A interfase é um período em que as células estão em repouso você concorda justifique sua resposta

O ciclo celular pode ser dividido em duas etapas distintas: a interfase e a divisão celular. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Sabemos que o ciclo celular pode ser dividido em duas etapas distintas: a interfase e a divisão celular. Sobre a interfase, marque a alternativa correta.

  1. Ela pode ser dividida em três etapas G1, G2 e G3.
  2. Podemos definir essa etapa como um período entre duas divisões celulares.
  3. Em G1 ocorre a duplicação do DNA.
  4. A fase G3 caracteriza-se por uma elevada síntese de DNA.

Sabemos que a duplicação dos cromossomos ocorre ainda na interfase. Marque a alternativa que indica corretamente em qual fase ocorrerá a duplicação do DNA cromossômico.

  1. G0.
  2. G1.
  3. G2.
  4. S.
  5. S2.

Sabemos que cada tipo de célula possui um período específico para a realização do ciclo celular. Entretanto, durante um ciclo, sabe-se que o maior período é o da:

  1. Apoptose.
  2. Interfase
  3. Meiose
  4. Mitose

(UFV-MG) Como reconhecimento de seus trabalhos pioneiros relacionados ao ciclo celular, Leland H. Hartwell, Tim Hunt e Paul Nurse receberam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2001. Com relação ao ciclo celular em eucariotos, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A célula em G1 perde as suas atividades metabólicas.
  2. A síntese de DNA e RNA é mais intensa durante a fase G2.
  3. A fase S caracteriza-se principalmente por intensa atividade nucleolar.
  4. Em células totalmente diferenciadas o ciclo é suspenso em S.
  5. A célula em G1 possui metade da quantidade de DNA comparada a G2.

(UFSM-RS) Um bioquímico mediu a quantidade de DNA em células cultivadas em laboratório e verificou que a quantidade de DNA na célula duplicou:

  1. entre as fases G1 e G2 do ciclo celular.
  2. entre a prófase e anáfase da mitose.
  3. durante a metáfase do ciclo celular.
  4. entre a prófase I e a prófase II da meiose.
  5. entre a anáfase e a telófase da mitose.

respostas

Alternativa “b”. A interfase é um período em que a célula não está sofrendo divisão celular, sendo, portanto, o período entre duas divisões.

Voltar a questão

Alternativa “d”. A síntese de DNA ocorre na fase chamada de S. Essa etapa recebe essa denominação porque S é uma sigla criada a partir da palavra inglesa synthesis.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Em um ciclo celular, a duração da interfase é maior quando comparada com a divisão celular. É nessa fase que ocorre a duplicação do DNA.

Voltar a questão

Alternativa “e”. A célula em G2 apresenta maior quantidade de DNA, pois em S ocorre a síntese do DNA cromossômico.

Voltar a questão

Alternativa “a”. A quantidade de DNA duplicou entre G1 e G2, em razão da síntese de DNA cromossômico na fase S.

Voltar a questão

A interfase é um período em que as células estão em repouso você concorda justifique sua resposta

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

A interfase é o período do ciclo celular que ocorre entre duas divisões celulares.

A interfase é um período em que as células estão em repouso você concorda justifique sua resposta
Observe atentamente as etapas da interfase, a fase que precede uma divisão celular

As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, sendo responsáveis por diversas atividades diretamente relacionadas com a sobrevivência de um organismo. Essas estruturas são capazes de se reproduzir e dar origem a células-filhas em um processo denominado de divisão celular.

A divisão celular faz parte do chamado ciclo celular, que se inicia quando uma célula surge e finaliza-se quando ela origina as células-filhas. O período compreendido entre uma divisão celular e outra é chamado de interfase, uma das etapas mais longas do ciclo celular.

Na interfase, fase de intensa atividade, observam-se os filamentos de cromossomos descondensados no interior do núcleo formando a cromatina. Nesse período, verifica-se também uma produção ativa de moléculas de RNA, que serão utilizadas para a síntese de proteínas, a duplicação das moléculas de DNA e o crescimento da célula.

Etapas da Interfase

A interfase, maior fase do ciclo celular, é dividida em três etapas básicas: G1, S e G2. A letra S é usada para simbolizar a palavra Synthesis, ou seja, a fase de intensa síntese de DNA. Já G1 e G2 fazem referência à palavra Gap, que significa intervalo, ou seja, os períodos G1 e G2 indicam o antes e o depois da produção do DNA.

Na fase G1, que se inicia após a citocinese de uma divisão anterior, a célula começa a aumentar de tamanho e a duplicar os componentes dispostos no citoplasma. Em G1, também são produzidas moléculas de RNA, que atuarão na síntese de proteínas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na fase S, como dito anteriormente, inicia-se a duplicação do material genético da célula. Ao final do processo, a célula terá o dobro de DNA, o que permitirá que, no final da divisão, sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos.

Terminada a fase S, inicia-se a fase G2, que continuará até o início da divisão celular. Como a síntese de DNA é finalizada, a produção de RNA e a síntese de proteínas são retomadas. Em G2, a célula continua aumentando seu tamanho e duplicando as organelas. Como o volume da célula sofreu um grande aumento, faz-se necessário o início da divisão celular.

As etapas da interfase correspondem a 95% do ciclo celular, e sua duração depende das condições fisiológicas nas quais uma célula encontra-se. As células do epitélio intestinal de um rato, por exemplo, apresentam a fase G1 com duração de 9 h, fase S com duração de 7h, G2 com duração de 1 a 5 horas e mitose com apenas 1 hora.

Vale frisar que as etapas G1, S e G2 ocorrem em células que entrarão em divisão celular. Algumas células que se dividem com pouca frequência podem ficar por tempo indeterminado em um período conhecido como G0, em que a célula permanece ativa, mas sem se preparar para a divisão. Uma célula permanecerá em G0 até que seja estimulada.

Veja também: Meiose e Mitose.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Porque a interfase não é considerada repouso celular?

Com base no seu conhecimento sobre o ciclo celular responda: a) Por que o termo “repousocelular é inapropriado para a intérfase? Gabarito (2 pontos): Porque durante a intérfase ocorre a maioria das reações químicas, incluindo a replicação, transcrição e a tradução do material genético.

O que é correto afirmar sobre a interfase?

A interfase é uma das principais fases do ciclo celular e ocorre em três etapas: G1, S e G2. Pode-se dizer que é o estágio de preparação da célula para a divisão, pois ocorre seu crescimento e a duplicação do DNA.

O que ocorre no período de interfase?

Durante a interfase, a célula cresce e faz uma cópia de seu DNA. Durante a fase mitótica (M), a célula separa seu DNA em dois conjuntos e divide seu citoplasma, formando duas novas células.

O que caracteriza o período de interfase para células?

Interfase. A interfase consiste no período entre duas divisões celulares. É o estágio de maior atividade metabólica, quando ocorre o crescimento celular e sua preparação para a divisão celular. Essa preparação inclui a duplicação do DNA, a divisão dos centríolos e a produção de proteínas.