Dia de todos os santos é feriado

O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de novembro em honra todos os Santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.

Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

A origem desta celebração remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé.

Foi o Papa Gregório III que no século VIII dedicou uma capela em Roma a todos as pessoas que tinham vivido uma existência de acordo com o Evangelho e por isso eram consideradas santas. Ele também ordenou que a solenidade fosse celebrada a 1 de novembro.

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo deste dia 1 de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. Antes da visita ao cemitério, realizam-se missas nas paróquias e em seguida, faz-se uma procissão até ao cemitério.

Ontem, véspera do dia de Todos os Santos, nos países anglo-saxões, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento.

Por isso, à noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween (nome pelo qual é conhecida a noite das bruxas a nível mundial).

O Dia de Todos os Santos é um feriado nacional. Porém, este dia deixou de ser um feriado nacional em 2013, mas o Governo retomou em 2016 o feriado do Dia de Todos os Santos, por acordo com Santa Sé.

O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de Novembro em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos. Esta data  é dedicada a homenagear todos os que já partiram.

As famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia, visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de Novembro.


Calendário

Dia de Todos os Santos também faz parte da agenda de feriados do Judiciário

Dia de todos os santos é feriado

"Não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância?" Coríntios 6:2

Hoje, 1º/11, celebra-se no calendário litúrgico da Igreja Católica o Dia de Todos os Santos. E, de fato, processos de mínima à máxima importância deixarão de ser julgados. É que muitos Tribunais estão de recesso (clique aqui). Além disso, a própria JF oficializou a data em homenagem aos santos.

A data está incluída na agenda do Judiciário por meio da lei 5.010/66, que determinou:

Art. 62. Além dos fixados em lei, serão feriados na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores:

I - os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive;

II - os dias da Semana Santa, compreendidos entre a quarta-feira e o Domingo de Páscoa;

III - os dias de segunda e têrça-feira de Carnaval;

IV - os dias 11 de agôsto e 1° e 2 de novembro.

Festum ominum sanctorum

"A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações." Pedro 1:15

A celebração conjunta em uma única data daqueles que, no início da história do cristianismo, eram os mártires, explica-se de forma prática e também com intenção de catequese.

O número de cristãos sacrificados tornou-se ao longo do tempo tão grande que ficou impossível designar um dia do ano separado para cada um. E isso em uma religião onde o processo de canonização é extremamente rigoroso, sendo tratado unicamente pela Santa Sé. É preciso investigar a vida do candidato, comprovar a validade dos milagres realizados, passar pelos estágios de venerável, servo de Deus e beato, etc. Haja santos e milagres para os 365 dias do ano darem conta.

Ao mesmo tempo, selecionar um dia para relembrar todos os homens que tiveram uma vida exemplar, tornando-se santos, reforça a ideia de catequização ao convocar os fiéis a encontrarem em si próprios a vocação para a santidade.

Dia dos Fiéis Defuntos

"Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus." Marcos 12:25

Em seguida ao Dia de Todos os Santos, o calendário litúrgico lembra, em 2/11, os mortos. É o Dia de Finados, e a escolha não é coincidente. Graduada em Pedagogia, Jussara de Barros escreve no site Brasil Escola que "a escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados."

Qual é o feriado de todos os santos?

O dia primeiro de novembro é celebrado em todo o país como o Dia De Todos os Santos. A comemoração teve origem no século IV, na Antioquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes.

Qual é o feriado do Dia 1 de Novembro?

O Dia de Todos os Santos é celebrado anualmente em 1º de novembro e não é feriado no Brasil. Esta data é dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos.

Como comemorar o Dia de Todos os Santos?

Os portugueses celebram o Dia de Todos os Santos, também conhecido como o “pão por Deus”, com um dia divertido para as crianças. Geralmente em grupo e transportando um saquinho, elas vão de casa em casa, onde recebem pão, frutas, frutos secos ou doces. O Dia de Todos os Santos é bastante comemorado no Peru.

Porque 1 de novembro é Dia de Todos os Santos?

A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741) dedicou uma capela em Roma a Todos os Santos e ordenou que eles fossem homenageados em 1. ° de novembro. Não se sabe ao certo por que ele fez isso, mas pode ter sido porque já se comemorava um feriado parecido, na mesma data, na Inglaterra.