Por que sentimos frio quando saimos da piscina

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC

Sentir frio ao sair do mar não é culpa do frio, mas do calor que nosso corpo perde nessa hora, ou seja, da diferença entre as temperaturas. Mas isso não é regra. Depende de como está o tempo (se o dia está quente, ninguém vai sentir frio): se está ventando, a localização da praia, se é aqui no Brasil ou lá no Canadá (onde é mais gelado).

Em geral, a água do mar ou da piscina possui temperatura mais baixa do que a do ambiente. Quando a gente entra no mar, ocorre um fenômeno chamado equilíbrio térmico. O corpo e a água trocam calor até que as duas temperaturas se igualem. Ao atingir esse ponto, paramos de sentir frio.

Depois de brincar bastante, até os dedos ficarem enrugados (leia ao lado), é hora de sair da água. De novo, o corpo vai ter de passar por outro equilíbrio térmico, só que agora com o ar. O nome para isso é convecção.

O ar em contato com a superfície da pele se aquece e volta para a atmosfera, deixando em seu lugar uma temperatura mais baixa. Se essas correntes de ar recebem reforço de um ventilador, por exemplo, quando a gente está molhado, a perda de calor é muito maior. É a tal de convecção forçada.

Pelo aquece - Para se defender dessa perda brusca de calor, o organismo cria mecanismos que tentam nos esquentar rapidamente. É por isso que batemos o queixo, trememos e ficamos arrepiados. Os pelos arrepiados formam uma camada de ar quente em torno do corpo, isolando-o para não perder calor.

As roupas também ajudam o corpo a não perder temperatura. Mergulhadores e surfistas usam roupas especiais para cobrir as pernas e os braços e não sentir tanto frio ao sair da água.

Consultoria do Departamento de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

As irmãs Isabela, 11 anos, e Bruna Carolina dos Reis, 14, de Mauá, adoram mar e piscina. Esperam o ano todo para as férias chegarem e poder passar o dia inteiro dentro da água. "Adoro ficar lá até me enrugar", conta. Apesar de adorar água, Bruna diz que sente frio ao sair do mar, mesmo em dias de muito calor. "Sempre quis saber por que isso acontece; por isso, resolvi perguntar ao Diarinho." 

Leia o trecho a seguir: Quando saímos de uma piscina temos a sensação de frio, mesmo quando a água e o ar estão em. uma mesma temperatura, ou seja, em. ... Isso acontece porque a água na superficie. da pele, ao evaporar, provoca um fluxo de.

Por que sentimos mais frio quando saímos de uma piscina ou de um rio do que quando estamos dentro dele?

Sentir frio ao sair do mar não é culpa do frio, mas do calor que nosso corpo perde nessa hora, ou seja, da diferença entre as temperaturas. ... Em geral, a água do mar ou da piscina possui temperatura mais baixa do que a do ambiente. Quando a gente entra no mar, ocorre um fenômeno chamado equilíbrio térmico.

Quando saímos da piscina a água evapora?

Resposta. O fenomeno vaporização (passagem do líquido para o gasoso) se divide em ebulição e evaporação. A ebulição ocorre quando se atinge o ponto de ebulição, tendo como exemplo a água quando atinge 100ºC e começa a ferver. ... Portanto, quando saímos da piscina, devido ao vento, ocorre a evaporação.

Como achar um furo na borda da piscina?

Deixe o balde ao lado da piscina, sob as mesmas condições e exposição ao sol. Após 48 horas meça a diferença no nível de água. Se a diferença do nível na piscina for maior do que a diferença no balde, então provavelmente há um vazamento.

Como tapar furo na piscina de plástico cheia de água?

Corte um pedaço redondo do vinil mais espesso, sendo pelo menos 1,25 cm maior do que o furo, e cubra toda a parte inferior, o lado sem o padrão, com o adesivo que vem incluído.

Como achar furo na piscina de fibra?

A forma mais eficiente de ter certeza de que há um vazamento é através de marcações. Basta fazer uma marcação no atual nível de água da piscina com uma fita ou caneta (a fita é mais apropriada por ser mais fácil de remover e não deixar marcas permanentes). Após 24 horas verifique o nível da água.

Onde comprar tinta para piscina de fibra?

No site http://www.tintasmc.com.br/ podemos encontrar algumas tintas para piscinas e com um preço bom. Em lojas de materiais de construção, também podemos encontrar tintas para piscina, basta pesquisar pelo melhor preço e revestir sua piscina com material de qualidade.

Quanto custa para reformar uma piscina de fibra?

De uma forma geral,o valor médio cobrado pela reforma de uma piscina de fibra medindo 4 x 8 x 1,40 m é de cerca de R$ 4.

EDD – Por que o ventilador nos refresca?
outubro 15, 2020
EDD – Como Funciona a Geladeira?
junho 22, 2021

Em um dia ensolarado de verão, tudo que queremos é uma piscina pra nos refrescar. Só não esperávamos que ao sair da piscina fossemos sentir frio. Já se perguntou o motivo disso acontecer ? No vídeo de hoje, o Engenharia do dia a dia te explica! Não se esqueça de curtir o vídeo, compartilhar com os amigos, deixar sugestões nos comentários, se inscrever no nosso canal e claro, continuar curioso.