Chá de hortelã com limão para que serve

Melhora na digestão e efeitos calmante, antioxidante e anti-inflamatório: as folhas do chá de hortelã são popularmente conhecidas por ajudar no alívio de sintomas intestinais, assim como num papel auxiliar no tratamento de doenças respiratórias. Segundo a nutricionista Aline Petrilli, o chá de hortelã, além de delicioso e muito aromático, é um daqueles chás utilizados para fins diversos na medicina popular. Apesar disso, é necessário entender as propriedades do hortelã, como por exemplo a eficácia ou não do uso do chá para emagrecer.

- Os chás podem ser adjuvantes no processo de emagrecimento auxiliando no controle do perfil inflamatório, retenção de líquidos, otimizando o processo de detoxificação (limpeza feita no organismo), dentre outros, mas nenhum alimento é capaz de emagrecer ou engordar por si só - explica Aline Petrilli.

Chá de hortelã — Foto: Istock Getty Images

Ainda segundo a nutricionista mesmo que as propriedades digestivas e calmantes do chá de hortelã auxiliem na melhora intestinal, é importante investigar e tratar a causa dos problemas existentes no trato intestinal.

5 benefícios do chá de hortelã

  1. Ação calmante;
  2. Auxílio no tratamento de doenças respiratórias;
  3. Propriedades digestivas: atua na melhora da fermentação intestinal;
  4. Ação antimicrobiana: substâncias que reduzem a presença de micróbios (bactérias e fungos);
  5. Ação antioxidante e anti-inflamatória, devido à presença de diversos compostos bioativos importantes.

Além de tudo, o chá de hortelã é rico em micronutrientes como: vitamina C, ferro, fósforo, cálcio e potássio.

- Dentre os princípios ativos presentes no chá de hortelã destaco o mentol e metona como seus componentes majoritários, e também os flavonoides (bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias), terpenos (substâncias produzidas naturalmente pelos vegetais) e óleos essenciais com elevada atividade terapêutica - explica Aline Petrilli.

Receita do chá de hortelã

  • Água
  • Uma colher de sopa de folhas de hortelã

  1. Coloque a água para ferver e desligue o fogo;
  2. Adicione as folhas (1 colher de sopa) para 300 ml de água;
  3. Abafe por cinco minutos.

A nutricionista Aline Petrilli recomenda não deixar a erva ferver na água e, para uso terapêutico, nunca adoçar o chá. Em relação ao melhor horário para o consumo. depende do objetivo.

  • Para melhorar a digestão, o ideal é tomar o chá após as refeições, podendo acrescentar gengibre para potencializar o poder digestivo;
  • Para relaxamento, pode ser tomado antes de dormir.

Segundo a nutricionista Aline Petrilli o chá não é indicado para pessoas que têm alterações graves na vesícula devido a atividade colagoga, de estímulo de contração da vesícula biliar, do hortelã. Assim como o chá deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos.

Fonte: Aline de Almeida Petrilli é nutricionista mestre em Ciência pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Trabalha com atendimento clínico e docência.

Chá de hortelã é um chá de ervas (em inglês, herbal tea) feito através da infusão de folhas de hortelã com água quente. Adoçantes, tais como açúcar e mel, podem ou não ser adicionados.

Chá de hortelã não tem cafeína.

O que é infusão?

Infusão (infusion em inglês) é o processo de extrair componentes químicos ou sabores de um alimento, utilizando um solvente como água, óleo ou álcool, permitindo que o material permaneça suspenso no solvente por um determinado período de tempo (maceração; em inglês, steeping) para extrair seu sabor.

Para uma infusão feita com ervas frescas, tal como o hortelã, é recomendado utilizar água bem quente, que tenha acabado de ferver, (portanto, próxima aos 100 graus Celsius), e deixá-la macerar por entre 5 e 15 minutos.

O que é tisana?

Tisana é uma palavra geralmente usada para uma infusão de ervas ou, em outras palavras, um chá de ervas. Tisanas podem ser feitas de um blend (mistura) de ervas ou de uma única erva.

O chá de hortelã é uma infusão, e também uma tisana.

Qual hortelã utilizar no chá de hortelã?

Hortelã-pimenta ou hortelã comum? Chá de hortelã é geralmente feito com o hortelã-pimenta (em inglês, peppermint), mas também pode ser feito com o hortelã-verde, ou hortelã comum (em inglês, spearmint). O hortelã-pimenta possui uma alta quantidade de mentol, o que faz com que a bebida tenha uma refrescância por vezes extrema (cooling effect), enquanto o hortelã comum pode ter um sabor fraco demais para algumas pessoas.

Folhas de hortelã frescas ou secas?

Caso queira substituir folhas frescas de hortelã por folhas secas (ou vice-versa), utilize a proporção de 5-6 folhas frescas para cada colher de sopa de folhas secas.

Receita de chá de hortelã

A receita abaixo é a receita básica do chá de hortelã. É possível utilizar folhas de hortelã-verde (hortelã comum), assim como folhas de hortelã-pimenta, caso prefira um sabor mais refrescante de mentol. Ou ainda utilizar um mix de ambas.

Chá de hortelã com limão para que serve

Chá de Hortelã

Este chá pode ser feito com folhas de hortelã comum ou hortelã-pimenta. O hortelã-pimenta contém muito mais mentol, deixando o chá com uma forte refrescância.

RefeiçãoBebidas

CozinhaInternacional

  • Panela pequena (1 litro)

  • 500 ml de água filtrada em temperatura ambiente (2 xícaras)
  • 15 a 20 folhas de hortelã (hortelã comum, hortelã-pimenta, ou ambos)
  • 1 colher de chá de açúcar branco ou mel (opcional)
  • 2 fatias de suco/sumo de limão (opcional)
  • 2 colheres de chá de suco/sumo de limão (opcional)
  • gelo (opcional)

  • Hortelã: separe as folhas de hortelã dos galhos. Lave com muita delicadeza para não retirar os óleos essenciais das folhas

  • Aquecer: esquente a água até ferver

  • Infusão: remova a água do fogo e adicione as folhas de hortelã. Deixe macerar por 5 minutos (quanto mais tempo, mais forte ficará)

  • Adoçar (opcional): adicione o açúcar ou o mel

  • Sirva quente: sirva o chá com ou sem as folhas de hortelã. Adicione suco de limão (opcional) ou rodelas de limão (opcional) na xícara

  • Sirva frio: coloque gelo em um copo alto e adicione o chá (com ou sem as folhas). Adicione suco de limão (opcional) ou rodelas de limão (opcional) no copo

Quais são os benefícios do chá de hortelã com limão?

Chá de hortelã com limão é detox, rico em vitaminas e antioxidante. Quando incrementado com limão, o chá de hortelã se torna ainda mais nutritivo. Essa combinação é rica em vitaminas A, do complexo B, C, agentes antioxidantes e ainda surte um forte efeito detox no organismo.

Qual o melhor horário para tomar chá de hortelã com limão?

Se você tem problemas digestivos, por exemplo, o ideal é tomar 1 xícara da infusão sempre após as refeições. Por outro lado, quem quer aproveitar as propriedades calmantes do chá pode ingerir a bebida antes de dormir.

Quais os benefícios do chá de hortelã com limão e mel?

“E os benefícios do limão, do hortelã e do mel?” As folhas de hortelã ajuda na digestão, diminuindo flatulências e a irritação no cólon. Além de contar com ação expectorante, ajudando no alívio de tosses e congestão nasal.

Qual é a função do chá de hortelã?

O chá de hortelã pode ser usado para fins medicinais, porque possui propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, sendo uma ótima opção para melhorar a digestão e o cansaço, e aliviar as cólicas e a dor de cabeça, por exemplo.