Plano de aula comparação de quantidades

Plano de aula comparação de quantidades


Duração: 2 aulas

Introdução:

Contar é uma ação praticada desde os tempos mais remotos. As crianças, por exemplo, desde cedo contam de maneira intuitiva a sua idade, os seus brinquedos, etc. Neste momento, devemos propiciar um olhar mais atento para as atividades de contagem propondo aos alunos, também, que estimem e comparem quantidades de objetos.

Objetivos de aprendizagem:

Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) 

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem

a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

Recursos e materiais necessários:

Palitos de sorvete, elástico, 20 papéis com números (cada papel deve conter um número de 1 a 20) e um saco não transparente.

Desenvolvimento:

Aula 1 – Estimativas

Duração: uma aula de 40 minutos

Organização dos alunos: grupos

Nesta aula, pretende-se contar, estimar e comparar quantidades de objetos.

Separe os alunos em dois grupos. Eles deverão sentar em semiroda, um grupo de frente para o outro. Coloque no centro da semiroda 50 palitos de sorvete (não informe a quantidade de palitos aos alunos). Solicite aos alunos que deem nomes aos grupos e anote na lousa o nome de cada grupo.

Mostre aos alunos um agrupamento de 10 palitos e deixe-o em um lugar visível, para que eles possam comparar a quantidade de palitos que irão receber com a do agrupamento mostrado por você.

Sorteie um papel e mostre-o a um dos grupos. Um representante do grupo deverá ir até onde estão os 50 palitos e separar a quantidade de palitos sorteada por você sem que o outro grupo veja ou saiba qual é a quantidade de palitos separados. Amarre os palitos com um elástico e entregue-os ao outro grupo.

Os alunos do grupo que receber os palitos não poderão contar a quantidade de palitos. Eles deverão estimar essa quantidade durante um tempo curto determinado por você, baseados na comparação com o agrupamento de 10 palitos, e responder se “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Depois que os alunos derem o palpite, um representante do grupo deverá contar a quantidade de palitos; se ele acertar a quantidade, o grupo marcará um ponto.

Alterne, em várias rodadas, o grupo que separa os palitos e o grupo que estima a quantidade de palitos, além dos representantes de cada grupo, para que todos os alunos possam participar.

Vencerá o jogo o grupo que tiver mais pontos ao final das rodadas.

Guarde os materiais para que eles sejam utilizados na próxima aula.

Aula 2 – Quanto a mais e quanto a menos

Duração: uma aula de 40 minutos

Organização dos alunos: grupos

Nesta aula, pretende-se comparar quantidades de objetos indicando quantos a mais e quantos a menos.

Separe novamente os alunos em dois grupos. Eles deverão sentar em semicírculo, um grupo de frente para o outro. Coloque no centro do semicírculo 50 palitos (não informe a quantidade de palitos ao alunos). Solicite aos alunos que deem nomes aos grupos e anote na lousa o nome de cada grupo.

Mostre novamente aos alunos um agrupamento de 10 palitos e deixe-o em um local visível.

Explique aos alunos que o jogo é o mesmo da aula anterior, mas que desta vez, além de responder se “tem mais” ou “tem menos”, eles também deverão dizer quantos palitos eles acreditam que tenha a mais ou a menos. Só marcará ponto o grupo que acertar a quantidade exata.

Aferição de aprendizagem

Para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, observe a participação deles durante as atividades e verifique se estão conseguindo comparar e estimar quantidades.

Questões para auxiliar na aferição

1. Observe as porcas e os parafusos.

Plano de aula comparação de quantidades


Agora responda:

a) Há mais porcas ou parafusos? _______________________________

b) Quanto a mais? __________________________________________

2. Carlos irá separar as flores mostradas abaixo em dois grupos de 10 flores cada um. 

Plano de aula comparação de quantidades

a) Irá sobrar ou faltar flores? __________________________________

b) Quantas?_________________________________________________

Gabarito das questões

1.

a) Há mais parafusos.

b) Há 1 parafuso a mais.

2.

a) Não irá sobrar nem faltar flores.

b) Nenhuma.

-    Estabelecer relações de correspondência um a um entre os alunos e objetos.

-    Comparar quantidades em diferentes contextos.

-    Identificar onde há menos e mais elementos de cada grupo.  

 - Conhecer os números de 0 a 9.

 - Compreender o 0 como o número que representa ausência de elementos.

- material escolar: lápis, borrachas e canetinhas

 - garrafas plásticas vazias e tampas

 - descartáveis: pratos e copos, garfos e facas

- os alunos

 - caderno meia- pauta ou folha

 Atividade 1:

 O professor deverá chamar alguns alunos à frente, por exemplo  4 a 5 alunos e pedir a outro aluno que dê para cada aluno 1 lápis.

 O professor poderá oferecer uma quantidade de lápis, maior, menor ou igual ao número de alunos, de forma que realizem a correspondência um a um entre os lápis e os alunos.

 Poderá repetir, alternando os grupos de alunos e a quantidade de lápis. Então levar o grupo a perceber em cada vez, o que há mais: lápis ou crianças?

 O professor poderá realizar a atividade mais vezes, utilizando outros materiais de contagem e o próprio material escolar dos alunos para trabalhar a correspondência e a comparação entre grupos: lápis e borrachas, canetinhas e tampas, botões e fichas coloridas.

 Ao final da  atividade, o professor deverá produzir com a turma um texto coletivo, narrando como aconteceu a atividade e o que descobriram. O registro poderá ser feito no caderno meia-pauta ou em folha. Pedir para que representem a atividade também com desenho.

Plano de aula comparação de quantidades

Plano de aula comparação de quantidades

  Atividade 2: 

 Outra sugestão seria distribuir para os alunos, desta vez em dupla, garrafas plásticas vazias e tampas, de modo que a tarefa será fechar cada garrafa com uma tampa.

 Procurar oferecer quantidades diferentes para cada dupla.

 No final, o professor deverá perguntar para cada dupla: Quantas garrafas conseguiu fechar?  O que recebeu mais: garrafas ou tampas?  Por quê?

 A proposta é que percebam que poderá sobrar ou faltar garrafas ou tampas, ou ainda ser igual a quantidade de ambas.

 Como uma variação da atividade anterior, também com o objetivo de corresponder elementos e comparar quantidades, a proposta seria a de brincar de casar objetos, utilizando descartáveis.

 O professor deverá levar para sala: copos, pratos, facas e garfos.  Então fariam o casamento dos objetos. Poderiam casar copos e pratos, as facas e garfos.

 Nesta brincadeira, algum objeto poderá terminar solteiro. A partir da observação dos casais de objetos formados, ir trabalhando com a turma: O que há mais? Quantos a mais? Qual é a diferença entre os grupos?

Ao final da atividade, o professor deverá produzir com a turma um texto coletivo, narrando como aconteceu a atividade e o que descobriram. O registro poderá ser feito no caderno meia-pauta ou em folha. Pedir para que representem a atividade também com desenho.  

Plano de aula comparação de quantidades

 Atividade 3:

 Formar 2 filas de alunos. Chamar  primeiro 4 alunos e arrumá-los com um espaço entre eles, formando a fila 1.

 Depois chamar 5 alunos e arrumá-los sem espaço entre eles, formando a fila 2.

 Perguntar para turma: Em qual fila há mais crianças: na fila 1 ou 2 ?

 A maioria das crianças de 1º e 2º ano tende a responder imediatamente que a fila 1 tem mais porque de fato é maior em tamanho,  já que existe espaço entre os alunos.

 Na verdade a fila 2, apesar de ser menor em tamanho, tem mais alunos.

É comum que uma minoria aponte a fila 2  como a que tem mais alunos. Então seria o momento do professor aproveitar e perguntar: Por quê?  Neste caso, o aluno contou para comparar as quantidades.

Se a turma não reconhecer que a fila 2 tem mais alunos, procurar corresponder cada aluno de uma fila com da outra, dando a mão, de modo levá-los a perceber que na fila 2, há mais uma criança.

 O professor também poderá utilizar objetos ou figuras para comparar quantidades, lançando mão deste recurso: distância ou mesmo tamanho que possam induzir que há mais elementos em determinado grupo do que em outro, quando na verdade é o contrário.

 Por exemplo, utilizando material escolar, fazer um monte com 6 pastas e outro monte com 8 borrachas.

 Então perguntar: Onde há mais elementos: no monte de pastas ou de borrachas?

 O volume que ocupa as pastas, por ser maior, poderá gerar a resposta de que é o monte que tem mais, porém quando se conta, dá para perceber a quantidade real de elementos de cada grupo e concluir que há mais borrachas do que pastas.

 Ao final da atividade, o professor deverá produzir com a turma um texto coletivo, narrando como aconteceu a atividade e o que descobriram. O registro poderá ser feito no caderno meia-pauta ou em folha. Pedir para que representem a atividade também com desenho.  

Plano de aula comparação de quantidades

Plano de aula comparação de quantidades

- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006. 

O professor deverá observar o interesse e a participação dos alunos em cada atividade desenvolvida.

 Estar atento ao retorno da turma, verificando como realizam a correspondência entre elementos e as respostas que dão às perguntas orais feitas durante a comparação de quantidades entre grupos.

 Será importante circular pela sala durante as atividades, no momento em que os alunos estão trabalhando individualmente ou em dupla com autonomia, realizando correspondências entre objetos e estabelecendo relações entre coleções. Interfira e ajude aos alunos quando considerar necessário.

 Ao registrar cada atividade com a turma, retome como aconteceu, ouça as contribuições dos alunos e procure construir o texto, de forma que ganhe significado para o grupo. Aproveite o momento também para avaliar com a turma como foi a atividade. Foi bom . . . Não foi bom . . .

 Acompanhe como acontece a cópia do texto, circulando novamente pela sala. Procure incentivá-los à cópia com capricho e organizada. Converse com os alunos sobre as possibilidades para ilustração de cada atividade e veja como fazem isto.