Dipirona sódica e monoidratada diferença

meu neto e minha neta tem problemas de rinete, pegaram um resfriado forte e atacou, a febre por por volta de 38.9, mesmo tomando dipirona esta monoidratada, nada de baixar a febre, levamos ao médico, injetaram a tal da dipirona na veia e nada, meu neto eu fui tendo paciência e admistrei Ibupofreno receitado pelo médico, banhos e o antibiótico, meu neto sómente depis de três dias que é hoje a febre foi embora, com a tal dipirona nada, a minha neta está no segundo dia, ontem fez o mesmo sistema dipirona na veia e nada de baixar a febre...hoje dei dipirona e nada, dei iboprofeno e predsin receitado pelo médico está com 38.9 e não abaixa, só estraga o estômafgo, eles não são de tomar dipirona, não venha me dizer que o organismo acostumou, os laboratórios tem que ver o que fizeram...são vidas, será que todos ficam acordados com teus filhos dia e noite para colocar na banheira até baixar um pouco e depois volta, é estão agindo errado e melhor plantar Novalgina e fazer chá, como antigamente!Indignada

Excluir

Alguns medicamentos passam por reformulações dos órgãos regulamentadores quanto a composição ou nomenclatura.


A dipirona, usada para tratamento de dores no corpo e febre, é um desses casos, a ANVISA determinou a mudança em seu nome no ano de 2012, passando a se chamar dipirona monoidratada.


Então, não há diferença estrutural entre dipirona sódica e dipirona monoidratada, apenas mudou-se a nomenclatura.

Alguns medicamentos passam por reformulações dos órgãos regulamentadores quanto a composição ou nomenclatura.


A dipirona, usada para tratamento de dores no corpo e febre, é um desses casos, a ANVISA determinou a mudança em seu nome no ano de 2012, passando a se chamar dipirona monoidratada.


Então, não há diferença estrutural entre dipirona sódica e dipirona monoidratada, apenas mudou-se a nomenclatura.

27/05/2022

Dipirona sódica e monoidratada diferença

Praticamente todo mundo já ouviu falar nesse componente, mas você já se perguntou o que é dipirona monoidratada? 

Presente na composição de diferentes tipos de medicação – incluindo o Benegrip, a dipirona monoidratada é famosa nos lares de todo o Brasil por ser muito usada contra dores e febre.   

Porém, como tudo o que envolve a saúde do corpo, é muito importante que saibamos exatamente para que serve a dipirona monoidratada.  

Pensando nisso, preparamos esse guia completo para tirar todas as suas dúvidas e entender, de uma vez por todas, o que é dipirona monoidratada. Boa leitura! 

O que é dipirona monoidratada? 

Um dos medicamentos mais populares do Brasil, a dipirona monoidratada também pode ser conhecida como metamizol. 

O primeiro ponto importante de se destacar sobre a dipirona é que esse é um medicamento isento de prescrição. Isso significa que, para comprá-la na farmácia, você não precisa de receita médica. Por isso é tão popular! 

A fórmula da dipirona pode assustar quem vê pela primeira vez:  2,3-diidro-1,5-dimetil-3-oxo-2-fenil-1H-pirazol-4-il metilamino. Mas calma, esse é só um termo científico utilizado para identificação entre os profissionais da medicina. 

O mais importante para que você saiba sobre a dipirona é que ela: 

  • Possui um mecanismo de ação que pode auxiliar com processos anti inflamatórios; 
  • Pode ser utilizada como um antitérmico. Seu principal poder é no combate às febres a partir dos 38 graus; 
  • É um analgésico e alivia as dores de nível moderado ou intenso. 

Esse medicamento pode ser adquirido de forma mais comum em comprimidos de 500mg, 1g ou em gotas! Também pode ser adquirido em associação com outros componentes, como no caso dos antigripais. 

Deu para entender melhor agora o que é dipirona monoidratada? Nas linhas abaixo, dissecamos ainda mais esse medicamento. Confira! 

Para que serve dipirona monoidratada?  

A dipirona é utilizada para alívio da dor, como outros analgésicos. Porém, como sua efetividade pode superar outros medicamentos, sem mencionar que também possui ação antitérmica, ela costuma ser indicada com mais frequência. 

De modo geral, a dipirona serve para tratar as seguintes dores: 

  • Dor de cabeça comum ou enxaqueca;  
  • Dor de ouvido; 
  • Dor nos dentes; 
  • Dor causada por gripe ou resfriado;  
  • Dor causada por traumas no corpo; 
  • Dor nas articulações; 
  • Dor no pós-cirúrgico; 
  • Dor oncológica;  
  • Redução de febre; 
  • Cólicas intestinal, renal ou menstrual. 

Vale destacar ainda que ela pode ser associada a outros componentes, como a cafeína e maleato de clorfeniramina para tratamento completo de sintomas de gripes e resfriados, que atuam como estimulante e antialérgico, respectivamente. 
 
É importante se perguntar para que serve dipirona monoidratada. Mesmo que este seja um medicamento isento de prescrição, a dipirona não deve ser usada indiscriminadamente!  
 
Utilize-a apenas em casos de real necessidade. Importante também consultar o seu médico. 

Como funciona a dipirona monoidratada? 

Além de se entender o que é dipirona monoidratada, é imprescindível compreender de que forma esse medicamento funciona!  

A dipirona é uma pró-droga, que se decompõe espontaneamente após a administração oral. Depois de ser metabolizada pelo corpo, ela se torna ativa. 

Além de seu efeito analgésico (contra a dor), o medicamento é um agente antipirético (ou antitérmico). O seu mecanismo de ação pode agir bloqueando a enzima COX-2, que promove os processos orgânicos que causam a dor e a febre.  

A dipirona também possui efeito espasmolítico, que tem o poder de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga. O efeito espasmolítico da dipirona está associado à liberação inibida de Ca2+ intracelular como um resultado da síntese reduzida de fosfato de inositol. 

A dipirona pode se dissociar rapidamente dentro do corpo, sendo absorvida e distribuída pelos tecidos, até atingir seu objetivo. 

Pode demorar de 30 a 60 minutos para que a dipirona comece a surtir efeito, e sua ação tem posologia de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas. 

Como tomar a dipirona monoidratada?  

A dipirona pode ser consumida de forma oral ou por meio de soluções injetáveis, a serem aplicadas de forma intravenosa por profissionais capacitados (em casos hospitalares, por exemplo).  

É importante não ultrapassar 4 comprimidos verdes e 4 comprimidos amarelos por dia. 

O Benegrip® deve ser utilizado até que haja o alívio dos sintomas das gripes e dos resfriados, sempre respeitando a dosagem recomendada.  

Caso você esqueça de ingerir o medicamento, não há grandes problemas, apenas retome o uso de maneira recomendada. Cuidado para não dobrar a dose porque se esqueceu de tomar a anterior, continue respeitando o limite de 4 vezes ao dia! 

Em casos de períodos mais longos de ingestão do medicamento, é importante consultar um médico.  

Contraindicações da dipirona monoidratada 

Apesar de ser um medicamento isento de prescrição médica, a dipirona possui uma série de contraindicações que devem ser observadas atentamente. 

Veja as principais a seguir e, caso você se encaixe em alguma das categorias, é recomendado que procure um médico para que lhe seja receitado um medicamento substituto. 

  • Pacientes com glaucoma de ângulo fechado (aumento da pressão dos olhos),  
  • Pacientes com nefrites (inflamação nos rins) crônicas; 
  • Pacientes com discrasias sanguíneas (alterações nas células do sangue); 
  • Pacientes com asma, infecções respiratórias crônicas e quadros clínicos de grave comprometimento cardiocirculatório; 
  • Mulheres gestantes; 
  • Em pacientes com distúrbios hematopoiéticos (formação de células do sangue), a dipirona somente deve ser administrada sob controle médico.  

Cuidados ao se tomar a dipirona 

Caso você esteja com amigdalite (inflamação nas amígdalas, que pode causar dor de garganta) ou qualquer outra doença na boca ou na faringe, o uso de dipirona deve receber um cuidado redobrado. 

Esta doença pré-existente pode mascarar os primeiros sintomas de angina agranulocítica (inflamação e/ou ulceração da mucosa da boca e faringe associada à diminuição de células brancas do sangue). 

Apesar de rara, esse problema pode aparecer quando se faz uso de dipirona monoidratada.  

Efeitos colaterais 

Nos pacientes mais sensíveis, o consumo de dipirona, a depender da dose ingerida, pode causar reações de hipersensibilidade, como alterações no sangue (agranulocitose, leucopenia e trombocitopenia). 

Distúrbios renais também podem acontecer de forma bastante ocasional. Por isso, é muito importante consultar seu médico antes de fazer uso desse medicamento.  

Se for gripe, Benegrip!

Dipirona sódica e monoidratada diferença

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Benegrip tem uma linha completa para cuidar de você e de sua família!

IMUNIDADE

Dipirona sódica e monoidratada diferença

TRATAMENTO

Dipirona sódica e monoidratada diferença

O que quer dizer dipirona Monoidratada?

Dipirona mono-hidratada é um medicamento utilizado no tratamento de febre e dor. Tempo médio de início de ação: 30 a 60 minutos após a administração e geralmente persistem por aproximadamente 4 horas.

Para que serve a dipirona sódica?

A dipirona é um anti-inflamatório não-esteroidal com ação analgésica e antitérmica. Ela é indicada para agir contra febre, dor de cabeça, dor muscular e cólicas. Essa droga integra o grupo dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

Qual é o dipirona mais forte?

Novalgina 1G é o mais recomendado pelos médicos pois tem 2 x mais analgésicos* (para dor) e antitérmico (para febre), sendo eficaz no tratamento de febre e até das dores intensas. Com quase 100 anos de tradição, Novalgina é um medicamento à base de dipirona.

Qual a diferença entre dipirona Monoidratada e Novalgina?

Dipirona e Novalgina são a mesma coisa? Sim. A “dipirona” é o nome do princípio ativo do medicamento e “Novalgina®” é o nome comercial. Outras empresas fabricam a dipirona e utilizam outros nomes comerciais ou, no caso de ser um medicamento genérico, utiliza-se o nome do princípio ativo como nome.