Crescimento do empreendedorismo no Brasil necessidade ou oportunidade redação

TEXTO I

A poderosa rede Magazine Luiza começou com uma pequena loja de presentes inaugurada na cidade de Franca no interior de São Paulo, tornando-se uma das maiores redes de varejo do Brasil.

Em tempos difíceis, é bastante natural as pessoas optarem pelo empreendedorismo na hora de sair do vermelho. A iniciativa contribui para o crescimento pessoal de quem o faz e também para a economia do país. Nesse cenário, é bastante comum as pessoas buscarem algum tipo de referência ou modelo a ser seguido, não é mesmo? Um ótimo exemplo a ser seguido é a trajetória da rede Magazine Luiza. Hoje, com mais de 760 lojas em todo o País, o Magazine Luiza é uma das Top of Minds (marca mais lembrada) do Brasil no setor e encontra-se em constante crescimento no mercado.

Pessoas + tecnologias

Foi na década de 1990, mais precisamente em 1991, que Luiza Helena Trajano assumiu de fato a linha de frente. E foi aí que a Magazine Luiza, que já vinha em grande crescimento e expansão, deslanchou de vez. Nesta época Luiza decidiu informatizar as lojas e investir nas pessoas. E foi o que fez com maestria.

Uma das primeiras medidas adotadas foi a criação da holding LTD, a fim de alojar todos os acionistas que eram pertencentes à família e acelerar a expansão da marca. Em 1999 foi implantada a primeira loja virtual que posicionou a Magazine Luiza como um dos principais representantes do e-commerce no Brasil.

Hoje a empresa pode considerar-se referência no mercado de e-commerce no Brasil. Conta com mais de cinco mil produtos no seu catálogo, um banco de imagens próprio e é a única varejista do país a possuir um vendedor virtual.

“Mais difícil do que montar uma empresa é mudá-la de ciclo. Tenho uma frase na minha sala que diz: comece fazendo o necessário, depois o possível e de repente você estará fazendo o impossível", diz Luiza Helena Trajano.

Disponível em: https://empresasecooperativas.com.br/inspire-se-magazine-luiza/ Acesso em 13 jan. 2022.

TEXTO II

Pesquisa GEM 2017, do Sebrae/IBQP, revela o novo perfil do empreendedor no país

Crescimento do empreendedorismo no Brasil necessidade ou oportunidade redação

Disponível em:  https://istoe.com.br/cresce-numero-de-jovens-empreendedores-no-brasil/ Acesso em 13 jan. 2022. 

TEXTO III

Jovens são menos de 7% dos empreendedores no Brasil e os que mais lutam contra o desemprego.

Dados são de levantamento do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE.

Os jovens são os que mais têm dificuldades de conseguir uma fonte de renda no Brasil, seja por meio da obtenção de um emprego ou pelo empreendedorismo. De acordo com o estudo Empreendedorismo Jovem no Brasil, realizado pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, no segundo trimestre de 2021, apenas 6,8% dos empreendedores brasileiros eram jovens entre 18 e 24 anos, o que corresponde a aproximadamente 1,9 milhão de pessoas.

A pesquisa revela também que vem ocorrendo uma queda da participação dos jovens no empreendedorismo nos últimos cinco anos. Em 2016, eles correspondiam a 7,2% dos empreendedores brasileiros e no auge da pandemia do coronavírus a participação deles caiu para 5,8%, o menor patamar do período. “No segundo trimestre de 2020, o Brasil perdeu cerca de 464 mil empreendedores jovens, mas com a melhoria de cenário, após um ano, cerca de 446 mil pessoas desse grupo entraram ou retornaram a essa atividade”, observa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2021/11/jovens-sao-menos-de-7-dos-empreendedores-no-brasil-e-os-que-mais-lutam-contra-o-desemprego.html

TEXTO IV

Crescimento do empreendedorismo no Brasil necessidade ou oportunidade redação

Disponível em: varejosebrae.blogspot.com/2014/06/infografico-perfil-do-empreendedor.html Acesso em 13 jan. 2022.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Os desafios do empreendedorismo no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Instruções:

1. Sua redação deve ser escrita à mão numa folha padrão do Me Salva! ou em uma folha de caderno comum.

2. O texto definitivo deve ter até 30 linhas.

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

*Proposta de redação criada pela Studos.

Para acessar o material de apoio produzido pelo profe Gabriel, clique aqui. 

O que falar sobre empreendedorismo na redacao?

Para fazer uma redação sobre empreendedorismo é preciso compreender o contexto do tema antes. Entender o conceito de empreendedorismo, os desafios encontrados pelos empreendedores brasileiros, é essencial. Além disso, conhecer a estrutura básica de uma redação também pode ajudar a elaborar o seu trabalho.

O que é empreendedorismo por necessidade e oportunidade?

Empreender por oportunidade, portanto, significa a possibilidade de alcançar a independência no trabalho ou aumentar a renda mensal. Por outro lado, empreender por necessidade é para aquelas pessoas que aceitaram o desafio de um negócio autônomo devido à falta de melhores alternativas profissionais.

Qual a importância do empreendedorismo no Brasil redação?

A importância do empreendedorismo é incontestável para impulsionar a economia do país, pois fomenta a geração de novos trabalhos, cria produtos e serviços para o mercado e estimula o surgimento de soluções inovadoras para diversos setores.

Por que o empreendedorismo no Brasil vem crescendo nos últimos anos?

Empreendedorismo no Brasil em 2019 Assim, o desemprego e a crise econômica no Brasil são os principais fatores do aumento do empreendedorismo no Brasil, especialmente por necessidade. Abrir um negócio próprio é não só um sonho, portanto, mas a única saída para muitos brasileiros.