Como as rochas podem nos dar informações sobre a história de vida do nosso planeta?

As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos. Em geral, esse tipo de rocha é menos duro do que as demais e de formação geológica mais recente, embora a sua presença seja um indício de que o relevo local é antigo.

Em virtude das ações do intemperismo, há um desgaste natural de rochas preexistentes, o que faz com que elas transformem-se em incontáveis sedimentos. Um exemplo é a água do mar que, de tanto se chocar com as rochas litorâneas, lentamente as desgasta, dando origem à areia da praia. Assim, os sedimentos oriundos dessas rochas erodidas são transportados pela água e pelo vento para outras áreas, geralmente o fundo dos oceanos, onde são depositados.

Após o depósito dessas partículas de rochas, há lentamente o acúmulo em razão da sobreposição de várias camadas de sedimentos no fundo dos oceanos, aumentando o peso e a pressão sobre as camadas inferiores, dando origem a um processo chamado de diagênese ou litificação. Nesse processo, os sedimentos unem-se e consolidam-se, dando origem às rochas sedimentares.

Como se trata de uma ocorrência ininterrupta, vão se formando sobre os solos novas e novas camadas de rochas sedimentares sobrepostas entre si. Por esse motivo, nas áreas onde se concentram essas formações rochosas – chamadas por bacias sedimentares –, é notável a organização de suas camadas, também chamadas de extratos.

Como as rochas podem nos dar informações sobre a história de vida do nosso planeta?

As áreas formadas por rochas sedimentares tendem a estruturar-se em camadas (extratos)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como quase sempre essas rochas formam-se no fundo dos oceanos, onde a pressão é maior, elas só são encontradas em áreas continentais em função do movimento das placas tectônicas, que desloca lentamente os continentes com o passar das eras geológicas. Tal ocorrência também pode manisfestar-se nas áreas de rios.

Outra origem notável das rochas sedimentares é a de ordem química, quando minerais salinos originados pelo intemperismo químico misturam-se nas águas e, posteriormente, precipitam-se, formando rochas como a calcita, a dolomita e outras.

Há também processos orgânicos na formação das rochas, quando restos de animais acumulam-se em ambiente de grande pressão, fazendo com que esses restos solidifiquem-se tal qual acontece com os sedimentos. Assim, surgem rochas como o calcário.

Como as rochas podem nos dar informações sobre a história de vida do nosso planeta?

Calcário, rocha de origem orgânica utilizada na fabricação de gesso, adubo e outros materiais

Com base nessas diferentes origens, temos a classificação das rochas sedimentares. As de origem sedimentar são chamadas de rochas clásticas; as de origem química e mineral são chamadas de rochas químicas; e aquelas oriundas de restos de animais são chamadas de rochas orgânicas.

O processo de formação das rochas sedimentares, sobretudo as rochas clásticas, pode auxiliar na decomposição de restos orgânicos, que podem se liquefazer, transformando-se em combustíveis fósseis, a exemplo do petróleo e do carvão mineral. Além disso, é possível a formação de restos vegetais e animais fossilizados em áreas de bacias sedimentares.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.

Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:

1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.

Como as rochas podem nos dar informações sobre a história de vida do nosso planeta?

Processo de constituição do basalto a partir da lava vulcânica

1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são aquelas que se formam no interior da Terra, geralmente nas zonas de encontro entre a astenosfera e a litosfera, em um processo constitutivo mais longo. Elas surgem na superfície somente através de afloramentos, que se formam graças ao movimento das placas tectônicas, como ocorre com a constituição das montanhas. Exemplo: gabro.

Como as rochas podem nos dar informações sobre a história de vida do nosso planeta?

O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.

Como as rochas podem nos dar informações sobre a história de vida do nosso planeta?

O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário

3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.

Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.


O calcário é uma rocha sedimentar *

Conhecer os diferentes tipos de rocha é importante para a realização de práticas econômicas, que se beneficiam delas de várias formas. Além disso, tal compreensão possibilita o entendimento dos processos de formação da Terra, do relevo e seus ciclos de transformação.

_________________________

* Créditos da imagem: Manishwiki15 e Wikimedia Commons

Como as rochas podem nos dar informações sobre a história da vida?

“Eles usam nossos estudos como ferramenta de exploração”. O conhecimento das datações, no caso da Petrobrás, por exemplo, ajuda na interpretação de eventos geológicos que ocorreram há milhões de anos, em determinadas bacias sedimentares, relacionados à formação ou à migração do petróleo para as rochas-reservatórios.

Por que se diz que a história da vida em nosso planeta está escrito nas rochas sedimentares?

Esta frase diz concretamente, na situação em que aqui é usada, que qualquer corpo de rocha sedimentar foi depositado por agentes como gravidade, chuva, vento, água corrente, gelo, acções marinhas, etc., todos eles processos familiares nos dias de hoje.

Como as rochas podem contribuir com o conhecimento sobre a idade do planeta Terra?

A idade absoluta pode ser determinada de duas maneiras: pelo conteúdo fossilífero ou pela datação radiométrica, que utiliza a radioatividade natural das rochas. Se a rocha contém fósseis, sua idade será a idade desses fósseis. Isso é muito simples, mas é um método com enormes limitações.

Qual a importância das rochas para o desenvolvimento da sociedade humana?

As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.