Consequências do uso de combustíveis fósseis

Quando pensamos em fontes de energia, é impossível não remeter ao polêmico combustível fóssil, utilizado de muitas formas diferentes na sociedade e que suas reservas em países do Oriente Médio e nas Américas são as maiores no mundo. Todavia, um dos pontos que mais chamam a atenção nesse tipo de combustível é seu impacto ambiental decorrente do alto consumo.

Primeiramente, combustíveis são, de modo geral, substancias que reagem com comburentes – elementos necessários para a combustão – e geram energia. Dentre os tipos de combustíveis, temos os fósseis, que recebem esse nome por serem oriundos da decomposição de seres vivos soterrados. Este tipo de fonte de energia contém uma quantidade elevada de carbono, que ajuda em uma combustão.

Consequências do uso de combustíveis fósseis

Existem três tipos de combustível fóssil: petróleo, carvão mineral e o gás natural.

  • O petróleo é o mais famoso deles, sendo usado como matéria prima para a utilização de outras substancias ou produtos utilitários, dentre eles temos o gás de cozinha, óleo diesel, asfalto, gasolina, etc.
  • O segundo dos três, carvão mineral é utilizado em fornalhas, termoelétricas etc. Importante ressaltar que existe uma diferença entre os carvões minerais e os vegetais, que são usados em churrasco. Os vegetais tem um baixo poder calorífico, ou seja, em comparação ao mineral, produzem menos calor.
  • Por ultimo, temos o gás natural, que é considerado uma fonte mais limpa do que o petróleo e o carvão mineral. Normalmente, o gás natural pode ser utilizado como alternativa a gasolina em combustível de automóveis.

A grande discussão sobre o combustível fóssil se fundamenta em dois pontos, sendo eles, o impacto ambiental e o fato de serem fontes de energia não renováveis, ou seja, seus recursos são finitos. As consequências no meio ambiente acontecem por conta da queima do combustível fóssil, gerando gases poluentes, como o Dióxido de Carbono(CO2) um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Por fim, estão sendo estudados meios de contornar o uso de combustível fóssil no mundo. Atualmente, temos os carros elétricos, que poluem menos que os carros padrões, porém, aqui no Brasil ainda são caros e não há a estrutura necessária, como pontos para o carregamento de baterias, para sua popularização.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Reta Final QG do Enem, desenvolvido com base em estatísticas do que realmente vai cair no ENEM, com conteúdo aprofundado, correção de redação e resumão sobre os assuntos. Clique aqui para saber mais!

Quer sair na frente e começar a se preparar para o Enem 2021? Baixe agora mesmo o Planner Enem 2021 do QG. Com ele você poderá organizar sua rotina de estudos e arrasar nas provas do próximo ano. Garanta o seu agora mesmo preenchendo o formulário abaixo:

Consequências do uso de combustíveis fósseis
Extração de petróleo. Foto: sustentabilidade-energetica

Combustíveis fósseis, feitos a partir de compostos do carbono, tem origem mineral. O processo de produção desta matéria-prima leva milhões de anos, já que é resultado da decomposição de resíduos orgânicos.

São considerados recursos naturais não renováveis, devido ao grande tempo necessário para sua produção, encontram-se na natureza em quantidades limitadas e se extinguem ao longo do tempo. Estima-se que os recursos utilizados atualmente tenham origem há cerca de 65 milhões de anos.

Podem ser encontrados no fundo do mar e em áreas profundas do solo. Os combustíveis fósseis mais comuns são: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. A queima deles é usada para gerar energia, movimentar motores, para o aquecimento de materiais e outras funções.

Apesar das vantagens, o uso dos combustíveis fósseis traz inúmeros problemas, como o aquecimento global, que é causado pelo excesso de CO2 na natureza; a chuva ácida, ocasionada pela reação entre os poluentes e o vapor d’água; a poluição da atmosfera e a contaminação das águas.

Saiba mais sobre os principais combustíveis fósseis

Consequências do uso de combustíveis fósseis
Carvão Mineral. Foto: sitedecuriosidades

• O carvão é um dos recursos mais abundantes no mundo e também um dos mais poluentes, pois produz grandes quantidades de gás carbônico – um dos principais causadores do aquecimento global. O produto é utilizado para diversas finalidades, como gerar energia, produção de plásticos e outros;

• O petróleo é utilizado para diversas finalidades, como combustível, para produzir produtos como parafina, GLP, querosene e outros. Porém, assim como o carvão, contribui para emissão de gás carbônico.

• O Gás Natural é constituído principalmente de metano, gás inflamável que fica localizado em reservatórios subterrâneos, polui menos que o petróleo e o carvão, mas ainda assim causa danos à natureza.

Quais são as consequências econômicas e ambientais do uso de combustíveis fósseis?

O principal problema gerado pela queima de combustíveis fósseis é o resto que sobra da combustão. O gás carbônico é o principal componente resultante que fica suspenso na atmosfera, a grande concentração deste gás leva à poluição do ar, altamente prejudicial à saúde humana, animal e ao meio ambiente.

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis?

Vantagens e desvantagens dos combustíveis fósseis.
Possuem grande eficiência energética;.
Têm maior custo-benefício do que muitas fontes sustentáveis; processamento da matéria-prima..
Alguns fatores ligados aos combustíveis fósseis são desvantajosos, confira a seguir..

Quais são os principais problemas ambientais associados ao uso de combustíveis fósseis?

A maior desvantagem do uso de combustíveis fósseis é, claro, a poluição que eles geram. A queima desses combustíveis libera dióxido de carbono, um gás nocivo que, quando jogado na atmosfera, causa o efeito estufa. O dióxido de carbono tem um papel significativo no processo do aquecimento global.

O que a queima de combustíveis fósseis provoca na atmosfera?

A combustão ou queima de todos os combustíveis fósseis gera gases poluentes, tais como o dióxido de carbono (CO2), que é considerado por muitos como o principal causador do aquecimento global; o monóxido de carbono (CO), que é tóxico e venenoso; material particulado, como a fuligem (C), e outros gases oriundos da ...