A população brasileira lê em média de um a dois

O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante. A média de obras lidas por pessoa ao ano é de 4,96, e mesmo assim só 2,43 foram lidas integralmente. No Brasil, existem cerca de 100 milhões de leitores, que compõem 52% da população. O brasileiro lê, em média, dois livros por ano e 30% da população nunca comprou um livro. A boa notícia é que o hábito de leitura vem sendo resgatado. Apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de ler e 3 em cada 10 pessoas no país declaram ter dificuldades para compreender livros. Os dados são da 5ª edição da pesquisa 'Retratos da Leitura no Brasil', produzida pelo Instituto Pró-Livro e pelo Itaú Cultural. O brasileiro lê, em média 4,7 livros por ano contra 10 nos EUA ou na França e 15 nos países nórdicos. Dos 4,7 livros lidos pelos brasileiros,apenas 0,9 não são livros didáticos. Separe uns 10 a 20 livros por mês e escolha alguns. Sempre reabasteça sua pilha e utilize sua biblioteca de acordo com a necessidade. Faça o possível para se manter no topo de sua leitura ao ler livros que mais cativam sua atenção. Ler livros traz experiências magníficas. Vamos às dicas:

  1. 1) Se concentre em ler livros que lhe interessem. ...
  2. 2) Mantenha uma lista das obras que você leu. ...
  3. 3) Tenha períodos de leitura diversos, em vez de tentar ler por três horas seguidas. ...
  4. 4) Dois livros por semana são o suficiente. ...
  5. 5) Muitos livros de uma vez, podem retardar sua leitura.
a Índia O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Hábitos de leitura e o comportamento dos leitores Além disso, a maior parte dos leitores no Brasil (55%) têm preferência por livros de autores brasileiros. A grande maioria dos entrevistados prefere ler em casa (93%), enquanto somente 10% têm preferência por ler em bares e cafés. É aí que temos muito o que aprender com os americanos que leem, em média, 12 livros por ano. O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito. O País perdeu 4,6 milhões de leitores entre 20, revela a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. ... No Brasil, a média de livros lidos na íntegra é de 2,4 exemplares por ano, e 30% dos leitores admitem não compreendê-los facilmente. “Para gostar de ler, a gente começa com uma boa conversa.

Um dado assustador reflete a realidade de hábito da população do Brasil, que é o de ler pouco. Por ano, o brasileiro lê em média 2,43 livros, como mostrou a pesquisa divulgada na 4ª edição dos “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida em março de 2016, pelo Instituto Pró-Livro. De acordo com o professor da Faculdade UNINASSAU João Pessoa e doutorando em Ciências da Educação, Harry Carvalho, vários fatores podem contribuir para a falta de costume em ler, como a desigualdade social, o analfabetismo, a falta de estrutura familiar e o educacional.

O estudo revelou ainda que 30% da população nunca comprou um livro. Para Harry Carvalho, não é difícil de entender esse quadro social, já que no Brasil o analfabetismo ainda é uma realidade que atinge 11,8 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017. “A educação e o processo de ensino aprendizado fazem parte da sociedade desde logo cedo. Então, quem terá o primeiro contato com as crianças será a família e posteriormente a escola. Se no seio familiar existir uma cultura de leitura, já teremos um bom começo, mas se não, aí essa prática vai se isolar e depender totalmente da escola”, destacou o professor, Harry Carvalho.

Entre as principais motivações para a leitura das pessoas que foram ouvidas na pesquisa estão: o gosto pela leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%) e atualização profissional ou exigência do trabalho (7%). “Creio que se o hábito for criado desde a infância teremos mais facilidade no desenvolvimento educacional dos indivíduos e da sociedade, mas se não, poderemos sim criar tais hábitos”, informou Harry Carvalho.

Como estimular o hábito de leitura?

Identificar nas pessoas gostos, prazer e satisfação de certos assuntos

Falar sobre leitura e de sua contribuição para o desenvolvimento

Indicar livros que se adequem aos gostos

Apresentar sites e/ou bibliotecas

Criar um horário/disciplina para se ler

Discutir e refletir sobre o que leu

Dicas de leitura

Para crianças - Crianças do Brasil: Suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos. Autor: José Santos. Ilustrador: Cláudio Martins – Com ele, o leitor é convidado a descobrir o universo de meninos e meninas dos quatro cantos do país. Além disso, veremos nesta obra questões como ecologia, geografia, política, realidade social do Brasil.

Para adolescentes - O retrato de Dorian Gray. Autor: Oscar Wild - Trará grandes questionamentos filosóficos sobre a vida, além de despertar ao leitor uma noção de temporalidade.  

Para adultos - Modernidade Líquida. Autor: Zigmunt Bauman - Nos traz a reflexão de uma sociedade solúvel, líquida e relativa, onde tudo se dissolve antes mesmo de ser concluída. Onde as coisas não foram feitas para durar, onde o individualismo e seus caprichos ofuscam as relações duradouras e concretas entre os indivíduos causando assim uma socialização instantânea.

Como você se sentiu com essa matéria?

O brasileiro lê em média quatro livros em partes por ano, aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Pró-Livro. Na prática, o levantamento indica que a média é de dois livros inteiros lidos por ano. Além disso, apenas metade da população pode ser considerada leitora. É o que O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios.

Em 2008, o instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.

De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%).

Ao perguntar para os entrevistados quantos livros foram lidos nos últimos três meses, período considerado pelo estudo como de mais fácil para lembrança, a média de exemplares foi 1,85. Desse total, 1,05 exemplar foi escolhido por iniciativa própria e 0,81 indicados pela escola.

Entre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses. Os alunos leem 1,2 livro por iniciativa própria, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47).

De acordo com o estudo, a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros.

Pesquisa revela que o brasileiro não lê pouco, ele lê muito, porém conteúdos, em sua maioria, de pouca profundidade

Uma discussão tomou o mundo de quem ama livros essa semana: a Receita Federal emitiu nota dizendo que só rico lê no Brasil – ou seja, pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos – e, por isso, os livros não precisavam ter isenção fiscal. Essa é, pelo menos a política desejada pelo ministro da economia Paulo Guedes: taxar livros no Brasil. Porém, o brasileiro lê mesmo pouco?

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê bastante: em média, 2,43 livros por ano. Não é um número alto, na verdade é até baixo se comparado a alguns países orientais, como a Índia e a China, que são os países que mais leem no mundo, mas é um número expressivo.

O que a pesquisa revela, segundo matéria do Meon, é que o brasileiro não lê pouco. Pelo contrário, ele lê muito conteúdo, porém, em sua maioria, de pouca profundidade. Matérias jornalísticas mais curtas, resenhas e leituras no geral mais rápidas são os materiais mais lidos.

Sobre a pesquisa

Os dados foram recolhidos em pesquisa divulgada na 4ª edição dos “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida em março de 2016, pelo Instituto Pró-Livro e revela ainda que 30% da população nunca comprou um livro. Entre as principais motivações para a leitura das pessoas que foram ouvidas na pesquisa estão: o gosto pela leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%) e atualização profissional ou exigência do trabalho (7%).

Fonte
Fonte

Veja também:

brasileiroleiturapaulo guedestaxar livros

Compartilhar

0

FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappEmail

Última postagem

Tag