Como usar hidroquinona para clarear a pele?

Mancha na pele mais evidente por conta da exposição solar durante o Verão, o melasma é uma grande preocupação das brasileiras. A pigmentação escura em locais como o buço ou a região das bochechas ou abaixo dos olhos tem sido um grande problema para as mulheres, que não conseguem controlar o melasma. Mas isso tem solução, a hidroquinina, substância clareadora, é perfeita para isso

Aquela mancha chata e persistente de melasma que insiste em aparecer no rosto é realmente incômoda. A má notícia é que ela não tem cura, mas tem controle. O melasma é uma manifestação que aparece em determinadas pessoas que já são pré-dispostas a ter esse tipo de pigmentação. Ele é causado por um estímulo provocado pela exposição solar ou por uma alteração hormonal.

Não é todo mundo que tem

"É uma coisa incontrolável. Por isso que ele está sempre voltando e a mancha fica mais aparente depois do Verão, conta o dermatologista Dolival de Lobao Veras Filho, chefe da Seção de Dermatologia do Inca. "O principal vilão é realmente o sol nas pessoas pré-dispostas a ter essa pigmentação. Não é todo mundo", afirma o dermatologista especialista em melasma.

Hidroquinona como aliada no combate ao melasma

Para controlar essas manchas estimuladas tanto pelo sol, como pelas alterações hormonais, o tratamento é realizado na base de várias substâncias clareadoras, principalmente a hidroquinona, em conjunto com o ácido retinoico. Além da hidroquinona, há outros tipos de tratamentos, como laser, microagulhamento e bons dermocosméticos que tratam da mancha deixando-a quase imperceptível. Mas é sempre bom lembrar que o uso do protetor solar é bastante eficaz para evitar que a manche fique cada vez mais evidente, mesmo em estações mais frias, como o Outono-Inverno.

Melasma profundo é grave!

"Uma coisa importante é que existe dois tipos de melasma: o epidérmico, que é mais superficial e o dérmico, que é mais profundo. Quanto ao epidérmico, dá para ser tratado e controlado. Mas em relação ao dérmico, não tem como amenizar. O problema do melasma é que ele nunca é só dérmico, sempre vai aparecer uma pigmentação na epiderme", conta o dermatologista.

Atriz posta foto sem maquiagem e mancha aparece

Recentemente, a atriz Cleo postou uma foto sem maquiagem e foi muito elogiada pelos seus seguidores. É que Cleo sofre de melasma e segue plena sem os cosméticos na pele. A atriz relembrou quando recebeu seu diagnóstico e disse que precisou mudar alguns hábitos para tratar da mancha. "Lembro quando descobri que tinha melasma, foi difícil pra mim. Uma menina que mal usava maquiagem e que gostava da praticidade em tudo. Mas aprendi muita coisa bacana e os cuidados que tive de implementar no meu dia a dia tornaram meus hábitos e minha pele muito mais saudáveis. Hoje eu tomo vários cuidados com a pele", afirmou na ocasião.

(Por Bianca Lobianco)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.

O Hidroquinona creme e gel são indicados no clareamento gradual de manchas como melasmas ou cloasmas, sardas, melanoses solares e em outras condições nas quais ocorrem hiperpigmentação cutânea por produção excessiva de melanina.

Quais as contraindicações do Hidroquinona?

O Hidroquinona creme e gel são contraindicados a pessoas hipersensíveis à hidroquinona ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

O Hidroquinona creme e gel não devem ser utilizados em grandes áreas do corpo.

O Hidroquinona creme e gel não devem entrar em contato com os olhos. Caso ocorra contato acidental, o paciente deve lavar os olhos com bastante água e contatar imediatamente o seu médico. Se o produto entrar em contato com os lábios, podem ocorrer efeito anestésico e sensação amarga.

O Hidroquinona creme e gel não devem ser usados na pele irritada e na presença de queimaduras solares.

O Hidroquinona creme e gel não devem ser utilizados como protetor solar.

O Hidroquinona creme e gel não devem ser utilizados para o clareamento de cílios e supercílios.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Hidroquinona?

Aplicar uma fina camada de Hidroquinona na área a ser tratada, duas vezes ao dia, ou a critério médico.

O paciente deve evitar exposição ao sol enquanto estiver fazendo uso de Hidroquinona creme e gel.

Caso haja exposição intensa ao sol (praia, piscina, caminhadas, etc.), é aconselhável a utilização de um bloqueador solar, conforme orientação do seu dermatologista. Após clareamento da pele, deve-se proteger as áreas tratadas da radiação solar, com a aplicação diária de protetores ou bloqueadores solares, ou pelo uso de roupas protetoras, a fim de prevenir a repigmentação das áreas cutâneas tratadas.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Hidroquinona?

As reações adversas que podem ocorrer com maior frequência são: eritemia, sensação leve de queimação e hipersensibilidade ocasional, como dermatite de contato localizada. Outras reações menos frequentes, como ocronose exógena e manchas marrons reversíveis nas unhas, também estão relacionadas ao uso de Hidroquinona. No caso de ocronose exógena, esta relaciona-se ao uso de Hidroquinona por períodos prolongados, principalmente em indivíduos de pele parda. Não foram relatadas reações adversas sistêmicas advindas do uso de hidroquinona tópica.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Hidroquinona maior do que a recomendada?

Não foram relatadas reações adversas sistêmicas com o uso de hidroquinona tópica. Entretanto, o Hidroquinona deve ser aplicado em pequenas partes do corpo, visto que alguns pacientes apresentaram eritema transitório e leve sensação de queimação.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Hidroquinona com outros remédios?

Peróxido

O uso combinado de hidroquinona com produtos contendo peróxido (peróxido de benzoíla, água oxigenada) pode provocar escurecimento transitório da pele nas áreas tradadas. Este escurecimento pode ser revertido com a interrupção do uso concomitante das preparações e pela limpeza normal das áreas atingidas.

Quais cuidados devo ter ao usar o Hidroquinona?

A segurança do produto em gestantes e mulheres em fase de amamentação ainda não foi estabelecida e, portanto, a relação riscobenefício deve ser avaliada para o uso do produto nestas condições. Em crianças menores de 12 anos, a segurança e eficácia do uso de hidroquinona também não foram determinadas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Para avaliar a hipersensibilidade do paciente ao produto, sugere-se aplicá-lo incialmente em uma pequena parte da pele íntegra, na área que apresenta as manchas ou próximo a ela, por 24 horas. O aparecimento de leve vermelhidão não é necessariamente uma contraindicação, mas o tratamento deve ser suspenso se ocorrerem reações como prurido, inflamação excessiva ou formação de vesículas (bolhas).

Após o clareamento da pele, deve-se evitar exposição das áreas tratadas ao sol com a aplicação de protetores ou bloqueadores solares, ou pelo uso de roupas protetoras a fim de prevenir a repigmentação.

Qual a ação da substância Hidroquinona?

Resultados de Eficácia


Foi realizado estudo para avaliar a eficácia da aplicação uma vez ao dia de hidroquinona a 4% comparada a creme de ácido 0,75% de ácido kójico de modo a determinar uma modalidade eficaz para o tratamento de melasma facial. Um total de 60 pacientes com melasma facial foram estudados e acompanhados no 4º, 8º e 12º semana. Na 4º semana de avaliação do tratamento, a hiperpigmentação facial respondeu mais precocemente ao tratamento com hidroquinona 4% em relação ao creme de ácido kójico 0,75%. No final do período de tratamento de 12 semanas, a hidroquinona revelou uma superioridade global como agente hipopigmentante em relação ao creme de ácido kójico. Os resultados do estudo mostraram que o hidroquinona 4% é um agente hipopigmentante melhor e com mais rápida taxa de melhora quando comparado ao ácido kójico 0,75%[1].

Referência:

[1] Monteiro RC, Kishore BN, Bhat RM, Sukumar D, Martis J, Ganesh HK. A Comparative Study of the Efficacy of 4% Hydroquinone vs 0.75% Kojic Acid Cream in the Treatment of Facial Melasma. Indian J Dermatol. 2013 Mar;58(2):157. doi: 10.4103/0019-5154.108070.

Características Farmacológicas


Havens e Tramposch observaram que a hidroquinona atuaria, não como inibidora da tirosinase, mas como um substrato alternativo da enzima, competindo com a tirosina por esta enzima[2]. Palumbo et al, 1992, comprovaram que o efeito inibitório da hidroquinonana na melanogênese seria o resultado de uma competição eficaz da mesma com a tirosina pela enzima tirosinase[3].

Assim, uma vez que a melanogênese é afetada pela ação da hidroquinona quando aplicada topicamente, ocorre a interrupção da formação de melanina e subsequente clareamento reversível da pele.

Hidroquinona na forma creme apresenta em sua fórmula três filtros solares (benzofenona, octil metoxicinamato e salicilato de octila) que auxiliam na prevenção da repigmentação da pele tratada, que pode ser causada pela exposição da pele clareada à radiação solar e ultravioleta e que conferem ao produto FPS 15.

Referências:

[2] Havens MB, Tramposch KM. Hydroquinone inhibits tyrosinase activity by acting as an alternate substrate. J Invest Dermatol 1986.
[3] Palumbo A, d’Ischia M, Misuraca G, Prota G. Skin depigmentation by hydroquinone: a chemical and biochemical insight. Pigm Cell Res 1992.

Fontes consultadas

  • Bula do Profissional do Medicamento Cleankinol.

Quanto tempo a hidroquinona começa a fazer efeito?

Quem usa hidroquinona para reduzir a produção de melanina pode esperar resultados em duas semanas. Mas, segundo a médica, é recomendável fazer uma pausa de 60 dias na aplicação a cada dois meses de uso para evitar irritações.

Qual a maneira correta de usar hidroquinona?

Como usar o Hidroquinona? Aplicar uma fina camada de Hidroquinona na área a ser tratada, duas vezes ao dia, ou a critério médico. O paciente deve evitar exposição ao sol enquanto estiver fazendo uso de Hidroquinona creme e gel.

Pode dormir com hidroquinona no rosto?

No caso da hidroquinona, “o ideal é usar à noite, sempre acompanhada de um protetor solar pela manhã, além de nunca utilizar o produto sem prescrição médica”.

Como fica a pele depois de usar hidroquinona?

A hidroquinona é uma substância potencialmente irritante e seu uso, quando feito sem indicação correta e sem acompanhamento dermatológico, oferece riscos, como a piora da mancha por inflamação ou irritação, surgimento de manchas claras e irreversíveis no rosto e aparecimento de pigmentação acinzentada extremamente ...