Como podemos garantir os direitos de aprendizagem na educação infantil?

A Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve para o curso de extensão “Como garantir os direitos de aprendizagem das crianças da educação infantil na pandemia?”. O objetivo do curso é oferecer subsídios teóricos e metodológicos sobre os direitos de aprendizagem na educação infantil, tendo em vista os diferentes cenários desdobrados pelo contexto da pandemia, contribuindo para a qualificação dos profissionais que buscam referências para o planejamento e a organização do currículo. As inscrições ocorrem até o dia 25 de junho AQUI.

No atual contexto, de pandemia, a educação das crianças pequenas tem enfrentado inúmeros desafios e exigido novos modos de pensar a aprendizagem, como a organização curricular, os tempos, os espaços e as experiências dos meninos e meninas. Um dos aspectos centrais na BNCC (2017) são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que podem conduzir o trabalho pedagógico com os campos de experiência. 

O curso ocorre de 1° a 10 de julho, de forma on-line, pelo Google Meet, com aulas às quintas-feiras (dias 1º e 8/7), das 19h30min às 22h30min, e aos sábados (dias 3 e 10/7), das 8h às 12h. A carga horária é de 16 horas. O investimento é de R$ 180,00 e pode ser parcelado em até 2 vezes. O curso é coordenado e ministrado pela professora Adriana Bragagnolo, graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação.

Mais informações pelo telefone (54) 99636-4682.

Serviço
O que: curso de extensão “Como garantir os direitos de aprendizagem das crianças da educação infantil na pandemia?”
Quando: de 1º a 10 de julho
Inscrições: Até 25 de junho, AQUI.
Formato: on-line, via Google Meet.
Investimento: R$ 180,00 e pode ser parcelado em até 2 vezes
Informações: (54) 99636-4682

  • Extensão

Galeria de Imagens

Como podemos garantir os direitos de aprendizagem na educação infantil?

Como podemos garantir os direitos de aprendizagem na educação infantil?

agosto 4, 2021

A BNCC define seis direitos de aprendizagem para as crianças durante a educação infantil. Esses direitos devem ser desenvolvidos durante a creche e pré-escola.   São eles:

  • CONVIVER com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos,  utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
 
  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. 
 
  • PARTICIPAR ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
 
  • EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
 
  • EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
 
  • CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

São esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento  que asseguram as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Compartilhe em suas redes


Como garantir o direito de aprendizagem na educação infantil?

Como garantir esse direito: rodas de conversa e momentos de fala são imprescindíveis para que as crianças tenham esse direito garantido. Além disso, criar conselhos e assembleias em que os pequenos votam e argumentam sobre decisões que afetam o coletivo ajudam nessa tarefa.

Como garantir os seis direitos de aprendizagem dos alunos da educação infantil segundo a Bncc?

Direitos de aprendizagem.
Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas..
Brincar. ... .
Participar. ... .
Explorar. ... .
Expressar. ... .
Conhecer-se..

Como deve ser a instituição de educação infantil para assegurar às crianças seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento?

A educação infantil precisa promover interações e brincadeiras nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.