Área das culturas se localiza aproximadamente entre quais latitudes

O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte. Com uma área de 8.514.876 km², a extensão do território brasileiro é a quinta maior do planeta, atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.

A ampla área territorial do Brasil faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”, sendo quase do mesmo tamanho da Oceania (8.525.989 km²) e um pouco menor do que toda a Europa (10.180.000 km²). Além do mais, ao contrário dos grandes países existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas, onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.

Cerca de 92% do território brasileiro encontra-se em uma faixa tropical, ou seja, posicionada entre os trópicos, pois a região sul do país é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Outra linha geográfica importante que passa pelo país é a Linha do Equador, na região norte do espaço brasileiro. Assim sendo, as coordenadas geográficas do Brasil são:

Latitudes: 5ºN até -33ºS (cinco graus norte até 33 graus sul)

Longitudes: -35ºW até -75ºW (trinta e cinco graus oeste até setenta e cinco graus oeste).

É importante observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância leste-oeste muito próxima da distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas localizadas no Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. Da Ponta do Seixas (Paraíba) até a Nascente do Rio Moa (Acre), 4.319 km de extensão; já do Monte Caburaí (Roraima) até o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul), são 4.394 km. Observe a ilustração a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Área das culturas se localiza aproximadamente entre quais latitudes

Distanciação entre os pontos extremos do Brasil

As grandes distâncias no sentido das latitudes, ou seja, entre o norte e o sul do país, fazem com que o território brasileiro apresente uma grande variação climática, o que é intensificado pela ação de outros agentes climáticos, como a maritimidade e a vegetação. No extremo sul do país encontram-se as menores temperaturas, muito embora não sejam frias o ano todo. Já no extremo norte, o clima é mais quente (pela proximidade com a Linha do Equador) e muito úmido, em consequência da presença da Floresta Amazônica.

A elevada extensão no sentido leste-oeste (ou seja, as longitudes) faz com que o Brasil apresente certa diferenciação em termos de fusos horários, que perfazem um total de quatro horários oficiais estabelecidos nas distintas áreas do país. O Acre, por exemplo, encontra-se atrasado em duas horas com relação à capital Brasília, diferença essa que se eleva no horário de verão para três horas.

O Brasil é, portanto, um território muito diversificado, não tão somente pela amplitude de sua área, mas principalmente pelos conteúdos que lhe são pertencentes. A alta disponibilidade de áreas ocupáveis e recursos naturais torna o nosso país um dos locais de maior importância natural e social do planeta.

O clima estuda um dos quatro domínios globais: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a biosfera. Os processos atmosféricos influenciam e são influenciados pelos outros processos naturais e por atividades humanas.

Para definir clima é necessário apresentar o tempo atmosférico, que pode ser definido como as condições de temperatura, umidade, pressão, estabilidade (sem nuvens) ou instabilidade (nublado ou com chuva) em um determinado lugar em certo dia. É como se tirássemos uma foto de uma pessoa, ela mostra a pessoa somente naquele instante.

O clima pode ser definido como a sucessão habitual de tempos atmosféricos ou a síntese do tempo atmosférico num dado lugar, durante um período de aproximadamente 30 a 35 anos. Podemos dizer que, provavelmente, no próximo verão, na maior parte do Brasil, estará mais quente e mais chuvoso (em áreas de clima tropical continental) ou menos chuvoso (como no litoral do Nordeste), pois isto ocorreu durante os últimos 30 a 35 anos no mínimo.

Quando estudamos o clima estamos preocupados em determinar as regularidades de temperatura, pressão e umidade (elementos climáticos), bem como os fenômenos irregulares, como o El Niño, por exemplo.

O clima é influenciado/determinado pelos fatores climáticos, entre os quais se destacam:

1) Latitude

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Os raios solares sobre a Terra atingem a superfície de forma desigual. Por exemplo, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, o Sol atinge a superfície de forma perpendicular ou pouco inclinado, isto é, ao meio dia no hemisfério sul o Sol está exatamente sobre as nossas cabeças (no verão) ou um pouco inclinado para o norte (no inverno). Quem está muito próximo dos pólos, no verão, enxerga o Sol 24 horas por dia, mas ele está sempre inclinado e, mesmo ao meio dia, parece o Sol do início da manhã. No inverno não se vê o Sol.

2) Altitude

Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento. Além disso, nas baixas altitudes o ar é mais concentrado (maior densidade) e por isso tem maior capacidade de acumular calor, enquanto nas altas altitudes o ar é mais rarefeito e possui menor capacidade de armazenar calor. A altitude é tão importante para a determinação da temperatura que mesmo em áreas de baixa latitude podemos encontrar montanhas com neve eterna.

3) Albedo

O albedo é definido como o índice de reflexão dos raios solares. Quanto maior a reflexão, menor será o calor acumulado. Ao atingirem a superfície, os raios solares encontram diferentes materiais como o gelo ou o asfalto, o gelo é muito claro e por isso reflete a maior parte da energia solar (albedo de 50 a 70% e absorve 50 a 30%), a cidade é muito mais escura e reflete apenas de 14 a 18% (absorve 86 a 82% da energia solar). Consequentemente a cidade é muito mais quente que as superfícies brancas. Por sua vez, as florestas refletem de 3 a 10% e a água reflete de 2 a 4%.

Como você caracteriza o uso da terra latitudes superiores a 66 N?

Como você caracteriza o uso da terra nas latitudes superiores a 66° N? RESPOSTA: Aí ocorre a exploração florestal da taiga, floresta típica das regiões frias que se caracteriza pela predominância de coníferas (pinheiros e outros) e pela criação de renas pelos chamados povos do frio.

Qual a área mais extensa não cultivada da CEI?

2. A área mais extensa não cultivada da CEI localiza-se: ( ) na parte européia.

Como vc caracteriza o uso da terra?

Uso da Terra pode ser entendido como a forma pela qual o espaço geográfico é ocupado pelo homem. Práticas de gestão do território e de uso da terra têm um grande impacto sobre os ecossistemas e os recursos naturais incluindo a água e o solo.