Como fazer uma planilha de controle de gastos?

Ter uma planilha de gastos é muito importante para alcançar os seus objetivos financeiros.  No entanto, montar uma pode não ser uma tarefa muito simples à primeira vista. Afinal, você precisa preenchê-la com entradas e saídas, tributos e gastos surpresas.  

Ao entender a importância dessa prática para a saúde da sua vida financeira, fica mais fácil manter a planilha de gastos em dia.   

Para facilitar o seu trabalho, separamos as dicas necessárias para montar uma planilha de gastos pessoal eficiente e que funcione. Aqui você também vai encontrar três modelos de planilha de gastos para download, assim você não precisará montar do zero 😉  

O que é uma planilha de gastos?

Uma planilha de gastos nada mais é do que uma maneira de organizar e somar todas suas despesas em um só lugar, conseguindo enxergar com mais facilidade onde você está gastando.   

Não existe uma única maneira de fazer uma planilha de gastos. E você pode utilizar tanto uma planilha mais simples, como uma mais sofisticada, que permite atribuir categorias aos gastos, de forma que você tenha somatórias parciais por tipo de despesa.   

Assim, você pode gerar um gráfico e enxergar onde gasta mais: moradia, carro, comida e assim por diante.  

Seja como for, o importante é começar e manter o controle.  

Vantagens de ter uma planilha de gastos <

Ter uma planilha de gastos vai facilitar a sua vida financeira e melhorar a performance da sua carteira de investimentos.   

Porém, essa estratégia apresenta muitas outras vantagens.  

Listamos algumas delas para você: 

01. Entender o fluxo do seu dinheiro

Com uma planilha de gastos bem estruturada, é possível enxergar para onde seu dinheiro está indo e, dessa forma, identificar possíveis mudanças necessárias em seus hábitos financeiros.   

Assim, você poderá estruturar um orçamento equilibrado para conseguir investir o seu dinheiro.  

Lembre-se: não é possível controlar o que não vemos. 

02. Redução de custos   

Ter uma planilha de gastos pessoais é uma ótima maneira de reduzir custos. Para isso, você precisa anotar todos os seus gastos, sejam eles:  

  • Fixos: contas que você paga todos os meses, como luz, internet, água, gás e mensalidade da academia. 
  • Variáveis: despesas que ocorrem de vez em quando, como jantar fora, compras no shopping, idas ao cinema, dentre outros.  

Ao anotar na planilha de gastos todo o dinheiro que sai da conta bancária, é possível analisar e identificar quais gastos são realmente necessários e de quais você pode abrir mão.  

Com isso, você será capaz de cortar despesas supérfluas da sua rotina, reduzindo os custos extras e se livrando de possíveis dívidas.  

03. Investir mais (ou começar a investir!)

Planilha de gasto pessoal também é ótimo para quem investe. 

Dependendo dos seus objetivos financeiros, é interessante separar um valor ou uma porcentagem fixa do seu salário para investir todos os meses.   

Com a aplicação certa para seu perfil, os ganhos podem ser bem atrativos. 

04. Atingir metas

Quando se possui uma meta a ser atingida, é fundamental que haja esforço para alcançá-la. Com as suas finanças, não é diferente.  

Se você planeja fazer uma viagem internacional, comprar um carro ou se aposentar dentro de 20 anos, por exemplo, é necessário incluir investimentos na sua planilha de gastos.   

Você pode começar separando 10% do seu salário para investir todos os meses. Também é fundamental criar umareserva de emergência. O ideal é que ela tenha valores equivalentes entre 6 a 12 meses das suas despesas mensais. 

05. Planejamento financeiro

Uma planilha de gastos bem feita é fundamental para a realização de um planejamento financeiro de sucesso.   

Com ela, você é capaz de projetar os gastos e saber exatamente em quanto tempo as suas metas podem ser cumpridas.   

Assim, a sua planilha de gastos passa a ser usada também como uma planilha de orçamento.   

Clique aqui e baixe o Controlador de Cartão de Crédito da Rico. É 100% digital e gratuita. Dê o primeiro passo para organizar sua vida financeira! 

Como fazer uma planilha de controle de gastos?

Usar uma planilha de gastos pronta é um acelerador para a sua organização financeira, principalmente para quem não tem intimidade com editores de planilhas, como o Excel. 

Existem muitas opções de planilhas de gastos que podem ser baixadas de forma gratuita.  

Nossa dica é experimentar algumas até encontrar um modelo que atenda às suas necessidades.  

Abaixo, você vai encontrar 3 sugestões de planilhas que vão ajudar você nessa tarefa.  

01. Planilha para controle de gastos pessoais

Embora seja mais uma questão de semântica do que prática, existem diferenças sutis entre os tipos de controles e, consequentemente, entre os tipos de planilhas.  

Uma planilha de gastos pessoais, como o nome sugere, se restringe às despesas individuais.    

Com isso, todos os gastos pessoais devem ser computados. Desde os menores gastos, até os maiores.   

Se você for solteiro, essa é a principal planilha ideal. Assim, todas as suas despesas, incluindo as da sua casa, precisam constar nela.  

Clique aqui e baixe a Planilha de Gastos Pessoais da Rico. É 100% digital e gratuita. Dê o primeiro passo para organizar sua vida financeira!

02. Planilha para controle do orçamento familiar

Uma planilha do orçamento familiar é indicada para quem mora com outros membros da família. Então, ela deve englobar todos os gastos das pessoas que moram com você.   

O ideal é que se separe os gastos por membro da família, a fim de saber exatamente quem está gastando o dinheiro e como.  

Em tese, ela seria como um conjunto de planilha de gastos pessoais de cada familiar.  

É um controle mais complexo! 

Clique aqui e baixe a Planilha de Orçamento Familiar Mensal da Rico. É 100% digital e gratuita. Dê o primeiro passo para organizar sua vida financeira! 

Aproveite e confira também como organizar as despesas escolares com a ajudinha da nossa calculadora. 

03. Planilha de gastos avançada

Uma planilha de gastos avançada deve conter todos os inputs financeiros, e não apenas os gastos.  Ela possui campos para a atribuição de categorias e até subcategorias para cada despesa.  

Este modelo de planilha pode gerar relatórios completos, mostrando gastos detalhados e separados por membros da família, assim como é capaz de fazer comparações de despesa versus receitas. 

Além disso, com ela, você poderá criar projeções da situação financeira nos próximos meses.  

Clique aqui e baixe a Planilha de Gastos Avançados da Rico e realize uma simulação de Patrimônio Futuro. É 100% digital e gratuita. Dê o primeiro passo para organizar sua vida financeira! 

Qual a melhor planilha de gastos para você?

Para definir qual a planilha de gastos ideal para seus objetivos, reflita sobre as seguintes perguntas:  

  • Você mora sozinho ou está inserido em um orçamento familiar?  
  • Você tem uma renda fixa todos os meses ou a sua remuneração varia?  
  • E no caso de morar com a família, qual é o peso da sua renda para pagar as contas da casa?  

Essas são apenas algumas das questões que devem ser levantadas antes de se fixar em um ou outro modelo de planilha.  

Você ainda vai entender quais dados serão relevantes para você nessa jornada e como pretende organizá-los da melhor forma.  

Passo a passo para criar uma planilha de gastos

Muita gente ainda tem receio na hora de criar uma planilha de gastos.  

Seja por falta de familiaridade com o formato ou por dificuldades em organizar suas finanças, o fato é que há muitas pessoas que não têm um registro de seus gastos. 

Se você enfrenta dificuldades em escolher e implementar um método de controle financeiro eficaz, trazemos abaixo um passo a passo.  

Veja como dá para criar uma planilha de gastos de forma fácil em apenas 5 passos:  

1. Reúna os dados

O primeiro passo deve ser separar os documentos (recibos, faturas, holerites) – tudo que é necessário para que você possa criar uma planilha com dados fiéis.  

2. Organização da planilha de gastos

Para criar sua planilha de gastos, você pode optar pelas seguintes variações: 

É possível separar as despesas fixas (água, energia, internet, aluguel, condomínio) daquelas que são variáveis (alimentação, transporte, lazer).  

Outra forma de organizar sua planilha é isolando os gastos por categorias, como habitação, transporte, saúde, educação, entre outras.  

Os valores da sua renda podem vir na mesma linha das despesas – nesse caso, não se esqueça de inserir o símbolo e menos (-). Ou permanecer separados em uma seção própria, que permita a visualização total.  

Por fim, você pode usar as abas para organizar o seu controle mês a mês, registrando os gastos e ganhos de um ciclo salarial.  

3. Insira os dados

Para facilitar a inserção dos dados, sugerimos que você coloque ganhos e gastos na mesma coluna, lembrando sempre de inserir o símbolo de menos (-) antes dos valores de gastos.  

4. Calcule os totais

No dia a dia, é útil saber como andam as suas finanças.   

Por isso, a recomendação é que você reserve uma célula para somar os totais que você ganha, o que gasta e o saldo final. É o que dará a você uma visão analítica da real situação financeira, o que é sempre um ponto de partida para realizar suas metas.  

5. Monte seu painel de controle

Parte importante de ter uma planilha de gastos é poder fazer análises rápidas das suas finanças e agir estrategicamente a partir dos dados registrados.  

Para criar um painel de controle das suas finanças, você vai precisar ter um conhecimento um pouco mais avançado do Excel.  

A intenção é usar fórmulas simples para somar o total dos seus gastos fixos mensais, descobrir quanto você está gastando com cada categoria, além de visualizar se o que você ganha hoje é suficiente para manter seu estilo de vida.  

Aqui na Riconnect você encontra relatórios e análises   

exclusivas dos analistas financeiros da Rico e tem acesso a diversos conteúdos educativos que vão te ajudar a expandir os seus conhecimentos.    

Descomplique suas finanças com a Rico. 😉 

Agradecemos a leitura!    

Com a Rico você investe de um jeito simples, rápido e descomplicado. Abra sua conta e tenha acesso a todas as vantagens de ser Rico.  


Como criar uma planilha para controlar gastos?

Como fazer uma planilha de gastos.
1 – Adicionar os meses do ano. Se você não está acostumado com esse tipo de ferramenta, uma boa opção é começar por uma planilha de gastos mensais. ... .
2 – Elenque as suas despesas. ... .
3 – Mapeie os seus gastos. ... .
4 – Some e compare. ... .
5 – Estabeleça metas..

Qual a melhor planilha para controle de gastos?

Confira abaixo as recomendações do InfoMoney de bons aplicativos e planilhas de controle de gastos para sair do vermelho em 2022:.
Planilha de Crédito. ... .
Google Planilhas. ... .
Idec. ... .
Guiabolso. ... .
Mobills. ... .
Olivia. ... .
Minhas Economias. ... .
Organizze..

Como montar uma planilha de gastos no Word?

Como fazer tabela no Word?.
Abra o Microsoft Word. No seu computador, acesse o aplicativo do Word e selecione “Documento em branco” para abrir um novo arquivo;.
Vá em “Inserir” No menu superior, clique em “Inserir”;.
Crie sua tabela..