A população do planeta em 2022 era de aproximadamente 7 2 bilhões de habitantes

A população do planeta em 2022 era de aproximadamente 7 2 bilhões de habitantes

Comércio na região da 25 de Março, em São Paulo. Brasil deve chegar a 230 milhões de habitantes em 2050 Poder360 15.nov.2022 (terça-feira) - 11h42

A população mundial deve atingir a marca de 8 bilhões de pessoas nesta 3ª feira (15.nov.2022), segundo projeção da ONU (Organização das Nações Unidas). Foram 12 anos desde o 7º bilhão, alcançado em 2010.   

O relatório Perspectivas da População Mundial 2022, porém, indica uma desaceleração no crescimento demográfico mundial. A estimativa é que outros 15 anos sejam necessários para chegar a 9 bilhões de pessoas no planeta, em 2037. Eis a íntegra do relatório (10,8 MB, em inglês). 

O secretário-geral da ONU, António Guterrez, afirmou que a ocasião era um motivo para “se maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram a vida útil e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade”, mas também um lembrete da “responsabilidade compartilhada” com a preservação do planeta. 

A queda na velocidade do crescimento populacional foi puxada pela redução das taxas de fecundidade no mundo a partir da década de 1950, segundo o relatório. O índice mede a estimativa de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva (entre 15 e 49 anos).

“Hoje, 2/3 da população global vivem em um país ou área onde a fecundidade ao longo da vida está abaixo de 2,1 nascimentos por mulher, aproximadamente o nível necessário para um crescimento 0 a longo prazo para uma população com baixa mortalidade”, diz o documento. 

A manutenção do crescimento nas próximas décadas será alavancado principalmente por países africanos e asiáticos, com Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia responsáveis por mais da metade do aumento projetado para o mundo até 2050.

O relatório também projeta que a Índia ultrapasse a China em tamanho de população em 2023, com mais de 1,4 bilhão de pessoas. 

Já o percentual de pessoas com 65 anos ou mais deve passar de 10% em 2022 para 16% em 2050, mais do que o dobro de crianças de até 5 anos e aproximadamente igual ao número de jovens de 12 anos.

“Os países com populações envelhecidas devem tomar medidas para adaptar os programas públicos ao número crescente de idosos, inclusive estabelecendo cuidados de saúde universais e sistemas de cuidados de longo prazo e melhorando a sustentabilidade da segurança social e dos sistemas de pensões”, afirma o documento.

Segundo a ONU, o Brasil deverá manter-se como o 7º mais populoso do mundo até pelo menos 2050, com 230 milhões de habitantes no país. Hoje, são 215 milhões.

Na projeção, a Nigéria saltará de 216 milhões de pessoas para 375 milhões nas próximas 3 décadas, elevando o país à 4ª colocação no ranking populacional –somente atrás de Índia, China e Estados Unidos. 

O pico populacional deve ser atingido na década de 2080, quando 10,4 bilhões de pessoas coabitaram a Terra. A taxa deverá se manter estável até 2100.

PLANETA EM RISCO

A ONU alerta que o crescimento desenfreado em países mais pobres, em especial na África sub-saariana, pode comprometer os esforços para o cumprimento dos ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Porém, o organismo atribui aos países de maior renda per capita a responsabilidade pelos “padrões insustentáveis ​​de produção e consumo”.

“Cumprir os objetivos do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura global, ao mesmo tempo em que alcança os ODS, depende principalmente de conter padrões insustentáveis ​​de produção e consumo. No entanto, o crescimento populacional mais lento ao longo de muitas décadas poderia ajudar a mitigar o acúmulo de danos ambientais na 2ª metade do século atual”, projeta a ONU.

A previsão para 2050 é de 9 bilhões de pessoas na População Mundial em 2100. Será que a Terra aguenta tanta gente? Veja no resumo de Geografia Geral:

O tema de hoje é a População Mundial e suas características para os estudos da Geografia, da Biologia, e do Meio Ambiente. Cada ser humano é um habitante que soma como “um número”nas estátisticas, e que interefere diretamente em diversos aspectos do ambiente.

Além disso é preciso analisar como a população se distribui em relação ao território mundial. A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu 7,8 bilhões de pessoas em 2020.

População Mundial: 7,8 bilhões

Já chegamos a este patamar. E, não para de crescer. Em em 2013 a marca era de 7,2 bilhões de habitantes, chegando rapidamente aos 7,8 bilhões de humanos da atualidade, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).

A previsão dos geógrafos e dos estatísticos especializados é de que no ano de 2100 seremos 12 bilhões de humanos sobre o Planeta Terra. O maior crescimento ocorrerá no continente africano.

A população do planeta em 2022 era de aproximadamente 7 2 bilhões de habitantes
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o ritmo de crescimento populacional vem diminuindo, crescendo num ritmo bem mais lendo, de 0,33% ao ano, contra os 2,02% da atualidade.

A distribuição da População

Os estudos sobre a população mundial, suas caracteristicas e a dispersão dela sobre a Terra, bem como as movimentações nos processos de Migração ou de Imigração fazem parte da Demografia. Também os aspectos do envelhecimento da população fazem parte destes estudos.

Veja um resumo completo sobre Demografia:

A distribuição da população mundial é bastante desigual, havendo uma grande diferença de habitantes entre os continentes. Separei pra você, os números de habitantes em cada continente (dados de 2013), veja:

  1. África: 1,111 bilhão de habitantes
  2. América: 953,7 milhões de habitantes
  3. Ásia: 4,427 bilhões de habitantes
  4. Europa: 742,5 milhões de habitantes
  5. Oceania: 40 milhões de habitantes

Observando os dados, a Ásia é o continente com a maior concentração populacional do planeta, chegando a mais ou menos 65% da população mundial.

Veja aula gratuita sobre as características do continente asiático. 

A população do planeta em 2022 era de aproximadamente 7 2 bilhões de habitantes
Chamo a sua atenção para a África, que é o 2º continente mais populoso, mas sabes por quê? Pelo alto índice de crescimento populacional que ainda mantêm! Mas, esse cenário poderia ser pior, pois a população poderia ser muito maior se a expectativa de vida não fosse tão baixa.

Pela estimativa da ONU, em 2050 a África terá cerca de 21% da população mundial habitando seu território. A previsão global para 2050 é de 9 bilhões de habitantes na Terra. O problema adicional ao crescimento da população é o da pressão sobre o meio-ambiente.

A pressão ocorre pela exigência em produzir e retirar alimentos para suportar a população dos humanos, e como lidar com os rejeitos de toda a espécie que são gerados, implicando em poluição e degradação ambiental.

O fenômeno da Urbanização

Os estudos sobre Geografia Humana mostram que em poucos séculos a população migrou do campo para as cidades. É a Urbanização. No Brasil, por exemplo, em poucas décadas no século XX isto aconteceu. Veja uma aula especial sobre a Urbanização, e depois continue com o post sobre a População Mundial.

Muito boa esta aula do professor Carrieri. Ele é do canal do Curso Enem Gratuito.

Redução Populacional  da Europa

A Europa vive uma situação inversa a da África. Já teve 21% da população mundial, mas agora fica com 10,7%, apenas. O problema é que a tendência é de diminuir mais ainda, pois não está havendo a reposição populacional em vários países do continente.

A América vive um equilíbrio populacional, girando na faixa de 1% o crescimento populacional por ano. É claro que Estados Unidos e Canadá contribuem para diminuir a taxa, enquanto os países latino-americanos apresentam índices um pouco superior a 1% ao ano.

Agora, olhando o número de habitantes por país, entendemos porque a Ásia é a mais populosa. O continente tem 5 dos 10 países mais populosos do mundo, como apresenta na lista a seguir:

1° – China (Ásia): 1.357.380.000 habitantes.

2° – Índia (Ásia): 1.252.139.596 habitantes

3° – Estados Unidos (América): 316.128.839 habitantes

4° – Indonésia (Ásia): 249.865.631 habitantes

5° – Brasil (América): 202.409.273 habitantes

6° – Paquistão (Ásia): 182.142.594 habitantes

7° – Bangladesh (Ásia): 156.594.962 habitantes

8° – Nigéria (África): 173.615.345 habitantes

9° – Rússia (Europa): 143.499.861 habitantes

10° – Japão (Ásia): 127.338.621 habitantes

Analise o mapa de anamorfose populacional a seguir:

A população do planeta em 2022 era de aproximadamente 7 2 bilhões de habitantes

Então, reparou que as maiores populações são representadas pelas maiores áreas no mapa? Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, dá uma olhadinha na videoaula e depois faça os exercícios, ok?

Aula Gratuita sobre Migrações

Para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula sobre as Migrações:

Exercícios sobre a População Mundial

1 – Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.

b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.

c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.

d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.

e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.

2 – (UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

3 – Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

A população do planeta em 2022 era de aproximadamente 7 2 bilhões de habitantes

a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.

b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.

c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.

d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.

e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.

GABARITO

1 – V-F-V-F-V

2 – A

3 – F-V-V-V-F

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

Qual é a população do Planeta 2022?

Mundo. Em 2022, a população mundial chegou a 8 bilhões de habitantes. Segundo estimativas de um relatório da ONU, o dia em que chegamos nessa marca é 15 de novembro de 2022.

Quando a Terra atingiu 7 bilhões?

A marca de 7 bilhões chegaria apenas em abril de 2012.

Quando vai ter 8 bilhões de pessoas no mundo?

NOVA YORK, Estados Unidos – De acordo com projeções, a população mundial alcançou 8 bilhões de pessoas em 15 de novembro de 2022, sinalizando grandes melhorias na saúde pública que reduziram o risco de morrer e aumentaram a expectativa de vida.