Apresente elementos que revelam a importância da influência europeia nos demais países do mundo

A União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.

Atualmente, a União Europeia é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália. O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária, especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.

Leia também: Otan — a maior organização político-militar do mundo

Resumo sobre União Europeia

  • A União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, acordo político-econômico assinado por 12 países europeus.

  • A integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

  • A formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante percursora da constituição da União Europeia.

  • Atualmente, a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída do Reino Unido e a entrada da Croácia.

  • Possui diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive por meio da adoção de moeda comum.

  • Um dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros.

Videoaula sobre União Europeia

A história da União Europeia está centrada no agrupamento gradual de diversos países europeus em torno de um objetivo econômico comum. O embrião para o surgimento do bloco ocorreu por meio do acordo econômico entre Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

Esse acordo, conhecido pelo acrônimo Benelux, foi criado no ano de 1944. Em 1952, essa comunidade de países expandiu-se com a entrada de França, Itália e Alemanha. Logo o grupo ganhou o nome de Europa dos Seis ou, ainda, de Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Ao longo do tempo, a entrada de novos países — Reino Unido, Irlanda e Dinamarca (1973); Grécia (1981); e Espanha e Portugal (1986) — formou a Europa dos Doze.

Criada oficialmente em 1991, a União Europeia é formada na atualidade por 27 países-membros. [1]

O ano de 1991 marcou a fundação oficial da União Europeia, nome que permanece até a atualidade, formado pelos 12 países europeus citados. O bloco se propôs a reunir os países em torno de objetivos econômicos comuns, com destaque para a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços.

A expansão da União Europeia foi contínua. Houve a entrada de Suécia, Finlândia e Áustria (1995); Malta, Chipre, Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Lituânia, Letônia e Lituânia (2004); Bulgária e Romênia (2007); e Croácia (2013). Além disso, houve a saída do Reino Unido (2020).

Países que fazem parte da União Europeia

A União Europeia é um bloco econômico composto na atualidade por 27 países-membros. São eles:

Como funciona a União Europeia

A União Europeia é um bloco econômico com diversos níveis de integração econômica, política e cultural. É considerada o principal bloco econômico do mundo, e também é o único bloco econômico em nível mundial que atingiu o grau de integração monetária por meio da criação de moeda única.

As bases do funcionamento do bloco foram estabelecidas pelo Tratado de Maastricht, assinado em 1992. Ele prevê a integração econômica e política europeia, além da adoção de uma política externa comum. Ademais, também são abordadas questões de segurança comum, com destaque para assuntos judiciais diversos, além da criação de instâncias supranacionais. Houve ainda a criação do euro (1999), moeda única adota na maior parte do bloco, formando a Zona do Euro, o que indica o atual nível máximo de integração econômica entre os países europeus.

O funcionamento da União Europeia é balizado por importantes instituições supranacionais, que têm participação ativa de representantes dos diversos países-membros do bloco. São elas:

  • Conselho da União Europeia;

  • Comissão Europeia;

  • Conselho Europeu;

  • Banco Central Europeu;

  • Tribunal de Justiça da União Europeia;

  • Tribunal de Contas Europeu.

Objetivos da União Europeia

A União Europeia tem objetivos bem claros estabelecidos durante o seu processo oficial de construção por meio da assinatura dos países-membros do Tratado de Maastricht, em 1992. Eles podem ser sintetizados da seguinte forma:

  • integração econômica e política por meio da livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços;

  • desenvolvimento econômico e financeiro dos países-membros por meio de diversas ações integradas;

  • manutenção da paz regional por meio da adoção de uma política de segurança comum, garantindo a proteção mútua;

  • compromisso social dos países-membros em questões como a melhoria da qualidade de vida da população e a diminuição da desigualdade entre seus participantes.

Veja também: Mercosul — o bloco econômico sul-americano que também objetiva a livre circulação

Curiosidades sobre a União Europeia

  • O Acordo de Schengen é um mecanismo que permite a livre circulação de pessoas entre a maior parte dos países da União Europeia, assim como em países parceiros.

  • A União Europeia é o único bloco econômico que possui uma moeda única, o euro, que vem sendo adotado por alguns países do bloco desde 2002.

  • A Alemanha é a principal economia da União Europeia, além de ser seu país mais populoso.

  • Em 2020, o Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia. O processo de saída do país, o primeiro a deixar o bloco econômico, ficou conhecido como Brexit.

  • Atualmente, alguns dos países que pretendem ingressar na União Europeia são: Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Kosovo, Macedônia do Norte, Albânia, Sérvia e Turquia.

  • Os principais órgãos da União Europeia estão localizados em Bruxelas (Bélgica).

Crédito de imagem

[1] MDart10 / Shutterstock 

A Europa, de acordo com os aspectos físicos e sua formação geológica, é considerada por muitos cientistas como um continente que corresponde a uma península da Eurásia, essa significa a união da Ásia e a própria Europa, localizada no hemisfério norte. A Europa se constitui como continente em razão dos acontecimentos históricos, pois nesse território houve as principais dispersões culturais, políticas e econômicas, que expandiu sua influência em âmbito internacional. Para uma caracterização dos principais eventos ocorridos na Europa pode-se destacar, principalmente, o colonialismo, a expansão imperialista, as civilizações romana e grega, o Renascimento, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e surgimento do primeiro bloco econômico do mundo, a partir dos exemplos citados fica claro perceber que a Europa foi e ainda continua sendo o palco das grandes realizações humanas.

A separação cultural ocorreu a partir de duas vertentes, no qual, de um lado está a civilização romana e grega, ambas representantes da parte europeia, do outro lado os representantes asiáticos, árabes, hindus e chineses. Essa foi uma separação de valor cultural e nem tanto físico, pois o que foi levado em conta foram as disparidades culturais, religiosas e econômicas, singulares a cada grupo.

Atualmente, com o estágio avançado que se encontra a Globalização, o Ocidente tem promovido grande influência no Oriente, algo que ocorria raramente no século XIX. Apesar da imensa distribuição de cultura e conhecimento da Europa para o mundo, realmente quem emergiu cultura para os dois continentes saíram todos do Oriente como, por exemplo, o cristianismo, o alfabeto entre outros. O domínio europeu no mundo teve início durante os séculos XV e XVI, por meio da busca da expansão de seu território, isso foi possível através das grandes navegações, no qual se fazia necessário extrair riquezas em outros continentes para suprir as necessidades do mercado em constante expansão, uma vez que crescia o número da população. Por terem desenvolvido os aspectos político e cultural em âmbito interno, conseguiu implantar sobre os outros povos domínio, pois detinham conhecimento em ciências, estratégia militar e tecnologias. Justamente nesse momento da história que se criaram as expressões “civilizado” e “selvagem”, essas denominações tinham como finalidade principal diferenciar a cultura greco-romana chamadas também de civilizações clássicas e europeizadas. No entanto, essa distinção entre dois grupos atualmente pode ser identificada, basta observar o grupo de países mais ricos do mundo, salvo Estados Unidos e Japão, todos são europeus. Na concepção europeia, o restante do mundo se limita a um “canteiro” de exploração econômica, ambiental e social, mão de obra e mercado consumidor. As grandes metrópoles ocidentais europeias apresentam obras com grande quantidade de ouro e prata, adquiridas a custa do trabalho de escravos e nativos provenientes da exploração das colônias, hoje existe uma grande fortuna em pedras preciosas guardadas em instituições financeiras.

Atualmente a União Europeia representa uma ofensiva contra a hegemonia norte-americana que dura desde o declínio do socialismo liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas no qual era a única a fazer frente aos EUA.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Última postagem

Tag