A grande concentração de capital, ocorrida durante a Segunda Revolução Industrial

A concentração do capital industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX, a partir do crescimento e da acumulação das empresas, colocando em xeque a livre concorrência. Publicado por: Tales dos Santos Pinto

A inexistência de concorrência comercial entre empresas distintas em um determinado ramo da economia caracteriza o que chamamos de:

  1. Oligopólio.
  2. Truste.
  3. Monopólio.
  4. Cartel.

Existem várias denominações para as junções de empresas, tais como monopólios e oligopólios. Há ainda outras modalidades de concentração de capitais. Dentre elas, é possível destacar o cartel, que se define:

  1. pela autonomia administrativa das empresas, mas que dividem o mercado entre elas, através principalmente do controle de preços.
  2. pela compra de ações por parte de instituições financeiras, que passam a controlar uma série de empresas de diferentes setores econômicos.
  3. pelo controle exercido por um grupo de empresas sobre a produção e venda de determinadas mercadorias ou ramos econômicos.
  4. pela prática de compra de empresas menores por parte de uma maior, negociando posteriormente a divisão do mercado com o que restar das concorrentes.
  5. pela supressão da concorrência comercial, fazendo com que uma única empresa controle a produção e venda de mercadorias e serviços de determinado setor econômico.

A concentração de capital é uma das características mais marcantes do capitalismo a partir do século XIX. Sobre esse assunto, associe os tipos de concentração de capital, expostos na coluna da esquerda, com sua definição, que está na coluna da direita, abaixo.

I - Cartel

 

a) Inexistência de concorrência comercial em um determinado ramo da economia.

II - Truste

 

b) Instituição financeira ou um banco que, por meio da compra de ações, controla diferentes ramos da economia.

III - Holding

 

c) Grupo econômico que absorve os seus concorrentes menores e, depois disso, negocia com os competidores remanescentes a dominação do mercado consumidor.

IV - Oligopólio

 

d) Empresas de um mesmo ramo que mantêm sua autonomia administrativa, mas decidem “fatiar o mercado” com o estabelecimento de um mesmo preço, acabando com a competição comercial.

V - Monopólio

 

e) Grupo de empresas que controla a venda ou produção de um dado bem, influenciando sua disponibilidade e preço.

A alternativa que expressa corretamente a associação entre os itens é:

  1. I-b, II–d, III–b, IV-a, V-c.
  2. I – d, II-c, III-b, IV- e, V- a.
  3. I-b, II-c, III-e, IV-a, V-d.
  4. I-c, II-b, III-d, IV-e,V-a.
  5. I-e, II-d, III-b, IV-a, V-c.

(PUC-PR) Associe as colunas:

1 - Cartel
2 - Truste
3 - Monopólio
4 - Oligopólio
5 - Holding

( ) Domínio do mercado por uma única empresa.
( ) Domínio do mercado por poucas empresas.
( ) Fusão de várias empresas para dominar o mercado.
( ) Organização que controla várias empresas mediante o controle majoritário das ações.
( ) Acordo ou associação de várias empresas independentes para controlar o mercado.

Assinale a sequência correta:
a) 2 - 1 - 3 - 4 - 5
b) 4 - 2 - 5 - 1 - 3
c) 3 - 4 - 2 - 5 - 1
d) 5 - 4 - 2 - 3 - 1
e) 1 - 2 - 4 - 3 – 5

(UERJ-RJ) Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Ministério da Justiça condenou, ontem, as empresas Roche, Basf e Aventis. Segundo o Cade, essas empresas teriam restringido a oferta e elevado os preços no Brasil das vitaminas A, B2, B5, C e E, na segunda metade dos anos 90. Elas também teriam impedido a entrada de vitaminas chinesas, a preços mais baratos, no Brasil.

As empresas já haviam sido condenadas por práticas semelhantes na Europa e EUA.

Juliano Basile
Adaptado de Valor Econômico, 12/04/2007

Desde o final do século XIX, tornou-se um aspecto marcante do modo de produção capitalista a formação de grandes empresas capazes de controlar a maior parte ou mesmo todo o mercado de um ou mais produtos.

A notícia acima expressa a seguinte prática presente nessa realidade centenária, associada à seguinte característica do atual momento econômico:

a) holding - fusão de companhias do mesmo setor.

b) cartel - controle do mercado em escala planetária.

c) oligopólio - padronização mundial das leis de concorrência.

d) dumping - protecionismo para produtos de países emergentes.

respostas

Letra C. O monopólio constitui-se quando uma mesma empresa passa a dominar exclusivamente um ramo produtivo ou comercial, eliminando outras empresas da concorrência.

Voltar a questão

Letra A. O cartel não elimina totalmente a concorrência, havendo um acordo entre diversas empresas autônomas na exploração de um ramo econômico, mantendo uma clara separação administrativa.

Voltar a questão

Letra B. Essas empresas acabaram formando um cartel ao acordarem preços e acesso a mercados por parte de empresas que não fizessem parte dos acordos.

Voltar a questão

A grande concentração de capital, ocorrida durante a Segunda Revolução Industrial

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Como a Segunda Revolução Industrial provocou a concentração de capital?

Após a Segunda Revolução Industrial, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e França passaram a controlar, juntos, 80% do capital financeiro mundial. Esta concentração permitiu a exportação de capital para os países menos desenvolvidos, o que proporcionou lucros enormes para os países mais desenvolvidos.

O que foi o acúmulo de capital na Revolução Industrial?

Acúmulo de capital – Depois da Revolução Gloriosa a burguesia inglesa se fortalece e permite que o país tenha a mais importante zona livre de comércio da Europa. O sistema financeiro é dos mais avançados. Esses fatores favorecem o acúmulo de capitais e a expansão do comércio em escala mundial.

Como ocorre a concentração do capital industrial?

Pode-se dizer então que a concentração de capital vem a ser o aumento do volume de capital que ocorre a partir do crescimento da empresa média em função da procura de maior produtividade onde se transforma uma parte do lucro em novo capital, assim como também um processo de integração de capitais já formados, da ...

O que caracteriza a segunda fase da Revolução Industrial?

Segunda Revolução Industrial ocorreu do século XIX ao XX e expandiu-se para além da Inglaterra. Caracterizou-se pelo uso do petróleo e da eletricidade como fonte de energia. Representação de uma indústria metalúrgica no final do século XIX.