser um estimulante. O produto auxilia no aumento da resistência nos esforços mentais e também os musculares, diminui consideravelmente a fadiga motora e psíquica, fornece aumento da vitalidade para o organismo, regula o ritmo cardíaco além de ser um tônico potente. Seu efeito é adstringente, diurético e anti diarreico. 

A camomilina C pode auxiliar na fase da primeira dentição das crianças devido trazer alívio aos sintomas que incomodam e provocam mal-estar. A associação dos componentes da Camomilina C fazem com que a ação de alívio ocorra na fase da primeira dentição. 

O produto representa alívio e proteção para sua pele danificada pelas intempéries diárias, tais como radiação solar e calor. Hidrata e possui propriedades de regeneração da pele, minimizando o ardor, a irritação da pele ou mesmo a formação de bolhas decorrentes de queimaduras sem deixar marcas. 

O remédio é indicado como antitussígeno, tem ação expectorante e fluidificante e por isso é indicado para tosses improdutivas. Sua ação se estende ao combate imediato das secreções, tem atividade poligala do guaco e da ipeca proveniente da atividade antitussígena do acônito. 

Possui agrião e bálsamo de tolú que atuam como modificadores de secreções e auxiliam na eliminação do catarro. 

A lista do aumento da farmacia popular 2022

  • Acetato de Ciproterona – Bergamo/Amgen 

Essa medicação atual no homem na redução do impulso dos desvios sexuais relacionados ao tratamento antiandrogênico em carcinoma da próstata inoperável. Por outro lado, na mulher o medicamento destina-se ao tratamento de manifestações consideradas graves de androgenização.  

O Diane 35 é comumente utilizado no tratamento de doenças que tem relação aos hormônios andrógenos das mulheres, como por exemplo acne. Esse tratamento é indicado principalmente quando a acne vem acompanhada de seborreia, inflamações, formações de nódulos, casos leves de excesso de pelos e síndrome de ovários policísticos também chamado de SOP. 

No tratamento da acne, o Diane 35 é usado quando a terapia tópica ou tratamentos com remédios antibióticos que não são considerados adequados. 

Embora o medicamento funcione também como contraceptivo oral, ele não precisa ser utilizado somente em mulheres que buscam sua ação contraceptiva, pois seu uso deve ser reservado exclusivamente para mulheres que precisam de tratamento para todas as condições já mencionadas. 

Medicamento destinado para o retardo do trabalho de parto considerado prematuro e que podem ocorrer mediante contrações uterinas regulares com no mínimo 30 segundos de duração e com uma frequência superior ou igual a 4 em 30 minutos, dilatação cervical de 1 a 3 cm e amolecimento cervical superior ou igual a 50% em mulher com idade superior ou igual a 18 anos, idade gestacional entre 23 e 34 semanas completas ou frequência cardíaca do feto considerada normal 

Este remédio bloqueia os mecanismos que atuam na multiplicação do vírus. 

Como pode ver a lista de medicamentos da farmácia popular é bem grande e contempla todos os tipos e perfis de necessidades. Para usar esse benefício é preciso apenas comparecer a uma unidade credenciada da Farmácia Popular e entregar a documentação exigida.  

A lista do aumento da farmacia popular 2022

No mesmo site onde a lista pode ser verificada, é possível também encontrar todas as unidades credenciadas e até mesmo fazer a busca pelos endereços respectivos. 

Não deixe de pesquisar pela lista completa de remédios da Farmácia Popular 2022.

Se gostou, curta e compartilhe:

*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS