Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto ao modo de eliminação da secreção?

Questão 1

Sabemos que as glândulas são classificadas de acordo com o modo que liberam a secreção em: endócrinas, exócrinas e mistas. Marque a alternativa que melhor descreve uma glândula endócrina.

a) São glândulas que produzem secreções que são lançadas diretamente fora do corpo ou em cavidades.

b) São glândulas que liberam sua secreção na corrente sanguínea.

c) São glândulas que liberam sua secreção dentro de órgãos, como o estômago.

d) São glândulas que liberam secreções em cavidades e na corrente sanguínea.

e) São glândulas dotadas de canais que auxiliam na eliminação da secreção.

Questão 2

Glândulas exócrinas são aquelas que eliminam suas secreções dentro de cavidades do corpo ou fora dele. São exemplos de glândulas exócrinas:

a) Hipófise, mamária e sudorípara.

b) Mamária, salivar e tireoide.

c) Tireoide, mamária e sudorípara.

d) Hipófise, tireoide e sudorípara.

e) Mamária, salivar e sudorípara.

Questão 5

(UFTPR) O tecido epitelial glandular é formado por glândulas que produzem e secretam substâncias no sangue ou em cavidades ou superfícies do corpo. A hipófise, que lança seus hormônios no sangue, e as glândulas salivares, que lançam suas secreções na boca, são, respectivamente, glândulas:

a) exócrinas, ambas.

b) endócrinas, ambas.

c) exócrina e endócrina.

d) endócrina e exócrina.

e) de função mista, ambas.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. As glândulas endócrinas são aquelas que liberam suas secreções diretamente no sangue. As secreções produzidas por essas glândulas são chamadas de hormônios. 

Resposta Questão 2

Alternativa “e”. A glândula mamária produz secreções que são lançadas para fora do corpo, assim como as glândulas sudoríparas. Já a glândula salivar lança seu produto no interior da boca. Percebe-se, portanto, que essas glândulas produzem secreções que são lançadas para fora do corpo ou em cavidades e, por isso, são chamadas de glândulas exócrinas.

Resposta Questão 3

Alternativa “d”. O pâncreas é considerado uma glândula mista, pois possui uma porção endócrina que produz os hormônios insulina e glucagon, além de uma porção exócrina que secreta o suco pancreático e lança no duodeno.

Resposta Questão 4

Alternativa “a”. As glândulas são originadas do epitélio glandular, um tecido especializado em produzir secreções.

Resposta Questão 5

Alternativa “d”. A hipófise é uma glândula endócrina, uma vez que lança sua secreção na corrente sanguínea. Já a glândula salivar é uma glândula exócrina, pois lança a secreção na cavidade da boca.

Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto ao modo de eliminação da secreção?

Como se classificam as glândulas exócrinas quanto à forma do Adenômero?

As glândulas exócrinas são classificadas quanto ao modo de liberação de sua secreção em merócrinas, apócrinas e holócrinas. As merócrinas são aquelas cuja secreção é liberada para a superfície livre através de vesículas, recobertas por membrana, pelo processo de exocitose, não resultando em perda de citoplasma.

Quais são as glândulas exócrinas?

As glândulas exócrinas desempenham diversas funções. ... Incluem as glândulas sudoríparas que segregam o suor, as glândulas sebáceas que segregam gordura, as salivares, as biliares, o pâncreas que segrega enzimas digestivas, as glândulas mamárias, as glândulas mucosas e muitas outras.

Quais são as glândulas?

Glândulas do Corpo Humano

  • Tireoide. Localizada no pescoço, a tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano. ...
  • Paratireoides. ...
  • Hipófise. ...
  • Pâncreas. ...
  • Suprarrenais. ...
  • Glândulas Sexuais. ...
  • Glândulas Salivares.
  • Glândulas Sudoríparas.

O que é glândulas?

As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares, quando são formadas apenas por uma célula secretora, ou pluricelulares, quando são formadas por mais de uma célula.

Como as glândulas podem ser classificadas quanto ao modo de secretar?

As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada sem que haja nenhuma perda do citoplasma. As glândulas apócrinas, por sua vez, eliminam secreção com porções do citoplasma.

Como podem ser classificadas as glândulas quanto ao número de células?

Quanto ao número de células Nesse critério, as glândulas são classificadas em: Unicelulares: Possuem apenas uma célula, uma porção secretora. Como exemplo temos a Célula caliciforme; Pluricelulares: Possuem mais de uma célula, sendo portanto, a maioria das glândulas do corpo humano.

O que são glândulas exócrinas Cite alguns exemplos?

As glândulas exócrinas são aquelas que permanecem conectadas ao epitélio por ductos, lançando sua secreção em cavidades de órgãos ou na superfície do corpo. Como exemplo de glândula exócrina, podemos citar a glândula sudorípara e a glândula sebácea, que produzem o suor e o sebo, respectivamente.

Quais são as características das glândulas exócrinas?

As glândulas exócrinas são aquelas que eliminam sua secreção na superfície livre, ou seja, na superfície do corpo ou na luz de órgãos. Elas possuem ductos especializados para eliminar as substâncias produzidas.

Como classificar as glândulas endócrinas?

  • Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que ...

Como ocorre a secreção nas glândulas endócrinas?

  • Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. Já as holócrinas eliminam a secreção que é constituída pela própria célula secretora. Nas glândulas endócrinas, a secreção é lançada diretamente na corrente sanguínea

Como são classificadas as glândulas?

  • Para fins didáticos, as glândulas são classificadas de acordo com várias características que facilitam a discussão e refletem suas características morfofuncionais. Seguindo este raciocínio, as glândulas são classificadas, de forma geral, de acordo com os seguintes critérios: quanto ao número de células e quanto à presença ou não de ducto.

Quais são as glândulas exócrinas?

  • As glândulas exócrinas caracterizam-se por liberar suas secreções através de canais. Podemos distinguir duas partes nessas glândulas: uma porção secretora e os ductos glandulares. As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos.

Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto ao tipo de secreção?

As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular.

Como são classificadas as glândulas quanto ao destino do produto de secreção?

De acordo com a forma em que a secreção é eliminada, podemos classificar as glândulas exócrinas em: merócrina, apócrina e holócrina. As merócrinas são aquelas em que a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secretora.

Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto a morfologia de sua parte secretora?

De acordo com a morfologia da parte secretora das glândulas exócrinas, é possível classificá-las em diferentes tipos: tubulosas, acinosas e compostas.

Como se classificam as glândulas quanto à maneira pela qual o produto de secreção é expelido Qual tipo de tecido As origina?

São classificadas como glândula holôcrina (junto da secreção saem células a que foram produzidas), gândula meróclina (sai apenas o produto secretado) e também glândula apócrina (junto com a secreção saem o "máximo" das células que fazem parte da glândula).