Clonagem de cartões aumenta e é mais sofisticada conheça os métodos e saiba como se proteger

03/03/2021 00:35:00

Portugal - INVESTIGAÇÃO CM | Clonagem de cartões aumenta e é mais sofisticada. Conheça os métodos e saiba como...

As imagens reais que mostram o empregado de um restaurante a burlar um idoso em Lisboa.

A clonagem de cartões de multibanco está a aumentar e é cada vez mais sofisticada.NesteInvestigação CM, mostramos-lhe imagens reais de um cartão a ser clonado. A clonagem ocorreu num restaurante num centro comercial em Lisboa, quando o empregado daquele estabelecimento clonou o cartão de clientes sem que estes se apercebessem de nada, sendo condenado a uma pena pesada.

Para aceder a todos os Exclusivos CM do dia 02.03.2021, ligue para:760 10 80 82*Tome nota do código e coloque-o abaixo

Consulte Mais informação: Correio da Manhã »

PSP mostra Investigação CM em seminário ibérico sobre explosivos CM de Lisboa não permitirá presença de adeptos na receção ao Sporting 'És uma pessoa incrível': Cantor Djodje prepara surpresa para Cuca Roseta no Tarde CM

PSP mostra Investigação CM em seminário ibérico sobre explosivosO seminário vai servir para representantes da PSP e da Guardia Civil e será aberto ao público.

CM de Lisboa não permitirá presença de adeptos na receção ao SportingAlterações ao que estava previsto 'tendo em conta os acontecimentos da noite passada'

'És uma pessoa incrível': Cantor Djodje prepara surpresa para Cuca Roseta no Tarde CMVídeos - 'És uma pessoa incrível': Cantor Djodje prepara surpresa para Cuca Roseta no Tarde CM

ALERTA CM | Homem encontrado morto dentro de casa na Figueira da FozPortugal - ALERTA CM | Homem encontrado morto dentro de casa na Figueira da Foz

Marco Paulo surpreende Maya no Tarde CM com versão do clássico 'Bella Ciao'Vídeos - Marco Paulo surpreende Maya no Tarde CM com versão do clássico 'Bella Ciao'

Exclusivos A clonagem de cartões de multibanco está a aumentar e é cada vez mais sofisticada.PSP controla fabrico e detonação de explosivos para impedir uso em crimes O Departamento de Armas e Explosivos (DAE) organiza amanhã, quinta-feira, um seminário ibérico sobre a fiscalização policial de explosivos em Portugal e Espanha.Alterações ao que estava previsto"tendo em conta os acontecimentos da noite passada" 1 .Rua Luciana Stegagno Picchio, Nº 3.

Neste Investigação CM , mostramos-lhe imagens reais de um cartão a ser clonado. A clonagem ocorreu num restaurante num centro comercial em Lisboa, quando o empregado daquele estabelecimento clonou o cartão de clientes sem que estes se apercebessem de nada, sendo condenado a uma pena pesada. O. Para aceder a todos os Exclusivos CM do dia 02. O plantel e a equipa técnica do Sporting vão ser recebidos na Câmara Municipal de Lisboa em 20 de maio mas na praça do Município não será permitida a presença de adeptos.03.2021, ligue para: 760 10 80 82* Tome nota do código e coloque-o abaixo ok . Consulte a.

Se vai fazer um pagamento contacless, aproxime o cartão do leitor apenas depois de ter validado o valor da operação no visor. 

Em regra, se o valor da transação for inferior a 50 euros, e se ainda não tiver sido atingido o valor acumulado definido pelo emissor (no máximo 150 euros ou 5 transações contactless consecutivas), não necessita de introduzir o PIN. No entanto, o PIN pode ser-lhe solicitado como medida adicional de segurança.

Informe-se junto da entidade que emitiu o seu cartão (em regra, o seu banco) acerca dos limites aplicáveis.

#6 Não repita a operação se o visor do TPA não apresentar uma mensagem de que a tentativa de pagamento foi anulada ou malsucedida.

#7 Exija sempre um comprovativo do pagamento.

#8 Todo o cuidado é pouco: nos pontos de venda físicos, não entregue o seu cartão ao comerciante e dê preferência à utilização da tecnologia contactless. Como o cartão não sai da sua mão, a utilização da tecnologia contactless, para além de permitir maior rapidez no pagamento, introduz segurança adicional. Caso tenha de entregar o cartão ao comerciante, certifique-se de que o cartão não sai da sua vista e lhe é devolvido logo após o pagamento.

#9 Quando contratou o seu cartão, o emitente forneceu-lhe um documento informativo, chamado “condições gerais de utilização do cartão”. Esse documento pode prever que, em alguns casos, o funcionário do estabelecimento comercial onde está a pagar possa solicitar-lhe que apresente um documento de identificação válido. Trata-se de uma medida de segurança a favor dos legítimos titulares dos cartões, para dificultar a utilização abusiva por terceiros que eventualmente se tenham apropriado do cartão.

#10 Caso o funcionário do estabelecimento comercial tenha de efetuar diligências adicionais para confirmar que o pagamento está autorizado, aguarde, mas nunca perca o seu cartão de vista. 

Em qualquer caso, lembre-se:

Em caso de perda, roubo, furto, apropriação indevida do cartão ou se suspeitar que este foi clonado ou falsificado, notifique de imediato o emitente do cartão (ou a entidade designada por este último), através dos contactos indicados pelo emitente e também disponíveis no site do Banco de Portugal. 

Depois de ter notificado o emitente do cartão, não poderá ser responsabilizado por valores indevidamente movimentados, exceto se tiver atuado de forma fraudulenta.

Se forem realizadas operações de pagamento não autorizadas antes da comunicação ao emitente do cartão, em princípio, terá de pagar os montantes indevidamente movimentados até um máximo de 50 euros. Poderá, contudo, ser chamado a pagar um montante superior nos casos em que atue de forma fraudulenta ou com negligência grosseira, ou quando incumpra deliberadamente as suas obrigações relativas ao cartão.

Especificamente para cartões com tecnologia contacless, se a entidade que emitiu o seu cartão (por exemplo, o seu banco) não lhe solicitou autenticação forte da transação (isto é, efetuou a operação contactless sem lhe solicitar a introdução de PIN), não deve suportar quaisquer perdas relativas a essa operação de pagamento, exceto se tiver agido fraudulentamente.

Quais os métodos que se usa para clonagem de cartão de crédito?

A clonagem de cartão de crédito pode acontecer de diversas maneiras. Uma possibilidade é pelo phishing, uma fraude eletrônica em que golpistas usam e-mail, SMS ou sites falsos para roubar dados.

Como é feita a clonagem de cartões?

Os golpistas fazem a clonagem por meio de leitores alterados, que são implantados, em caixas eletrônicos e até mesmo máquinas de pagamento para roubar os dados e utilizar o cartão.

O que é clonagem de cartão de crédito?

Na prática, o golpe do cartão de crédito clonado ocorre quando os criminosos copiam os dados de um cartão e os transferem para um outro, fraudulento. Feito isso, eles ficam livres pra usar seus dados e fazer compras em seu nome.