As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas

01. As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas, são consideradas tendências pedagógicas EXCETO:

a) Tradicional

b) Tecnicista:

c) Crítico-social

d) Redentora

e) Nenhuma das alternativas.


2. Segundo Gadotti (1999), pode-se dizer, sinteticamente, que o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os teóricos da educação progressista defendem:

a) O desenvolvimento da escola na formação de um cidadão crítico e transformador.

b) A intervenção mínima do Estado na vida de cada cidadão particular.

c) O não reconhecimento do conflito de classes nas sociedades capitalistas

d) um ambiente pedagógico voltado para o mercado e para a qualidade total

e) Manutenção do aluno e seu status na sociedade


3. Na Tendência Liberal Tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:

a) baseada quase que exclusivamente no esforço do professor  que desenvolve um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos.

b) objetivos instrucionais operacionalizados em comportamentos observáveis e mensuráveis, procedimentos instrucionais e avaliação.

c) uso de tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social.

d) baseada em aulas expositivas, comparações, exercícios,  lições/deveres de casa.

e) Alicerçada na aplicação sistemática de princípios  científicos comportamentais e tecnológicos, a problemas  educacionais, em função de resultados efetivos.


4. Em Summerhill, “as crianças não são obrigadas a assistir as aulas e, além disso, as decisões da escola são tomadas em assembleias onde todos votam, incluindo professores, alunos e funcionários. Para o autor, a experiência nessa escola mostrou que, sem a coerção das escolas tradicionais, os estudantes orientam sua aprendizagem através do seu próprio interesse, ao invés de orientar pelo que lhe é imposto”.

O texto anterior ilustra algumas facetas da Escola de Summerhill, fundada por Alexander Neill. A ciência pedagógica aponta que esta filosofia sustenta a

a) tendência liberal tecnicista.

b) tendência progressista libertária.

c) tendência progressista libertadora.

d) tendência liberal renovadora não diretiva.


5. Segundo Libâneo, há professores interessados em um trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Nesse contexto, é correto afirmar que, na tendência

a) liberal tradicional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano por meio de técnicas específicas, sendo que à educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.

b) liberal renovada progressivista, a escola tem por finalidade a formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos que com problemas pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança no indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

c) progressista libertadora, a escola exerce uma transformação na personalidade dos alunos em um sentido libertário e autogestionário. A ideia básica é introduzir modificações institucionais a partir dos níveis subalternos, que, em seguida, vão “contaminando” todo o sistema.

d) progressista libertária, a escola tem por marca uma atuação não formal, em que a educação é uma atividade na qual professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, em um sentido de transformação social.

e) progressista “crítico‐social dos conteúdos”, a escola adota a tarefa primordial de difundir conteúdos vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais, podendo contribuir para eliminar a seletividade social e torná‐la democrática.


6. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A tendência pedagógica inspirada em John Dewey e Anísio Teixeira no momento em que o país passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo ideário de uma sociedade democrática e que teve grande penetração no Brasil na década de trinta e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas, onde a escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente é a:

a) Tendência Tecnicista.

b) Tendência liberal tradicional.

c) Tendência progressista libertadora.

d) Tendência Renovada Progressista ou Escola Nova.


7. Costuma-se identificar na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro tendências, a saber: a tradicional, a renovada, a tecnicista e a progressista, incluindo a libertadora e a crítico-social dos conteúdos. Assinale a opção que expressa características da tendência tradicional:

a) Educação centrada no professor, metodologia baseada na exposição oral dos conteúdos, numa sequência predeterminada e fixa. Professor visto como autoridade máxima, um organizador de conteúdos e estratégias.

b) O centro da atividade escolar é o aluno, como ser ativo e curioso. O mais importante é a aprendizagem. Professor como facilitador.

c) Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas. O professor como mero especialista na aplicação de manuais.

d) Atividade escolar pautada em discussões de temas sociais e políticos e ações sobre a realidade social imediata. O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos.

e) Assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados.


8. O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia:

a) libertadora.

b) tecnicista.

c) tradicional.

d) libertária.


9. Conteúdos são acumulados historicamente sem reconstrução ou questionamentos. A aprendizagem se da de forma receptiva, automática, propiciando a memorização. Assim podemos AFIRMAR que esta tendência é:

a) Tendência Pedagógica Renovada Progressista.

b) Tendência Pedagógica Progressista Libertadora.

c) Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.

d) Tendência Pedagógica Renovada não Diretiva.

e) Tendência Pedagógica Liberal Tradicional.


10. O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada também pode ser chamado de Movimento:

a) Renovador da Educação Pública.

b) dos Intelectuais da Educação.

c) Escolanovista.

d) Educacional Europeu.

e) Escola de Frankfurt


11. Analise o fragmento a seguir.

“As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A _____ parte de uma análise crítica da realidade social e sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. Suas propostas não condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.”

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

a) Tendência Tecnicista

b) Tendência Tradicional

c) Tendência Progressista

d) Tendência Renovadora Progressiva

e) Tendência Liberal


12. O aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre o mundo e seu funcionamento, que, na maioria das vezes, entram em conflito com o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido. Para que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor sejam mais adequadas à formação de conceitos científicos, é necessário, EXCETO:

a) Dialogar com os alunos possibilitando o diagnóstico de suas ideias em vários momentos da aprendizagem.

b) Provocar conflito com contraexemplos podendo gerar dúvidas e insatisfação, levando os alunos a testarem suas concepções.

c) Propor programas sequenciais divididos em pequenas unidades por meio de exercícios repetitivos.

d) Estimular o aluno a considerar soluções alternativas para um mesmo problema.


13. As tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e buscaram atender às expectativas da sociedade. A Pedagogia Progressista é no Brasil um paradigma educacional que propõe a transformação social por meio da educação. Analise os seus pressupostos abaixo:

I- Surge com a finalidade de contrapor-se as tendências liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social.

II-Propõe uma analise crítica das realidades sociais, sustentando a parte sócio-política da educação.

III- Considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido.

IV- Propõe um ensino organizado em função de pré-requisitos onde a aprendizagem é simplesmente uma modificação de desempenho.

Está correto o que se afirma em:

a) II, III e IV apenas.

b) I, II e III apenas.

c) I e II apenas.

d) I, II e IV apenas.


14. O conhecimento das tendências pedagógicas e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa. Analise as afirmativas abaixo em relação às tendências pedagógicas:

I- A pedagogia progressista sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II- A pedagogia progressista enfatiza aspectos sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se constrói chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização.

III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo, enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem.

IV- A Pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas.

V- A Pedagogia Liberal é centrada na discussão de temas sociais e políticos nos quais o professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural.

Está correto o que se afirma em:

a) II e IV apenas.

b) I, II e III apenas.

c) I, II, IV e V apenas.

d) III, IV e V apenas.


GABARITO

1-D

2-A

3-D

4-B

5-E

6-D

7-A

8-A

9-E

10-C

11-C

12-C

13-B

14-A



As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas


As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas



Veja na versão Scribd:



by

Compartilhar

Compartilhar

Questões de Provas sobre Piaget e Vygotsky

Por Professor Adriano Martins

Simulado sobre dois personagens importantes em concursos públicos. Para candidatos que concorrem ao cargo de Professor Ensino Fundamental I e Professor Educação Infantil devem treinar os pensadores. Esse simulado foi criado em atendimento a pedidos. Bons estudos.                ITEM 01 A distância entre o que a criança já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência é denominada por Vygotsky de: a) Zona de desenvolvimento real. b) Zona de desenvolvimento potencial. c) Zona de desenvolvimento exponencial. d) Zona de desenvolvimento proximal. ITEM 02 Quarto estágio da teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente. a) Sensório moto

Compartilhar

Read more »

Download do Livro Didática - José Carlos Libâneo

Por Professor Adriano Martins

Prezados, segue o download do Livro Didática - José Carlos Libâneo. Esse livro é referência em concursos públicos. Para baixar clique aqui. Se quiser ler direto do seu navegador utilize a versão Scrib. 1.2 Didática Libaneo by ErnestoPaulino on Scribd Se preferir veja o resumo do livro clicando aqui.

Compartilhar

Read more »

QUESTÕES DE PROVAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Por Professor Adriano Martins

1. Alfabetização é um processo complexo que envolve não apenas habilidades de codificar e decodificar, mas se caracteriza como um processo ativo por meio do qual a criança constrói e reconstrói hipóteses. Dessa forma, assinale a opção CORRETA que expressa o conceito de alfabetização numa perspectiva mais ampla. (A) Domínio da relação grafemas/ fonemas, ou seja, decodificação e codificação. (B) Decodificação dos sinais gráficos, transformando as letras em sons. (C) Desenvolvimento da capacidade de codificar os sons da fala em sinais gráficos. (D) Aprendizado da leitura e escrita, natureza e funcionamento do sistema de escrita. (E) Apropriação de hipóteses de codificar e decodificar os sons em sinais gráficos. 2. Podemos afirmar que os níveis de escrita de acordo com a Emília Ferreiro (A) Nível pré-silábico, Silábico, Silábico Alfabético e Alfabético. (B) Nivel pré-silábico, Silábico, Silábico Alfabético e Pré-alfabético e alfabético. (C) Silábico, alfabético e alfab

Quais são as tendências pedagógicas liberais e progressistas?

Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta ...

Quais são as tendências pedagógicas progressistas?

Tendências Pedagógicas Progressistas Para Libâneo (2014), a tendência pedagógica progressista se manifesta em três tendências: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.

Quais são as 4 tendências da pedagogia liberal?

As tendências pedagógicas liberais subdividem-se em: pedagogia liberal tradicional, pedagogia liberal renovada progressivista, pedagogia liberal renovada não diretiva e a pedagogia liberal tecnicista.

Quais são os tipos de tendências pedagógicas?

Descubra quais são as tendências pedagógicas.
Tradicional;.
Renovada Progressivista;.
Renovada Não-Diretiva;.
Tecnicista..