A peça que tem a função de fornecer energia para o motor de arranque chama-se

A peça que tem a função de fornecer energia para o motor de arranque chama-se

Quando se fala em motor, um componente que geralmente é citado, é o alternador. Esse componente é vital para que um carro possa rodar. Mas qual a função do alternador? Para que serve?

Vamos ver tudo sobre o alternador aqui:

Alternador é um componente dos carros, mas que também existe em outros lugares e funções. Ele é um gerador de eletricidade, na forma de corrente alternada, por isso o seu nome.

Qual a função do alternador? Para que serve?

A peça que tem a função de fornecer energia para o motor de arranque chama-se

Todo automóvel precisa de energia. Engana-se quem imagina que essa eletricidade vem toda da bateria. Na realidade, um carro (dos mais antigos) pode funcionar mesmo sem a bateria. O fornecimento de energia elétrica de forma geral, só tem uma origem, o alternador.

Trata-se de um dispositivo eletromecânico que é acionado diretamente e sempre pelo motor através de correia em “V” ou simples. A função do alternador é converter a energia mecânica, no caso cinética, em eletricidade, que assim é utilizada pelo veículo.

O alternador serve para fornecer energia elétrica para o veículo, disponibilizando essa eletricidade para equipamentos do carro, incluindo a bateria, assim como para funções essenciais, como ignição, por exemplo.

Veja também: Como saber se o alternador está carregando?

Como o alternador funciona?

O alternador depende da energia mecânica produzida pelo motor para ser acionado.

Isso se dá através de uma correia, visto que ele é um componente integrado ao propulsor e não parte deste. Assim, num eventual defeito, ele pode ser retirado para manutenção ou substituição.

Essa energia elétrica produzida é chamada de corrente alternada, cuja polaridade fica variando constantemente, impedindo que seja utilizada de forma estável pelo sistema elétrico do veículo.

Para que isso ocorra, o alternador dispõe de dois componentes extras que garantem um fluxo equilibrado de eletricidade:

Retificador e regulador de tensão

A peça que tem a função de fornecer energia para o motor de arranque chama-se

Para funcionar, um alternador precisa do movimento do motor, porém, este varia muito, geralmente de 500 rpm a 6.000 rpm.

Com a corrente alternada produzida, é impossível ao sistema elétrico do veículo utilizar essa energia desse jeito. Assim, dentro do próprio alternador, dois itens se apresentam para colocar a coisa em ordem.

O primeiro é o retificador. Trata-se de um conjunto de diodos que estabiliza essa corrente alternada, convertendo-a em contínua. Com meio caminho andado, essa energia passa para o segundo componente, o regulador de tensão ou voltagem. Este dispositivo ajusta a voltagem que sai do alternador.

Um sistema elétrico comum tem 12 volts, que é a voltagem da bateria de chumbo-ácido usada nos carros comuns (veja cuidados que a bateria do carro precisa). Isso não impede que baterias de níquel-hidreto metálico, íons de lítio ou fosfato de ferro, entre outras, utilizem a mesma voltagem.

Todos os componentes elétricos do veículo utilizam igualmente essa voltagem, até mesmo a fonte “12V” onde plugamos carregadores, acendedores de cigarro, etc.

Então, a corrente contínua que sai do alternador precisa ser ajustada para essa voltagem. No entanto, a bateria de 12V necessita de uma carga maior para poder ser recarregada e isso varia de 13,5 a 14,5 volts.

Então, o regulador de voltagem distribui essa tensão para prover a reposição de energia na bateria.

A peça que tem a função de fornecer energia para o motor de arranque chama-se
Autopédia

Componentes

De onde vem toda a energia elétrica que alimenta o teu automóvel? A resposta encontra-se no alternador. Uma das peças mais importantes do teu carro.

  • Publicado há 3 anos

A peça que tem a função de fornecer energia para o motor de arranque chama-se

Alternador Bosch

O alternador do carro é um dos componentes mais importantes dos automóveis com motor de combustão — ainda que também os elétricos tenham um componente com o mesmo propósito.

Dito isto, o alternador do motor é um componente que transforma a energia cinética — produzida pelo movimento do motor — em energia elétrica. Eletricidade essa que é usada para alimentar o sistema elétrico do carro e todos os sistemas associados. Parte dessa energia elétrica é usada para carregar ou manter a carga da bateria.

Com a complexidade eletrónica dos automóveis modernos, o alternador passou a ser um componente fundamental para o funcionamento dos automóveis. Sem ele, não vais a lado nenhum. Já vais perceber porquê.

Como funciona o alternador?

Como referimos, o alternador é uma máquina elétrica que transforma energia cinética em energia elétrica.

O alternador do motor consiste num rotor com ímanes permanentes (ver imagem), conectado à cambota do motor através de uma correia.

A peça que tem a função de fornecer energia para o motor de arranque chama-se

Esse rotor está rodeado por um estator, cujo campo magnético reage ao movimento de rotação do rotor induzido pela cambota, gerando neste processo corrente elétrica. Por estar na dependência da rotação da cambota, o alternador só gera electricidade quando o motor está em funcionamento.

A NÃO PERDER: Porque se mede a potência em cavalos?

No eixo do rotor existem escovas que enviam a eletricidade gerada ao retificador e ao regulador de tensão. O retificador é o componente que transforma a corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC) — a corrente que é compatível com os sistemas elétricos do carro. O regulador de tensão ajusta a tensão e a corrente da saída, certificando-se de que não há picos.

Qual é função do alternador?

A maioria dos automóveis modernos funcionam a uma voltagem de 12 V (Volts). Luzes, rádio, sistema de ventilação, escovas, etc.

A peça que tem a função de fornecer energia para o motor de arranque chama-se
Nesta imagem podemos observar a complexidade do sistema elétrico dos carros modernos. Na imagem: SEAT Ateca.

Quando o carro está desligado, é a bateria que fornece energia a todos estes componentes. Quando ligamos o motor, é o alternador que passa a despenhar essa função e a repor a carga na bateria.

Os carros com sistema de 48 V

Os carros mais modernos — apelidados de mild-hybrid, ou se preferirem, semi-híbridos — recorrem a sistemas elétricos paralelos de 48 V. Não estão equipados com um alternador convecional.

TENS DE LER: TOP 10. Os melhores motores japoneses de todos os tempos

Nestes automóveis, o alternador dá lugar a uma máquina elétrica, cujo princípio de funcionamento é similar, porém assume outras funções:

  • Gerar carga para uma bateria de alta tensão — o consumo energético dos carros modernos é superior devido à sua eletrónica;
  • Auxiliar o motor de combustão em acelerações e retomas — a energia armazenada na bateria de alta tensão é usada para dar um boost de potência;
  • Serve de motor de arranque — uma vez que tem dupla função motor/gerador, substitui o motor de arranque;
  • Liberta o motor de combustão — nos automóveis com sistema de 48 V componentes como a direção assistida, ar-condicionado, ou sistemas de apoio à condução, ficam na dependência direta deste sistema para libertar o motor para a sua principal função: mover o carro.

Nos carros elétricos, o alternador convencional não faz sentido porque temos as baterias — logo não há necessidade de gerar corrente elétrica para alimentar os sistemas do carro. Porém, os motores dos carros elétricos em travagem e desaceleração também operam sobre o mesmo princípio dos alternadores: transformam energia cinética em energia elétrica.

Queres ver mais artigos sobre técnica e componentes automóvel? Clica AQUI.

  • Afinal, os motores de três cilindros são bons ou não? Problemas e vantagens
  • 5 razões para os Diesel fazerem mais binário que os motores a gasolina
  • Tudo o que precisas de saber sobre a embraiagem
  • Compressor volumétrico. Como funciona?
  • O que são juntas homocinéticas?

Sabe responder a esta?

Qual foi o primeiro modelo a recorrer a um motor Diesel de injeção direta?

Mais artigos em Autopédia

  • Notícias
  • Testes
  • Autopédia
  • Clássicos
  • Crónicas
  • Opinião

  • Quem Somos
  • A nossa equipa
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos

O que fornece energia para o motor de arranque?

O motor de partida ou motor de arranque funciona através de uma energia fornecida pela bateria passada por seus componentes para ser intensificada e gerar ao motor potência o suficiente para que o mesmo consiga um movimento inicial, assim após algumas rotações o motor já se movimenta sozinho em seu ciclo de combustão.

Quais são as peças do motor de arranque?

Componentes do motor de partida.
Mancais ;.
Impulsor de partida ou bendix;.
Induzido;.
Bobina;.
Suporte de escovas ou porta-escovas;.
Solenóide, automático ou chave magnética;.

Qual elemento armazena energia para o arranque do motor?

A bateria armazena energia elétrica e o motor de partida converte essa energia em força mecânica para girar o motor e fazer com que ele entre em funcionamento.

Qual é a função do induzido do motor de arranque?

Induzido: Tem a função de girar o pinhão através de um campo magnético de repulsão. É composto pelo coletor, arrastador, eixo metálico e um conjunto de espirais de condutores.