Com relação aos indígenas brasileiros pode se afirmar que

Lista de questões de vestibulares sobre a sociedade indígena no Brasil.
Ler artigo Índios do Brasil.

Exercício 1: (UFPB 2008)

(Adaptado) Leia o texto:

“Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldea­mento do invasor português com índios silvícolas e campi­neiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. [...] nessa confluência tem-se um novo modelo de estrutura social. Novo porque surge como uma etnia na­cional, diferenciada culturalmente de suas matizes forma­doras. Povo novo ainda porque é fundado num tipo reno­vado de escravismo e numa servidão continuada ao mer­cado mundial.” (RIBEIRO, 1995, p. 9).

No texto, o autor descreve a formação social do povo brasileiro. Considerando a questão indígena e as informações apresentadas, assinale as alternativas verdadeiras.

1)

Os povos indígenas, no processo de acultura­mento citado, que teve início em 1500, sofreram genocídio (extermínio físico) e entrocídio (des­truição da própria cultura, passando a falar outra língua e a professar nova religião).

2)

As transformações identificadas na cultura indí­gena brasileira são decorrentes da nova reestrutu­ração do seu papel na sociedade e da delimitação de seus territórios.

4)

Oito grupos indígenas ainda existem, no Estado da Paraíba, distribuídos entre o litoral e o sertão. São eles: Caeté, Tabajara, Paiacu, Iró, Jandiú, Ariu, Sucuru e Chacó.

8)

Os índios Caiapó não vivem mais na sua forma original, tendo em vista suas roupas e as relações comerciais e turísticas, que constituem fontes de renda no presente e que não existiam no passado.

16)

Os grupos indígenas da Amazônia vivem, ainda hoje, na sua formação original, sem influência da cultura ocidental; o que mudou foi a delimitação de seus territórios, definidos pelo Governo Fede­ral.


Exercício 2: (UFPB 2008)

Sobre os povos indígenas no Brasil, pode-se afirmar:

I.  Eles viviam em aldeias formadas por grandes casas, cada uma delas habitada por dezenas de pessoas ligadas pelo casamento e parentesco. Embora não tivessem chefes formais, os seus grandes guerreiros detinham um enorme prestígio, o que lhes permitia alguns privilégios, como o de possuírem várias esposas.

II.  Alguns desses povos, como os Potiguara da Paraíba, ofereceram grande resistência à colonização portuguesa, enquanto outros, como os Tupiniquim de São Paulo, apoiaram os europeus em suas guerras contra outros povos tupis. Os portugueses utilizaram muito bem as rivalidades entre os índios como arma de conquista.

III. Os tupis possuíam uma economia bastante simples, baseada no cultivo de plantas, como trigo e milho, e na criação de pequenos animais, como cabras e galinhas. Algumas aldeias possuíam pequenos celeiros, onde a produção era armazenada e monopolizada pelos chefes hereditários.

Está(ão) correta(s) apenas:

A)

II

B)

II e III

C)

I

D)

I e II

E)

III


Exercício 3: (UFSC 2017)

Povos resistentes

Não somos povos emergentes nem povos ressurgidos, somos resistentes! Somos povos resistentes! A frase foi entoada como um grito de guerra pelo cacique Pequena da etnia Jenipapo-Canindé, do Ceará, em um encontro ocorrido em Olinda, em 2006. Esse encontro, que reuniu 47 grupos étnicos, foi um marco na luta dos povos indígenas que ainda não têm sua identidade reconhecida. Muitos grupos buscam esse reconhecimento perante a sociedade e o poder público.
Ser Protagonista: História, 3o Ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013, p. 18.

Sobre os povos indígenas, é correto afirmar que:

1)

Santa Catarina não registra índices de conflitos envolvendo comunidades indígenas, entre outros fatores, por ter investido ao longo dos anos em políticas de integração desses povos à sociedade.

2)

com a missão de converter os indígenas ao cristianismo, os jesuítas proibiram hábitos culturais como, por exemplo, a antropofagia, a poligamia e a nudez. Entre outras ações, ainda criaram os chamados “aldeamentos”, locais onde os indígenas viviam sob a proteção dos religiosos.

4)

os primeiros colonizadores chamavam pejorativamente de “índio” toda a população que vivia no território da América portuguesa pois não se haviam dado conta da grande variedade de culturas que ocupava o vasto território.

8)

como parte do projeto nacionalista de “brasilidade”, a ideia de enaltecer a imagem dos indígenas repercutia intensamente nas propagandas do governo Vargas.

16)

durante o Império, com a aprovação da Lei de Terras (1850), as chamadas terras devolutas foram disponibilizadas por tempo determinado para a reivindicação de posse dos povos indígenas. No entanto, a lei não teve efeito por falta de ampla divulgação entre esses povos.

32)

embora existam garantias legais, o direito dos povos indígenas à terra tem sido ameaçado constantemente por conflitos com agricultores, pecuaristas, madeireiras e mineradoras.


Como relação aos indígenas brasileiros Pode

Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que: os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano. os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura. Não por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura.

O que pode

A cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, ao contrário do que pensa o senso comum. Os historiadores estimam que, no início do século XVI, havia quatro agrupamentos linguísticos principais: tupi-guarani, jê, caribe e aruaque. Essas famílias linguísticas compartilhavam o mesmo idioma e culturas semelhantes.

É correto afirmar que os indígenas são o único povo por quê?

Os Indígenas e a formação do Brasil Não devemos pensar que se tratavam de um único povo, mas sim de várias tribos indígenas, cada uma com sua língua e costumes. A etnia mais numerosa eram a dos tupis-guaranis, e foram com eles que os portugueses travaram contato.

Como é a relação entre os povos indígenas?

Em várias regiões, e de diversas maneiras, povos diferentes se inter-relacionavam por meio de guerras, de troca de objetos, de casamentos, de convites para festas, rituais etc. Apesar de terem se transformado com o tempo, essas redes de relações não cessaram nos dias de hoje.