A maior parte das danças populares brasileiras têm quais influências

0% acharam este documento útil (0 voto)

241 visualizações

1 página

Título original

Arte danças populares

Direitos autorais

© © All Rights Reserved

Compartilhar este documento

Você considera este documento útil?

0% acharam este documento útil (0 voto)

241 visualizações1 página

Arte Danças Populares

Título original:

Arte danças populares

Pular para a página

Você está na página 1de 1

Recompense a sua curiosidade

Tudo o que você quer ler.

A qualquer hora. Em qualquer lugar. Em qualquer dispositivo.

Sem compromisso. Cancele quando quiser.

A maior parte das danças populares brasileiras têm quais influências

Desbloqueie o documento completo com um teste gratuito!

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forró, axé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk por exemplo, e de influências estrangeiras como rock, pop, pop rock, K-pop, heavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar o título do estilo. Por isso podemos deduzir que as danças brasileiras tem origem de diferentes lugares no mundo.

Origem e descendência dos Ritmos

  • Bolero - Descendência cuba.
  • Merengue - Origem e descendência caribenha.
  • Mambo - Descendência Cubana.
  • Rumba - Origem indígena - descendência porto-riquenha com desenvolvimento em Cuba.
  • Salsa - Origem e descendência varibenha.
  • Axé-music - Origem na capoeira - descendência baiana.
  • Samba - Origem Brasil - influência europeia e africana - descendência baiana.
  • Pagode - Origem no samba.
  • Samba de gafieira - Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento no Rio de Janeiro.
  • Fox-Trot - Descendência americana.
  • Rock'n Roll - Origem no R&B e country - descendência e desenvolvimento americano.
  • Swing - Origem e descendência americana.
  • Hustle - Origem no swing com influência da discoteca.
  • Paso-Doble - Origem flamenca com desenvolvimento e descendência espanhola.
  • Forró - Origem nordestina - influencia europeia - descendência do xote e baião.
  • Lambada - Origem zouk com desenvolvimento no Brasil.
  • Zouk - Origem francesa com desenvolvimento na Europa e no Brasil.
  • Country - Origem e desenvolvimento nos Estados Unidos - descendência folclórica.
  • Tango - Origem Espanhola com descendência e desenvolvimento argentino.
  • Cha-Cha-Cha - Origem latina - descendência cubana.
  • Valsa - Origem europeia com descendência vienense e desenvolvimento no mundo inteiro, influência no reinado de Luís XV.
  • Xote - Origem indígena com descendência e desenvolvimento nordestino.
  • Vanerão - Origem alemã com desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
  • Choro - Origem de ritmos musicais populares no Brasil até ser desenvolvido para a dança.
  • Milonga - Origem no yango com desenvolvimento argentino.
  • Brega Funk - Origem Pernambucana - Desenvolvimento no Brasil.
  • Free Step - É a evolução do antigo rebolation, que é a evolução de uma outra dança, o Charleston.
  • Xaxado- dança típica do nordeste, originaria de Pernambuco.
  • Lista de danças do Brasil

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dança_do_Brasil&oldid=60470624"

0 notas0% acharam este documento útil (0 voto)

190 visualizações1 página
  • , ativos

* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

O Brasil é um país muito rico culturalmente, o que torna as danças brasileiras um sucesso entre os habitantes do país e com fãs no mundo todo. Entre as mais populares, há ritmos regionais que remetem a celebrações tradicionais e outras que tocam em rádios pelo mundo todo. 

O Festival Ginga promovido pelo Rio Quente celebra todos esses gêneros unindo uma experiência incrível no resort com a oportunidade de aprender novos ritmos durante a sua viagem. Que tal experimentar e se tornar um pé de valsa? 

Abaixo, conheça alguns tipos de danças brasileiras que estarão presentes nas nossas aulas de dança, oficinas e shows. Lembrando que a programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.

Uma das danças populares brasileiras preferidas para casais é o forró. Ele é um ritmo originário do nordeste do Brasil e domina as festas juninas. O ritmo é influenciado por outras músicas tipicamente brasileiras, como o xote, o baião e o xaxado. 

Em uma canção de forró, não pode faltar o trio instrumental composto pelo acordeão ou sanfona, zabumba e triângulo. Para dançar, é preciso soltar o corpo e arrastar o pé. Os movimentos são circulares e envolvem giros, saltos e aberturas laterais. Outro passo consiste em caminhar para frente e para trás ao realizar os movimentos.

A dança afro-brasileira é inspirada nos movimentos realizados em celebrações características da cultura africana, como casamentos, nascimento e colheita. O ritmo é ditado por instrumentos de percussão e pelo batuque de tambores.

Alguns movimentos típicos das danças afro-brasileiras são a roda e o uso de fileiras para organizar os bailarinos. Entre os exemplos de gêneros estão a congada, de cunho religioso; o maracatu, ritmo tradicional no nordeste brasileiro e a capoeira, uma mistura de dança com prática esportiva. 

Assim como os exemplos acima, o samba possui influência em ritmos africanos. Desta forma, é possível classificá-lo em subgêneros. Existe a vertente composta pelas passistas de escola de samba; o ritmo promovido em gafieiras e dançado a dois; o samba de roda, que mescla a cultura africana com a portuguesa e o samba-canção, que ganhou as rádios brasileiras nos anos 1950. 

O que une todos os subgêneros é a presença de instrumentos de percussão. No entanto, o samba tradicional utiliza-se mais de  tambores, triângulo e pratos, enquanto o samba atual adicionou instrumentos como  pandeiro, surdo, tamborim, cuíca e ganzá, além de instrumentos de corda. 

O Hip Hop surgiu como uma dança de rua promovida por grupo minoritários no Estados Unidos na década de 1980. Entre eles estavam jamaicanos, latinos e afro-americanos. 

No Brasil, o gênero ganhou os primeiros adeptos na cidade de São Paulo, em suas variadas expressões como o rap, o beat box, o breakdance e o graffiti. O principal destaque dos movimentos de dança deste ritmo é a improvisação. Giros com as mãos no chão, alternância dos pés e movimentos acrobáticos compõem essa dança enérgica. 

Um exemplo entre as danças regionais brasileiras que conquistou o país todo foi o axé. O ritmo envolvente da Bahia é presente em carnavais de todo Brasil e possui influência do frevo, reggae, merengue, forró, ritmos do candomblé, pop-rock, entre outros gêneros. 

O termo “axé” é originário do candomblé e quer dizer “energia positiva”. O ritmo dançante inspira passos cheios de gingado, com coreografias ensaiadas e sensuais. Uma aula de axé é uma ótima atividade aeróbica.

Para quem, como nós, é apaixonado por música, venha curtir o Festival Ginga, que reúne apresentações de dança e oficinas para quem quer aprender coreografia de  danças brasileiras e muito mais. 

O parque aquático e resort Rio Quente fica localizado em Goiás e é um paraíso de águas quentinhas. O local é ideal para receber pessoas de todas as idades, pois conta com uma programação de atividades, shows e espetáculos que agradam a todos! Tudo isso em um cenário paradisíaco em meio à natureza do Cerrado. 

Contamos com apresentações musicais de diversos ritmos para animar suas noites conosco. Por aqui, samba, pagode, rock, pop, MPB e danças tradicionais brasileiras ganham os palcos e as pistas. 

Esperamos você para viver momentos inesquecíveis! Conheça nossos pacotes promocionais e faça a sua viagem em um local que está apto para recebê-lo em segurança. 

Quais influências a maior parte das danças populares brasileiras possuem?

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.

Quais são as influências das danças populares brasileiras?

No país, as danças brasileiras de caráter folclórico receberam influências dos povos africanos, árabes, indígenas e europeus. As religiões, sobretudo a Igreja Católica, teve forte influência no surgimento de personagens e contos da história brasileira.

Quais foram as três maiores influências da dança no Brasil?

Nossas danças carregam marcas da influência indígena, dos africanos que vieram escravizados e dos europeus que colonizaram o país.

Quais são as principais danças do Brasil?

E é justamente dessa mistura entre culturas completamente diferentes que foram originando-se as principais manifestações de dança no país, como o samba, o carimbó, o forró, o maracatu e muitas outras!