Como a retirada da cobertura vegetal influencia no ciclo hidrológico?

Governo investe na recuperação e preservação das matas ciliares

Todos sabem que a floresta tem relação direta com a produção de água. Mas um estudo desenvolvido pelo Instituto Florestal reforçou as afirmações sobre os benefícios de uma floresta para o meio ambiente. A presença de cobertura vegetal em bacias hidrográficas traz a regularização dos rios e a melhora na qualidade da água. Desta preocupação surgiu o Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de restaurar 20 mil hectares de matas ciliares.

A vegetação se enraíza, retém água na superfície do solo e alimenta gradualmente o lençol freático, assim, possibilita que um rio tenha vazão regular ao longo do ano, inclusive nos períodos de estiagem. Nas microbacias este escoamento é responsável por cerca de 80% de toda a água escoada no rio.

O efeito contrário acontece nas bacias sem a proteção florestal. A infiltração da água da chuva no solo é menor para alimentar os lençóis freáticos e o escoamento superficial torna-se intenso fazendo com que a água da chuva atinja rapidamente a calha do rio. O rápido escoamento provoca inundações. E nos períodos de estiagem o corpo de água tende a enfraquecer e pode até secar.

A floresta representa muitos outros benefícios para os sistemas hídricos. Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. A vegetação promove a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.

Do Portal do Governo do Estado

Como a retirada da cobertura vegetal influencia no ciclo hidrológico?

Como a cobertura vegetal pode diminuir o impacto da água da chuva no solo?

Tricart (1977) completa dizendo que a cobertura vegetal influencia no equilíbrio do ecossistema da seguinte forma: com processos de fotossíntese, absorção da radiação pelas plantas através da interceptação das gotas de chuva com o efeito da rugosidade, diminuindo assim, a velocidade do escoamento das enxurradas.

Por que é importante manter a cobertura vegetal no solo?

A cobertura vegetal exerce papel fundamental na proteção das unidades geoambientais contra os processos morfogenéticos (erosão do solo), com isso, para cada tipo cobertura vegetal foram atribuídos valores de vulnerabilidade de acordo com a capacidade de proteção dessa cobertura aos processos de erosão do solo.

O que acontece quando as gotas de chuva caem em um solo desprotegido?

A erosão começa pela desagregação do solo. É normalmente promovida pelo impacto da gota da chuva na superfície do solo desprotegido de vegetação ou pelas operações durante o preparo. As partículas pequenas e leves do solo (argila e matéria orgânica) são preferencialmente desprendidas pelo impacto da gota.

Quais são as consequências para o solo quando se retira a cobertura vegetal?

Retirar a vegetação de uma determinada área favorece o processo de erosão do solo, pois é a cobertura vegetal que auxilia na infiltração da água da chuva. Portanto, sem ela, a água escorre sobre o solo, provocando deslizamentos e a erosão.

Quais as consequências da retirada da cobertura vegetal do solo?

A retirada da cobertura vegetal nativa ainda altera a qualidade dos solos pela exposição direta à erosão pluvial e reduz a qualidade de vida da população ali residente. Portanto, a permanência da vegetação nativa é importante para a manutenção do ciclo hidrológico e, por conseguinte, para a existência da bacia.

O que protege os solos?

A vegetação protege o solo de diversas formas , as raízes protegem de maneira que dão uma solidez maior ao solo de modo que o mesmo fica mais firme , além de que ela suga o excesso de água do solo .

Porque a vegetação protege o solo da erosão?

Em geral, a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto da gota no solo diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, aumentando assim sua resistência à erosão.

Qual a importância da cobertura?

A cobertura de solo tem como objetivo manter a qualidade e fertilidade do solo, além de contribuir para a manutenção/aumento da produtividade. Portanto, a escolha do tipo de cobertura deve facilitar o manejo e trazer benefícios.

Qual a importância da cobertura vegetal no que se refere à qualidade do ar?

A presença de uma maior cobertura vegetal também influencia a quantidade de umidade presente no ar. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. A Floresta Amazônica, por exemplo, possui essa característica.

Por que a água da chuva não chegará aos aquíferos?

  • O problema é que, sem a vegetação nativa, a água da chuva não será absorvida pelo solo e não chegará aos aquíferos que abastecem quase todas as bacias hidrográficas do país.

Por que a nova vegetação é temporária?

  • Isso porque a nova vegetação será temporária, pois nasce para curar a ferida da terra, e não conseguirá cumprir adequadamente a função ecológica de armazenar água da chuva.Para Barbosa, a solução exige participação da coletividade. Ações individuais, como diminuir o consumo água, apenas mascaram o problema.

Qual a melhor forma de adubação verde?

  • Como resultado da aplicação deste processo, o próximo plantio terá maior produtividade, esta técnica é conhecida como adubação verde. Outra forma de adubação é incorporar produtos químicos que contenham substâncias perdidas pelo solo, seja devido a erros de manejo ou a erosão.

Como a cobertura vegetal pode influenciar no ciclo da água?

A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba voltando à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação (evapotranspiração).

Como as plantas interferem no ciclo hidrológico?

Como mencionado, as plantas liberam água de volta ao ambiente por meio da transpiração. Além disso, eliminam água no estado líquido em um processo conhecido como gutação. Os animais, por sua vez, devolvem a água para o meio por meio de urina, fezes, respiração e transpiração.

Quais as principais consequências da retirada da cobertura vegetal primária?

A retirada da cobertura vegetal do solo, agravada por atividades como agronegócio e mineração, contribui para reduzir ainda mais a disponibilidade de água nas torneiras.

Quais as consequências da retirada da cobertura vegetal?

Retirar a vegetação de uma determinada área favorece o processo de erosão do solo, pois é a cobertura vegetal que auxilia na infiltração da água da chuva. Portanto, sem ela, a água escorre sobre o solo, provocando deslizamentos e a erosão.