Importância da tecnologia no trabalho

No mercado de trabalho, uma das áreas mais afetadas, as tecnologias trouxeram um novo modo de qualificação e exigência vinda das empresas. ... Para a especialista, “o mercado de trabalho hoje é digital. Isso não significa, entretanto, que não se necessite mais de pessoas para trabalhar.

Como a tecnologia ajuda no ambiente de trabalho?

A tecnologia permite um trabalho mais eficaz, bem como a utilização correta dos recursos, o que leva a uma redução de custos. Essa diminuição dos gastos também ocorre devido à minimização de erros na produção, proporcionadas por softwares que apontam exatamente as tarefas a serem feitas.

Quais os impactos da tecnologia no trabalho humano?

De acordo com informações do Valor Econômico, os empregos ameaçados são aqueles que contam com tarefas repetitivas. Isso porque podem sofrer os impactos da automação. Alguns exemplos apontados pelo estudo são: indústria, construção e transporte e armazenamento.

Quais as desvantagens da tecnologia no mercado de trabalho?

Crescimento das fraudes online; Dependência da tecnologia; Fonte de distração: e-mails, telefonemas, chamadas em videoconferência, WhatsApp, Facebook, etc.; Pessoas vivem desconectadas da vida real, dependentes de aparelhos eletrónicos.

Quais tipos de tecnologias são úteis na organização da mesa de trabalho?

Softwares de gestão, ferramentas de telefonia, plataformas de armazenamento em nuvem e aplicativos para se comunicar internamente ajudam os colaboradores a reduzirem o tempo gasto com tarefas simples, passando, assim, a se concentrar mais na criação de estratégias para melhorar a sua atuação.

Quais são os impactos dos avanços tecnológicos?

Os impactos do avanço tecnológico, robôs e inteligência artificial nos modelos de trabalho. ... Ao mesmo tempo em que facilitam à dinâmica e processo de trabalho, podem substituir algumas atividades que, não distante, necessitavam da atuação humana. Pesquisas recentes chamam atenção para isso.

Qual o impacto da tecnologia no mundo do trabalho explique com suas palavras?

A influência da tecnologia tem sido importantíssima dentro do mercado de trabalho, pois tem moldado novamente a maioria das profissões, criando novas tendências profissionais. Apesar de extinguir alguns postos de emprego, ela abre outras vagas para contemplar as exigências do mundo moderno.

Por que as novas tecnologias e o mundo do trabalho?

  • As novas tecnologias e o mundo do trabalho9 Leontief, em 1952, foi pelo mesmo caminho ao dizer que o trabalho, na forma em que é realizado, cada vez mais perde importância. “ eu não sei se as industrias vão empregar todos aqueles que querem trabalhar”. As novas tecnologias são um velho problema As novas tecnologias e o mundo do trabalho10

Por que a tecnologia afeta a forma como trabalhamos?

  • A tecnologia afeta a forma como trabalhamos (foto: BSIP/Newscom). Para muitas pessoas, o impacto de novas tecnologias sobre seus empregos é uma fonte de ansiedade. Essa situação não é nova.

Como a tecnologia tem mudado no ambiente de trabalho?

  • A tecnologia tem mudado em muito a maneira como as pessoas vivem. Conversar com um familiar, ler uma notícia ou até mesmo se divertir não são feitas da mesma forma depois da inserção dela nas nossas vidas. E no ambiente de trabalho não poderia ser diferente.

Qual a origem da palavra tecnologia?

  • 6Tecnologia e Trabalho História da tecnologia TEXTO1 T ecnologia é uma palavra de origem grega, que tem um significado muito abrangente: de uma forma geral, re- presenta o encontro entre ciência e enge- nharia.

Atualmente, o número de desempregados no país chega a 14,4 milhões, segundo levantamento do IBGE do 2º trimestre de 2021. Reflexo da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, mas também pela situação econômica e política, bem como pela falta de mão de obra qualificada em setores como o da tecnologia, que abrange várias possibilidades.

Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), o mercado de tecnologia demandará 420 mil profissionais entre os anos de 2018 e 2024. Ainda de acordo com a Associação, a meta é dobrar o setor de Software e serviços em 6 anos, o que necessitaria de 70 mil profissionais especializados até 2024. Esses números despertam a necessidade de mão de obra qualificada a curto prazo, já que o Brasil forma, em média, 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano.

Uma delas é a profissão de Cientista de Dados, considerada uma nova geração de especialistas analíticos que possuem as habilidades técnicas para resolver problemas complexos, parte desses solucionados por meio da matemática e parte observando as tendências atuais. O trabalho é considerado por muitos uma profissão do futuro, mas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e hoje faltam profissionais qualificados.

“Hoje em dia, a demanda é alta para a contratação de profissionais especializados e as empresas estão com dificuldade em encontrar a pessoa ideal. Muitas das vagas presenciais são transformadas em vagas remotas, justamente, para ampliar a possibilidade de contratar um profissional de qualquer local”, comenta Felipe Clemente, CEO da Pixeon, engenheiro mecânico por formação com mais de 20 anos de experiência na área da saúde.

A formação profissional na área também é um grande desafio no mercado. “Com a falta de profissionais qualificados, o cientista de dados é muito procurado e nos próximos cinco anos essa escassez deve aumentar. Na minha época, não existiam cursos, especificamente, voltados para ciência de dados, mas hoje há, o que demonstra a importância que a carreira têm ganhado no mercado de trabalho. Grandes universidades como a USP, oferece cursos de graduação em estatística e ciência de dados”, comenta Richerland Medeiros, Chefe de Tecnologia na Pixeon.

A tecnologia ajuda uma empresa a dimensionar, fiscalizar e organizar suas tarefas em todas as áreas em que ela atua. Não é diferente com os aspectos de segurança do trabalho que a envolvem.A tecnologia pode ser de fundamental importância tanto para quem já coleciona ótimos índices de desempenho em segurança quanto para aquelas empresas que ainda precisam melhorar seus indicadores. Os gestores devem estar cientes de que é preciso investir em tecnologia de segurança que possibilitam um acompanhamento de estatísticas bem abrangente, levantando dados detalhados sobre acidentes e riscos. Assim, é possível identificar quais atividades são menos seguras e onde é preciso investir de maneira efetiva para a prevenção.

Mesmo a supervisão de normas internas e o uso de materiais de segurança — como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) — pode ser realizada com qualidade através de ferramentas de segurança. Com sistemas digitais, as empresas conseguem identificar os profissionais que atuam com os equipamentos certos e podem se preparar para caso seja necessária a troca dos mesmos.

Outro exemplo que podemos citar é a própria intranet das organizações. É um excelente meio para divulgação de normas e medidas de segurança entre os funcionários. Através da intranet, profissionais em Segurança do Trabalho têm como divulgar para todos as normas e medidas preventivas, sem contar o próprio conteúdo do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Atualmente, existe a necessidade dos profissionais, além dos conhecimentos técnicos e de se especializarem através de cursos de nível superior, de pós graduação, etc., necessitam ter bons conhecimentos de informática e de tecnologia para se manterem sempre atualizados no mercado de trabalho. O mercado de trabalho tem a plena consciência que não adianta apenas ter bons conhecimentos da sua área profissional. É preciso que o trabalhador tenha conhecimentos de informática, pois para utilizar os conhecimentos adquiridos com plena utilização das ferramentas, pois os processos estão praticamente todos informatizados.

No mundo globalizado, onde vivemos a era da tecnologia, as empresas que desejam ser manter competitivas no mercado e permanecerem vivas e produtivas, precisam implantar e fazer uso dos meios tecnológicos existentes e que vão sendo desenvolvidos e implantados a cada instante. O uso dos meios tecnológicos ajudam as empresas a trabalharem a redução dos seus custos, seja nos processos administrativos ou nos processos produtivos. Por isso é fundamental que os funcionários estejam interligados com o meio e o mercado de trabalho, e estejam preparados e atualizados em seus conhecimentos de informática para que possam estar inseridos nas tecnologias usadas pela empresa e não serem alijados do mercado de trabalho.

O vídeo
Mostra a evolução do processo evolutivo.

É uma reflexão, que mostra o sofrimento das gerações passadas e nos estimula a aproveitar as informações e os equipamentos que temos, e trabalhar de forma segura.

Última postagem

Tag