Como consultar dinheiro esquecido no banco central

Dúvidas ou dificuldades no procedimento podem ser esclarecidas com a assistente social do Concilia BR-381 e Anel

Um site criado pelo Banco Central (BC) permite aos cidadãos e empresas consultarem recursos esquecidos em bancos e instituições financeiras. O Programa Concilia BR-381 e Anel oferece auxílio e orientação para quem tiver dificuldade em acessar o sistema, disponível desde 14 de fevereiro. Estima-se que existam cerca de R$ 8 bilhões de dinheiro esquecido, originários de contas-corrente ou poupanças encerradas com saldo disponível.

Para saber se você tem algum dinheiro esquecido, basta usar o CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou abertura da empresa. O sistema indicará se você possui esse saldo ou não. Para quem tem valores pendentes, o sistema ainda não aponta qual é essa quantia. Porém já indica a data para fazer o pedido de resgate. Para aqueles que não têm valores a receber, aparece uma mensagem para refazer a consulta no dia 2 de maio.

Caso o beneficiário do Concilia BR-381 e Anel apresente alguma dúvida ou não tenha conseguido realizar o procedimento, a assistente social do Programa está disponível para esclarecer e ajudar no passo a passo da consulta dessa plataforma criada pelo Banco Central. Os telefones para contato são (31) 9 9176-1102 – WhatsApp ou (51) 9 9606-0596 – Ligação.

O que é o Sistema Valores a Receber (SVR)?

Trata-se de uma plataforma criada pelo Banco Central que possibilita que o público consulte valores “esquecidos” em bancos ou instituições financeiras. Por meio desse site desenvolvido é possível realizar o resgate das quantias indicadas nas datas estipuladas pelo Banco Central.

As consultas são feitas por meio do endereço valoresareceber.bcb.gov.br. É possível consultar recursos que estavam parados, seja em contas-corrente que foram encerradas ou na poupança. E vale para contas de pessoas físicas e jurídicas.

Todo o relacionamento com o cidadão se dará, exclusivamente, por meio desse novo canal. Qualquer outro site que não seja o https://valoresareceber.bcb.gov.br/  não é o oficial. Nesse site, há um passo a passo para o resgate do dinheiro esquecido.

De onde vem os valores?

O Banco Central considera as seguintes fontes para o resgate de valores:

  • Contas-correntes ou poupanças encerradas e não sacadas;
  • Cobranças indevidas de tarifas ou de parcelas de crédito cobradas pelos bancos;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito;
  • Grupos de consórcio extintos que não foram procurados pelos donos.

Cuidados

O Banco Central não entra em contato por telefone nem envia links para tratar sobre valores a receber, muito menos para confirmar dados pessoais. O único caso em que pode entrar em contato com o usuário ocorre caso ele não tenha informado uma forma de transferência para o pagamento. Neste caso, a instituição financeira que ele escolher vai entrar em contato para viabilizar a transferência.

Ainda neste caso, a instituição financeira não pode pedir para ser confirmado qualquer dado ou senha. O BC também reforça que não é prudente entrar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

Não é necessário realizar qualquer pagamento para ter conhecimento da quantia de dinheiro esquecido ou para resgatar os valores. Caso algum site ou alguma pessoa solicite isso, é golpe.

Como consultar dinheiro esquecido no Banco Central pelo CPF?

Veja passo-a-passo da consulta e sacar dinheiro esquecido em bancos.
Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;.
Use seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;.
Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar..

Como ver dinheiro esquecido no Banco Central?

Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Caso tenha esquecido que dia era esse, é possível voltar ao sistema na repescagem.

Como saber se tenho algum dinheiro a receber pelo CPF?

Consulta da 2ª fase do Valores a Receber pelo CPF A consulta para saber se você tem valores para resgatar por meio do CPF poder ser feita por meio do site do BC, em: https://www.bcb.gov.br/ quando a consulta reabrir.

Como consultar se tenho algum valor a receber do Banco Central?

Como descobrir se você tem dinheiro a receber Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br. Não é possível fazer a consulta pelo site principal do Banco Central! Insira o seu CPF ou CNPJ para que o sistema possa verificar. Pronto!