Como acabar com fungos nas unhas rapidamente caseiro

Causada por fungos, a micose de unha é uma infecção que pode acometer a aparência das unhas, e ainda gerar grande desconforto ao indivíduo.

A micose de unha, também chamada de onicomicose, é uma infecção causada por fungos que se alimentam de queratina, proteína presente nas unhas, cabelo e pele. Normalmente, a condição acomete cerca de 10% da população adulta e 20% dos idosos e afeta os pés por ser uma região consideravelmente mais úmida, quente e escura, tornando o ambiente favorável para o crescimento dos fungos.

Por se tratar de uma condição incomoda — especialmente por sua aparência amarela ou esbranquiçada e pelo desconforto causado —, os pacientes costumam questionar como acabar com a micose de unha rápido. Entretanto, para um tratamento eficaz, é necessário paciência e do auxílio de um especialista. Compreenda mais sobre a micose de unha a seguir!

Como eu sei que estou com micose na unha?

Como citado anteriormente, a micose pode ser facilmente notada porque causa transformações na aparência da unha, tornando-a mais frágil e quebradiça, amarelada ou até mesmo esbranquiçada em decorrência do deslocamento da borda livre. Isso faz a unha se deslocar, geralmente começando pelas laterais, ficando oca, o que pode resultar no acúmulo de restos de queratina e  bactérias — além dos próprios fungos.

Além disso, a micose também pode fazer com que as unhas adquiram um aspecto grosso, denominado espessamento. Nesta ocasião, elas também se tornam mais duras e escurecidas, podendo causar grande desconforto e, em casos mais graves, até mesmo dor.

Outra condição causada por fungos é a paroníquia — popularmente como “unheiro” ou “mão de lavadeira” —, ocasionando dor e vermelhidão da pele ao redor da unha. Na maioria dos casos, a paroníquia surge pela umidade constante da mão. Entretanto, é necessário cautela, independentemente da causa, já que a condição pode-se tornar crônica, necessitando intervenção cirúrgica.

É importante ressaltar que esses sintomas podem ser facilmente confundidos por lesões causadas por outras doenças ou diferentes tipos de trauma, mas ainda assim servem como um diagnóstico inicial, em que se deve procurar um especialista imediatamente na presença de qualquer uma das alterações citadas.

Mas afinal, como acabar com a micose de unha rápido?  Veja os tratamentos a seguir.

Normalmente, quando vemos uma condição que associamos a questão estética, procuramos solucionar o mais rápido possível. Entretanto, nem sempre a preferência pela rapidez representa a melhor solução.

Ainda que existam tratamentos que aparentemente podem acabar com a micose de unha rápido, como o uso de cremes, soluções e esmaltes, eles devem ser feitos sempre com o acompanhamento de um dermatologista, pois podem apenas mascarar brevemente os sintomas.

Para casos em que 30% da unha esteja acometida pelos fungos, ou então mais de uma unha esteja com micose, pode ser necessário o uso de medicamentos de via oral. A duração deste tipo de tratamento pode variar de seis meses até um ano, dependendo de cada paciente.

No caso de medicamentos de via oral, eles devem ser sempre prescritos sob recomendação médica, evitando o automedicamento. Outra forma de como acabar com a micose de unha rápido é com opções terapêuticas como o uso de antifúngicos tópicos, que podem ser administrados como esmaltes ou ungueais. Esses são considerados tratamentos coadjuvantes ao oral.  Outro tratamento eficaz é o uso de laser.

Independentemente do tratamento escolhido, é importante que não seja interrompido antes do indicado pelo especialista, pois a infecção ainda pode estar presente, o que pode prolongar consideravelmente o tratamento, além de acentuar a condição.

Pacientes diabéticos ou imunossuprimidos necessitam ainda mais de cautela, já que a micose pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias, como a erisipela.

O tratamento para micose, assim como qualquer outro, é totalmente individual, e levará em consideração o tipo de fungo causador da lesão e do estágio de acometimento apresentado pelo paciente.

Portanto, antes de questionar-se sobre como acabar com a micose de unha rápido, entre em contato com a Dra. Nidia Lima, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB), e marque uma consulta!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Dra. Nidia Lima

Para evitar a proliferação dos fungos é muito importante manter as áreas secas e limpas, já que a umidade é propícia para o seu surgimento e desenvolvimento.

Como acabar com fungos nas unhas rapidamente caseiro

As infecções por fungos nas unhas dos pés e das mãos são conhecidas em termos médicos como onicomicose, condição que pode provocar a descoloração, descamação e enfraquecimento das mesmas.

Esta infecção fúngica é a de maior incidência no mundo, e atinge aproximadamente entre 3% e 4% da população. A micose nas unhas costuma ser mais comum nos pés do que nas mãos, devido ao fato de que o calçado, as meias ou a exposição a lugares úmidos e quentes favorece a sua proliferação.

No entanto, independentemente da parte do corpo afetada, o desenvolvimento de fungos nas unhas é bastante incômodo e pode trazer problemas estéticos devido aos sintomas que produz e à forma como enfraquece as unhas.

O tratamento para eliminar este problema pode ser algo chato e quase sempre requer um certo período de tempo para ser realmente eficaz. Você está sofrendo com este tipo de infecção? Não deixe de considerar alguns dos seguintes remédios caseiros para fungos nas unhas.

Remédios naturais contra os fungos nas unhas

1. Vinagre de maçã

O ácido contido no vinagre de maçã é um composto ativo que ajuda a erradicar fungos nas unhas das mãos e também dos pés.

As suas propriedades alcalinas regulam o pH da pele, alterando as condições das quais os fungos precisam para sobreviver.

Como utilizá-lo?

  • Prepare partes iguais de vinagre de maçã com água. Mantenha as mãos ou pés submersos na solução durante 15 ou 20 minutos.
  • Finalizado o tratamento, seque muito bem as regiões tratadas e aplique um creme hidratante.

2. Alho

Este famoso ingrediente tem uma importante ação antibiótica e antimicrobiana que pode favorecer a eliminação de gemes e fungos nas unhas.

Como utilizá-lo?

  • Amasse 10 dentes de alho até formar uma pasta. Coloque-a em um recipiente com água morna, deixe repousar durante alguns minutos. Em seguida, mantenha as áreas afetadas submersas por 15 minutos.
  • Outra boa opção é misturar a pasta de alho com azeite de oliva e aplicar diretamente nas unhas com fungos, deixando agir durante 30 minutos.

3. Iogurte natural

O cultivo de bactérias ativas do iogurte, também conhecidas como probióticos, tem uma ação muito eficaz no tratamento das infecções desenvolvidas por fungos nas unhas ou em qualquer outra parte do corpo.

Como utilizá-lo?

  • Pegue um pouco de iogurte natural, aplique-o diretamente sobre as unhas afetadas e espere que seque antes de retirar com água fria.
  • Além disso, vale a pena incorporar este alimento a sua dieta. Tanto pela manhã quanto à noite, seu consumo potencializará os efeitos.

4. Óleo de melaleuca

Devido à sua forte ação antisséptica natural, ele melhora a saúde dos pés e das mãos. Ao mesmo tempo, elimina todo tipo de micro-organismo.

O uso tópico do óleo de melaleuca em uma concentração de 10% poderia ser tão eficaz quanto os cremes de tolnaftato para aliviar o pé de atleta. Em concentrações variando entre 25% e 50%, poderia ser suficiente para aliviar e curar a infecção.

Se aplicarmos o óleo de melaleuca puro (100%) duas vezes ao dia, ele irá contribuir para melhorar a aparência das unhas com fungos em até 56% depois de três meses. A melhora é de até 60% depois de seis meses.

Como utilizá-lo?

  • Aplique uma pequena gota de óleo na região afetada pelos fungos, duas ou no máximo três vezes por dia.
  • Este ingrediente não deve ser consumido por via oral. Caso seja, pode provocar efeitos colaterais como convulsão, erupções na pele, coma, falta de estabilidade e incapacidade para caminhar.

5. Vick VapoRub

Este remédio popular utilizado para diminuir os sintomas da gripe e do resfriado também conta com propriedades que poderiam ser úteis no tratamento dos fungos nas unhas.

Como utilizá-lo?

  • Lave e seque a área a ser tratada e, em seguida, aplique uma pequena quantidade desta pomada. Assegure-se de que ela penetre bem.
  • Repita o tratamento duas vezes ao dia. Coloque a segunda dose antes de dormir para que o remédio atue durante toda a noite.

6. Bicarbonato de sódio

Este ingrediente alcalino também combate os fungos nas unhas e outros micro-organismos que afetam a saúde de nossas unhas.

Como utilizá-lo?

  • Prepare uma pasta formada por bicarbonato de sódio e suco de limão, e aplique-a diretamente nas áreas afetadas.
  • Você também pode pegar o bicarbonato e colocar um pouco dentro dos sapatos. Isso ajudará a combater os micro-organismos que vivem em nossos calçados.

7. Suco de limão

Suas qualidades antibióticas e antimicóticas tornam este alimento em um bom aliado para eliminar de forma eficaz este problema.

Como utilizá-lo?

  • Extraia o suco de vários limões e, em seguida, introduza as áreas afetadas no líquido.
  • Outra opção mais simples consiste em esfregar o limão de forma direta sobre as unhas infeccionadas.

O que é bom para matar fungos na unha?

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

É verdade que dipirona cura micose de unha?

Nem toda alteração em unha é micose. Há outras doenças que acometem as unhas e podem ser confundidas com micose. Dipirona para fungo não adianta.

Qual o remédio caseiro que é bom para fungo?

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:.
Iogurte natural. ... .
Banho de assento com camomila. ... .
Banho de assento com vinagre de maçã ... .
Bicarbonato de sódio. ... .
Alho. ... .
Chá de uva-ursina. ... .
Chá de poejo. ... .
Óleo de orégano..