Desafios para o desenvolvimento do consumo sustentável no Brasil redação


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

   De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a fim de garantir a sustentabilidade da vida no planeta, os cidadãos devem assumir a postura de consumidores conscientes, ou seja, preocupar-se com os impactos ambientais e sociais de suas compras, bem como o papel das empresas. Contudo, ao analisar a sociedade atualmente, encontra-se desafios para a consolidação do consumo consciente no Brasil. Nesse sentido, é preciso discutir sobre o problema, que possui como causa a negativa influência da mentalidade social e dos interesses financeiros empresariais.

     Primeiramente, cabe destacar a visão do sociólogo Durkheim. Segundo tal, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que o comportamento coletivo é um forte influenciador da falha na construção de uma população com hábitos de consumo responsáveis, tendo em vista que, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil, menos de 30% da população brasileira se enquadra na categoria “consumidores conscientes”. Logo, ao crescer em um ambiente onde questões ambientais e sociais não são consideradas na hora de adquirir um produto, as futuras gerações tendem a adotar a mesma ação, tornando, assim, a resolução do problema ainda mais dificultada.

     Além disso, é oportuno destacar também o conceito de Indústria Cultural, criado por filósofos da Escola de Frankfurt, para criticar a finalidade industrial e lucrativa da arte no contexto do capitalismo cultural. Nessa perspectiva, problemas como a dificuldade em criar consumidores com hábitos responsáveis surgem em virtude da influência negativa dos interesses financeiros das próprias empresas, que acabam por negligenciar a produção sustentável visando o lucro e produção altos. Tais princípios acabam ganhando proporções maiores como poluição de rios pelo descarte irregular de resíduos industriais, e as condições de trabalho análogas à escravidão denunciadas contra empresas de confecção de roupas de marca. Desse modo, a atitude de produtores e consumidores agravam a situação e dificultam a construção de responsabilidade no consumo.

     Portanto, é preciso agir sobre o problema. Para isso, o Governo Federal,  por meio de um amplo debate entre profissionais da área e Ministério do Meio Ambiente, deve criar um Plano Nacional de Consumo Sustentável. Tal plano deverá focar em influenciar as empresas a adotarem responsabilidade social, por meio de vantagens fiscais àqueles que comprovarem suas ações regularmente. Somado a isso, o plano consistirá em divulgação de cartilhas e campanhas nas redes sociais e mídia. Dessa forma, a nação poderá ser reformada e construída com base em princípios que prezem o desenvolvimento sustentável dessas e das próximas gerações.

Gostaria apenas que apontasse, por favor, qual ponto chamou mais a sua atenção no quesito abordagem do tema e argumentação (criticas construtivas) e se a proposta de intervenção está boa. Obrigada.

Correção de RedaçãoEnemTemasDesafios para se promover o consumo consciente no Brasil

Desafios para se promover o consumo consciente no Brasil Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para se promover o consumo consciente no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I


O conceito de consumo consciente não envolve apenas o que, mas também como e de quem você consome e qual será o destino de seu descarte. Pouco adianta usar sacolas retornáveis de uma empresa que não toma o devido cuidado em seu processo de produção. Ou comprar alimentos orgânicos de um produtor que não registra devidamente seus funcionários, utiliza-se de mão de obra infantil ou escrava.
Pesquisa recente promovida pelo Ministério do Meio Ambiente apontou que dois terços dos brasileiros disseram desconhecer o termo consumo consciente. Dos que responderam saber o seu significado, 54% o definiram como ato de consumir produtos ou serviços que não agridam o meio ambiente e nem a saúde humana. Há diversas abordagens sobre a definição de consumo consciente. De maneira geral, todas elas passam pela prática de consumir produtos com consciência de seus impactos e voltados à sustentabilidade.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), por exemplo, indica que a utilização de bens e serviços precisa cumprir necessidades básicas e proporcionar melhor qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos.
Para o Ministério do Meio Ambiente, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária do cidadão para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. É ampliar os impactos positivos e diminuir os negativos causados pelo consumo dos cidadãos no meio ambiente, na economia e nas relações sociais.

(Disponível em: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/10/definicao-do-termo-consumo-consciente-e-bem-ampla-informe-se - Acesso em 9 abr. 2018).

Texto II
A pesquisa do SPC Brasil evidenciou as roupas, os calçados e os acessórios como os itens mais comprados por impulso, com 14%. Em seguida ficaram perfumes e cosméticos, com 8%, idas a bares e restaurantes e smartphones, ambos com 6%.
Para os entrevistados, as lojas virtuais são as que mais facilitam o crédito e estimulam as compras, com 29% das respostas. Os supermercados e as lojas de departamento também foram citados, com 19% e 17%, respectivamente.

(Disponível em: http://economia.ig.com.br/2017-05-30/pesquisa-spc-brasil.html - Acesso em 9 abr. 2018).

Texto III

Desafios para o desenvolvimento do consumo sustentável no Brasil redação

(Disponível em: https://revistanews.com.br/2017/06/06/6-perguntas-do-consumo-consciente/ - Acesso em: 11 abr. 2018).

+ Compre créditos para enviar a sua redação.

Quais os desafios do desenvolvimento sustentável no Brasil?

Principais desafios para a sustentabilidade no Brasil O país conta com três obstáculos centrais, o que inclui o desinteresse, a desinformação e a desigualdade social.

Quais são os principais desafios para o desenvolvimento sustentável?

Os principais empecilhos relacionados à implantação do desenvolvimento sustentável apontados neste trabalho são a questão da fragmentação do meio ambiente, o consumismo e a degradação ambiental, sendo que os mesmos estão atrelados ao modo de produção capitalista.

Como fazer uma redação sobre desenvolvimento sustentável?

O candidato pode analisar, por exemplo, quais ações na cidade ou bairro em que ele mora estão sendo realizadas. Esse tipo de exemplo ajuda a tornar a redação mais próxima da realidade. Até porque, algumas provas, como o ENEM, cobram soluções. Então, não basta generalizar que o problema deve ser resolvido pelo governo.

O que é desenvolvimento sustentável redação?

“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.