De onde partiram as caravelas portuguesas

Do Algarve partiram as primeiras caravelas da epopeia dos Descobrimentos e foi aqui que o Infante D. Henrique inventou as embarcações utilizadas pelos portugueses na exploração dos oceanos. A caravela latina, também conhecida por caravela do Infante ou dos Descobrimentos, foi o navio de origem mourisca escolhido por D. Henrique para as suas aventuras marítimas.

De onde partiram as caravelas portuguesas

Hoje existe a caravela Boa Esperança, uma réplica aproximada da caravela dos Descobrimentos, fabricada em madeira por especialistas que respeitaram as regras da construção naval do século XV, acrescentando-lhe algum conforto e segurança.

Nas velas, ostenta o símbolo da Cruz de Cristo. No mastro principal, as armas do Infante. Foi lançada à água a 28 de abril de 1990 e adquirida em 2001 pela Região de Turismo do Algarve para divulgar a história algarvia no mundo, bem como o comportamento e a manobra das antigas caravelas.

A Boa Esperança fundeou em portos do Norte da Europa e do Mediterrâneo e já percorreu muitas milhas náuticas nas suas viagens oceânicas. É assim uma mais-valia para a promoção turística do Algarve, atraindo a curiosidade de turistas e crianças, que podem subir a bordo para conhecer as glórias de um passado descobridor.

Marcação de visitas:

A Boa Esperança está atracada no cais de honra da marina de Lagos e recebe um programa regular de visitas, que se realizam de segunda a sexta, consoante a disponibilidade da tripulação.

As marcações devem ser agendadas com uma antecedência mínima de 10 dias seguidos, através do formulário disponível no final desta página, onde poderá ainda consultar o regulamento de utilização da caravela.

Ficha técnica:

Consulte, após a galeria, a ficha técnica da Boa Esperança e descubra curiosidades como o seu comprimento ou a altura do seu maior mastro.

AVISO: a caravela Boa Esperança encontra-se em manutenção, pelo que está suspensa a marcação de visitas.

Ouça este artigo:

Em meados dos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha já eram consideradas as duas nações mais poderosas do mundo na época por terem avançado nas Grandes Navegações, saindo de seu continente em busca de novas terras para explorar. Obtiveram êxito na exploração das índias, trazendo assim grandes lucros para a Europa e para o seu reino em particular. Foi assim que, animado pela possibilidade de explorar outras terras e trazer de lá mais riquezas para Portugal, Dom Manuel organizou uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, dizendo que teria o objetivo de dominar o comércio do Oriente.

De onde partiram as caravelas portuguesas

Foi assim que as Caravelas de Cabral sairam de Portugal no dia 09 de Março de 1500, contando com aproximadamente 1400 homens, entre marinheiros, técnicos em navegação, escrivãos, cozinheiros, padres e ajudantes, e acabaram por se desviar do caminho das Índias (intencionalmente ou não), chegando ao Continente Americano, mais precisamente ao Brasil, em 22 de Abril de 1500.

Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia, onde avistaram um monte ao qual batizaram de Monte Pascoal, pois chegaram aqui na época da Páscoa.

Ao chegarem aqui, mantiveram contato com os nativos, escreveram ao Rei de Portugal contando a respeito de todas as riquezas naturais que encontraram, e se estabeleceram aqui com uma colonia de exploração.

O desembarque aconteceu no dia 23 de Abril, 45 dias após a partida de Portugal. Dois dias depois, em 26 de abril, é rezada a primeira missa no território. No dia 1º de maio, Pedro Álvares Cabral oficializa a posse das terras brasileiras pela Coroa portuguesa com a celebração da segunda missa diante de uma cruz marcada com o brasão real.

Apesar dos avanços nas pesquisas históricas, ainda hoje há historiadores que defendem a tese de que Pedro Álvares Cabral teria chegado aqui casualmente, enquanto outros consideram que a vinda do explorador português foi intencional, pois Portugal já possuia suas técnias em navegação muito avançadas, e tinha muitos interesses em explorar “novas terras”. Há ainda historiadores que afirmam que antes de Cabral, Portugal já havia chegado às terras brasileiras por meio de outras expedições.

Fontes:
http://eduardogeneroso.blogspot.com.br/2007/10/chegada-de-cabral-ao-brasil.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-chegada-de-cabral-ao-brasil.html

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/chegada-de-cabral-ao-brasil/

Onde partiram as três caravelas?

Foi de Belém, uma vizinhança às margens do rio Tejo, que as famosas caravelas de Cabral deixaram as terras lusitanas em direção ao Brasil. Mais de 500 anos depois, o bairro exala história – a nossa e as outras.

Onde chegou a caravela de Cabral?

Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia, onde avistaram um monte ao qual batizaram de Monte Pascoal, pois chegaram aqui na época da Páscoa.

Como as caravelas chegaram ao Brasil?

Resumo. A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Quem comandava as caravelas que chegaram ao Brasil?

"A frota era composta por uma variedade de profissionais: havia o capitão e, abaixo dele, o piloto, responsável pela navegação, o mestre e contramestre, que lideravam os marinheiros, e o condestável, que comandava a artilharia", explica Antônio Carlos Jucá, diretor do Instituto de História da Universidade Federal do ...