Como fazer um progama para comparar numeros

Fechada. Essa pergunta precisa ser mais objetiva e não está aceitando respostas atualmente.

Quer melhorar essa pergunta? Atualize a pergunta para que foque em apenas um problema ao editá-la.

olá boa noite gostaria de aprender como fazer um programa diferenciar numeros pares de impares

tenho que aprender sobre o que ?

2

  • Home
  • Programação & Desenvolvimento
  • C, C++
  • Comparar digitos iguais
  • Home
  • Programação & Desenvolvimento
  • C, C++
  • Comparar digitos iguais

  • Todas as Novidades
  • Regras
  • Equipe
  • Líderes
  • Todas as Novidades
  • Regras
  • Equipe
  • Líderes

Uma das características úteis da linguagem C + + é a capacidade de usar as funções . Uma função é um pedaço de código que executa um cálculo específico e retorna o resultado para o programa principal . Coleções destas funções podem ser armazenados em bibliotecas e se transformou em arquivos de cabeçalho. Funções armazenadas nesses arquivos pode ser chamado simplesmente emitindo a diretiva " # include" no início do arquivo fonte de um programa , eliminando a necessidade de reescrever uma função comum cada vez que é necessário em um programa diferente. Comparando o valor de dois inteiros é uma operação comum , que pode ser codificada em uma função simples , adicionada a um ficheiro de cabeçalho e usado em qualquer número de programas . Instruções
1

Declare a função eo tipo de dados que ele retorna :

int numberCompare () {


2

Declare as variáveis ​​a função aceita :

int firstNumber ;

int secondNumber ;
3

Pergunte ao usuário a entrada de dois para atribuir valores para as variáveis ​​declaradas :

cout << " Digite os dois inteiros que deseja comparar " ;
4

Obter a entrada do usuário e atribuir valores para as variáveis ​​:

cin >> firstNumber >> secondNumber ;
5

Use uma coleção de declarações "if" para testar os números inteiros e saída dos resultados :

if ( firstNumber = = secondNumber )

cout << firstNumber " é igual a" << secondNumber << endl;

if ( firstNumber = secondNumber )

! cout << " Estes números não são iguais " << endl;

if ( firstNumber < secondNumber )

cout << secondNumber " é maior que " firstNumber < ; < endl;

se ( firstNumber > secondNumber )

cout << firstNumber " for maior que " secondNumber << endl;
6

Feche a função e retornar para o programa de chamada :

return 0; }

No artigo passado, ensinamos sobre o uso do teste condicional IF e ELSE, que será extremamente usado por nós em nosso curso, e por você em sua carreira de programador C.

Porém, fizemos testes de condições simples e sem muita utilidade. Vamos aprender agora, em nossa apostila de C, a usar alguns operadores que nos permitirão fazer coisas bem interessantes apenas com IF ELSE.



A primeira vista não damos tanta importância e nem entendemos porque temos tanto que testar e comparar coisas em programação. Pois bem, o curso C Progressivo explica isso melhor pra você, com exemplos reais.

Quando você entra em um site de conteúdo adulto e te perguntam sua idade: se você clicar em 'tenho mais de 18 anos', você entra, se clicar em 'tenho menos de 18 anos', eles te encaminham pro site do Restart.

  • Baixar nossa apostila: Apostila de C

Pois bem, eles fizeram um teste: se fizer isso, acontece isso, se fizer aquilo acontece outra coisa.

As vezes é perguntada nossa data de nascimento, em alguns sites. Informamos os números, eles guardam em alguma variável e depois comparam: se o número for menor que uma data específica, você é de maior. Caso os números que você forneceu sejam maiores que essa data, é porque você ainda é de menor.

Isso foi uma comparação: pegamos um dado (sua data de nascimento) e comparamos com outro (a data de 18 anos atrás).

Durante um jogo, o programa fica o tempo inteiro testando o que o jogador digitou. Se digitou a tecla pra direita, vai pra direita, se foi pra cima, vai pra cima, se não apertar nada, nada ocorre e assim a vida segue. Se convenceu da importância dos testes e comparações? Então vamos testar e comparar.

Se quisermos comparar uma variável x com uma variável y fazemos:

x == y

Sempre que ver isso, leia como se fosse uma pergunta: x é igual a y?

Ou seja, se é uma pergunta (comparação), sempre retorna um valor booleano. Ou seja, ou é falso ou é verdadeiro. É comum que alguns estudantes e iniciantes em programação confundam o '=' com o '=='. O '=' é uma atribuição, estamos atribuindo um valor, estamos dizendo que aquela variável vai receber um valor, e ponto final. Já o '==' é um teste, queremos saber se o valor é igual ou não. Ou seja, ele vai retornar TRUE ou FALSE. É como se estivéssemos fazendo uma pergunta, e que estamos esperando uma resposta.

Exemplo de código: 
Faça um programa em C que pergunte ao usuário quanto é 1 + 1, usando o teste condicional IF ELSE, e que responda se ele acertou ou errou.

#include <stdio.h> int main(void) { int resultado; printf("Quanto eh 1 + 1? "); scanf("%d",&resultado); if(resultado == 2) { printf("Parabens, voce nao usa drogas\n"); } else { printf("Amigo, pare de fumar isso...\n"); } }

Ou seja, nós perguntamos o valor de 1+1 e armazenamos na variável inteira resultado. Depois comparamos esse resultado com 2.

Se o usuário tiver digitado 2, a comparação resultado == 2 retornará valor booleano VERDADEIRO (true) e o IF ocorre.


Caso o que o usuário digitou não seja 2, a comparação retornará valor booleano FALSO (false) e será o ELSE que o nosso programa em C irá rodar. Simples, não? Continuemos...

O operador maior que em C: >

Se quisermos saber se uma variável x é maior que uma variável y fazemos:

x > y

Caso x seja maior que y, essa comparação retornará valor lógico VERDADEIRO (true).
Caso x seja menor, ou igual, a y, essa comparação retornará valor lógico FALSO (false).

Exemplo de código:


Crie um aplicativo em C que pergunte a idade do usuário e diga se ele é maior ou menor de idade, usando o comparador maior que.

#include <stdio.h> int main(void) { int idade; printf("Digite sua idade: "); scanf("%d",&idade); if(idade > 17) { printf("Voce eh de maior, pode entrar! \n"); } else { printf("Sinto muito, voce nao pode entrar\n"); } }


A explicação do código C é bem simples: para ser de maior, você deve ter mais que 17 anos, se tiver, a comparação idade > 17 retornará TRUE e o IF irá rodar.
Caso você tenha 17 anos ou menos, você é de menor e o código salta para rodar o ELSE. Pronto, agora você já pode criar aqueles sistemas de sites que perguntam se você é de maior ou não. Muito útil essa linguagem de programação C, não?

O operador menor que em C: <

Se quisermos saber se uma variável x é menor que uma variável y fazemos:

x < y

Caso x seja menor que y, essa comparação retornará valor lógico VERDADEIRO (true).
Caso x seja maior, ou igual, a y, essa comparação retornará valor lógico FALSO (false).

Exemplo de código:


Crie um aplicativo em C que pergunte a idade do usuário e diga se ele é maior ou menor de idade, usando o comparador menor que.

#include <stdio.h> int main(void) { int idade; printf("Digite sua idade: "); scanf("%d",&idade); if(idade < 18) { printf("Sinto muito, voce nao pode entrar\n"); } else { printf("Voce eh de maior, pode entrar!\n"); } }


A explicação do código C é o oposto da explicação do exemplo anterior, note a lógica inversa: se você tiver  menos que 18 anos, você será menor e o teste idade < 18 retornará valor lógico VERDADEIRO e o IF será executado.
Se você não tem menos que 18 anos, é porque tem mais ora. Então, nosso programa em C executará o ELSE.


O operador maior igual a em C: >=

Até o momento fizemos somente a análise do tipo 'maior ou menor'. Porém, as vezes queremos incluir o próprio número na comparação...ou seja, queremos saber se uma variável é maior ou igual que outra.

Se quisermos saber se uma variável x é maior ou igual que uma variável y fazemos:

x >= y

Caso x seja maior ou igual que y, essa comparação retornará valor lógico VERDADEIRO (true).
Caso x seja menor a y, essa comparação retornará valor lógico FALSO (false).

Exemplo de código:


Crie um aplicativo em C que pergunte a idade do usuário e diga se ele tem que fazer ou não o exame de próstata, usando o operador maior igual a. Lembrando que é recomendável fazer o exame a partir dos 45 anos. #include <stdio.h> int main(void) { int idade; printf("Digite sua idade: "); scanf("%d",&idade); if(idade >= 45) { printf("Eh amigo, ja era, tem que fazer o exame da prostata...\n"); } else { printf("Voce nao precisa fazer o exame de prostata...ainda\n"); } } Note quem tem mais de 45 anos é necessário fazer o exame. Porém, quem também TEM, exatos, 45 anos, também precisa fazer!

Também poderíamos ter feito: idade > 44

Porém não fica muito legal o número 44 aparecer. Por quê? Ora, a informação que temos da idade é 45, então vamos trabalhar com 45. É uma questão de organização apenas, mas que pode facilitar muito a vida de quem lê um código em C. Por exemplo, suponha que você foi contratado por uma empresa para ser programador C e vai substituir outro programador (que não sabia muito a linguagem C, por isso perdeu o emprego).

Se você bater o olho no código e ver o número 18 logo você associa com maioridade.


Porém, se tiver o número 17 no meio do código fica difícil deduzir o que o antigo programador tentou fazer...aí você vai ter que quebrar a cabeça pra entender o código dele. Mas como você está cursando o C Progressivo, você será treinado para ser um programador organizado também. Vamos continuar...

O operador menor igual a em C: <=

Se quisermos saber se uma variável x é menor ou igual que uma variável y fazemos:

x <= y

Caso x seja menor ou igual que y, essa comparação retornará valor lógico VERDADEIRO (true).
Caso x seja maior a y, essa comparação retornará valor lógico FALSO (false).

Exemplo de código:


Crie um aplicativo em C que pergunte a idade do usuário e diga se ele tem que fazer ou não o exame de próstata, usando o operador menor igual a. Lembrando que é recomendável fazer o exame a partir dos 45 anos. #include <stdio.h> int main(void) { int idade; printf("Digite sua idade: "); scanf("%d",&idade); if(idade <= 44) { printf("Voce nao precisa fazer o exame de prostata...ainda\n"); } else { printf("Eh amigo, ja era, tem que fazer o exame da prostata...\n"); } }

Agora fizemos o contrário. Comparamos usando a expressão idade <= 44 para verificar que o usuário não tem 45 anos ou mais.

Analisando esse código e o do exemplo passado, qual você usaria para criar tal programa?

Arraste o mouse aqui para ver a resposta -> O anterior, pois ele lida com o número 45.

O operador diferente de em C: !=


Se quisermos saber se uma variável x é diferente de uma variável y fazemos:

x != y

Caso x seja diferente de y, esse teste retorna valor VERDADEIRO.
Caso x seja igual a y, esse teste retorna valor FALSO.


Exemplo de código:

Crie um programa em C que pergunte um número de 1 até 10 ao usuário, e faça com que ele tente acertar o número secreto. No meu caso, o número secreto é 7. #include <stdio.h> int main(void) { int numero; printf("Adivinha a senha, entre 1 e 10: "); scanf("%d",&numero); if(numero != 7) { printf("Errado! Saia da Matrix!\n"); } else { printf("Parabens, voce entrou no sistema\n"); } }
A explicação é simples: enquanto o usuário digitar um número diferente de 7, o programa entra no IF e diz que o  usuário errou a senha.
Se ele não digitar um número de 7, é porque ele digitou o 7, ora! Então, a comparação numero != 7 retorna falso e o ELSE que será executado.

Resto da divisão é o valor que sobra/resta da divisão para que o quociente permaneça inteiro. O símbolo de resto da divisão é %. Veja, o que está em vermelho é o resto inteiro da divisão:

5 % 2 = 2*2 + 1


7 % 3 = 3*2 + 1
7 % 4 = 1*4 + 3

8 % 3 = 2. Pois: 8 = 3*2 + 2

Em matemática chamamos de 'mod', de módulo: 5 mod 3 = 2 No Brasil, é aquele 'resto' que deixávamos lá embaixo nas continhas do colégio:

Como fazer um progama para comparar numeros

Sem dúvidas, a maior utilidade desse operador é saber a multiplicidade de um número (ou seja, se é múltiplo de 2, 3, 5, 7, etc). Por exemplo, um número par é aquele que, quando dividido por 2, deixa resto nulo.

Exemplo de código:


Crie um programa em C que pergunte um número ao usuário e diga se ele é par. Use o operador módulo ou resto da divisão %.



#include <stdio.h> int main(void) { int numero; printf("Digite um inteiro: "); scanf("%d",&numero); if( (numero % 2) == 0) { printf("Eh par\n"); } else { printf("Nao eh par\n"); } }
Em programação, para saber se um número é par, escrevemos: numero % 2 == 0 Leia: se o resto da divisão de 'numero' por 2 deixar resto 0, retorne valor TRUE.

Praticamente todos os programadores, quando estão iniciando seus estudos, cometem o erro de confundir o operador de atribuição com o operador de comparação de igualdade.

Por exemplo, qual a diferença entre:

x = 1

x == 1

?

A resposta é simples: no primeiro exemplo estamos atribuindo, no segundo estamos comparando.

Leia assim:

x = 1: 'Hey C, faça com que a variável x receba o valor 1, atribua 1 ao x'

x == 1: "Hey C, o valor armazenado na variável x é 1'?

Ou seja, na comparação há o retorno de valor lógico VERDADEIRO ou FALSO.

Na atribuição não, simplesmente atribuímos um valor e essa operação retorna sempre true.

  1. Faça o programa do exemplo do != , mas com o operador ==
  2. Faça o programa do exame de próstata usando o operador <
  3. Faça o programa do exame de próstata usando o operador >
  4. Faça o programa do teste de maioridade usando o operador <=
  5. Faça o programa do teste de maioridade usando o operador >=
  6. Faça um programa que pergunte um número ao usuário e diga se ele é ímpar. Use o operador %.