Adesivos que brilham no escuro são muito utilizados na decoração de quartos e objetos

Criatividade e especialidades são a saída para a crise.

Que o vinil adesivo é um dos substratos mais versáteis que existe, todo mundo sabe. Já falamos aqui de decoração de ambientes, do adesivo na comunicação visual  e de envelopamento automotivo.Mas o foco agora é nas especialidades, nos adesivos diferenciados que muita gente nem sabe que existe – ou para que servem – mas que podem ser a saída para a crise que nosso mercado enfrenta.

Mercados específicos, como o de segurança, são grandes consumidores de adesivos com alto valor agregado – o que pode ser bastante lucrativo. Um dos adesivos mais utilizados nessa área é, sem dúvida, o fotoluminescente. “O adesivo fotoluminescente possui microesferas de pigmento luminescente encapsuladas, que absorvem os raios ultravioleta e refletem os mesmos no escuro. O poder de luminescência do adesivo vai depender tanto da qualidade do mesmo, quanto da exposição à luz. A absorção é maior quando exposto à luz solar, um pouco menor na luz incandescente e menor ainda na luz fluorescente, porém em todos os casos funciona de maneira excelente em caso de falta de energia. É muito usado para rotas de fuga e sinalização interna de direcionamento em empresas. Também é bastante usado em iscas de pesca, especialmente para pescarias noturnas, bóias de segurança e até no teto de caminhões e ônibus, para a fácil localização do veículo em caso de capotamento, especialmente à noite”, diz Eder Alves, diretor da Adesivos Paulista. “Avisos de segurança de entradas e saídas de estabelecimentos, escadas de emergência prediais e comerciais, cinemas, entre outros, são algumas das aplicações do adesivo fotoluminescente.

Adesivos que brilham no escuro são muito utilizados na decoração de quartos e objetos

O adesivo fotoluminescente também pode ser usado na decoração de ambientes, especialmente em quartos infantis. “Para esta finalidade, existe o adesivo ‘serigráfico’, ou seja, é um adesivo onde foi aplicada uma camada de tinta serigráfica fotoluminescente. É bem mais barato do que o outro e tem um poder de luminescência mediano, não interferindo no sono da criança, por exemplo. É muito usado para fazer estrelinhas e planetas para colar no teto. Ideal também para adesivar espelho de interruptor, tornando o mesmo visível no escuro, além de cúpula de abajur, onde, ao invés de manter a luz acesa a noite toda, a criança tem ali uma luminosidade média e pode dormir tranqüila. Também tem muita saída para festas e eventos, onde mesmo com a luz apagada, pode-se ver a mensagem escrita, como um ‘Feliz Aniversário’ ou o nome do aniversariante. Esse adesivo ‘serigráfico’ não pode ser usado para sinalização de segurança por não atender às normas específicas do setor, que determina que para sinalização de rota de fuga, escadas, extintores e hidrantes, deve ser usado o adesivo acrílico, que é mais resistente e tem maior poder de luminescência”. Outras aplicações comuns desse adesivo são a decoração de capacetes, uso em pneus de motos e bicicletas, entre outros.

Outro adesivo usado também nesse setor de segurança é o refletivo, muito comum em sinalizações de veículos e estradas. “O adesivo refletivo é diferente do fotoluminescente, pois este depende da incidência de luz direta sobre ele para aparecer, ao contrário do fotoluminescente, que brilha no escuro. O refletivo é usado amplamente em placas de estrada, por exemplo, pois quando o farol do carro bate, ele promove um reflexo intenso, alertando o motorista. Existem dois tipos de adesivos refletivos – o liso e o colmeia, este último com um poder refletivo maior. Existem também as faixas, usadas em caminhões, ônibus e vans, essas específicas para este uso e que atendem às normas do Denatran, pois têm lados específicos – o esquerdo é diferente do direito – e vêm com a palavra ‘Denatran’ gravada. O refletivo é muito usado em veículos para indicação de alerta, como em ambulâncias e viaturas. Também é usado em iscas de pesca, sinalização, publicidade e decoração em geral”.

Adesivos que brilham no escuro são muito utilizados na decoração de quartos e objetos

Recentemente lançado no mercado brasileiro, o adesivo 3D ainda está “tateando” o mercado e aos poucos vem caindo no gosto do brasileiro. É ideal para customização de vidros, abajures, móveis, interior de veículos, convites, cartões de visita, entre outros. “A grande sacada do adesivo 3D é que você pode combiná-lo com outros adesivos e obter variações quase infinitas. Tanto pode ser impresso no próprio adesivo, como você pode aplicá-lo sobre uma outra impressão, dando um efeito diferenciado. Também é possível, por exemplo, combinar duas texturas diferentes do 3D, ou um holográfico com um 3D, entre outras possibilidades, aumentando muito os efeitos obtidos”.

Também muito usado em vitrinismo está o adesivo translúcido, disponível em diversas cores e que pode ser recortado eletronicamente. “Também é muito usado em backlights, painéis com emblemas de propagandas, marcas em postos de gasolina, luminosos, adesivos decorativos, entre outros. Por ser translúcido, é excelente para aplicações retroiluminadas”. É também ideal para dar cor a objetos transparentes e diminuir a luminosidade em janelas residenciais, por exemplo. “Também existe o adesivo BOPP especial para faróis de carros, possibilitando a mudança da cor do farol em segundos. São mais de 20 cores disponíveis”.

Para finalizar, há opções também em adesivos especiais para piso – tanto Piso Bus, com aquela textura de assoalho de ônibus, quanto outras texturas para impressão digital – e que podem ser aplicados em pisos tanto para sinalização, quanto para decoração ou propagandas, além de vinis Blockout, filmes de laminação, adesivos metalizados e decorativos com diversas cores, texturas e utilizações, inclusive imitando fórmica, couro e aço escovado, ideais para reformar e renovar móveis e eletrodomésticos. Use sua criatividade, busque novos mercados e faça do seu trabalho uma inovação lucrativa!

Jornal O Serigráfico More posts by this author

Como funcionam os adesivos que brilham no escuro?

O adesivo fotoluminescente, ou vinil fotoluminescente, é uma película que brilha no escuro. As substâncias utilizadas para compor a fotoluminescência deste tipo de produto absorvem a luz e, quando no escuro, reemitem a luz armazenada por um determinado período de tempo.

Qual o nome do material que brilha no escuro?

Qual o material que brilha no escuro? Nos dias de hoje encontramos 2 tipos de Elementos mais utilizados para na fabricação de produtos que brilham no escuro. São eles: – Sulfeto de Zinco (ZnS) e Aluminato de estrôncio (SrAl).

Porque as figurinhas brilha no escuro?

O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis originais, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar.

Como funcionam os brinquedos que brilham no escuro?

A fotoluminescência funciona de maneira semelhante desde brinquedos e capinhas de celulares até as placas de sinalização. Basicamente, todos os itens que brilham no escuro contam com fósforo no pigmento fotoluminiscente. É o fósforo o responsável por irradiar uma luz visível quando é energizado.