Por que cães comem fezes

Quando os cães comem fezes, os donos ficam bastante incomodados pois além de ser algo desagradável, muitas vezes não compreendem o porquê do cão o estar a fazê-lo, nem sabem como o evitar.

O termo científico para este ato é coprofagia, que significa o consumo ou a ingestão de fezes. Em certas espécies este consumo faz parte do comportamento normal e diário, como por exemplo nos coelhos, de modo a tornar mais eficiente o seu processo digestivo.

Coprofagia nos cães

Por que cães comem fezes

A coprofagia nos cães é um comportamento comum e por vezes normal para a maioria de entre eles. Os cães comem fezes tanto de outras espécies (gatos por exemplo), como de outros cães ou mesmo as suas próprias.

Apesar de haver várias teorias sobre o porquê de isto ocorrer, a causa exata deste comportamento ainda é desconhecida, no entanto há algumas razões sugeridas.

Porque é que os cães comem fezes?

1. Carências nutritivas

Os cães podem ser coprofágicos para reequilibrarem a sua fauna intestinal ou para ingerir alguns nutrientes que estejam em falta na sua alimentação.

Dietas com baixa digestibilidade, má-nutrição ou doenças que diminuem a absorção de nutrientes (parasitas intestinais, deficiências enzimáticas) podem levar a uma necessidade de ingestão de fezes, principalmente se estas possuírem uma elevada quantidade de alimento não digerido, tornando-se assim mais ricas.

Patologias que provoquem um aumento anormal do apetite como a diabetes, a doença de Cushing ou o tratamento com certos fármacos também podem conduzir a este comportamento.

2. Comportamento materno

O comportamento materno normal inclui o consumo de fezes e urina dos seus cachorros recém-nascidos: desta forma estimulam-nos a realizarem as suas necessidades e mantêm-nos limpos. Se este instinto se mantiver à medida que os cachorros vão crescendo, estes podem começar a observar e a imitar a mãe.

3. Reforço positivo

Como parte do comportamento exploratório, muitos cachorros e cães comem fezes após terem explorado e cheirarem o meio que os rodeia de forma a satisfazer a sua curiosidade.

Como esta coprofagia pode, naturalmente, atrair a atenção dos donos quando estão por perto, este comportamento pode vir a ser involuntariamente reforçado, e desta forma o cão usa-o como forma de chamar as atenções.

4. Medo da reprimenda

Outra vertente é a do medo. Quando, por algum motivo, o cão faz as necessidades em casa e já foi previamente ralhado e punido por causa disso, muitas vezes a sua reação vai ser ingerir as fezes de modo a encobrir o sucedido.

5. Atração pelo sabor

Por estranho que pareça, há certas fezes que atraem a curiosidade e o paladar dos cães. Um dos exemplos é a atração quase universal que os cães parecem ter por fezes de gato. Estas têm atributos apelativos (odor, textura, sabor) pois os gatos são estritamente carnívoros, pelo que digerem pouco os carboidratos. Como tal, na perspetiva do cão as fezes do gato têm ainda bastante aproveitamento nutritivo.

Como tratar / evitar a coprofagia?

Uma vez que a causa exata da coprofagia não está esclarecida, o tratamento pode ser difícil e requer paciência por parte do dono.

A primeira abordagem será sempre consultar um médico veterinário pois a causa pode ser médica e nesse caso é necessário investigar e intervir. Convém também cumprir o plano de desparasitação interna.

Após terem sido descartadas as possíveis patologias e na situação da causa ser aparentemente comportamental, o seu médico veterinário irá aconselhar quais as ações a tomar mais indicadas para o caso do seu cão em específico.

Há certas medidas que podem ajudar:

  1. Detetar o porquê das carências nutricionais e adaptar a dieta às suas necessidades;
  2. Adicionar produtos comercialmente disponíveis à ração de forma a diminuir a palatabilidade das fezes – aconselhe-se no veterinário;
  3. Remover imediatamente as fezes após o cão as ter feito;
  4. Passear o cão com trela em locais onde haja mais animais a fazer as necessidades;
  5. Adicionar produtos que saibam mal como sabor de maçã amarga ou piri-piri nas fezes para criar uma associação desagradável quando ele as for lamber;
  6. Não repreender quando o cão ingerir fezes. Por difícil que seja, esta é uma forma de não recompensar o comportamento dele com a sua atenção;
  7. Reforçar positivamente quando ele não ingerir fezes, oferecendo-lhe imediatamente uma recompensa;
  8. Se conseguir com que o cão crie uma boa associação com o açaime, pode passeá-lo açaimado quando pretender soltá-lo de forma a garantir que não ingere nada. Mas antes crie a associação entre o açaime e recompensas para evitar situações de stress.

Cães comem fezes: risco para a saúde

Por que cães comem fezes

Tanto para os donos como para eles, quando os cães comem fezes há um maior risco de se infetarem com certas doenças que são transmissíveis pela via fecal-oral.

É recomendável que se proteja lavando sempre as mãos depois de lidar com o cão e com a limpeza do seu espaço.

Veja também:

Por que cães comem fezes
Os cães comem as próprias fezes por questões comportamentais e nutricionais (Foto: Flickr/ Ivan Cheung/ CreativeCommons)

Muitos cachorros realizam a coprofagia, o ato de comer as próprias fezes. Isso pode acontecer por motivos comportamentais ou nutricionais. Segundo Raquel Sillas, médica-veterinária do Hospital Veterinário Batel e diretora de um plano veterinário de atendimento domiciliar, o primeiro ocorre quando o animal quer esconder suas fezes por algum trauma ou por não querer deixar o seu cheiro no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, existem alguns casos em que os cães comem o cocô de outros cachorros ou até de gatos, como uma forma de demarcação territorial. Já a razão nutricional ocorre quando o pet que está com falta de nutrientes no corpo ou sobra de proteínas nas fezes e acha o cheiro dos próprios dejetos atrativo, o que o faz ingeri-los logo após a evacuação.

Mas, afinal, isso é normal? Quais são as consequências?

De acordo com Valeska Rodrigues, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Franca, o comportamento pode ser uma porta de entrada para que afecções parasitárias ou agentes infecciosos se instalem no trato digestivo do cachorro, como giardíase e verminoses.

Por que cães comem fezes
O ato de comer o próprio cocô pode acarretar em problemas de saúde, como giardíase e verminoses (Foto: Flickr/ M. M. Soriano/ CreativeCommons)

Dessa forma, é importante que o tutor leve o bicho ao médico-veterinário, para investigar o motivo da ingestão e conferir se o vermífugo está em dia. Fazer uma revisão do plano nutricional também pode ajudar. Caso o pet realize a coprofagia, é preciso fazer a limpeza bucal, para retirar o cheiro das fezes da boca e manter os dentes limpos, explica Raquel.

Além de seguir os passos acima, o tutor também deve saber o que ele não pode fazer nesse momento. “Apesar de ser muito ruim ver seu animal comer as fezes, as abordagens comportamentais precisam ser assistidas. Não se deve agir de forma agressiva. Isso poderá ser ainda mais prejudicial em casos de animais submissos ou bravos”, diz Valeska.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso perceba que o pet está agoniado e com vontade de fazer cocô, leve-o para passear ou até a área da casa na qual ele costuma fazer as necessidades. Tente retirar sempre as fezes do local, logo em seguida. Raquel também alerta que existem alguns produtos para colocar na alimentação, que podem auxiliar a diminuir esses casos, mas é importante primeiro consultar um médico-veterinário.

Leia mais

O cachorro que come fezes é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos, mas sempre causa estranhamento entre os tutores. O hábito, também chamado de coprofagia canina, às vezes é encarado como algo engraçadinho, mas precisa de muita atenção. Isso porque a ingestão de fezes a longo prazo pode ser um verdadeiro problema para a saúde do seu amigo de quatro patas, que pode ser facilmente infectado por parasitas, bactérias e outros microrganismos presentes no dejeto. Mas então por que cachorro come fezes? E o que fazer para inibir esse tipo de comportamento? A gente te explica tudo sobre o assunto!

Cachorro come fezes às vezes por uma questão comportamental

Encontrar um cachorro comendo fezes é bem desagradável, mas sabia que muitas vezes o hábito está relacionado com questões psicológicas e de comportamento? Pois é verdade: essa é uma forma que os cães encontram de chamar a atenção dos seus humanos, ainda mais aqueles que passam muito tempo sozinhos ou que não gastam energia suficiente no dia a dia. Essas situações podem deixar o cachorro estressado, ansioso ou entediado e se tornam um gatilho para a copofragia canina. Por isso, o enriquecimento ambiental com estímulos físicos e mentais é o mais aconselhado para evitar que esse tipo de comportamento se manifeste.

Ah, e se você está se perguntando “qual raça de cachorro que come fezes”, saiba que o problema pode afetar cães de todas as raças, inclusive os vira-latas. No entanto, alguns animais realmente têm maior predisposição para a coprofagia canina, especialmente os cachorros do grupo Terrier e os Hounds. Cães de pequeno porte, como Lhasa Apso e Shih Tzu, também costumam sofrer com isso mais frequentemente.

Falta de nutrientes pode fazer o cachorro comer fezes

Em alguns casos, o motivo porque cachorro come fezes está ligado à própria alimentação. O déficit nutricional pode acontecer por conta de uma dieta de baixa qualidade ou até mesmo porque o cãozinho não está se alimentando adequadamente, deixando de ingerir a quantidade apropriada de nutrientes por dia. Às vezes também podem acontecer problemas digestivos, de forma que o organismo do animal não consegue absorver todos os nutrientes da ração, e elas são eliminadas pelo cocô. Nesses cenários, o resultado normalmente é um cachorro comendo fezes para tentar “resgatar” aquilo que está faltando no seu corpo.

Por que cães comem fezes
O cachorro comendo fezes pode ser um indicativo de doenças ou déficit de nutrientes

Por que cães comem fezes

Comportamento animal

Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

Por que cães comem fezes

Comportamento animal

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Por que cães comem fezes

Comportamento animal

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Por que cães comem fezes

Comportamento animal

Gato amassando pãozinho é uma das coisas mais fofas que existem e se você nunca viu, tem vários vídeos na internet que podem provar. Você sabe porque os felinos têm esse hábito? O ato de afofar superfícies não é exclusivo apenas de um ou dois gatos, grande parte dos bichanos também tem esse comportamento, que é bem característico da espécie. Mas, não se preocupe, gato amassar pãozinho é um bom sinal.

Quando o cachorro come fezes, mas não tem problemas comportamentais e segue uma dieta balanceada, é importante aumentar a atenção com o seu pet. Muitas vezes a coprofagia canina é um sinal de que algo não vai bem com a saúde do cão. Existem doenças que podem aumentar a sensação de fome, por exemplo, e como consequência o cachorro come fezes para saciar isso. Por isso, vale aumentar a observação com o doguinho e verificar se existem outros sintomas associados que podem ajudar a decifrar o que de fato está acontecendo com ele. Ainda assim, a ida ao veterinário é fundamental para saber como curar cachorro que come fezes.

O que fazer para o cachorro parar de comer fezes?

Agora que você já sabe os principais motivos porque cachorro come cocô, deve estar se perguntando se existe alguma forma de tratamento ou remédio caseiro para cachorro que come fezes. Bom, antes de tudo é imprescindível consultar um médico veterinário de confiança para se certificar de que a coprofagia canina não é derivada de um problema de saúde ou de déficit nutricional. Se for o caso, é necessário tratar a doença de base e/ou mudar a alimentação do pet para acabar com o cachorro comendo fezes.

Já se a coprofagia canina for um problema meramente comportamental, existem algumas alternativas possíveis de tratamento. O uso de xaropes e remédios prescritos pelo veterinário costumam alterar o gosto das fezes, deixando-as menos atrativas para os cães. Para quem procura por alternativas naturais, borrifar um spray de citronela em cima do cocô também é uma opção. Em todo caso, a avaliação do caso, bem como o tratamento, devem ser feitos exclusivamente por um profissional veterinário.

Redação: Juliana Melo

Por que cães comem fezes