Anavitoria quem é ana e quem é vitoria

Anavitoria quem é ana e quem é vitoria

“Por que eu te amo”, “Singular” e “Ai, amor” são alguns dos sucessos da dupla que conquistou um espaço no coração de grande parte da sociedade brasileira. Mas, e você, conhece Anavitória? Fique por dentro da história de vida das duas amigas que uniram seus nomes e suas trajetórias em prol de um sonho e agora compõem a nova MPB.

Quem são Anavitória?

A dupla é composta por duas jovens artistas que saíram do norte e centro-oeste brasileiro para fazer sucesso em todo território nacional e buscar espaço internacionalmente.

Ana Clara Caetano Costa, nascida em Goiânia em 1994 e criada em Araguaína (TO) antes de se descobrir no universo musical e levá-lo como profissão, se arriscou no mundo da medicina. Com o pai e irmãos seguindo a área, Ana chegou até mesmo a fazer dois anos do curso no IMECAP, no estado de Minas Gerais, mas logo após esse período se mudou para São Paulo a fim de seguir a carreira musical. Ana toca violão e piano e teve como uma de suas primeiras referências seu pai e irmão que também tocam os instrumentos e ajudaram a artista nos seus primeiros acordes.

Anavitoria quem é ana e quem é vitoria
Ana Caetano (esq.) e Vitória Fernandes | Foto: Reprodução.

Vitória Fernandes Falcão nasceu em Araguaína (TO), em 1995, e desde a infância é muito ligada à música, tendo como principal referência seu pai. Aos 12 anos de idade começou a cantar em uma igreja local, tendo seu primeiro contato oficial com esse universo. Vitória estudou durante um ano e meio Direito na faculdade e logo após esse período abandonou os estudos na área para seguir carreira musical em São Paulo com Ana.

Ana e Vitória se conheceram ainda no colégio em que estudaram juntas e criaram uma amizade que as fizeram unir seus desejos e talentos e seguir em busca de um sonho. No começo, em 2013, as jovens produziam vídeos para a internet interpretando canções de seus artistas favoritos, até que um ano depois, uma dessas produções chegou diretamente à Felipe Simas, empresário e produtor artístico que entrou em contato com a dupla para gravar um EP.

Felipe era também empresário de Tiago Iorc e o convidou para se juntar a esse EP e criar uma gravadora independente, que recebeu o nome de Forasteiro. A oficialização do duo ocorreu também com a junção do nome das meninas, criando “Anavitória”.

Conheça a trajetória das cantoras

O primeiro EP, que recebeu o nome da dupla, foi lançado em 2015 com duas músicas próprias, “Singular” e “Chamego Meu” e mais duas regravações: “Cores” de Lorena Chaves e “Tententender” do duo gaúcho Pouca Vogal. E com o sucesso desse primeiro EP a dupla lançou seu primeiro álbum que conta com o mesmo nome e com a distribuição da gravadora Universal Music. 

Logo após ao lançamento desse disco, a dupla iniciou a sua primeira turnê nacional, passando por diferentes cidades brasileiras e conquistando o público com suas melodias suaves que falam sobre amor. Nesse primeiro momento, as jovens artistas já tiveram suas composições estrelando a trilha sonora de duas telenovelas brasileiras.

O sucesso da dupla não parou de crescer e em 2017, dois anos após a estreia do seu primeiro álbum, elas receberam no programa Música Boa Ao Vivo, do canal Multishow, seu primeiro disco de ouro pelas 40 mil cópias vendidas de “Anavitória”. Mais dois anos depois aumentaram sua coleção ao ganharem um disco de diamante pela venda de mais de 300.000 cópias do álbum.

As estrelas de Tocantins têm como principais referências musicais os artistas Mallu Magalhães e Nando Reis e consideram seu estilo uma mistura de folk com pop. Sempre misturando a música popular e trazendo um pouco das suas raízes com os ritmos que ouviam quando crianças. O amadurecimento de seu som ao longo do tempo é perceptível a cada álbum que fora lançado, são 4 no total.

A dupla, juntamente com nomes como: Silva, Gilsons, Duda Beat e OutroEu, é considerada integrante do que ficou conhecido como Nova MPB.

Nova MPB

Antes de mais nada é válido considerar que ao se referir a esse grupo como Nova MPB não se está afirmando que a outra parcela é antiga ou que existe uma substituição de personalidades. Mas sim, que os gostos da atual geração se relacionam de forma mais harmônica com a expressão artística desses grupos e artistas atuais.

A Nova MPB segue sendo uma mistura de brasilidades, no qual não há uma especificidade em comum entre todos que fazem parte desse gênero. De Anavitória à Maria Gadu e Liniker, cada um desses possui suas características que conquistam um tipo diferente de público.

O que une todos esses artistas é a forma como eles se expressam em suas canções, de letras e melodias mais calmas que falam sobre amor até ritmos mais compassados com letras de protesto. A forma híbrida como a Nova MPB é configurada com diferentes estéticas é o que torna ela interessante aos olhos do público.

3 curiosidade sobre Anavitória

1. Anavitória já produziram um filme

Além de investir na carreira musical, a dupla Anavitória lançou projetos audiovisuais sobre sua trajetória. O primeiro foi um longa-metragem que recebeu o nome da dupla e contou sobre como suas vidas se cruzaram até o momento de lançamento de seu primeiro disco e construção de sua carreira. O filme foi lançado em 2018 e está disponível na plataforma de streaming Netflix.  No ano seguinte a dupla lançou um documentário também na mesma plataforma, contando como foi sair de Araguaína e chegar em Las Vegas por conta de seu trabalho que foi indicado ao Grammy Latino. A terceira e última produção feita por Ana e Vitória é uma gravação de show em formato de filme do álbum chamado “O tempo é agora”, ao vivo na Fundição.

2. Prêmios

No quesito premiação, o duo já faz uma belíssima coleção de prêmios. Sendo um dos mais importantes o do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, com o álbum “O tempo é agora”. As artistas também já venceram em premiações como WME Awards e Prêmio NOVABRASIL.

3. Identidade visual

A dupla possui uma identidade visual própria que virou sua marca registrada: os pés descalços e o uso de cores opostas, o preto e o branco. As apresentações sem o uso de calçado são pelo fato das artistas se sentirem mais confortáveis e ganharem mais confiança dessa maneira no palco. Já a escolha da paleta surgiu de forma natural, já que Ana gostava e usava muito branco e Vitória gostava muito de usar preto em seu dia a dia. Logo, usaram desse artifício para criar uma estética própria.

Quer saber mais sobre este e outros artistas? Navegue pelo site da NovaBrasil FM e explore os artigos cheios de curiosidades sobre sua banda ou artista favorito.

Quem Ana e quem é Vitória?

Anavitória é uma dupla de música pop brasileira formado em 2014 por Ana Clara Caetano Costa (Goiânia, 5 de outubro de 1994) e Vitória Fernandes Falcão (Araguaína, 2 de maio de 1995).

Qual a relação entre Ana e Vitória?

Vitória Falcão, do duo com Ana, está amando. A cantora usou as redes sociais para mostrar um clique raro ao lado do namorado, Deco Martins, nesta manhã de sexta-feira (11).

Quem são os namorados de Ana e Vitória?

Quem são os namorados de Anavitória? Ana Caetano namora com o músico Mike Túlio, da banda OutroEu, também de MPB. Vitória Falcão também não foge à regra e namora o cantor Deco Martins.

Por que Anavitória anda descalço?

No bate-papo, Ana explicou que o ritual de cantar descalça surgiu na primeira vez que elas gravaram um material audiovisual. “A gente estava com muita vergonha, acanhada, a Vi tirou o sapato e eu falei: 'Vou tirar também para ficar mais à vontade'. E a gente nunca mais calçou.”