Como usar a cúrcuma para dores nas articulações?

Como usar a cúrcuma para dores nas articulações?

Como cúrcuma pode tratar a dor da artrite e inflamação – A cúrcuma, uma raiz da planta que dá uma cor amarela brilhante aos caril, foi usada por muito tempo para finalidades medicinais em Índia e em China. Agora, os ocidentais estão descobrindo seu uso na luta contra a dor e inflamação no corpo. (No Brasil principalmente nordeste a cúrcuma é muito utilizada é conhecida como “açafrão” ou açafrão da terra).

Como cúrcuma pode tratar a dor da artrite e inflamação

As propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma pode ser especialmente útil para aqueles com artrite. Isto inclui tanto a artrite degenerativa ( osteoartrite ) e artrite inflamatória (artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriática, ou outros).

Como usar açafrão (curcumina) em sua dieta

A cúrcuma é geralmente encontrada na raiz ou em pó (moído da raiz) e pode ser polvilhado em vegetais e arroz ou adicionado a sopas e chás. Você pode até beber chá de açafrão.

Leia mais: Dieta e espondilite anquilosante

No entanto, a curcumina – o composto ativo que representa grande parte dos benefícios à saúde na cúrcuma – só compõe de 3 a 5% de cúrcuma.

A fim de obter suficiente curcumina para seus benefícios para ser eficaz, muitos especialistas recomendam que as pessoas tomem suplementos de curcumina. Os defensores sugerem um suplemento diário de curcumina de 200 a 1000mg que contém 95% de curcuminóides.

Cuidados na utilização

A maioria das pessoas pode tomar com segurança suplementos de curcumina sem quaisquer efeitos secundários graves. Mas como quase todos os medicamentos ou suplementos, existem algumas pessoas que pode o poderá fazer.

Aqueles que devem evitar suplementos de curcumina  devido a potenciais efeitos negativos:

  • Mulheres grávidas ou que amamentam
  • Aqueles com deficiências de ferro
  • Aqueles que tomam medicamentos que podem interagir com curcumina, incluindo:
    • A sulfasalazina (às vezes prescrita para tratar a AR ou EA)
    • Anticoagulantes
    • Antiácidos
    • Medicamentos para Diabetes

Como sempre, você deve consultar o seu médico antes de começar a tomar um novo suplemento.

Fonte: Artritis Health 

Comentários

Comentários

Os remédios caseiros para dor e inflamação nas articulações, como o chá de gengibre ou o chá de cúrcuma, possuem ação anti-inflamatória e analgésica que ajudam a aliviar os sintomas de dor, inchaço ou vermelhidão nas articulações das mãos, dedos, pés ou joelhos, por exemplo, que podem ser causados por artrite reumatóide, tendinite, osteoartrite ou bursite, por exemplo. Confira outras causas da dor e inflamação nas articulações.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e a inflamação nas articulações, e podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

1. Chá de gengibre

O gengibre, cientificamente chamado de Zinger officinalis, possui substâncias com ação anti-inflamatória e antioxidante, como o gingerol, chogaol e zingerona, sendo muito úteis para aliviar os sintomas como dor, inchaço e vermelhidão nas articulações. Conheça outros benefícios do gengibre.

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Este chá deve ser evitado por pessoas com úlcera de estômago, pois possui propriedades anticoagulantes que podem aumentar o sangramento ou hemorragia.

2. Chá de cúrcuma

O chá de cúrcuma, também chamado de açafrão, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação nas articulações causadas por, artrite, tendinite ou bursite, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 colher rasa (de chá) de cúrcuma em pó (200 mg);
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber 2 a 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia.

Outra opção é consumir a cúrcuma na forma de cápsulas, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia.

Este chá ou as cápsulas de cúrcuma não devem ser usados por pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

3. Chá de salgueiro branco

O salgueiro branco, conhecido cientificamente como Salix alba, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido à presença de salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina. Por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar a dor na articulação causada pela artrite reumatóide ou osteoartrite.

Ingredientes

  • 2 colher (de chá) de cascas de salgueiro branco;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Este chá não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes. Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite.

4. Chá de alcaçuz

O chá alcaçuz possui substâncias com ação anti-inflamatória na sua composição, como a glicirrizina e o ácido glicirretínico, que agem reduzindo a inflamação e a dor nas articulações causada pela artrite reumatóide. 

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e adoçar com mel se desejar. Beber este chá até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.                                            

5. Chá de unha de gato

O chá de unha de gato possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a dor e o inchaço nas articulações, além de regular o sistema imunológico, sendo uma boa opção de remédio caseiro para aliviar os sintomas de  artrite reumatóide ou osteoartrite.

Ingredientes

  • 20g de cascas e raízes de unha de gato;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida apagar o fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos. Coar e tomar o chá até 3 vezes ao dia.

O chá de unha de gato não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.

6. Chá de urtiga

O chá de urtiga possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a aliviar a inflamação, dor, vermelhidão ou inchaço nas articulações causadas pela artrite reumatóide ou reumatismo.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de urtiga na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Outra forma de usar a urtiga para obter seus benefícios, é na forma de cápsulas que pode ser tomada 1 cápsula de 400 mg, de 2 a 3 vezes por dia. 

Como usar o açafrão em pó para dores nas articulações?

Cúrcuma também pode proteger o corpo de destruição tecidual e inflamação das articulações e promover o melhor funcionamento das células nervosas. Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico.

Como fazer chá de cúrcuma para dor nas articulações?

Modo de preparo Colocar a água para ferver e adicionar cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber 2 a 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia. Outra opção é consumir a cúrcuma na forma de cápsulas, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia.

Qual o melhor jeito de tomar a cúrcuma?

Encontrado em 282 farmácias. Curcuma longa deve ser ingerido por via oral, com um pouco de água. A dose habitual para adultos é de 2 cápsulas a cada 12 (doze) horas, ou seja, duas tomadas diárias, totalizando 500 mg de medicação a cada tomada.