Considerando as vias mostradas uma fonte de matéria-prima desse combustível

O quadro é um esquema da via de produção de biocombustível com base no cultivo de uma cianobactéria geneticamente modificada com a inserção do gene DGAT. Além da introdução desse gene, os pesquisadores interromperam as vias de síntese de outros compostos orgânicos, visando aumentar a eficiência na produção do biocombustível (triacilglicerol).

Considerando as vias mostradas uma fonte de matéria-prima desse combustível

Considerando as vias mostradas, uma fonte de matéria-prima primária desse biocombustível é o(a)

    A) ácido graxo, produzido a partir da sacarose.
    B) gás carbônico, adquirido via fotossíntese.
    C) sacarose, um dissacarídeo rico em energia.
    D) gene DGAT, introduzido por engenharia genética.
    E) glicogênio, reserva energética das cianobactérias.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Que pena, não temos nenhum comentário ainda para a questão. Que tal inaugurar este espaço?

Revisão Enem PPL: Questão 116, Caderno Amarelo, 2017

O quadro é um esquema da via de produção de biocombustível com base no cultivo de uma cianobactéria geneticamente modificada com a inserção do gene DGAT. Além da introdução desse gene, os pesquisadores interromperam as vias de síntese de outros compostos orgânicos, visando aumentar a eficiência na produção do biocombustível (triacilglicerol).

Considerando as vias mostradas uma fonte de matéria-prima desse combustível

Considerando as vias mostradas, uma fonte de matéria-prima primária desse biocombustível é o (a)

a) ácido graxo, produzido a partir da sacarose.

b) gás carbônico, adquirido via fotossíntese.

c) sacarose, um dissacarídeo rico em energia.

d) gene DGAT, introduzido por engenharia genética.

e) glicogênio, reserva energética das cianobactérias.

Correção

Observando o quadro acima, vemos que para a produção de triacilglicerol é necessário a presença de CO2 e H2O, além de luz (para o processo de fotossíntese). 

Resposta: b.


Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 112 (Rosa), Questão 115 (Azul), Questão 120 (Cinza), Questão 123 (Amarelo)

Podemos esperar que, evoluindo de ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as espécies tenham desenvolvido características que asseguram menor ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Espécies em coexistência, com um potencial aparente para competir, exibirão diferenças em comportamento, fisiologia ou morfologia. TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia.  Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado). Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas? a) Mutação. b) Fluxo gênico. c) Seleção natural. d) Deriva genética. e) Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Correção O fenômeno evolutivo que explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas é a seleção natural. A seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. A expressão mais adaptado se refere a maior probabilidade de

Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 105 (Amarelo), Questão 113 (Cinza), Questão 125 (Rosa), Questão 129 (Azul)

A fotossíntese é um processo físico-químico realizado por organismos clorofilados. Nos vegetais, é dividido em duas fases complementares: uma responsável pela síntese de ATP e pela redução do NADP+ e a outra pela fixação de carbono. Para que a etapa produtora de ATP e NADPH ocorra, são essenciais a) água e oxigênio. b) glicose e oxigênio. c) radiação luminosa e água. d) glicose e radiação luminosa. e) oxigênio e dióxido de carbono. Correção Para a etapa produtora de ATP e NADPH ocorra, são essenciais radiação luminosa e água. A radiação luminosa atua tanto na fosforilação cíclica quanto na acíclica (fase clara da fotossíntese). Já a água atua repondo elétrons na clorofila P 680  (fosforilação acíclica), por meio do processo de fotólise da água. A água é quebrada por radiação, liberando íons hidrogênios e hidróxidos. Os íons hidróxidos são usados para recompor a P 680 enquanto os íons hidrogênio são aceptados pelo NADP, formando água oxigenada (H 2 O 2 ) pela reação

Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 99 (Rosa), Questão 103 (Azul), Questão 129 (Amarelo), Questão 132 (Cinza)

Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras. A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão de fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas a) híbridas, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas. b) híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas. c) de linhagem pura, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas. d) de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem sementes lisas e rugosas. e) de linhagem pura, de fe