De qual madeira os fósforos são feitos

O fogo faz parte da nossa vida, mas se calhar nunca pensaste como nos chega às mãos. Ou como sai delas. De que é feito um fósforo? Os palitos de madeira são a parte mais fácil, mas é na cabeça que está a fórmula. O clorato de potássio fornece o oxigénio e o enxofre é a principal matéria combustível. A parafina, por seu lado, mantém a chama acesa. Mas para que a magia aconteça, há que não esquecer a caixa que tem a lixa onde raspamos o fósforo. E então, sim: faça-se luz, ou fogo!

A série Tintim por Tintim foi produzida no âmbito da 2ª edição da Academia RTP.

História do Fósforo

De qual madeira os fósforos são feitos

Hoje quando queremos acender o fogo usamos fósforos. Curtos, finos, feitos de madeira, papelão ou barbante encerado, os fósforos de fricção fabricados atualmente têm, no final da ponta, uma quantidade mínima de trissulfato de fósforo, que se decompõe e arde diante de baixas temperaturas e incendeia os demais produtos.  Este pequeno, mas essencial invento, só passou a fazer parte da vida cotidiana no final do século 19 quando um sueco finalmente produziu um fósforo seguro.

Os homens conheciam e usavam o fogo milhares de séculos antes que fosse descoberta uma forma de ativá-lo quimicamente. Acredita-se que os chineses utilizavam "pauzinhos de fogo" por volta do ano 1000 AC. Porém, o elemento básico para fabricar fósforos foi descoberto acidentalmente em 1669 pelo alquimista alemão Henning Brandt. Em uma de suas tentativas de transformar metais em ouro Brandt descobriu o elemento fósforo (em grego "o que traz luz").  Em 1680 o cientista britânico Robert Boyle - um dos fundadores da química moderna - reparou que uma chama era formada quando o fósforo era esfregado no enxofre. Boyle acreditava que a chama não era causada pela fricção, mas sim por algo inerente ao fósforo e ao enxofre. Ele tinha razão. Encontrara o principio que conduziria a invenção do fósforo. No inicio do século 19 na Europa foram desenvolvidos diferentes dispositivos químicos para ativar fogo, alguns usavam a combinação fósforo-enxofre de Boyle, outros gás de hidrogênio, porém, todos eram muito perigosos além de incômodos.

De qual madeira os fósforos são feitos

Coube ao farmacêutico inglês John Walker produzir, em 1827, palitos de fósforo que podem ser considerados, apesar de seu grande tamanho, "o precursor" de nossos fósforos. Palitos menores foram comercializados na Alemanha em 1832, mas ainda eram extremamente perigosos: costumavam incendiarem sozinhos dentro da própria embalagem.

Foi nos Estados Unidos que Alonzo D. Phillips de Springfield obteve, em 1836, uma patente para "fabricar fósforos de fricção" e os chamou "locofocos". Mas o perigo ainda era grande e só foi resolvido após a descoberta do fósforo vermelho, em 1845. Foi o sueco Carl Lundstrom que introduziu em 1855 fósforos seguros. Além de ser fabricado com fósforo vermelho, para uma maior segurança, seus ingredientes inflamáveis foram colocados em dois locais distintos: na cabeça do palito e do lado de fora da caixa, junto com o material abrasivo.

Os fósforos feitos em papelão apareceram anos mais tarde e o responsável por esta invenção foi Joshua Pusey, um conhecido advogado americano da Pensilvânia que amava fumar charutos. Um dia, Joshua foi convidado para jantar pelo prefeito da Filadélfia e ao se vestir, reparou que a caixa de fósforos que levava no bolso de seu colete era grande demais. Pensou consigo: Por que caixas de fósforo eram tão grandes? E se os fósforos fossem feitos de papelão ao invés de madeira? Sem dúvida, seriam mais leves e muito menores. Joshua Pusey levou adiante sua ideia e em 1889 patenteou fósforos de papelão, mas oito anos se passaram antes que alguém mostrasse interesse por seu invento. Fato que ocorreu em 1897, quando a Companhia de Ópera Mendelsohn o procurou. Eles queriam algo de diferente para divulgar a abertura da estação nova-iorquina. Pusey então, utilizou fósforos de papel com o nome da companhia impresso. A partir daí, os fósforos de papelão começaram a vender com incrível rapidez. Anos mais tarde, Joshua Pusey vendeu sua patente para a Diamond Match Company.    

Curiosidade: mais de 500 bilhões de fósforos são usados a cada ano!

De qual madeira os fósforos são feitos

Um fósforo é um pequeno bastão de madeira (geralmente choupo, às vezes salgueiro), papelão ou pano, destinado a criar uma chama por fricção com sua extremidade revestida com um produto químico inflamável, após o qual não é mais utilizável .

A palavra "fósforo" data por volta do ano 1200 para designar um pequeno tronco destinado a acender .

Os fósforos são geralmente vendidos a granel, embalados em caixas ou caixas de papelão.

Histórico

Origens

As partidas datam da Antiguidade.

Ele foi encontrado em Saintes, datado II ª  século, pequenos pedaços de madeira queimada em uma extremidade. Não se sabe se esses "fósforos" eram usados ​​simplesmente para carregar uma chama, para acender ou se participavam da produção do fogo.

Em contraste, a China é atestada a partir do VI º  século, a existência de varas de pinheiro impregnados com enxofre, que teria esse uso.

Ao contrário dos fósforos atuais, esses fósforos de enxofre só podem acender secundariamente, ao entrar em contato com brasas previamente obtidas por meios convencionais ( isqueiro de aço, por exemplo, já conhecido pelos romanos).

Na Idade Média, os fósforos eram feitos de junco e fortemente enxofre.

Os primeiros jogos, mencionados já em 1530, diferiam dos jogos modernos. Conhecidos como bûchettes, fidibus ou chénevottes, eram pequenos caules de madeira, junco ou chènevotte, papel enrolado ou mechas de algodão embebidas em cera. A utilização destes fósforos de enxofre em uma ou ambas as extremidades é descrito no XVII th  século em um poema de St. Amant (1594-1661):

Muitas vezes suando eu acordo falando,
pulo da cama, meu estômago ofegando,
Vay pego meu fuzil, e com a mão trêmula
Batendo contra o ferro a pedra cintilante,
Depois de levar muitos golpes no meu mosto,
Depois disso entre os dentes Eu jurei mil vezes,
Uma ponta de fogo cai e corre no choco,
Também revivendo essa matéria de choco,
Eu carrego o fósforo lá, e não ousando respirar
Com medo do odor que me faz recuar,
Através deste fogo fedorento, azulada e escura,
vi a figura de uma sombra caminhando ...

- Saint-Amant, nova edição, 1855, p.  84

Esta passagem descreve o problema para chegar na escuridão completa no final de um pesadelo, para bater o isqueiro (arma chamado antes do XVIII °  século), acender o pavio, acenda o fósforo a enxofre (que queima com uma chama azul) para finalmente ser capaz de acender uma vela.

Foi apenas o início da XIX th  século (1805-1831), o que será visto pela primeira vez um jogo gerando uma chama em uma única fase, por reacção química ou por atrito. A caixa com controle deslizante nasceu nesta época, em 1830.

Progredir no XIX th  século

De qual madeira os fósforos são feitos

Termografia de um fósforo aceso

O casamento moderno foi inventado em 1805 por Jean-Joseph-Louis Chancel, assistente do professor Louis Jacques Thénard em Paris . A mistura inflamável continha clorato de potássio, enxofre, açúcar e borracha . Ele pegou fogo quando imerso em um pequeno frasco de amianto cheio de ácido sulfúrico concentrado. Esse tipo de jogo, tão caro quanto perigoso, não teve grande sucesso.

O primeiro fósforo inflamável de fricção foi inventado pelo químico inglês John Walker, o27 de novembro de 1826. Ele retomou o trabalho malsucedido realizado por Robert Boyle em 1680 sobre o uso de fósforo e enxofre. Walker criou uma mistura de sulfeto de antimônio ( III ), de clorato de potássio, goma e amido, que pode ser inflamada esfregando uma superfície áspera composta de uma pasta amorfa de peróxido de fósforo e manganês. Os primeiros fósforos, patenteados por Samuel Jones, foram comercializados com o nome de lucifers . Apresentavam defeitos significativos, sendo a chama instável e a reação muito violenta. Além disso, o cheiro que produziam era desagradável.

O húngaro János Irinyi  ( 1817-1895) inventou o fósforo não explosivo moderno em 1836, substituindo o clorato de potássio por dióxido de chumbo, evitando assim explosões violentas.

Em 1831, o francês Charles Sauria adicionou fósforo branco para reduzir o odor. Esses novos fósforos, que precisavam ser guardados em uma caixa hermética, ganharam popularidade. O alemão Jakob Friedrich Kammerer estava na origem de sua produção industrial em 1832 . Infelizmente, aqueles que trabalharam em sua fabricação foram afetados por doenças ósseas, especialmente nas mandíbulas, associadas à exposição ao fósforo branco. Depois de uma campanha denunciando essas práticas, que levaram a enfermidades graves, desfigurantes e às vezes fatais, uma convenção internacional sobre a proibição do uso de fósforo branco (amarelo) na indústria de fósforos, assinada em Berna em26 de setembro de 1906, e seguido de ações legislativas, forçou a indústria a mudar seu método e proteger os trabalhadores.

Foi na Áustria, em 1833, que a primeira fábrica de fósforos químicos à base de fósforo foi fundada. Eles eram tão inflamáveis ​​que o solavanco dos carros de transporte foi o suficiente para fazê-los pegar . Também na maioria dos estados alemães foi decidido banir seu uso até 1840, quando Preshel inventou seu famoso pasta composta por goma espessa de cloreto de potássio, fósforo e azul da Prússia. Mais tarde, esse químico até substituiu o clorato por óxido puro (peróxido de chumbo, que não explode).

Partida de segurança

De qual madeira os fósforos são feitos

De qual madeira os fósforos são feitos

Riscando um fósforo no raspador de uma caixa de fósforos.

O fósforo de segurança, também chamado de “fósforo sueco” devido à nacionalidade sueca de seu inventor Gustaf Erik Pasch, data de 1844 . A "segurança" vem do fato de requerer um raspador especial, cujos elementos químicos interagem com os do final do fósforo para acender. O raspador é feito de pó de vidro e fósforo vermelho, enquanto a ponta do fósforo é revestida com sulfeto de antimônio, dióxido de manganês e clorato de potássio . O calor gerado pela fricção transforma o fósforo vermelho em fósforo branco, que por sua vez contribui para a ignição do fósforo. Uma empresa americana desenvolveu um processo semelhante e o patenteou em 1910.

Monopólio estatal na França por 120 anos

Na França, o imposto sobre os fósforos instituído por uma lei de 1871, que visava melhorar as finanças públicas nacionais testadas pela guerra franco-prussiana de 1870, tendo provado ser de retorno muito baixo, a produção e os fósforos de importação foram declarados monopólio do Estado pela lei de2 de agosto de 1872.

De um tecido artesanal, o setor passou rapidamente a uma organização industrial unitária, sendo o monopólio arrendado à Société Générale des Allumettes Chimiques. Em 1935, foi tomado pelo Serviço para a exploração industrial do tabaco e fósforos, que em 1980 tornou-se uma sociedade anónima, SEITA, privatizada em 1995, agora incorporada pela Altadis .

O monopólio foi arranjado por lei n o  72-1069 de4 de dezembro de 1972, autorizando a importação de fósforos dos Estados-Membros da Comunidade Europeia. Após várias recomendações da Comissão Europeia entre 1969 e 1987, o monopólio de fabricação e importação foi suspenso em 1995, quando a SEITA foi privatizada .

Mercado paralelo

Ao mesmo tempo em que este monopólio está sendo estabelecido, especialmente nas áreas rurais, um mercado de contrabando ilegal. Esses fósforos contrabandeados ainda eram feitos de fósforo, areia, cola e clorato de uma forma muito tradicional .

Jogos contemporâneos

Storm Matches

Os fósforos de tempestade podem ser acendidos ao ar livre, mesmo com ventos muito fortes. Eles são muito populares entre os marinheiros e campistas, mas também entre os patrulheiros de esqui. A cabeça inflamável altamente reconhecível é muito maior do que a dos fósforos convencionais. Eles também são muito resistentes à umidade.

Fósforos tratados com umidade

Essas partidas são mais baratas que as anteriores; Eles são projetados para resistir à umidade, mas não acendem com o vento.

Fósforos em caixas herméticas

As caixas de rosca lacradas mantêm os fósforos sempre secos, mesmo quando submersos. Eles podem ser enfeitados com fósforos especiais ou regulares.

Jogos por país

Bélgica

A Union Match é uma empresa de jogos belga.

Itália

Os fósforos de cera (fiammiferi cerini) são minúsculos fósforos de papel celulose encerado puro, com a aparência de uma minicela de cera. Muito populares, compactos e resistentes à humidade, requerem uma certa destreza para serem acesos sem entortar: devem ser apertados entre as duas unhas do polegar e do indicador, muito perto da parte inflamável. As caixas são em cartão decorado com zíper, com uma aba que evita a queda acidental dos fósforos e às vezes até um elástico que permite o fechamento automático da gaveta.

Coleção

De qual madeira os fósforos são feitos

Coleção de jogos americanos

De qual madeira os fósforos são feitos

Supersonic Matches (1985-1986 CONCORDE)

A coleção de caixas de fósforos leva o nome de philuménie . Há muito tempo é praticado por incansáveis ​​pesquisadores, citados por Anatole France, Le Crime, de Sylvestre Bonnard, membro do Instituto .

A mais antiga caixa de fósforos francesa conhecida, “Pyrogenes”, muito bem decorada, encontra-se na Biblioteca Nacional.

Referências culturais

Literatura

  • The Little Match Girl, um conto de fadas de Hans Christian Andersen escrito em 1845.
  • The Swedish Matches, romance de Robert Sabatier publicado em 1969.

Cinema

  • Match Girl, filme finlandês de 1990 dirigido por Aki Kaurismäki .

Música

  • Stone e Charden  : o preço dos fósforos
  • The Beatles  : Estou olhando através de você ; o baterista Ringo Starr usa um pacote de fósforos como instrumento de percussão nessa música.

Matemática

Geometria

De qual madeira os fósforos são feitos

Construção de um quadrado com vértice A e passando por um determinado ponto B usando correspondências.

As figuras geométricas que podem ser construídas com fósforos são exatamente aquelas que podem ser construídas com régua e compasso .

Teoria dos grafos

As correspondências deram o nome de um tipo particular de gráfico  : o gráfico de correspondência definido como sendo uma unidade de distância e um gráfico plano . Na verdade, esse gráfico pode ser representado fisicamente por meio de correspondências do mesmo comprimento que não se cruzam.

Arte em palito de fósforo

Obras bidimensionais

Retrato de Lenin em fósforos usados.

Funciona onde apenas um rosto principal conta.

Esculturas e modelos

Jogos

De qual madeira os fósforos são feitos

Muitos quebra-cabeças e quebra-cabeças podem ser criados usando fósforos.

Arquitetura

De qual madeira os fósforos são feitos

As casas de fósforos são construídas em madeira com fachadas estreitas e altas, com cobertura muito inclinada com duas inclinações e alinhadas uma a seguir à outra. Isso lhes dá a aparência de fósforos enfiados em sua caixa. George Butterfly, funcionário da empresa EB Eddy  (in), foi o responsável por vender barato ou mesmo dar a madeira que serve para construir essas casas para recompensar os operários ou atrair novos, daí o nome original "Casas de madeira Papillon". Erguidos no final de 1800, eles podem ser encontrados nos bairros mais antigos da cidade de Gatineau em Quebec, Canadá . Várias dessas casas foram destruídas durante o grande incêndio de 1900 e algumas foram reconstruídas.

Notas e referências

Notas

  1. “A fabricação de fósforos químicos remonta a 1833, quando foi encontrada uma forma de fixar o fósforo na madeira. Desde 1845, desenvolveu-se rapidamente na Inglaterra, de onde se espalhou dos bairros mais populosos de Londres para Manchester, Birmingham, Liverpool, Bristol, Norwich, Newcastle, Glasgow, acompanhada por toda parte por esta doença dos maxilares que um médico de Viena já declarou em 1845 para ser especial para casamenteiros químicos.
    Metade dos trabalhadores são crianças menores de 13 anos e adolescentes menores de 18 anos. Esta indústria é tão anti-higiênica e nojenta e, portanto, tão depreciada, que só existe a parte mais miserável da classe trabalhadora que lhe dá filhos, “crianças maltrapilhas, metade -fome e corrupto. Das testemunhas que o comissário White ouviu (1863), havia duzentos e setenta menores de 18 anos, quarenta menores de dez anos, doze menores de oito anos e cinco menores de seis anos apenas. A jornada de trabalho varia entre doze, quatorze e quinze horas; trabalhamos à noite; refeições irregulares são feitas a maior parte do tempo na sala da fábrica envenenada por fósforo. - Dante encontraria as torturas de seu inferno superadas pelas dessas fábricas. " Karl Marx, The Capital I

Referências

  1. ↑ a b c e d Pierre Germa, Desde quando? : o dicionário de invenções, p.  19
  2. Nima Saedlou, Monique Dupéron, Uso de coníferas no artesanato de marcenaria na Gália Romana
  3. Os amiguinhos do cachimbo: os fósforos
  4. ↑ a e b Jacques Collina-Girard, O fogo antes dos jogos, Edições da Casa de ciências humanas,2016, p.  11.
  5. O livreiro de termografia, combine
  6. Em Jean Joseph Louis Chancel, inventor de fósforos ou isqueiros oxigenados
  7. ^ Franck Ferrand, "  27 de novembro de 1826, invenção dos fósforos  ", em europe1.fr ,27 de novembro de 2015(acessado em 27 de novembro de 2019 ) .
  8. Collina-Girard, op. cit. , p.  12
  9. Fonte
  10. (em) Richard Threlfall Evelyn, A história de 100 anos de fabricação de fósforo, de 1851 a 1951, Albright & Wilson,1951, p.  362.
  11. Leia aqui, p.  4  : A. Chevalier, Memoir on chemical fósforos preparados com fósforo comum, BNF Gallica
  12. https://www.economie.gouv.fr/files/files/directions_services/caef/Documents/Expositions_virtuelles/monopoles/2-1.html
  13. ^ Smith, Paul, "  The old match factory in Aubervilliers  ", In Situ. Revisão do patrimônio, Ministério da Cultura e Comunicação, Direção-Geral do Patrimônio, n o  26,6 de julho de 2015( ISSN  1630-7305, ler online, acessado em 7 de junho de 2020 ).
  14. http://www.didiermorandi.fr/L2/Loi_2_aout_1872_allumettes.pdf
  15. Contribuições indiretas e monopólios fiscais, Stéphane Lavigne, Que sais-je? , PUF 1991.
  16. "  70/120 / CEE: Recomendação da Comissão, de 22 de Dezembro de 1969, à República Francesa relativa ao ajustamento do monopólio nacional de natureza comercial dos fósforos  ", em EUR-Lex
  17. História do Flamup, ramo correspondente do SEITA
  18. Histórico da partida (site pessoal)
  19. "  87/389 / CEE: recomendação da Comissão de 3 de julho de 1987  ", no EUR-Lex
  20. Artigo 576 do Código Geral de Impostos
  21. Barbizier: Comtois Popular Almanac, 1948
  22. A saga Haut-Gué: Champlitte Montsaugeon - Jean-Christophe Demard, René Nuffer - Paris: ERTI Publisher, 1987 ( ISBN  2-903-524-14-9 )
  23. (it) Site do fabricante italiano Technomatch
  24. (it) Site do fabricante italiano Technomatch
  25. Leia aqui, p.  312  : Anatole France, Le Crime de Sylvestre Bonnard, membro do Instituto, BNF Gallica
  26. (em) Dave Rybaczewski, "  I'm Looking Through You  " on Beatles Music History, Products DKR Toledo, Ohio. (acessado em 24 de agosto de 2020 )
  27. (em) TR Dawson, '  ' Match-Stick 'Geometry  ', The Mathematical Gazette  (em), vol.  23, n o  254,Maio de 1939( leia online ).
  28. Pierre Berloquin, "  Play with: Match  ", Jeux et Stratégie, n o  3,Maio-junho de 1980, p.  27-32
  29. ↑ um e b https://www.reseaupatrimoine.ca/cyberexpositions/les-tresors-du-patrimoine/hull-et-les-allumettes/maisons-allumettes-ou-maison-papillon/
  30. "  De" Casas de madeira de borboletas "para casas de palito de fósforo  ", Le Droit ,11 de setembro de 2010( leia online, consultado em 27 de fevereiro de 2021 ).

Apêndices

Bibliografia

  • Pascal Fontaine, Jogos e iluminação por substâncias gordurosas . Estudo baseado no curso de química industrial de Anselme Payen (1859). Cadeira de História das Técnicas e Ciências. Conservatório de Artes e Ofícios, Paris, 2007, 19 páginas.

Artigos relacionados

  • Isqueiro
  • Técnicas de produção de fogo
  • Vendedor de fósforo
  • The Swedish Match  : um conto de Anton Tchekhov .
  • (pt) Histórico de partidas

Qual madeira e feito o fósforo?

Mas, do quê um palito de fósforo é composto? O seu corpo é formado de madeira de pinho, ou de papel ou papelão. A sua cabeça é uma combinação de compostos químicos, predominantemente, KClO3, clorato de potássio.

Como e feito o palito de fósforo?

O palito de fósforo (fósforo de fricção) fabricado atualmente é um artigo, curto, fino, feito de madeira, papelão ou barbante encerado e apresentando oxidantes, enxofre e cola em uma das extremidades e que quando entra em atrito com a lixa, da parte externa da caixa, fabricada com dextrina, fósforo e trissulfeto de ...

O que que e feito o fósforo?

A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.

Como era feito o fósforo antigamente?

O fósforo foi descoberto em 1669 pelo alquimista alemão Hennig Brand, enquanto ele fazia a destilação da mistura de urina com areia na busca da pedra filosofal. Ao vaporizar a ureia, conseguiu um material branco que brilhava e incandescia.