Como são chamadas as zonas de baixa pressão atmosférica?

Entenda o que é a pressão atmosférica e como esse elemento climático provoca alterações meteorológicas!

Como são chamadas as zonas de baixa pressão atmosférica?

Áreas situadas ao nível do mar (baixas altitudes) apresentam uma pressão atmosférica maior

Você sabia que o ar tem peso? É isso mesmo. O ar possui massa, o que faz com que, tecnicamente, ele exerça certa pressão sobre o solo e também sobre as nossas cabeças! Essa força exercida pelo ar sobre as áreas superficiais é chamada de pressão atmosférica, um importante elemento climático.

Um fato bastante curioso é que a pressão atmosférica ocorre com intensidades diferentes em regiões distintas, ou seja, em alguns lugares, ela é mais forte; em outros, ela é mais fraca. Essas diferenças em relação à pressão atmosférica nas diversas áreas da superfície terrestre fazem com que ela interfira no comportamento do clima.

Outro efeito importante da pressão atmosférica é a ocorrência dos ventos. Eles surgem porque o ar desloca-se para áreas de menor pressão, fazendo com que, além dos ventos, exista também o deslocamento das massas de ar, que altera o comportamento do clima nas diferentes partes do planeta.

O que influencia a pressão atmosférica?

Para que a pressão atmosférica de um lugar qualquer fique alta ou baixa, há uma série de fatores. O primeiro deles é a altitude. Em lugares mais baixos, a coluna de ar é maior, o que faz com que o “peso” do ar fique mais elevado. O contrário acontece nas áreas de maior altitude, como topos de montanha ou regiões montanhosas, onde o ar é mais leve e escasso. Por isso, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.

Além da altitude, as temperaturas também interferem na pressão atmosférica. Nas localidades mais aquecidas, a pressão atmosférica tende a ser menor, pois as moléculas de ar ficam mais separadas umas das outras. Por outro lado, quando o ambiente resfria-se, a pressão atmosférica diminui, pois as moléculas de ar ficam mais agrupadas.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Como se forma uma zona de baixa pressão?

À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão.

Quais zonas da Terra apresentam alta pressão atmosférica e quais apresentam baixa pressão?

A pressão atmosférica é exercida em toda a terra, as zonas de baixa pressão são associadas a presença de poucas nuvens, enquanto que nas zonas de alta pressão a formação de nuvens e bem mais densa, o ar também sobe se esfria, desce e fiz isso ao longo de todo o globo, e é isso que forma as zonas de baixa e alta pressão ...

Como são chamadas as zonas de alta pressão?

Atmosfera é "sinônimo" de movimento. Sabemos que nela acontece os processos de circulação do ar. ... As zonas de alta pressão atmosférica apresentam condições maiores de frio, ou seja, a ar é mais "pesado", fazendo com que elas dispersem os ventos, sendo chamadas de áreas anticiclonais.

Em que latitudes predominam altas e baixas pressões?

A relação entre latitude e clima A Linha do Equador, principal paralelo terrestre, possui latitude de 0º e apresenta geralmente temperaturas mais altas, enquanto as áreas polares apresentam 90º ao norte e -90º ao sul, registrando as menores temperaturas da Terra e caracterizando o clima polar.

Em quais latitudes estão localizados os centros de baixa pressão?

Estes sistemas estão centrados entre 20° e 35° de latitude, sobre todos os maiores oceanos. É possível notar também que as altas subtropicais estão situadas mais para leste destes oceanos, particularmente no Pacífico Norte e Sul e Atlântico Norte.

O que são baixas latitudes e altas latitudes?

Curiosidade: no âmbito das latitudes, as áreas mais próximas ao Equador são chamadas comumente de “baixas latitudes” e as áreas mais próximas aos polos terrestres são chamadas de “altas latitudes”.

O que são regiões de altas latitudes?

As regiões de altas latitudes são as regiões polares. À medida que nos afastamos da linha do Equador (latitude 0°C), as temperaturas vão diminuindo, pois a incidência dos raios solares vai se tornando mais amena.

Qual é a zona climática localizada em altas latitudes?

Faixas climáticas de médias latitudes: as temperaturas médias permanecem em torno de 10ºC, podendo atingir até 20ºC, as massas que exercem influência são polares e equatoriais/tropicais. ... Clima das altas montanhas: Nesses lugares as temperaturas não estão ligadas com a latitude diretamente, mas sim com a altitude.

Qual é a zona mais quente do planeta?

O vale é conhecido como o "lugar mais quente do mundo" — nos EUA, ao menos (embora o parque possa ter batido o recorde de temperatura mais alta já registrada, o lugar com temperatura média mais alta ao longo do ano é Dallol, na Etiópia, no leste da África).

Quais são as zonas climáticas do globo terrestre?

O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares.

Quais as zonas climáticas que o Brasil está localizado?

Zona Intertropical

O que são as regiões climáticas?

Zonas climáticas são áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita).

Como são formadas as zonas climáticas?

Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos polos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.

Qual é a importância das zonas climáticas?

Isto é, essas áreas com climas distintos dependem de fatores relacionados a latitude e longitude. São essenciais para o desenvolvimento de diferentes biomas, com variadas características, fazendo com que haja grande biodiversidade na terra, principalmente fauna e flora.

Porque existem diferentes zonas climáticas do nosso planeta?

A existência dessas diferentes zonas se dão pelo fato de cada parte do planeta receber influência diferente do sol, a zonas tropicais por exemplo recebem bem mais energia solar por isso são mais quentes, as zonas polares recebem menos energia solar e por isso são mais frias.

O que é um clima?

O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. ... Como um elemento da atmosfera, o clima está em constante interação com os elementos e fenômenos da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera, alterando e sendo alterado por esses diversos componentes.

Como é definido o clima?

O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do tipo de precipitação (chuvas, neve ou granizo), da sucessão das estações úmidas e secas, etc.

Como pode ser o clima?

Os elementos que formam o clima são: a temperatura, a pressão atmosférica (corresponde à força provocada pela força do ar), as precipitações (chuva, neve, e granizo) e os ventos.

Qual é a diferença entre o tempo é a temperatura?

O tempo é definido através de algumas variáveis meteorológicas como temperatura do ar, vento, umidade, etc. A temperatura é uma unidade de medida que mede o calor. Exemplos de frases relacionadas a tempo: O dia está chuvoso.

O que é tempo e clima em Geografia?

Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. É comum ver o uso dos termos “tempo” e “clima” para designar um mesmo estado atmosférico.

Porque o tempo muda constantemente?

Resposta. As condições atmosféricas dependem bastante das massas de ar que trafegam pela atmosfera do planeta. ... Quando duas massas se encontram na atmosfera, o choque entre elas costuma mudar o tempo, fazendo baixar a temperatura ou chover.

Como e chamada a zona de baixa pressão atmosférica?

Baixas polares são sistemas de baixa pressão atmosférica de curta duração e pequena escala que ocorrem nas áreas oceânicas em direção aos pólos da frente polar principal nos hemisférios norte e sul.

Quais são as zonas de alta pressão atmosférica?

Nas faixas em torno de 20° a 35° de latitude (norte e sul), onde se originam os alísios e os ventos de oeste, estão localizadas as zonas subtropicais de alta pressão. São regiões de subsidência e vento divergente.

Onde a pressão atmosférica e mais baixa?

Quanto maior for a altitude, menor será o módulo da pressão atmosférica, já que, em regiões mais altas, o ar torna-se rarefeito em decorrência de sua menor densidade. O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera).

Que outros nomes recebem as zonas de baixa e alta pressão e o que as caracterizam?

Áreas frias (ou de alta pressão), como as polares e as subtropicais, são dispersoras de massas de ar e ventos e recebem o nome de áreas ciclonais. As áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica, como as equatoriais, são receptoras de massas de ar e ventos que recebem o nome de áreas ciclonais.