O NaCl quando fundido é um bom condutor de eletricidade devido a formação dos íons livres NA e Cl

Estou com Duvidas em algumas Questoes de QUi,

vcs poderiam me ajudar?

valendo 10 pontos!!

3* (Unicamp-SP) À temperatura ambiente, o cloreto de sódio (NaCl) é sólido e o cloreto de hidrogênio (HCl) é um gás. Essas duas substâncias podem ser líquidas em temperaturas adequadas.

a) Por que, no estado líquido, o NACl é um bom condutor de eletricidade, enquanto no estado sólido não é?

b) Por que, no estado líquido, o HCl é um mau condutor de eletricidade?

c) Por que, em solução aquosa, ambos são bons condutores de eletricidade?

5* Quais dos compostos a seguir são iônicos?

a) C2H8O

b)H2S

c) Na2S

d) NH3

e)NaOH

f)Cacl2

6* Dentre os compostos mencionados no exercício anterior, quais sofrem dissociação iônica e quais sofrem ionização em solução aquosa?

Digamos que a solução em questão seja de água e sal. Se colocarmos os bastões nessa solução, observaremos que a lâmpada acenderá. No entanto, se mudarmos a solução para uma de água e açúcar, a lâmpada permanecerá desligada.

Isso nos mostra que é possível diferenciar as soluções de acordo com a sua condutividade elétrica:

1. Solução iônica ou eletrolítica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.

A solução iônica ou eletrolítica pode ser obtida de duas formas:

1.1. Ionização: é a formação de íons em virtude do rompimento de ligações covalentes. Por exemplo, se diluirmos ácido clorídrico (HCl), que é um composto formado por moléculas, em água; ocorrerá a quebra dessas moléculas pela água, originando íons. As equações químicas abaixo demonstram como isso ocorre:

1.2. Dissociação iônica: no caso da primeira solução citada no exemplo acima, temos a dissolução do sal de cozinha ((NaCl – cloreto de sódio), que é um composto iônico, isto é, que já era formado por íons. A água apenas separou os íons já existentes no aglomerado iônico:

Observe na figura acima que o sal (NaCl) estava na forma de retículo cristalino, porém, por ser uma substância polar, seu polo negativo, que é o Cl-, é atraído pelo polo positivo da água, que é o H+. E o polo positivo do sal, que é o Na+, é atraído pelo OH-, que é o polo negativo da água. Assim, os íons que antes estavam ligados pela ligação iônica são separados.

2. Solução molecular ou não eletrolítica: esse tipo de solução não conduz eletricidade. É o segundo caso que citamos, da solução de água e açúcar. O açúcar (sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.

Videoaula relacionada:

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Todos estes compostos apresentam ligações entre seus íons: os cátions e os ânions se atraem fortemente. Assim, estas ligações são de natureza elétrica, e dão origem a retículos ou reticulados cristalinos – em nível microscópico, um cátion atrai vários ânions, e um ânion atrai vários cátions; formando, assim, aglomerados com formas geométricas bem definidas.

O NaCl quando fundido é um bom condutor de eletricidade devido a formação dos íons livres NA e Cl

Retículos cristalinos de diferentes compostos iônicos

Estes retículos é que fazem com que os compostos iônicos apresentem as seguintes propriedades:

  • São sólidos em condições normais de temperatura (25°C) e pressão (1 atm);
  • São duros e quebradiços;
  •  Possuem pontos de fusão e de ebulição elevados. Visto que a atração elétrica entre os íons é muito forte, é necessário fornecer uma grande quantidade de energia para quebrá-la. Um exemplo é o cloreto de sódio, que apresenta ponto de fusão igual a 801°C, e ponto de ebulição de 1413°C;
  • Em solução aquosa (dissolvida em água) ou em líquidos, eles conduzem corrente elétrica, pois seus íons com cargas positivas e negativas ficam com liberdade de movimento e fecham o circuito elétrico, permitindo que a corrente continue fluindo;
  • Seu melhor solvente é a água, pois, assim como ela, estes compostos são polares. No entanto, apesar de serem polares nem todos os compostos iônicos se dissolvem na água. Alguns exemplos de compostos que não solubilizam em água são: carbonato de cálcio (CaCO3), de estrôncio (SrCO3) e de bário (BaCO3), além do cloreto de prata (AgCl), que é praticamente insolúvel em água.
O NaCl quando fundido é um bom condutor de eletricidade devido a formação dos íons livres NA e Cl

Cloreto de prata praticamente insolúvel em água  

Por Jennifer Fogaça

Graduada em Química

O NaCl quando fundido é um bom condutor de eletricidade devido a formação dos íons livres NA e Cl

Para que possa conduzir eletricidade é necessário formar pólos ( negativo e positivo), então quando o NaCl está em solução aquosa ele sofre dissociação iônica,que consiste na formação dos íons Na+ e Cl-, ou seja, pólos. Fazendo com que assim possa conduzir eletricidade.

Por que no estado líquido e um bom condutor de eletricidade?

O cloreto de hidrogênio puro, no estado líquido, é um bom condutor de eletricidade, pois contém íons H+ e Cl- . O cloreto de hidrogênio puro, no estado líquido, conduz a eletricidade devido à baixa temperatura.

Porque o NACL e um bom condutor de eletricidade?

O cloreto de sódio, em estado sólido, líquido gasoso, seja qual for, não é um bom condutor; isso porquê precisamos de íons livres para conduzir eletricidade, e ele por si só não faz isso. ... O sal sólido, sem água, não tem esses íons, portanto a corrente não consegue passar.

Porque no estado líquido?

Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.

Por que no estado líquido O HCI é um mau condutor de eletricidade?

b) O HCl não conduz corrente elétrica na fase líquida porque é formado de moléculas eletricamente neutras.

Qual a forma do estado líquido?

Uma substância no estado líquido tem volume definido, mas não tem forma própria, tomando a forma do recipiente em que está contido. ... As moléculas nos líquidos apresentam-se mais afastadas do que nos sólidos, pois sendo a força de interação mais fraca o que permite que elas se desloquem com certa facilidade.

Alternativa “c”.

a) Dissociação iônica: NaCl, Na2S, KOH, CaCl2.

b) Ionização: HCl, H2S, NH3, NH4OH.

* A dissociação ocorre somente com compostos iônicos, ou seja, que possuem pelo menos uma ligação iônica (com transferência de elétrons e formação de íons). Assim, ela corresponde somente à separação dos íons que já eram existentes na molécula. Veja a seguir que as moléculas mencionadas são formadas por ligações entre íons:

-NaCl: Na+ + Cl-: sal formado pela ligação iônica (transferência de um elétron do sódio para o cloro);

-Na2S: 2 Na+ + S2-: sal formado pela ligação iônica (transferência de dois elétrons de cada átomo de sódio para o enxofre);

-KOH: K+ + OH-: base formada pela ligação iônica (transferência de um elétron do potássio para a hidroxila);

CaCl2: Ca+2 + 2 Cl-: sal formado pela ligação iônica (transferência de dois elétrons do cálcio para dois átomos de cloro).

* A ionização, por outro lado, corresponde à formação de íons que não existiam anteriormente e ocorre com compostos moleculares, ou seja, aqueles formados por ligações covalentes:

-HCl: Tanto o hidrogênio quanto o cloro precisam ganhar um elétron para ficarem estáveis, assim eles realizam o compartilhamento de um par de elétrons ou uma ligação covalente;

-H2S: Cada átomo de hidrogênio faz uma ligação covalente simples com o átomo de enxofre, ou seja, são compartilhados dois pares de elétrons;

-NH3: Cada átomo de hidrogênio faz uma ligação covalente simples com o átomo de nitrogênio, ou seja, são compartilhados três pares de elétrons;

-NH4OH: o hidróxido de amônia resulta da ionização em água da amônia (NH3), que é um composto molecular: NH3(g) + H2O(l) NH4OH(aq) NH4+(aq) + OH-(aq)