O que fazer quando a água da piscina está verde

Se a água permanecer turva mesmo após esta operação, realize um tratamento de choque.

Com o sistema de filtração em funcionamento, adicione cloro na piscina para remover as algas que ainda estão presentes na água (siga as instruções de dosagem). Não utilize a piscina após o tratamento de choque com cloro. Pode utilizar a piscina quando o seu valor estiver no ponto certo para o banho.

Os resíduos serão depositados no fundo da piscina e a água ficará mais clara. Aspire a sujidade utilizando o seu aspirador manual e com a filtração no modo “esvaziamento”. Para remover as impurezas da superfície, ligue novamente o sistema de filtração para que essa sujidade seja aspirada pelos skimmers.

Se a água permancer "suja" após o tratamento de choque, poderá utilizar um floculante que melhore o desempenho do filtro de areia e limpe a água mais rapidamente. Durante esse processo, desligue a bomba e não utilize a piscina durante pelo menos seis horas. Em seguida, ligue novamente a filtração e aspire a sujidade com o seu aspirador manual. Execute uma "retrolavagem" mais longa após esta floculação.

Dependendo da propagação das algas, é possível completar o tratamento adicionando um algicida na água. Este produto destrói as algas com a sua ação.

No verão, a piscina é utilizada com mais frequência e a temperatura da água pode ser bastante alta (acima de 26°C). Nesse caso, terá que aumentar o tempo de filtração diário para que a água permaneça limpa em todas as circunstâncias. Como sempre, a bomba de filtração deve estar em funcionamento de acordo com os seguintes padrões: 

  • Bomba standard de velocidade simples: duração da filtração diária (horas) = temperatura da água (°C) / 2
  • Bomba de velocidade variável: temperatura da água (°C) / 1.5

O que fazer quando a água da piscina está verde

Está tudo pronto para a festa da piscina, mas você só reparou agora que a água está com a cor de enxaguante bucal de hortelã: e agora, como limpar piscina verde em minutos? Calma que tem jeito, embora leve um pouco mais de tempo que alguns minutos.

Por que a água da piscina fica verde?

Mas o que faz a água da piscina ficar verde? Uma palavra: clorofila. Água de piscina esverdeada é algo bastante comum. Ela fica assim devido à presença de algas e cianobactérias, organismos que utilizam a clorofila para fazer a fotossíntese, e a clorofila é um pigmento de cor verde.

Isso quer dizer que, toda vez que você encontrar uma piscina esverdeada, tenha certeza de que se deparou com uma bela sopa de algas e bactérias se proliferando. Esse não é exatamente um banho indicado, afinal de contas, pode provocar alergias e doenças. Isso acontece sempre que o tratamento da água não é feito corretamente.

Algas e bactérias se proliferam sempre que o pH da água está desregulado e as funções microbicidas e algicidas dos produtos ficam sem efeito. Por isso, se você quer saber como limpar piscina verde em minutos, precisa seguir três passos.

Primeiro passo de como limpar piscina verde em minutos

A primeira coisa a se fazer, portanto, é a medição dos níveis de pH, alcalinidade, cálcio e cloro residual. A média ideal de cada um desses índices é 7,2 para o pH, 100 ppm de alcalinidade, 350 ppm de cálcio e 1,2 ppm de cloro residual.

Depois das medições, é hora de aplicar os produtos para corrigir os valores da água. Você vai precisar de cloro, floculante e algicida. Para acertar na dose, compare os valores medidos e siga as recomendações nas embalagens dos produtos.

Segundo passo: esfregar e esperar

Após aplicar o cloro, o floculante e o algicida, é importante esfregar as paredes e o chão da piscina para retirar as algas e ajudar na mistura dos produtos. Se você fez tudo isso em poucos minutos, parabéns, é o melhor que se pode fazer nesses casos. Isso porque esses produtos precisam agir por, no mínimo, 6 horas. Por isso, comece a limpeza da piscina o quanto antes!

Depois de esfregar toda a piscina, ligue o filtro e aguarde as 6 horas. Após esse tempo, já será possível aspirar e peneirar parte das algas. Se a festa já tiver começado, deixe uma mangueira por perto para refrescar os convidados e convencê-los a esperar o efeito dos produtos.

Terceiro passo: aspirar e peneirar

O que fazer quando a água da piscina está verde

Se você seguiu os dois primeiros passos e conseguiu manter a água parada por no mínimo 6 horas é hora de começar a última etapa. A partir desse momento, boa parte das algas já devem ter decantado. Porém, para uma água límpida e cristalina, o ideal é aguardar 24 horas.

Antes de jogar os unicórnios e colchões infláveis dentro da água, aspire tudo o que tiver decantado no chão. Faça com calma e precisão para evitar suspender a sujeira novamente na água.

E pronto, levou bem mais que alguns minutos, é verdade, mas agora todo mundo já pode curtir uma piscina limpa e bem tratada. Melhor do que nadar em uma sopa de clorofila, não é?

Se quiser conhecer mais dicas sobre manutenção de piscinas, confira os posts que separamos abaixo:

Nada mais desanimador do que você fazer planos para curtir sua piscina e, lamentavelmente, ver tudo ir por água abaixo quando percebe que ela está inapropriada para uso. Definitivamente uma piscina com a água toda esverdeada não tem condições! No entanto, você precisa entender que cenas como essa podem vir a ser bastante corriqueiras. Ainda mais se, porventura, você não der atenção significativa para a manutenção periódica da sua piscina. Neste blog, portanto, vamos te mostrar como tratar a água verde da piscina! Entenda mais a partir da leitura a seguir:

Existem dois grandes motivos para que a água da sua piscina fique verde:

  • Acúmulo de metais: propiciado pela reação do cloro da piscina com metais encontrados na água, como o cobre, por exemplo.
  • Proliferação de algas: o mais comum de ocorrer. Ocasionado, em especial, pelas intempéries, como chuva e vento. Ademais, vegetação próxima à piscina também pode estimular a proliferação das algas. O esverdeamento acontece devido à alteração do PH.

É importante você conseguir identificar qual a razão para o esverdeamento da água. Para assim realizar o tratamento mais adequado.

Como saber, então, o que contribuiu para a água da minha piscina ficar verde?

Você pode fazer um teste simples. E, a partir dele, conseguir identificar a causa do problema. E, consequentemente, poder resolvê-lo da maneira mais eficaz possível.

O teste se baseia no seguinte:

  • 1º passo: Despeje um pouco da água da sua piscina em um recipiente limpo;
  • 2º passo: Adicione uma colher bem cheia de cloro e misture bem;
  • 3º passo: Deixar descansando por cerca de 1h;
  • 4º passo: Verificar a coloração da água. Se ela estiver com aspecto de ferrugem, é sinal de que a sua piscina está com acúmulo de metais.

Como devo proceder para tratar a água com acúmulo de metais?

3 etapas são cruciais para que a sua piscina volte a ter o aspecto de limpa novamente!

  • Supercloração na água: será o tratamento de choque. Aqui o objetivo é eliminar todo tipo de contaminante que tenha na água. Para isso, utiliza-se uma quantidade maior de cloro para alcançar esse objetivo.
  • Clarificante líquido: com a ajuda do clarificante, toda a sujeira será floculada. Essa etapa facilitará para a retirada dos resíduos. Já que eles ficarão depositados no fundo da piscina.
  • Aspiração: descarte definitivo de toda a sujeira com o uso do equipamento próprio.

Como devo proceder para tratar a água devido à proliferação de algas?

Vamos te mostrar as etapas que devem ser realizadas para melhorar a qualidade da água da sua piscina:

  • Ajustar a alcalinidade (entre 80 e 120 ppm);
  • Corrigir o PH da água (entre 7,0 a 7,4);
  • Utilizar o produto Algicida de Choque. Ele é usado especificamente para o tratamento de água que contenha algas;
  • Deixar a bomba e o sistema de filtração em funcionamento, de acordo com o fabricante;
  • Realizar a aspiração;
  • Cloração.

O que fazer quando a água da piscina está verde
Esperamos que nosso blog tenha te ajudado a entender como tratar a água verde da piscina. Mas em todo caso, lembre-se, em caso de dúvida vale a pena chamar um profissional!

Você conseguiu perceber que todas as etapas para fazer com que a piscina volte a ser usada com segurança não são tão simples? Precisamos concordar que a manutenção constante é mais fácil de ser feita. E o melhor de tudo: não requer grandes esforços! Evite ao máximo deixar a sua piscina em situações em que só o tratamento de choque poderá limpá-la.

Por isso, cuidados constantes com o controle do pH, cloro, filtragem e aspiração são cruciais! Se possível, adquira também uma cobertura de piscina. Assim, você estará fazendo a sua parte para manter a água sempre bem tratada para usá-la com saúde e segurança!

Uma empresa totalmente consolidada no ramo de piscinas que pode te ajudar a adquirir os melhores equipamentos para a manutenção da sua piscina, é a Henrimar! Temos certeza que a excelência dos produtos e do atendimento farão você confiar de olhos fechados na marca! Entre em contato e certifique-se.