Danças da cultura popular brasileira

As danças populares são pertencentes às culturas populares e carregam uma carga histórica e reflexos dos seus integrantes e ambientes nas danças.

Como no mundo existe grande diversidade de povos e culturas, as danças populares se diversificam muito e caracterizam fortemente a cultura em que estão inseridas.

Assim, cada cultura tem características próprias que se desenvolvem para a formação da dança e ao longo do tempo podem ir se modificando, pois o ambiente e os indivíduos pertencentes podem mudar e refletir na dança.

Consequentemente, cada dança é a representação da vida dos seus integrantes, apontando assim seus anseios, medos, necessidades, ideais, religiosidades e perspectivas. Sendo assim, conheça as principais danças populares do Brasil e do mundo.

Danças populares do mundo

Danças populares do mundo – Flamenco

Essa dança surgiu na Espanha e é dançada em dupla. Possui muita movimentação de braços, punhos e expressões faciais bem marcantes.

Nesse estilo de dança quem mais se destaca são as dançarinas, pois elas sapateiam, se movimentam muito, utilizam os movimentos da saia e batem palmas para dar ritmo à dança.

Danças populares do mundo – Tango

Surgiu na Argentina e é conhecida por ser muito sensual e fortemente caracterizada pelos movimentos de perna que acentuam a sensualidade e dão beleza à dança.

Danças populares do mundo – Dança do ventre

Nessa dança, as mulheres são as protagonistas. Surgiu no Egito Antigo, muito ligada à religião, sendo performada em templos por sacerdotisas.

A dança é caracterizada pelos inúmeros movimentos corporais, com foco nos quadris, mãos e barrigas que desenvolvem movimentos muito bonitos. Alguns objetos e adereços são muito utilizados, como espadas, véus e taças.

Danças populares brasileiras

O Brasil possui uma grande diversidade de danças populares e isso se dá pela riqueza cultural que existe no país. Como muitos povos vieram para o Brasil no decorrer do tempo, muitas danças tem origem e influências estrangeiras.

A principal miscigenação aconteceu entre índios, africanos e europeus. Isso faz com que elas sejam ainda mais diversificadas e com inúmeras cores, movimentos e ritmos.

As danças populares brasileiras são baseadas principalmente em festas tradicionais, danças folclóricas ou religiosas. Um fato interessante é que as danças populares brasileiras são todas dançantes, alegres e coloridas, espalhando sempre bom um sentimento contagiante.

Danças populares brasileiras – Frevo

O frevo é típico de Pernambuco e surgiu por volta de 1910. Hoje em dia, é muito performado e incorporado aos ritmos do Carnaval.

É caracterizada pelas cores alegres e vibrantes, a sombrinha colorida, movimentos de pernas e braços, além dos diversos passos de capoeira, ballet clássico, saltos e malabarismos.

Danças populares brasileiras – Carimbó

Foto: Pierre Azevedo

O Carimbó surgiu no Belém do Pará e também é chamada de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó.

O ritmo foi trazido pelos escravos africanos, que depois incorporaram influências indígenas e europeias.

A vestimenta das mulheres são grande destaque, por possuírem saias muito coloridas, volumosas e rodadas. A dança é feita em dupla e a mulher utiliza a saia para desempenhar os movimentos e o homem dança batendo palma em frente a mulher.

Danças populares brasileiras – Maracatu

O maracatu surgiu no Pernambuco e remonta a época do Brasil Colonial, com uma miscigenação entre as culturas africana, portuguesa e indígena.

A dança é ligada a religião, trazendo algumas características de religiões africanas e muita espiritualidade.

Há uma junção entre música, canto e dança. Os figurinos são muito coloridas e extravagantes. Os instrumentos mais utilizados são caixas, ganzás, gonguês, taróis e tambores.

Danças populares brasileiras – Samba

O samba veio para o Brasil junto com os escravos e tem origem nos instrumentos trazidos por eles para o Brasil.

Foi mais difundido nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. Hoje em dia, o samba é o maior representante do Carnaval e o mais popular do Brasil.

No ritmo podem ser usados muitos instrumentos, os principais deles são cavaquinhos, pandeiro, tamborim, atabaque, e reco-reco. Além disso, existem diferentes tipos de samba, mas os mais famosos são o samba de roda e o samba de gafieira.

Danças populares brasileiras – Quadrilha

A quadrilha é típica das festas juninas, sendo caracterizada com teor caipira. Essa dança é mais próxima dos meios sertanejos, caipiras e nordestinos. Além disso, utiliza linguagem mais coloquial e ritmos muito dançantes.

A música é dançada em pares e tem a presença de um animador. Os principais instrumentos utilizados são a viola, violão, sanfona, o triângulo e a zabumba.

As roupas são bastante características, nas quais as mulheres vestem vestidos volumosos, rodados, com cores vivas e cheios de estampas.

Confira também: Conheça as danças africanas e suas tradições

* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

O Brasil é um país muito rico culturalmente, o que torna as danças brasileiras um sucesso entre os habitantes do país e com fãs no mundo todo. Entre as mais populares, há ritmos regionais que remetem a celebrações tradicionais e outras que tocam em rádios pelo mundo todo. 

O Festival Ginga promovido pelo Rio Quente celebra todos esses gêneros unindo uma experiência incrível no resort com a oportunidade de aprender novos ritmos durante a sua viagem. Que tal experimentar e se tornar um pé de valsa? 

Abaixo, conheça alguns tipos de danças brasileiras que estarão presentes nas nossas aulas de dança, oficinas e shows. Lembrando que a programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.

Uma das danças populares brasileiras preferidas para casais é o forró. Ele é um ritmo originário do nordeste do Brasil e domina as festas juninas. O ritmo é influenciado por outras músicas tipicamente brasileiras, como o xote, o baião e o xaxado. 

Em uma canção de forró, não pode faltar o trio instrumental composto pelo acordeão ou sanfona, zabumba e triângulo. Para dançar, é preciso soltar o corpo e arrastar o pé. Os movimentos são circulares e envolvem giros, saltos e aberturas laterais. Outro passo consiste em caminhar para frente e para trás ao realizar os movimentos.

A dança afro-brasileira é inspirada nos movimentos realizados em celebrações características da cultura africana, como casamentos, nascimento e colheita. O ritmo é ditado por instrumentos de percussão e pelo batuque de tambores.

Alguns movimentos típicos das danças afro-brasileiras são a roda e o uso de fileiras para organizar os bailarinos. Entre os exemplos de gêneros estão a congada, de cunho religioso; o maracatu, ritmo tradicional no nordeste brasileiro e a capoeira, uma mistura de dança com prática esportiva. 

Assim como os exemplos acima, o samba possui influência em ritmos africanos. Desta forma, é possível classificá-lo em subgêneros. Existe a vertente composta pelas passistas de escola de samba; o ritmo promovido em gafieiras e dançado a dois; o samba de roda, que mescla a cultura africana com a portuguesa e o samba-canção, que ganhou as rádios brasileiras nos anos 1950. 

O que une todos os subgêneros é a presença de instrumentos de percussão. No entanto, o samba tradicional utiliza-se mais de  tambores, triângulo e pratos, enquanto o samba atual adicionou instrumentos como  pandeiro, surdo, tamborim, cuíca e ganzá, além de instrumentos de corda. 


O Hip Hop surgiu como uma dança de rua promovida por grupo minoritários no Estados Unidos na década de 1980. Entre eles estavam jamaicanos, latinos e afro-americanos. 

No Brasil, o gênero ganhou os primeiros adeptos na cidade de São Paulo, em suas variadas expressões como o rap, o beat box, o breakdance e o graffiti. O principal destaque dos movimentos de dança deste ritmo é a improvisação. Giros com as mãos no chão, alternância dos pés e movimentos acrobáticos compõem essa dança enérgica. 

Um exemplo entre as danças regionais brasileiras que conquistou o país todo foi o axé. O ritmo envolvente da Bahia é presente em carnavais de todo Brasil e possui influência do frevo, reggae, merengue, forró, ritmos do candomblé, pop-rock, entre outros gêneros. 

O termo “axé” é originário do candomblé e quer dizer “energia positiva”. O ritmo dançante inspira passos cheios de gingado, com coreografias ensaiadas e sensuais. Uma aula de axé é uma ótima atividade aeróbica.

Para quem, como nós, é apaixonado por música, venha curtir o Festival Ginga, que reúne apresentações de dança e oficinas para quem quer aprender coreografia de  danças brasileiras e muito mais. 

O parque aquático e resort Rio Quente fica localizado em Goiás e é um paraíso de águas quentinhas. O local é ideal para receber pessoas de todas as idades, pois conta com uma programação de atividades, shows e espetáculos que agradam a todos! Tudo isso em um cenário paradisíaco em meio à natureza do Cerrado. 

Contamos com apresentações musicais de diversos ritmos para animar suas noites conosco. Por aqui, samba, pagode, rock, pop, MPB e danças tradicionais brasileiras ganham os palcos e as pistas. 

Esperamos você para viver momentos inesquecíveis! Conheça nossos pacotes promocionais e faça a sua viagem em um local que está apto para recebê-lo em segurança. 

Última postagem

Tag