De que forma a asma (doença respiratória), pode condicionar a prática de exercício físico?

De que forma a asma (doença respiratória), pode condicionar a prática de exercício físico?
Trinta minutos de exercício físico por dia ao longo do todo o ano é o que basta para controlar sintomas da asma, revela um estudo científico publicado por uma equipa internacional de cientistas canadianos.

Os resultados do estudo indicam que os praticantes de atividade física regular têm quase três vezes mais probabilidade de controlar os seus sintomas da asma de forma adequada.

O desporto favorece o controlo da doença asmática pelo condicionamento físico que provoca, nomeadamente muscular, encoraja a um estilo de vida ativo, pela prevenção da obesidade ou excesso de peso e pelo progressivo aumento da tolerância ao esforço.

Exercícios físicos recomendados

Qualquer atividade física pode ser realizada por um doente com asma, desde que sejam tomados os devidos cuidados. O ideal é começar com atividades leves ou moderadas e aumentar gradualmente a dificuldade e o tempo dos exercícios para ajudar a controlar a asma.

Os melhores exercícios físicos são os aeróbicos como a caminhada, andar de bicicleta, de patins ou fazer natação. As crianças e adolescentes asmáticos podem fazer educação física na escola e também pode fazer corrida ou jogar futebol, mas com o devido acompanhamento.

Caminhar
A caminhada diária (30 ou 40 minutos) melhora a circulação sanguínea e a atividade cardiorrespiratória, aumentando assim a captação do oxigênio pelo sangue.

Bicicleta
Quem gosta de andar de bicicleta pode aproveitar para fortalecer os músculos das pernas. Inicialmente é recomendado andar devagar, numa ciclovia com pouco movimento.

Natação
A natação é um desporto completo que ajuda a aumentar a capacidade respiratória. É aconselhado nadar 30 minutos diariamente ou fazer 1 hora de natação 3 vezes por semana.
(O asmático com rinite alérgica, devem tomar precauções pois o cloro da piscina pode dificultar a respiração)

Futebol
Com um bom condicionamento físico, é possível jogar futebol semanalmente sem entrar em crise asmática, mas sempre que o ar estiver muito frio, deve-se avaliar a possibilidade de fazer outra atividade física.

Como evitar a crise de asma durante os exercícios

Para evitar um ataque de asma é recomendado usar o inalador, vulgarmente conhecida como bomba de asma, antes de começar e após terminar, se sentir falta de ar.

Normalmente um asmático que utiliza o inalador corretamente e não faz exercícios intensos pode realizar qualquer tipo de atividade física. No entanto, para os atletas a inalação de medicamentos específicos pode ser indicada pelo médico, para prevenir eventuais crises.

Exercício físico em segurança

Antes de iniciar a prática de uma atividade fisica, eis os cuidados essenciais que deve seguir:

  • Peça aconselhamento médico especializado.
  • Informe o seu treinador, professor ou colegas sobre a sua situação clínica.
  • Respire pelo nariz. Assim o ar aquecerá e ficará mais húmido.
  • Evite treinar em ambientes frios e secos ou em contacto com elementos irritantes.
  • Cerca de 30 minutos antes de um exercício prolongado faça várias corridas rápidas de 30 segundos, com intervalos de dois minutos. Como alternativa ou em associação, aqueça continuamente durante 15 minutos, no máximo a 100 a 120 batimentos cardíacos/ minuto.
  • Tenha sempre consigo a medicação de alívio indicada pelo médico.
  • Não faça exercício após uma infeção respiratória ou se a doença alérgica não estiver controlada.
  • Nas épocas de maior polinização (como a Primavera) é importante evitar o treino em espaços abertos, preferindo um ambiente que minimiza a exposição a agentes agressores (ginásios, por exemplo). Consulte o boletim policlínico (www.spaic.pt) para saber quais os níveis concentração de pólenes no ar e escolha o melhor local para o exercício.

Os conteúdos são informativos e não pretendem substituir pareceres de cariz profissional e científico.

A asma induzida por exercício físico é um tipo de asma que surge após fazer alguma atividade física vigorosa, como correr ou nadar, provocando o surgimento de sintomas como falta de ar, chiado ou tosse seca, por exemplo.

Geralmente, a asma induzida por exercício físico começa cerca de 6 a 8 minutos após o início do exercício intenso e tende a desaparecer após o uso do remédio da asma ou após 20 a 40 minutos de repouso. Porém, em alguns casos, a crise de asma também pode surgir 4 a 10 horas após o fim da atividade.

A asma induzida por exercício não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de remédios e exercícios que ajudam a prevenir o surgimento dos sintomas, permitindo a realização de exercício físico e, até, a entrada para o serviço militar.

Sintomas da asma induzida pelo exercício físico

Os principais sintomas da asma induzida por exercícios físico podem ser:
– Tosse seca persistente;
– Chiado ao respirar;
– Sensação de falta de ar;
– Dor ou aperto no peito;
– Cansaço excessivo durante o exercício.

Normalmente, estes sintomas podem surgir alguns minutos após o início da atividade física e durar até 30 minutos após o exercício, caso não se utilize remédios para diminuir os sintomas, como as “bombinhas de asma” com corticoides indicadas anteriormente. Veja os sintomas gerais dessa doença.

Qual o tratamento
O tratamento para asma induzida por exercício físico deve ser orientado por um pneumologista ou alergologista e, normalmente, é feito com remédios que devem ser inalados antes do exercício para evitar os sintomas.

Além disso, o médico pode receitar também outros medicamentos para controlar a asma diariamente ou quando os sintomas surgem, que, ao longo do tempo, podem reduzir a necessidade de usar os medicamentos antes do exercício físico.

Melhores exercícios para quem tem asma

1 – Caminhada
A caminhada por cerca de 30 ou 40 minutos diária melhora a circulação sanguínea e a atividade cardiorrespiratória, aumentando assim a captação do oxigênio pelo sangue. Para aproveitar o exercício deve-se experimentar fazer a caminhada no início da manhã ou no final da tarde, quando a temperatura encontra-se mais amena e o indivíduo transpira menos. Nos dias mais frios do ano, caminhar numa esteira dentro de casa ou numa academia de ginástica é mais indicado porque para alguns asmáticos o ar frio da rua pode dificultar a respiração.

2 – Andar de bicicleta
Quem gosta de andar de bicicleta pode aproveitar essa atividade física para fortalecer os músculos das pernas. Inicialmente é recomendado andar devagar, numa ciclovia com pouco movimento para poder aumentar ou diminuir o risco conforme a necessidade. No entanto, andar de bicicleta pode causar dor no pescoço em algumas pessoas devido a altura do selim e do guidom e por isso, só é recomendado andar de bicicleta frequentemente se ela não causar nenhum desconforto.

3 – Natação
A natação é um esporte completo e ajuda a aumentar a capacidade respiratória do indivíduo, porque a respiração da natação deve ser sincronizada para aumentar o rendimento do exercício. Entretanto, se o asmático também tiver rinite alérgica, o cloro da piscina pode dificultar a respiração, mas isso não acontece com todos e por isso é uma questão de experimentar para ver se nota alguma alteração negativa na respiração. Se isso não acontecer é aconselhado nadar 30 minutos diariamente ou fazer 1 hora de natação 3 vezes por semana para beneficiar a respiração.

4- Futebol
Para quem já tem um bom condicionamento físico, jogar futebol esporadicamente é permitido, todavia essa atividade física é mais intensa e pode ser mais difícil para o asmático. No entanto, com um bom condicionamento físico, é possível jogar futebol semanalmente sem entrar em crise asmática, mas sempre que o ar estiver muito frio, deve-se avaliar a possibilidade de fazer outra atividade física.
Como evitar a asma durante o exercício físico

Algumas dicas importantes para evitar a crise asmática desencadeada pela atividade física incluem:

– Fazer um aquecimento 15 minutos antes de começar o exercício, com alongamento muscular ou caminhada, por exemplo;
– Dar preferência para atividades físicas mais leves que, normalmente, não provocam crises de asma.
– Cobrir o nariz e a boca com um cachecol ou máscara de corrida nos dias mais frios;
– Tentar inspirar pelo nariz durante o exercício, podendo expirar o ar pela boca;
– Evitar fazer exercício em locais com muitos alergênios, como perto de trânsito ou em jardins durante a primavera.

Para complementar estas dicas e controlar melhor as crises de asma, também é importante fazer, pelo menos 1 vez por semana, exercícios respiratórios num consultório de fisioterapia.

Fonte: Tua Saúde
Adaptação: Redação CDD

Quais os efeitos do exercício físico para uma pessoa com asma?

Atividade física proporciona para as pessoas que possuem asma, melhora do condicionamento físico; qualidade no desempenho motor; melhora no sistema cardiorrespiratório; e socialização, auto-estima e autoconfiança.

Quem tem asma pode praticar exercício físico?

O exercício físico regular é parte de um estilo de vida saudável. Mas, o exercício físico pode desencadear os sintomas da asma. Devemos evitar os fatores desencadeantes da asma, porém o exercício é bom para você e não deve ser evitado. Você não deve limitar sua atividade física quando a asma está bem controlada.

Qual a importância do exercício físico na reabilitação da asma?

Houve melhora nos sintomas de asma e na qualidade de vida em três estudos. Os autores concluem que o exercício físico reduz o BIE e melhora a condiçao cardiorrespiratória, mas que deve ser devidamente acompanhado por profissional habilitado para prescriçao devida do treinamento.

O que é a asma induzida pelo exercício e quais são os principais sintomas?

A asma induzida pelo exercício (AIE) é conhecida como uma obstrução transitória nas vias aéreas logo após o exercício vigoroso, sendo seus principais sintomas a falta de ar, a tosse e o chiado. Pode ser evidenciada pela queda no volume expiratório forçado em um segundo (VEF1) e por outros parâmetros espirométricos(1).