Como conde Maurício de Nassau conquistou a simpatia dos senhores do engenho?

Atividade de Historia - A Invasão Holandesa - 5 Ano Respostas PDF

100% acharam este documento útil (4 votos)

2K visualizações

1 página

Título original

atividade-de-historia_a-invasão-holandesa_5-ano-respostas.pdf

Direitos autorais

© © All Rights Reserved

Formatos disponíveis

PDF, TXT ou leia online no Scribd

Compartilhar este documento

Você considera este documento útil?

100% acharam este documento útil (4 votos)

2K visualizações1 página

Atividade de Historia - A Invasão Holandesa - 5 Ano Respostas PDF

Título original:

atividade-de-historia_a-invasão-holandesa_5-ano-respostas.pdf

    Atividade de história, para alunos do quinto ano. Este questionário, de múltipla escolha, sobre a invasão holandesa.

    Você pode baixar esta atividade de história em modelo Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (atividade pronta para imprimir).

   Faça o download deste exercício de história em:

  • Word: Atividade de história: a invasão holandesa – 5º ano – Modelo editável
  • PDF:  Atividade de história: A invasão holandesa – 5º ano – Pronta para imprimir
  • Gabarito: Atividade de história: A invasão holandesa – 5º ano – Com respostas

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Atividade de história – A invasão holandesa

1)    O que pretendiam os holandeses quando invadiram o nordeste?

a)    Criar colônias de povoamento.

b)    Iniciar o cultivo de algodão e de cacau.

c)    Explorar as riquezas minerais.

d)    Controlar a produção e o comercio de açúcar.

2)    Faça um X na alternativa que mostra qual acontecimento político dificultou o acesso dos holandeses ao açúcar brasileiro.

a)    A subordinação de Portugal ao rei da Espanha, inimiga da Holanda.

b)    O fim do domínio espanhol sobre Portugal e sua colônia.

c)    A criação do tratado de Tordesilhas.

d)    As lutas coloniais pela independência.

3)    No Brasil colônia quais foram os locais invadidos pelos holandeses?

a)    Cidade do Rio de Janeiro.

b)    Capitanias da Bahia e de Pernambuco.

c)    São Vicente.

d)    Região de Minas Gerais.

4)    Como o Conde Maurício de Nassau conquistou a simpatia dos senhores de engenho do nordeste?

a)    Abolindo a escravatura.

b)    Convidando-os a participar do governo.

c)    Emprestando dinheiro e sendo paciente na cobrança;

d)    Dando-lhes títulos de nobreza.

5)    Qual a consequência da luta da população contra os invasores holandeses?

a)    Fez surgir o amor ao Brasil.

b)    Libertar-se do domínio de amor ao Brasil.

c)    Reorganização da vida colonial sem o trabalho escravo.

d)    O fim do cultivo de cana e da produção de açúcar.

Por ACESSABER

As respostas estão no link acima do cabeçalho.


Após conseguirem consolidar seu projeto de conquista e ocupação do território colonial brasileiro, os holandeses passaram a tomar medidas que viabilizassem o alcance de seus objetivos de natureza econômica. Para tanto, contaram os membros da Companhia das Índias Ocidentais e resolveram convocar o conde João Maurício de Nassau para tomar as primeiras ações administrativas no espaço conquistado. Entre os anos de 1637 e 1644, a política colonial holandesa no Brasil esteve sob a tutela deste nobre.

Ao chegar às terras brasileiras, Nassau encontrou a produção açucareira completamente organizada e carente de diversas medidas que atendessem a demanda dos senhores de engenho. O estado desolador primeiramente observado foi consequência dos conflitos desenvolvidos no processo de invasão. Tal fato acabou motivando a fuga de vários proprietários para a Bahia, a fuga de inúmeros escravos e a destruição de várias unidades produtivas.

Dessa forma, boa parte das medidas empreendidas por Maurício de Nassau buscou a normalização da produção açucareira nordestina. Para que isso fosse possível, o administrador holandês concedeu crédito para que vários produtores pudessem reconstruir os engenhos e preparar novas lavouras de cana-de-açúcar. Além disso, convidou diversos representantes da elite local para participar dos órgãos administrativos e reaqueceu o fornecimento de escravos africanos na região.

Sob o aspecto militar, Nassau organizou uma investida que garantiu o controle sobre a província das Alagoas e tentou, em um segundo momento, ocupar a cidade de Salvador. Paralelamente, buscou superar as rotineiras crises de abastecimento ao obrigar os proprietários de terra a plantarem mandioca em uma quantidade proporcional ao número de pessoas que habitavam o engenho. Contudo, não podemos limitar o papel desempenhado por Nassau às esferas econômica e militar.

Preocupado em ter seu governo legitimado pelos colonos que estavam sob o seu domínio, Maurício de Nassau capitaneou um expressivo projeto de reforma urbanística. Instituiu a modernização do espaço urbano da cidade de Recife com a realização de várias construções de fundamental importância. De fato, a transformação daquele espaço foi acompanhada por várias outras medidas que demonstravam uma sensível diferença em relação à antiga administração lusitana.

Os holandeses permitiram que o comércio fosse livremente realizado naquelas regiões que tivessem recebido financiamento para a construção de engenhos. Com relação à prática religiosa, permitiram que qualquer tipo de crença fosse livremente exercido. Em consequência a tal política, foi nessa época que a primeira sinagoga judaica foi construída no território colonial americano, na cidade de Recife.

Outra interessante medida adotada pela política empregada por Maurício de Nassau envolveu a organização de missões artísticas e científicas que deveriam catalogar e registrar o espaço dominado pela Holanda. Nomes de grande expressão do cenário artístico-científico europeu, como Georg Marggraf, Frans Post e Albert Eckhout, realizaram um amplo leque de registros da fauna e da flora regionais.

Somente em 1642, momento em que a União Ibérica já havia chegado ao seu fim e a relação entre os colonos e holandeses se mostrava desgastada, esse período ímpar do Brasil Colônia chegou ao fim. Para que os holandeses saíssem do nordeste brasileiro foi necessária a deflagração de vários choques militares e uma série de negociações diplomáticas entre Holanda e Portugal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o conde Maurício de Nassau conquistou a simpatia dos senhores de engenho?

Resposta. Explicação: Realizando uma administração democrática (respeitando os "supostos" direitos dos senhores de engenho), flexível e tolerante (liberdade de religião, por exemplo) em relação aos senhores de engenho.

Qual o nome do conde que conquistou os senhores de engenho pela sua administração?

Maurício de Nassau foi um conde e militar germânico que ficou conhecido por ter sido enviado pelos holandeses para administrar a região de Pernambuco durante o período que os holandeses dominaram a região.

Quais foram as principais realizações do governo Maurício de Nassau?

Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.

Por que Nassau optou pela liberdade religiosa no Brasil?

retoma-se quando analisamos o testamento de Maurício de Nassau o qual, declaradamente, aconselha a liberdade religiosa como garantia para que desassossegos e tumultos fossem evitados entre portugueses e holandeses.