Descreva quais são os EPIs utilizados em uma clínica de podologia citando a função de cada um deles

Guapimirim 2021

SIMONE ALVES DE BRANDÃO AVELAR

TECNOLOGIA EM PODOLOGIA

Guapimirim 2021

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de ....... em Nome do Curso. Orientador: Prof.

SIMONE ALVES DE BRANDÃO AVELAR

1 INTRODUÇÃO

A Podologia é uma área da saúde focada em estudar, prevenir, investigar, diagnosticar e tratar doenças, distúrbios e lesões que afetam os pés. Como esses membros suportam todo o peso do corpo, estão sujeitos a desgastes e tensões, além de calos, problemas de unha, micose e rachaduras. Sendo uma das primeiras tentativas de especialização médica. Aliás, vale dizer que podólogos ajudam as pessoas cuidando não apenas dos pés, mas do tornozelo também. A atuação da podologia, portanto, faz-se necessária na medida em que promove a prevenção de muitas doenças e garante um cuidado efetivo dos pés. Podologia: técnicas e especializações podológicas traz informações essenciais para a área, abrangendo tópicos como as principais parasitoses e patologias ungueais os materiais e instrumentos comumente utilizados, bem como suas técnicas de afiação e manutenção a profilaxia dos pés os conhecimentos de farmacologia necessários à prática podológica e as técnicas complementares, como a aromaterapia, a hidratação e a massagem relaxante podal, que proporcionam ainda mais conforto ao cliente. As patologias podais são causadas por uma série de fatores e costumam interferir significativamente na qualidade de vida da população. Quando não tratadas propriamente, elas também podem acarretar ou agravar diversos males, como infecções, úlceras, entre outros. A atuação da podologia, portanto, faz- se necessária na medida em que promove a prevenção de muitas doenças e garante um cuidado efetivo dos pés. Neste portfólio abordaremos informações essenciais para a área, abrangendo tópicos como a Regulamentação da Profissão, os materiais e instrumentos comumente utilizados, Tendo em vista a necessidade do profissional de atender a um público amplo, a obra aborda também as diferentes especializações, como a podologia geriátrica, a infantil, a esportiva, entre outras, bem como o atendimento a pessoas com deficiência ou portadoras de diabetes, características que podem exigir do podólogo uma atuação diferenciada.

2 DESENVOLVIMENTO
2 TAREFA 1 – E AGORA PODÓLOGOS? COMO VOCÊ VAI SE REGULARIZAR
PERANTE O CONSELHO?

O exercício profissional da Podologia ganhou regulamentação através da Resolução nº 288/2018 do Conselho Federal de Biomedicina. O Conselho Federal de Biomedicina publicou a Resolução nº 288/2018 regulamentado as condições para o exercício da profissão de Tecnólogos em Podologia e Técnico Podólogos, estabelecendo a necessidade de inscrição de profissionais e empresas nos Conselhos Regionais de Biomedicina. Dentre os requisitos previstos na Resolução CFBM nº 288/2018 para a inscrição no quadro de profissionais de Podologia, há a necessidade de curso técnico em instituição de ensino autorizada, a obtenção de certificação, a obrigatoriedade dos pagamentos de anuidade e a observação do Código de Ética da profissão. De acordo com o CFBM, é preciso: Ter diploma ou certificado profissional; Obter registro no órgão regional. Para quem se forma agora, a proteção é muito maior e não é necessário se preocupar com a concorrência desleal. Técnico São considerados técnicos os profissionais portadores do diploma de curso regular de técnico de 2º grau, conforme regulamentação dos Conselhos Estaduais de Educação. Os profissionais detentores do título de técnico nas áreas da acupuntura, estética, análises clínicas, citologia oncótica e anatomia patológica poderão se inscrever no Conselho Regional de Biomedicina da jurisdição correspondente à região em que realizarem a atividade profissional. O rol de atividades a serem realizadas pelos técnicos poderá ser consultada na Normativa nº 01/2012 do CFBm. Tecnólogo São considerados tecnólogos os profissionais portadores do diploma

pessoas.

2 TAREFA 3- QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS DO TECNÓLOGO EM PODOLOGIA E TÉCNICO PODÓLOGO?

Sobre as atividades de competência do Tecnólogo em Podologia e do Técnico Podólogo, a Resolução CFBM nº 288/2018 estabeleceu a seguinte delimitação:

Art. 2º - É de competência do tecnólogo em podologia e técnico podólogo: a - vaticinar e intervir para corrigir no processo de restabelecer a normalidade dos locais quando detectarem as podopatias superficiais dos pés, de deformidades podais, utilizando-se de instrumental adequado; b - Intervir para corrigir no processo de restabelecimento da saúde; c - promover proteções e correções podológicas, preparar moldes e modelos para órteses e próteses; d - ouvir e orientar as pessoas sobre medidas preventivas, bem como explicar técnica de procedimentos relacionado a podologia; e - responsabilizar-se tecnicamente pelo local de trabalho, e em clínicas laboratórios de órteses, estabelecimentos de trabalho, hospitais, ambulatório de podologia, sob a responsabilidade do profissional médico; f - empreender atividades educativas e orientações na esfera pública e privada, promovendo a recuperação e melhora da saúde da população; g - emitir pareceres técnicos dentro de sua área de atuação, desde que devidamente habilitado

A inobservância da regulamentação, além das penalidades administrativas, pode acarretar no crime de exercício ilegal da profissão quando a atividade desenvolvida se der por profissional não habilitado.

2 TAREFA 4- DESCREVA QUAIS SÃO OS EPIS UTILIZADOS EM UMA CLÍNICA DE PODOLOGIA CITANDO A FUNÇÃO DE CADA UM DELES.

A biossegurança é um conjunto de procedimentos e normas criadas para estabelecer a segurança dos trabalhadores de hospitais e clínicas de saúde. Esse conjunto tem como objetivo de controlar e evitar riscos inerentes em determinada atividade como, por exemplo, chances de contrair doenças, protegendo assim a saúde do trabalhador e de todos ao seu redor. A biossegurança se divide em dois pontos: o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) Muitos profissionais consideram a biosegurança como algo que

dificulta o trabalho, porém são essas normas e regras que garantem a saúde do trabalhador e do restante da população. Seguir esse padrão de segurança é fundamental para evitar contaminações e pequenos acidentes. Os equipamentos de Podologia são os instrumentos de proteção individual (EPI) utilizados pelo podólogo durante o atendimento ao paciente. Esses instrumentos ajudam a prevenir doenças e lesões no ambiente de trabalho. São eles:

2.4 Luvas

É um dos equipamentos essenciais na Podologia. Elas diminuem o risco de contaminação por sangue ou outros fluídos, além de evitar a disseminação de germes. Máscara de proteção Reduzem o risco de contaminação por microrganismos. Óculos de proteção Eles bloqueiam impactos de resíduos de unhas, peles e produtos durante o procedimento.

2.4 Jalecos

Protegem o corpo de objetos cortantes, produtos químicos e resíduos de pele ou unhas contaminados. Atenção: Esse EPI só deve ser usado durante o procedimento médico. Usá-los fora do ambiente laboral pode comprometer o procedimento pela contaminação de bactérias.

2.4 Touca

Evita que caia cabelo em ambiente laboral.

Além dos equipamentos e normas que auxiliam na proteção individual, a segurança da sala de Podologia também é fundamental. De acordo com a Anvisa, as salas de precisam seguir as seguintes especificações: Área mínima de 2,5 metros quadrados.

2 TAREFA 5- QUAIS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA
PODOLOGIA?

A Podologia vai muito além da estética e do embelezamento. É uma área auxiliar da Medicina dedicada ao estudo, tratamento e prevenção de podopatias (doenças dos pés). O Podólogo estuda profundamente a anatomia, a fisiologia e a biomecânica do pé e do tornozelo, assim como as enfermidades que os atingem. Interessado em seguir carreira nesse ramo? Conheça as áreas de atuação em Podologia e descubra o que faz esse profissional.

2.5 Podologia preventiva

Campo focado nas atividades de prevenção de podopatias. Unhas encravadas, frieiras, rachaduras no calcanhar, micoses, bolhas e até o famoso chulé podem ser evitados seguindo as orientações do podólogo. Em atendimentos preventivos, esse profissional realiza 4 procedimentos importantes no paciente: Higienização dos pés; Corte técnico e lixamento das unhas; Remoção de calosidades entre os dedos ou ao redor da planta do pé; Massagem relaxante. O podólogo também aconselha sobre os principais cuidados com os pés, visando à adoção dessas medidas na rotina do paciente, para evitar dores e doenças que afetam a saúde e qualidade de vida. É possível trabalhar em clínicas de podologia, médicas e estéticas, hospitais, spas e casa de repouso para idosos.

2.5 Podologia Geriátrica

Área dedicada ao estudo, cuidado e tratamento do pé do idoso. Algumas das atividades realizadas pelo podólogo geriátrico são: Avaliação da postura, do equilíbrio, da pisada e de calçados de

pacientes idosos; Higienização dos pés; Corte correto e lixamento das unhas; Estudo de causas e atividades para prevenção de quedas; Tratamento de calos, anidrose, pé reumático, calcanhar rachado, dedos em garra, maceração interdigital, onicogrifose, onicomicose e onicosclerose; Avaliação de retorno sanguíneo; Observação de microvasos trombosados e varizes; Orientação para o uso de palmilhas, meias especiais e calçados adequados à situação do paciente. O atendimento e tratamento de um paciente idoso geralmente é diferente do que é realizado em paciente adulto saudável. Isso acontece devido a dois fatores essenciais. O primeiro está diretamente relacionado ao envelhecimento, que gera diversas alterações no pé idoso. Na terceira idade, a pele resseca e perde a elasticidade, as unhas ficam grossas e porosas, as feridas não cicatrizam com facilidade e o andar torna-se inadequado, por exemplo. Essas e outras mudanças acontecem devido à limitada habilidade regenerativa nessa etapa da vida e às complicações de doenças — como diabetes, obesidade, arteriosclerose e pressão alta. O segundo fator envolve o psicológico do paciente. Ele pode omitir doenças no pé, usar enfermidades para atrair a atenção de familiares, dificultar o tratamento e a cura de podopatias, devido ao sentimento de incapacidade gerado por limitações físicas. Por isso, o profissional que decide seguir carreira em Podologia Geriátrica também deve ter sensibilidade ao atender o paciente idoso. E qual é o local de trabalho? É possível trabalhar atendendo pacientes idosos em clínicas de podologia, clínica médica, hospitais e casas de repouso.

2.5 Podologia infantil

Área focada no tratamento do pé de bebês e crianças de 0 a 12 anos. A estrutura dos pés desses pequenos pacientes é frágil, exigindo

Os principais locais de trabalho são a clínica de podologia e o hospital. No ambiente hospitalar, o Podólogo atua junto a uma equipe de médicos.

2.5 Podologia Desportiva

Praticantes de esportes precisam de cuidado redobrado com os pés. Afinal, bolhas, unhas encravadas e outras podopatias afetam a performance e podem deixar o atleta de fora da competição. Em conjunto com a equipe médica, o Podólogo desse ramo trabalha com atletas profissionais e amadores para prevenir dores e doenças, gerar saúde e bem-estar e garantir um bom desempenho no esporte. Veja as principais atividades desse profissional: Avaliação da biomecânica do pé do atleta; Realização de estudo de marcha e de pegada plantar; Diagnóstico, tratamento e prevenção de podopatias frequentes geradas pelo esporte; Sugestão de palmilhas, protetores e calçados mais adequados ao atleta para a atividade esportiva. Os clubes esportivos profissionais (futebol, handebol, voleibol, entre outros) são os principais locais de trabalho do Podólogo. Ele também pode realizar atendimentos particulares e trabalhar em clínicas de podologia.

2.5 Podologia Laboral

Por fim, os trabalhadores também contam com o auxílio da Podologia para aliviar e prevenir dores e podopatias resultantes das longas horas de expediente. A Podologia Laboral foca no tratamento dos pés de funcionários de empresas, estudando as causas das dores e sugerindo soluções para melhorar a saúde dos pés do trabalhador. Em todo o processo, são consideradas as particularidades do paciente e das atividades que ele exerce diariamente no trabalho. Dá uma olhada em algumas atribuições de um podólogo desta área: Identificação dos fatores que afetam o pé do trabalhador;

Diagnóstico e tratamento de podopatias (calosidades, micoses, fungos, rachaduras, bolhas etc.); Aconselhamento sobre calçados ideais para a atividade profissional e cuidados diários com pés. São todos trabalhos com foco em recuperar o bom aspecto e a condição normal dos pés.

médicas ou de estética, academias, casas de permanência para idosos, clubes esportivos e sociais, institutos de beleza e até em residências de pacientes — na modalidade de assistência médica domiciliar, também conhecida como home care. O profissional consegue, portanto, atuar de maneira autônoma ou prestar atendimentos a diferentes empresas. Os caminhos são os mais variados, tanto para quem abre um negócio próprio quanto para quem compõe times em locais já consolidados.

REFERÊNCIAS

 Site Orlando Madella - podologoorlando.com;

 Série da Organização Mundial da Saúde;

 Diretrizes sobre métodos de Esterilização e Desinfecção Eficazes: Contra o Vírus da Imonodeficiência Humana (HIV). INTERNET;

 Técnicas de Trabalho e Instrumentação no Atendimento de Patologias dos pés – Paulo Piedade;

 Podologia Básica – Armando Bega

Quais materiais usados na Podologia?

Alguns exemplos são:.
Alicates;.
Bisturis;.
Curetas;.
Pinças e espátulas;.
Bandejas com tampa;.
Toalhas descartáveis;.
Lâminas para bisturi..

Qual a importância da biossegurança na Podologia?

Equipamentos de proteção: A biossegurança é uma importante aliada na prevenção de doenças transmissíveis como AIDS, Tétano e Hepatites B e C que podem contaminar profissionais e pacientes, caso não se tenha o cuidado correto com equipamentos durante as consultas.

O que são artigos críticos na Podologia?

Artigos críticos: artigos que em contato perfuram a pele, penetrando-a e chegando ao sistema vascular. Por isso apresentam um alto risco de contaminação, caso o material esteja infectado. São ele: bisturi, brocas e alicates são alguns deles e devem ser devidamente esterilizados.

Qual é a função de uma podóloga?

A Podologia é a área da saúde que estuda e cuida dos pés. Seu objetivo não é apenas estético, como muitos podem pensar. Esta ciência é dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés.