Como se classificam as bactérias segundo a forma de obterem a energia química?

Ouça este artigo:

Existem duas classes de nutrientes que são indispensáveis às bactérias: macronutrientes (carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e hidrogênio) e micronutrientes (ferro, zinco, manganês, cálcio, potássio, sódio, cobre, cloro, cobalto, molibdênio, selênio, magnésio, entre tantos outros). Mas é preciso mais que os nutrientes para que elas se alimentem, é preciso o metabolismo, pois é através dele que elas transformam o que tem à disposição em alimento.

Como se classificam as bactérias segundo a forma de obterem a energia química?

Bactérias. (Ilustração: © iStock.com / zentilia)

Considerando seu metabolismo dependente de fontes de carbono, as bactérias podem ser autotróficas (ex.: espécies que produzem matéria orgânica através da fotossíntese) ou heterotróficas (ex.: espécies parasitas). No primeiro caso elas adquirem as moléculas de que precisam através do dióxido de carbono, já no segundo caso elas captam do ambiente o alimento de que necessitam. As heterotróficas podem ser bactérias anaeróbias obrigatórias (morrem na presença de oxigênio), anaeróbias facultativas (suportam bem a ausência ou a presença de oxigênio) ou aeróbias obrigatórias (só sobrevivem se houver oxigênio).

Porém, se levarmos em consideração seu metabolismo baseado na fonte de energia, teremos bactérias dependentes de luz ou de compostos químicos. Se for de luz, captam energia solar através da bacterioclorofila (um tipo específico de clorofila), no momento em que fazem a fotossíntese. Se for de composto químico, a energia adquirida será a química e mais tarde será convertida em energia de ligação para unir compostos inorgânicos oxidados. Esta reação acontece na ausência de luz solar, por isso conhecida como reação de escuro.

A absorção de nutrientes para a realização do metabolismo só ocorre porque há fatores de crescimento (ambientais) que influenciam no desenvolvimento da bactéria. Alguns exemplos desses fatores são: luz, temperatura, pH, oxigênio e pressão osmótica. Cada organismo tem uma temperatura ótima de crescimento, ou um pH favorável para realizar seu metabolismo com sucesso. Isso vai variar de espécie para espécie.

Bibliografia:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera2.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bactéria
https://web.archive.org/web/20090419145946/http://www.fop.unicamp.br:80/microbiologia/aulas/fisiologia_bacteriana.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/reino-monera/metabolismo-e-alimentacao-das-bacterias/

Arquivado em: Reino Monera

Como se classificam as bactérias segundo a forma de obter a energia química?

Se considerarmos a forma de obtenção de alimento, podemos classificar as bactérias em autotróficas e heterotróficas. Entre as autotróficas, existem as fotossintetizantes (ou fotoautotróficas) e as quimiossintetizantes (ou quimiautotróficas).

Quais as formas de obtenção de energia das bactérias?

Bactérias são sempre autótrofas, mas elas podem obter energia ou da luz ou de fontes químicas. Algumas bactérias quimiossintetizantes introduzem energia e carbono fixado em comunidades onde a fotossíntese não é possível (por exemplo, fontes no fundo do mar).

Como as bactérias são classificadas segundo a forma?

De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo.

Como são classificadas as bactérias Autotroficas quanto ao modo de obtenção de energia do meio ambiente?

As bactérias autotróficas classificam-se em quimiossintetizantes (retiram energia de compostos inorgânicos do ambiente) e fotossintetizantes (usam a energia da luz). Quanto à necessidade de gás oxigênio nos processos de obtenção de energia a partir de compostos orgânicos, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias.